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Lições, Canções e Cenas de um Homem Novo - discursos definidores da identidade nacional segundo o MPLA

Tipo de documento:
Tese de Doutorado

Autor:
JOAO PAULO HENRIQUE PINTO

Orientador:
SILVIA ADRIANA BARBOSA CORREIA

Local:
UFRJ

Data:
2020

Publicação - Livros / Artigos

Palavras-chave:
Angola, identidade nacional angolana, homem novo

Resumo:
Texto em formato digital:https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9782434

Esta tese tem como objetivo central analisar como o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) definiu a identidade nacional angolana ao longo da Guerra de Independência (1961-1975) e no período de construção do socialismo após a Independência (1975-1985). De forma complementar, buscamos entender de que maneira esta definição identitária foi mobilizada como argumento político nas crises que o movimento/partido atravessou ao longo do período estudado. Após examinar a definição da identidade nacional elaborada pelo MPLA, analisa-se como os media serviram como instrumentos de divulgação deste discurso identitário, evidenciando de que maneira a educação, a música e o cinema foram promotores do projeto de construção de um homem novo angolano.

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N’gola Ritmos. Vol. 1. Luanda – Lisboa: Alvorada, 1960.
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SANTOCAS. LP Glória Eterna aos Nossos Heróis. Luanda: Discoteca Pólo Norte,
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UM Só Povo, Kuanhama Macancala. Diretor: Ademir Ferreira. Luanda: Televisão
Popular de Angola, 1976. Ciné Archives – Fonds Audiovisuel du PCF – Mouvement
Ouvrier et Démocratique. Disponível em https://www.cinearchives.org/Catalogue-dexploitation-UM-SO-POVO_-KUANHAMA-MACANCALA-494-1081-0-
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