> Banco de Dados - História e música na universidade
Título: As funções do palco: ópera, ballet e crítica de espetáculos no Rio de Janeiro do Primeiro Reinado.
Tipo de documento:
Dissertação de mestrado
Autor:
FERNANDO SANTOS BERCOT
Orientador:
MARIA APARECIDA REZENDE MOTA
Local:
UFRJ
Data:
2013
Publicação - Livros / Artigos
Palavras-chave:
ópera italiana, ballet, imprensa, Rio de Janeiro, 1820-1830,
Resumo:
Texto em formato digital: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=108559
Nossa análise focaliza a atividade teatral no Rio de Janeiro do Primeiro Reinado (1822-1831), atentando em especial para as companhias de ópera e de ballet estabelecidas no Imperial Theatro São Pedro de Alcântara, principal casa de espetáculos da cidade àquela época. Examinamos a formação dessas trupes, acompanhando as suas transformações ao longo dos anos 1820. O aparecimento da crítica teatral, em 1826, e o sucesso desses gêneros, garantido pela presença de artistas estrangeiros na capital do Império recém-independente, suscitam questões que envolvem as funções atribuídas aos espetáculos nos discursos dos críticos e a relação entre o teatro e a imprensa. Por fim, avaliamos a importância do Rio de Janeiro do Primeiro Reinado na trajetória de expansão geográfica desses gêneros para além das fronteiras europeias, e identificamos as condições que justificam o afluxo de artistas para a capital do Brasil, bem como o papel da cidade na difusão da ópera italiana por outras regiões da América Latina ao longo da década de 1830.
Fontes:
1. Fontes impressas
1.1. Periódicos brasileiros
O Americano. Jornal político e literário. Rio de Janeiro, 7 de julho – 25 de outubro de 1831.
Astrea. Rio de Janeiro, 17 de junho de 1826 – 18 de agosto de 1832.
O Brasileiro Imparcial. Rio de Janeiro, 2 de janeiro – 28 de dezembro de 1830.
O Constitucional. Diario mercantil, politico, e litterario. Rio de Janeiro, 4 de maio – 10 de
setembro de 1831.
Correio Mercantil. Rio de Janeiro, 19 de agosto de 1830 – 13 de abril de 1836.
Courrier du Brésil. Feuille politique, commerciale et littéraire. Rio de Janeiro, abril de 1828 –
março de 1830.
Diario do Governo. Rio de Janeiro, 2 de janeiro de 1823 – 28 de junho de 1833. (Título
alterna: Diario Fluminense).
Diario do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 1º de junho de 1821 – dezembro de 1844.
L’Écho de l’Amérique du Sud. Journal politique, commercial et litteraire. Rio de Janeiro, 30
de junho de 1827 – 29 de março de 1828.
O Constitucional. Rio de Janeiro, 4 de maio – 10 de setembro de 1831.
O Espelho. Rio de Janeiro, 1º de outubro de 1821 – 27 de junho de 1823.
O Farol Paulistano. São Paulo, 7 de fevereiro de 1827 – 30 de junho de 1831.
Gazeta de Lisboa. Lisboa, 17 de agosto de 1715 - 23 de julho de 1833.
Gazeta do Brasil. Rio de Janeiro, 30 de maio de 1827 – 05 de junho de 1828.
Gazeta do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 10 de setembro de 1808 – 31 de dezembro de 1822.
L’Indépendant: feuille de commerce, politique et litteraire. Rio de Janeiro, 21 de abril – 24 de
junho de 1827.
Jornal do Commercio. Rio de Janeiro, 1º de outubro de 1827 – (Título alterna: Diario
Mercantil, ou Novo Jornal do Commercio).
O Moderador, Novo Correio do Brasil. Jornal político, commercial e litterario. Rio de
Janeiro, 10 de abril de 1830 – 2 de abril de 1831.
Nova Luz Brasileira. Rio de Janeiro, 9 de dezembro de 1829 – 13 de outubro de 1831.
179
O Universal. Ouro Preto, 18 de julho de 1825 – 30 de maio de 1842.
O Verdadeiro Liberal. Periodico politico litterario. Rio de Janeiro, 2 de março – 6 de abril de
1826.
O Verdadeiro Patriota. Rio de Janeiro, 23 de setembro de 1830 – 17 de junho de 1831.
1.2. Coleções de periódicos estrangeiros
Allgemeine Musikalische Zeitung ein und Zwanzigster Jahrgang von 6. Januar 1819 bis 29.
December 1819. Leipzig: Breitkopf und Härtel, 1819.
Cenni storici intorno alle lettere, invenzioni, arti, al commercio ed agli spettacoli teatrali per
l’anno 1833 al 1834. Tomo 19. Bolonha: Tipografia della Volpe, 1833.
Gazeta de Lisboa. Lisboa, 10 de agosto de 1715 – 24 de julho de 1833.
Journal des comédiens. Paris, 2 de abril - 5 de julho de 1829.
The Asiatic Journal and monthly register for british and foreign India, China and
Australasia. Vol. XIX – New Series. Janeiro-Abril, 1836. Londres: Wm. H. Allen and Co.,
1836.
The Calcutta Christian Observer. Vol. III, janeiro-dezembro de 1834. Calcutá: Baptist
Christian Mission Press, 1834.
The Calcutta Christian Observer. Vol V, janeiro-dezembro de 1836. Calcutá: Baptist
Christian Mission Press, 1836.
The Calcutta monthly journal and general register of occurrences throughout the British
Dominions in the East forming an epithome of the Indian Press. For the year 1837. Calcutá:
Samuel Smith and Co., 1838.
The Calcutta monthly journal and general register of occurrences throughout the British
Dominions in the East forming an epithome of the Indian Press. For the year 1838. Calcutá:
Samuel Smith and Co., 1839.
The Harmonicon, vol. 7, parte 1. Londres: Samuel Leigh, 1829.
Parbury's Oriental Herald and Colonial Intelligencer: containing a faithful digest of such
information as must be considered generally interesting from the British Indian Presidencies
and the eastern nations. Vol. II, julho-dezembro. Londres: Parbury & Co., 1838.
The Theatrical Observer; and daily bills of the play, nos. 3757-3858. Londres, jan-abr. 1834.
180
1.3. Obras
BERETTI, Filippo. I solitari di Scozia. Ballo di mezzo carattere da rappresentarsi nel
nobilissimo Teatro Venier in San Benedetto l'autunno 1793. In: FOPPA, Giuseppe. Amore la
vince. Dramma giocoso per musica da rappresentarsi nel nobilissimo Teatro Venier in San
Benedetto l'autunno dell'anno 1793, p. 34-64. Veneza: Casali, 1793.
BORJA, Victor Porfirio de. Não he da minha intenção deteriorar pessoa alguma... Rio de
Janeiro: Typographia do Diario, 1822 (6p.). Disponível em:
BRAGANÇA. Pedro de Alcântara, duque de. Cartas e mais peças officiaes dirigidas a S.
Magestade o Senhor D. João VI pelo principe real D. Pedro de Alcantara. Lisboa: Imprensa
Nacional, 1822.
BRAND, Charles. Journal of a voyage to Peru: a passage across the Cordillera of The Andes
in the winter of 1827, performed on foot in the snow; and a journey across the Pampas.
Londres: Henry Colburn, 1828.
CAMINER TURRA, Elisabetta. Nuova raccolta di composizioni teatrali tradotte da
Elisabetta Caminer Turra. Veneza: Pietro Savioni, 1774.
CALDCLEUGH, Alexander. Travels in South America, during the years 1819-20-21;
containing an account of the present state of Brazil, Buenos Ayres, and Chile. Two volumes.
Vol. I. Londres: John Murray, 1825.
CARPANI, Giuseppe. Lettera al Direttore della Biblioteca Italiana. Sulla Zelmira. In:
STEFFAN, Carlida (org.). Rossiniana: antologia della critica nella prima meta`
dell'Ottocento, p. 71-102. Pordenone: Edizioni Studio tesi, 1992.
COLLÉ, Charles. La partie de chasse de Henry IV. Comedie en trois actes & en prose. Paris:
Veuve Duchesne; Gueffier, 1766.
COMELLA, Luciano Francisco. Comedia intitulada Federico II, Rei da Prussia. Composta
por D. Luciano Francisco Comella, em o idioma hespanhol, e traduzida livremente para uzo
do theatro da Nação Portugueza. Por A. J. P. A qual se reprezentou pela primeira vez no
Theatro do Salitre no anno de 1739, e novamente se repete no mesmo Theatro no prezente
anno de 1794. Lisboa: José de Aquino Bulhoens, 1794.
COSTA, Paolo; CARDINALI, Francesco. Dizionario della lingua italiana. Bolonha: Fratelli
Masi, e comp., 1821.
CURT LANGE, Francisco. Os primeiros subministros musicais do Brasil para o Rio da Prata.
A reciprocidade musical entre o Brasil e o Prata. A música nas ações bélicas. (De 1750 até
1855, aproximadamente). Revista de História, nº 112, p. 381-417, out.-dez. 1977.
DEBRET, Jean Babtiste. Viagem pitoresca e histórica ao Brasil. Belo Horizonte: Itatiaia; São
Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1978, 3 v. (1ª edição: 1834-1839).
181
DEBRET, Jean Babtiste. Voyage pittoresque et historique au Brésil ou Séjour d’un artiste
français au Brésil, depuis 1816 jusqu’en 1831 inclusivement, epoques de l’avéniment et de
l’abdication de S. M. D. Pedro 1er, fondateur de l’Empire brésilien. Tome troisième. Paris:
Firmin Didot Frères, 1839.
DE ROSSI, Giuseppe Domenico. Adelaide di Messina, o sia, La schiava sultana : ballo seriomimico-tragico diviso in tre atti / diretto, inventato e composto dal Sig. Giuseppe Domenico
Derossi. In: GUELI, Francesco Maria; PAISIELLO, Giovanni. L'Andromaca: dramma serio
per musica da rappresentarsi nel real Teatro di Santa Cecilia nell' autunno di quest' anno 1813,
dedicato a S.A.R. il principe ereditario vicario generale del regno di Sicilia. Palermo: Presso
Domenico Adorno, 1813.
EBEL, Ernst. Rio de Janeiro und seine umgebungen im jahr 1824. São Petersburgo: Gedruckt
bey der Kayserlichen Akademie der Wissenschaften, 1828.
DAVIS, John Francis. The Chinese: a general description of China and its inhabitants.
Londres: Charles Knight & Co., 1845.
DIAN, Antonio. La caccia d’Enrico IV. Dramma giocoso per musica da rappresentarsi nel
Teatro Giustiniani in San Moisè l’autunno dell’anno 1783. Veneza: Modesto Fenzo, 1783.
FOPPA, Giuseppe. Amore aguzza l’ingegno. Farsa giocosa per musica originale di Giuseppe
Foppa da rappresentarse nel nobilissimo teatro Giustiniani in San Moisè il carnovale
dell’anno 1802. Veneza: Stamperia Fenzo, 1802.
HILLARD, Katharine (Org.). My mother’s journal: A Young Lady’s Diary of five years spent
in Manila, Macao, and the Cape of Good Hope. From 1829-1834. Boston: George H. Ellis,
1900.
LA MARTELIÈRE, Jean-Henri-Ferdinand. Robert chef de brigands. Drama en cinq actes, en
prose, imité de l’allemand. Paris: Maradan; Barba, 1793.
LEITHOLD, Theodor von. Minha excursão ao Brasil ou Viagem de Berlim ao Rio de Janeiro
e volta (1ª edição: 1820). In: LEITHOLD, T. von; RANGO, L. von. O Rio de Janeiro visto
por dois prussianos em 1819. São Paulo: Ed. Nacional, 1966.
LUCHET, Auguste. Paris, ou le livre des cent-et-un. Tome neuvième. Paris: Ladvocat, 1832.
NOVERRE, Jean-Georges. Lettres sur la dance, les ballets e les arts. São Petersburgo: Jean
Charles Schnoor, 1804.
OXBERRY, William. The actor’s budget, consisting of monologues, prologues, epilogues,
and tales, serious and comic. Calcutá: Columbian Press, 1824.
PORTUGAL, Marcos. Augurio di felicità o sia Il trionfo d'Amore. Serenata per musica da
eseguirsi nel Real Palazzo del Rio di Gianeiro, per celebrare l'augustissimo sposalizio del
Serenissimo Signore D. Pietro d'Alcantara, Principe Reale de' tre Regni Uniti di Portugallo,
Brasile, Algarve, Duca di Braganza, con la Serenissima Signora D. Carolina Giuseppa
Leopoldina, Archiduchessa d'Austria ora Principessa Reale &c. &c. Rio de Janeiro: Per
ordine reale, 1817.
182
PORTUGAL, Marcos; [CARAVITA, Giuseppe]. L'oro non compra amore. Dramma per
musica in due atti da rappresentarsi nel Teatro della Ecc.ma città di Barcellona, l'anno 1823.
Barcelona: Nella Stamperia della vedova d'Agustino Roca, 1823.
REVUE encyclopédique ou analyse raisonnée des productions les plus remarquables dans les
sciences, les arts industriels, la littérature et kes beaux-arts. Vol. XXXIII. Paris: Bureau
Central de la Revue Encyclopédique: 1827.
ROMANI, Felice. La rosa bianca e la rosa rossa. Melo-dramma eroico in due atti. Musica di
Mayr. Da rappresentarsi nel Teatro Filarmonico di Verona nel carnevale 1819-20. Verona:
Tipografia B. Isesti, 1819-1820.
ROSSI, Gaetano. Evellina. Melodramma eroico in due atti. Da rappresentarsi nel teatro de’
quattro ill. Cavallieri compadroni il Carnovale del anno 1819. Poesia del sig. Rossi. Musica
del Sig. Maestro Coccia. Pavia: Stamperia di Pietro Bizzoni, 1819.
STENDHAL. Vida de Rossini: seguido de Notas de um diletante. São Paulo: Companhia das
Letras, 1995 (1ª edição: 1824).
STENDHAL. Rome, Naples et Florence (1ª edição: 1817). In: __________. Voyages en Italie.
Bruges: Gallimard, 1989 (Bibliothèque de la Pléiade).
WILSON, James. A journal of two successive tours upon the continent, in the years 1816,
1817, & 1818. Londres: T. Cadell, W. Davies; Edimburgo: W. Blackwood, 1820, 3v.
ZAPIOLA, José. Recuerdos de treinta años. Santiago: Zig-Zag, 1974 (1ª edição: 1872).