> Banco de Dados - História e música na universidade

O discurso da escrita moderna para o violão de concerto no Brasil: análise comparativa de 5 Prelúdios de Heitor Villa-Lobos e 5 Prelúdios de Marcos Alan (1940-1973)

Tipo de documento:
Tese de Doutorado

Autor:
MARIA DAS GRACAS DOS REIS JOSE

Orientador:
JOSE COSTA D ASSUNCAO BARROS

Local:
UFRJ

Data:
2015

Publicação - Livros / Artigos

Palavras-chave:
História Comparada, Escrita Musical, Violão, Música,

Resumo:
Texto em formato digital: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2358056

A presente tese tem por objetivo esclarecer o percurso e o transcurso da escrita musical para o violão de Concerto em Brasil entre 1940 e 1973. Analisamos de forma comparativa 5 Prelúdios (1940) para Violão de Heitor Villa-Lobos (1887-1959) e 5 Prelúdios (1969-1972) de Marcos Alan (1956-1973). A análise comparativa realizada cotejou os elementos recorrentes nas obras referenciadas dos 2 compositores, aclarando em que se assemelham, diferenciam, transformam e a forma como esses elementos foram sistematizados em suas singularidades, por cada um dos compositores. Para tanto, utilizamos o conceito de representação social de Serge Moscovici estabelecendo diálogos críticos com o conceito filosófico de representação em Max Weber e Antônio Jardim para entendermos a produção cultural do músico-compositor na sociedade. Posteriormente, analisamos a partitura musical tendo como orientação principal a metodologia específica do modelo tripartite proposto por Jean-Jacques Nattiez. A representação musical contida na partitura de Villa-Lobos e Marcos Alan evidencia a música na sua relação com a cultura em seu aspecto poético, estético, histórico e político.

Fontes:
1.1 Jornais da época
ANTÔNIO, Paulo. Seminário de Violão tem hoje Marcos Alan em Recital. Porto
Alegre/RS: Correio do Povo, sexta feira, 21/07/2072. s/p.
A NOTÍCIA. Argentina ganha por meio ponto Festival de Violão. Rio de Janeiro,
23/11/1971. s/p.
CAMPOS, Paulo de Almeida. Concerto de Antônio Vivaldi: Marcos Alan. Niterói:
Regente Maestro Roberto Ricardo Duarte Concerto Comemorativo do III Aniversário do
Coral Acadêmico, 19/12/1979, 21 h.
COLUNA MUSICAL: Marcos Alan: um violão. Porto Alegre: Zero Hora, variedades – VI –
21-/7 /1972. S/A.
CORREIO DA MANHÃ. Música - Recital do violonísta Marcos Alan. Rio de Janeiro: Sala
Cecilia Meireles, 01/07/1971.
CORREIO DA MANHÃ. Música hoje - Recital do violonísta Marcos Alan. Rio de Janeiro:
Sala Cecilia Meireles, 01/07/1971. s/d
DIÁRIO DE NOTÍCIAS. Concerto de Marcos Alan. Porto Alegre: Dário de Notícias,
21/07/1972, segundo caderno.
CORREIO PORTUÁRIO. Violonista visita Correio Portuário. Rio de Janeiro: Órgão de
divulgação do Porto do Rio de Janeiro. Ano VI. 31/05/1972, Nº 110. s/p.
CORREIO PORTUÁRIO. Marcos Alan segue triunfando no Brasil. Rio de Janeiro: Órgão
186
de divulgação do Porto do Rio de Janeiro. Ano VII. 31/03/1973, Nº 120. s/p.
CORREIO PORTUÁRIO. Filho de portuário: violonista famoso. Rio de Janeiro:
Novembro de 1971. s/p
CORREIO DIÁRIO. Marcos Alan dá banho de violão na GB: Jovem de Mesquita é
Grande Destaque Nacional. 30/11/1971. P. 2
CORREIO DIÁRIO. Marcos Alan dá banho de violão na GB: Jovem de Mesquita é
Grande Destaque Nacional. 30/11/1971. P. 2
DIÁRIO DE NOTÍCIAS. Concerto de Marcos Alan. Porto Alegre: Dário de Notícias,
21/07/1972, segundo caderno.
DIÁRIO DE NOTÍCIAS. Concerto de Marcos Alan. Porto Alegre/RS, 21/07/1972. P. 11
FOLHA DA TARDE. Foi para a Argentina o Troféu Marcos Alan. Porto Alegre/RS:
30/97/1973.
FRANÇA, Eurico Nogueira. Violão Erudito: uma luta contra o preconceito. Rio de
Janeiro: Correio da manhã 06/10/1972.
FRANCISCO, Paulo. Marcos ‘Rei do Violão’. Rio de Janeiro: Gazeta de Notícias, caderno
azul, ano 93, Rio, domingo, 8 e segunda feira, 9 de setembro de 1968 – Nº 55.022. P. 3
FRIAS, Lena. Em terra de violão a vez e da harpa. Rio de Janeiro: Jornal do Brasil,
Caderno B, 30/01/1973. s/p
JORNAL DO BRASIL. Argentino vence concurso de violão e brasileiro de 15 anos fica
em segundo. Rio de Janeiro: terça feira, 23/11/1971, 1º Caderno. s/a.
OROMAR, Terra. Sepultado Marcos Alan. Rio de Janeiro: O Globo, 13/04/1073, sexta
187
feira. P. 7
HERNANDES, Antônio. Brasileiro quase menino é favorito do concurso. Rio de Janeiro:
O Globo, 19/11/971. P. 4
____________________. Internacional Villa-Lobos de Violão: Brasil e Argentina
decidem hoje a classificação final. Rio de janeiro: O Globo, 22/11/1097, Segunda Feira. P.
32.
____________________. O melhor Brasileiro. Caderno de Música.
____________________. Fierens e Marcos Alan são lideres das semifinais. Rio de Janeiro:
O Globo, sábado, 20/11/1971. P. 4.
____________________. Uma Pessoa Normal. Rio de Janeiro: O Globo, música,
23/11/1971, 3ª feira. P. 10.
I CONVENÇÃO DASD JUVENTUDES MUSICAIS LATINOS-AMERICANAS. Marcos
Alan: Guitar/Violão/Guitarre. Universidade Gama Filho, Departamento Cultural, MECDAC, JABRARTE - Juventude Artistisca do Brasil, JABRARTE, MEC.
TAVARES, Paulo. LET’S SPEAK ENGLISH’S TALENT. BRAZIL HERALD,
SATURDAY, MARCH. Canal 9, TV Continental, 02/03/1968.
Marcos Alan, 15 anos, um bom violonista. Rio de janeiro, 02/121971 – Ano - LXXI – N º
24.124. s/a.
ÚLTIMA HORA. Marcus Alan: Um violão que conhece muitos prêmios. Rio de Janeiro,
Quarta Feira, 01/12/1971.
ULTIMA HORA. Marcus Alan: um violão que conhece muitos prêmios. Caderno 2,
Quarta Feira, 01/12/1971. s/a.
188
1.2 Partituras
VILLA-LOBOS, Heitor. 5 Prelúdios para Violão Solo
ALAN, Marcos. 5 Prelúdios para Violão Solo
CARLEVARO, Abel. Estudo Nº 2 dedicado a Marcos Alan. Cinco e Estúdios dedicados a
Villa-Lobos. Buenos Aires: Barry, 1975.
1.3 Textos da época
ANDRADE, Mario de. Ensaio sobre a música brasileira. São Paulo: Martins Editora, 1972.
__________________. Evolução da Música Social no Brasil (1939). In: Aspectos da
Música Brasileira. Belo Horizonte/Rio de Janeiro: Villa-Rica Editoras Reunidas, V. 11, 1991.
__________________. Aspectos da música brasileira. Belo Horizonte: Villa Rica, 1991.
__________________. O Banquete. São Paulo: Duas Cidades, 1977.
CARVALHO, Hermínio Belo de. -L . In: Presen a de Villa-Lobos. Rio de
Janeiro: Mec-Museu Villa-Lobos, V. 3 1969.
___________. O canto do pajé: Villa-Lobos e a música popular brasileira. Rio de Janeiro:
Espaço e Tempo, 1988.
MARIZ. Vasco. Villa-Lobos: compositor brasileiro. Belo Horizonte: Itatiaia, 1989.
___________. História da Música no Brasil. Rio de janeiro: Ed. Civilização Brasileira:
1994.
189
MELO, Guilherme de. A Musica no Brasil. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1947.
VILLA-LOBOS, SUA OBRA. Rio de Janeiro, Museu Villa-Lobos, 1965/Departamento de
Imprensa Nacional, 1967.
1.3 CD e LP
CD MARCOS ALAN_VIOLÃO
LP CONCURSO INTERNACIONAL DE VIOLÃO- 1971- Marcos Alan 2º lugar_Prêmio
Max Eschig interpreta Valsa-Choro Nº 3 ( da 3ª suíte popular brasileira), Prelúdio Nº 4 e
Estudo Nº 4 de VILLA-LOBOS.