> Banco de Dados - História e música na universidade
Entre o Delta e o Estácio: uma história comparada do Blues e do Samba no início do século XX
Tipo de documento:
Tese de Doutorado
Autor:
GABRIEL VALLADARES GIESTA
Orientador:
JOSE COSTA D ASSUNCAO BARROS
Local:
UFRJ
Data:
2018
Publicação - Livros / Artigos
Palavras-chave:
História Comparada, Samba, Blues, Estácio, Delta,
Resumo:
Texto em formato digital: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6189424
Tanto o Samba quanto o Blues são expressões culturais que se tornaram símbolos de autenticidade cultural na memória e identidade do Brasil, dos Estados Unidos e da população negra de ambos os países. Historicamente tornam-se gêneros musicais que se consolidam no mercado fonográfico continental a partir das décadas de 1910 e 1920, onde compositores negros e populares passam a ter um espaço de negociação onde podem buscar meios tanto para registrar quanto comercializar e circular suas poesias e ritmos em forma de canção. Neste contexto, ganham grande relevância músicos advindos do Delta do Mississippi nos Estados Unidos e da região do Estácio no Rio de Janeiro, pois terão suas identidades e representações musicais alçadas enquanto símbolos ideais de Blues e Samba, respectivamente. Portanto, esta tese tem como objetivo de confrontar estes dois grupos em três grandes aspectos: os debates construídos acerca da memória e identidade cultural de “Blues” e “Samba” junto aos seus respectivos países; a história resgatada academicamente acerca dos conflitos e transformações envolvendo os músicos negros que compunham e tocavam estas músicas; e, por fim, as representações contidas nas primeiras gravações dos músicos de cada região. Poesias e musicalidades de Ismael Silva, Nilton Bastos, Bide, Heitor dos Prazeres, Getúlio Marinho, Baiaco e Brancura são analisadas juntas as de Skip James, Charley Patton, Son House, Tommy Johnson e Robert Johnson. Assim, em suas afinações e dissonâncias, procura-se construir uma reflexão comparada tanto das experiências e significados destes músicos negros e suas canções quanto da história de cada país, quiçá de uma experiência continental e atlântica em termos de diáspora africana.
Fontes:
I - FONTES HISTÓRICAS MUSICAIS: coletâneas de gravações originais.
Acervo do Instituto Moreira Salles – disponível em http://acervo.ims.com.br/ (acessado em
Janeiro de 2018).
Acervo do Museu da Imagem e do Som.
FRANCESCHI, Humberto. A casa Edison e seu tempo. Rio de Janeiro: Ed. Sarapuí, 2002.
_____________________. Samba de Sambar do Estácio (1928 – 1931). Rio de Janeiro: Ed.
IMS, 2010.
HOUSE, Son. Clarksdale Moan [1930-1942]. The Devil’s Tune, 2013.
JAMES, Skip. The Complete Early Recordings of Skip James (1930). Yazoo CD, 2009.
JOHNSON, Robert. Complete Recordings (1936 – 1937). Columbia, 1990.
JOHNSON, Tommy. Canned Heat Blues: Complete Recordings in Chronological Order
(1928-1929). Wolf Records, 1983.
LARA, Silvia; PACHECO, Gustavo (Org.). Memória do jongo: as gravações históricas de
Stanley J. Stein. Rio de Janeiro: Folha Seca, 2007.
PATTON, Charley. The Complete Recordingss (1929-1934). JSP Records, 2002.
PATTON, Charley. Screamin' and Hollerin' the Blues: The Worlds of Charley Patton.
Revenant 212; 7 CD set, 2001.
VARIOUS ARTISTS. Boll Weevil Here, Boll Weevil Everywhere: Field Recordings, Vol
16 (1934-1940). Document Records, 2004.
II – FONTES HISTÓRICAS ESCRITAS E DEPOIMENTOS TRANSCRITOS
BARBOSA, Orestes. Samba: sua história, seus poetas, seus músicos e seus cantores. Rio
de Janeiro: Livraria Educadora, 1933.
BROWN, William Wells. Clotel, or the President´s Daughter (1853); reprint Ed., New
York, 1969.
208
CANDEIA FILHO, Antônio; ARAÚJO, Isnard. Escola de Samba – Árvore que esqueceu a
raiz. Rio de Janeiro: Ed. Lidador, 1978.
COSTA, Francisco Pereira da. Folk-lore Pernambucano. Subsídios para a História da Poesia
Popular em Pernambuco. In: Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Rio de
Janeiro, 1908. Tomo LXX, parte II, p. 202-203.
Depoimento transcrito de Alcebíades Barcelos ao MIS-RJ. Extraído de áudio da série
Depoimentos para a posteridade realizados no Museu da Imagem e do Som. Rio de
Janeiro: MIS-RJ.
Depoimento transcrito de Heitor dos Prazeres ao MIS-RJ. Extraído de áudio da série
Depoimentos para a posteridade realizados no Museu da Imagem e do Som. Rio de
Janeiro: MIS-RJ.
Depoimento transcrito de Ismael Silva ao MIS-RJ. Extraído de áudio da série Depoimentos
para a posteridade realizados no Museu da Imagem e do Som. Rio de Janeiro: MIS-RJ.
Depoimentos de Pixinguinha, Donga e João da Baiana. As Vozes desassombradas do
Museu: extraído dos depoimentos para a posteridade realizados no Museu da
Imagem e do Som. FERNANDES, Antônio B. (Org.). Rio de Janeiro: MIS-RJ, 1970.
GUIMARÃES, Francisco. Na roda do samba. Rio de Janeiro: Tip. São Benedicto, 1933.
HANDY, William Christopher. Father of the Blues: an autobiography. New York:
Macmillan, 1941.
HERSKOVITS, Melville J. The Myth of Negro Past. New York: 1941.
JOHNSON, James Weldon & JOHNSON, Rosamond. The Books of American Negro
Spirituals. Preface, 1925.
JONES, LEROI. Blues People: The Negro Experience in White America and the Music
that developed from it. New York: Morrow, 1963.
RANGEL, Lúcio. Sambistas e chorões. Aspectos e figuras da música popular brasileira.
São Paulo: Livraria Francisco Alves, 1962.
RANGEL, Lucio; MORAES, Pérsio de. Revista da música popular. Coleção completa
em fac-símile: setembro de 1954-setembro de 1956. Rio de Janeiro: Bem-Te-Vi/Funarte,
2006.
209
III – OBRAS DE REFERÊNCIA: transcrições, dicionários, enciclopédias.
CALT, Stephen. Barrelhouse words: a Blues dialect dictionary. Urbana: University of
Illinois Press, 2009.
FAHEY, John. Charley Patton. Londres: Studio Vista, 1970.
HERZHAFT, Gerard. Encyclopedia of the Blues. Fayetteville: University of Arkansas Press,
1997.
KOMARA, Edward. Encyclopedia of the Blues. New York: Routledge, 2006.
TAFT, Michel. Talkin' to Myself: Blues Lyrics, 1921-1942. New York: Routledge, 2005.
SHUJAA, Mwalimu J.; SHUJAA, Kenya J.. The SAGE Encyclopedia of African Cultural
Heritage in North America. Thousand Oaks: Sage Publications, 2015.
SULLIVAN, Steve. Encyclopedia of great popular song recordings. Lanham: Scarecrow
Press, 2013.
IV- SITES DE PESQUISA E REFERÊNCIA
CAMBRIDGE DICTIONARY. Disponível em: https://dictionary.cambridge.org/. Acesso em
Janeiro de 2018.
DICIONÁRIO CRAVO ALBIN DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA. Disponível em:
http://www.dicionariompb.com.br. Acesso em janeiro de 2018.
ENGLISH OXFORD LIVING DICTIONARIES. Disponível em:
https://en.oxforddictionaries.com/. Acesso em Janeiro de 2018.
INSTITUTO MEMÓRIA MUSICAL BRASILEIRA. Disponível em: http://immub.org/.
Acesso em: janeiro de 2018.
INSTITUTO MOREIRA SALLES. Disponível em: https://ims.com.br/. Acesso em: janeiro
de 2018.