> Banco de Dados - História e música na universidade

Henrique Oswald: compositor romântico.

Tipo de documento:
Tese de Doutorado

Autor:
José Eduardo Gandra da Silva Martins

Orientador:
Janice Theodoro da Silva

Local:
USP - FFLCH

Data:
1988

Publicação - Livros / Artigos

Descritivo:
Editado como livro. Ver ficha específica.

Assunto:
Produção da música romântica no Brasil através da vida e obra de Henrique Oswald.

Palavras-chave:
1852-1931; Música romântica brasileira; Henrique Oswald; Biografia; Brasil.

Resumo:
Estudo sobre Henrique Oswald (1852-1931), exemplo típico do compositor que criou música envolvida com vertentes do romantismo europeu. O trabalho divide-se em 3 partes: 1) levantamento biográfico estruturado em documentação abundante, apesar da bibliografia escassa e, sempre que as explicações da trajetória esbarraram em possíveis impasses, buscou-se a formulação de hipóteses; 2) o homem, o professor, suas características pessoais, escritos íntimos e entrevistas que serviram de base para um estudo tri-diversificado (qualificação estética, estilística e o “nacional”) da obra e do compositor, além de se verificar o papel de Henrique Oswald em um contexto cosmopolita; 3) análise da obra para piano solo, compreendida como exemplo entre os gêneros praticados pelo compositor e abordada analiticamente em vários compartimentos.

Fontes:
• Manuscritos: autógrafos
• Partituras editadas para piano solo
• Cadernos de esboços musicais
• Programas de Henrique Oswald como pianista e compositor
• Álbuns de desenhos feitos por Henrique Oswald
• Cartas e diários escritos por Henrique Oswald, parentes e amigos
• Jornais com críticas, comentários, entrevistas e anúncios da atividade musical de Henrique Oswald
• Livros que contêm documentos e cartas

Bibliografia específica:
ACQUARONE, Francisco. História da música brasileira. Rio de Janeiro, Francisco Alves, s.d.
ALMEIDA, Renato. História da música brasileira. 2a. ed., Rio de Janeiro, F. Briguiet e Cia., 1942.
ANDRADE, Mário de. O ensaio sobre a música brasileira. São Paulo, I, Chiarato, 1928.
AZEVEDO, Luiz Heitor Correa de. 150 anos de música no Brasil. Rio de Janeiro, José Olympio, 1950.
BRUNO, Ernani da Silva. História e tradições da cidade de São Paulo. 3a. ed., Rio de Janeiro, v.4, Hucitec, 1984.
CERNICCHIARO, Vincenzo. Storia della musica nel Brasile dai tempi coloniali sino ai nostri giorni – 1549-1925. Milano, Fratelli Riccioni, 1926.
CONTIER, Arnaldo Daraya. Música e ideologia no Brasil. 2a. ed., São Paulo, Novas Metas, 1985.
MARIZ, Vasco. História da música no Brasil. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1981.
MORSE, Richard M.. Da comunidade à metrópole – Biografia de São Paulo. Comissão do IV Centenário da Cidade de São Paulo – Serviços de Comemorações Culturais, 1954.
MOURA, Paulo Cursino de. São Paulo de outrora (evocações da metrópole). 2a. ed., São Paulo, Martins, 1943.
REZENDE, Carlos Penteado. Dois meninos prodígios de outrora em São Paulo. São Paulo, Ed. do autor, 1951.
WISNIK, José Miguel. O coro dos contrários. São Paulo, Brasiliense, 1986