> Banco de Dados - História e música na universidade
O piano na praça. "Música ligeira" e práticas musicais no Ceará (1900 a 1930)
Tipo de documento:
Tese de Doutorado
Autor:
LUCILA PEREIRA DA SILVA BASILE
Orientador:
JOSE NEWTON COELHO MENESES
Local:
UFMG - UFCH
Data:
2015
Publicação - Livros / Artigos
Palavras-chave:
“Música ligeira”, Estética da Música, História da Música no Ceará, Tópicas e Gestos, Profissão do Músico,
Resumo:
Texto em formato digital: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3252455
Na tese, discute-se a música urbana em Fortaleza nos anos de 1920, por meio das produções musicais para piano e da sociabilidade dos músicos que, ao longo do tempo, se tornaram anônimos ou só se os encontra em fragmentos de memória, caracterizados por uma inscrição afetiva no tempo (partitura, cartão de baile, recado amoroso na imprensa, gravação musical). Questionam-se as valorações estéticas e sócio-históricas que ignoraram boa parte desse repertório, vinculando-o a um lugar menor na história da música brasileira, por meio, sobretudo, da categoria, um tanto indefinida, de “música ligeira”, que permaneceu em nosso pensamento social como aquela que não se adequava aos parâmetros de uma música considerada artística, e mesmo no que se convencionou denominar música popular brasileira. Uma leitura mais acurada, sem julgamentos apriorísticos de gosto, que leve em conta as apropriações culturais e a inserção desses músicos nos espaços da cidade, além da análise dos documentos musicais, revela como mais complexa as relações entre os campos “música ligeira”, “música artística” e “música popular”, relativizando lugares cristalizados na história sociocultural da música brasileira. Com isso, torna-se conhecível a variedade de práticas musicais, incluindo a emergência do trabalho do músico na cidade, vinculado à popularização do piano, tais como a música para o cinema mudo e a música de dança para os salões e clubes.
Fontes:
1. HEMEROGRÁFICAS
Almanaque Administrativo, Estatístico, Mercantil, Industrial e Literário Estado Do Ceará 1902,
confeccionado por João Câmara, Anno, 8. Fortaleza: Typographia Econômica, 1901.
Almanaques dos anos: (1902, 1903, 1905, 1907, 19011,1914, 1917, 1921).
Bataclan, anno 1 nº 8, 1926.
Bataclan, anno 1, nº 9, 1926.
O Bohemio, 30/10/1900.
O Ceará, 17/12/1929.
Ceará Illustrado, 27/4/1924.
Ceará Ilustrado, 6/7/1924.
Ceará Ilustrado, 5/10/1924.
Ceará Ilustrado, 15/2/1925
Ceará Ilustrado, 23/8/1925.
O Cearense, 26/6/1848.
O Cearense, 7/2/1851.
O Cearense, 4/11/1851.
O Cearense, 16/4/1852.
O Cearense, 23/5/52.
O Cearense, 9/2/1854.
O Cearense, 16/2/1954.
O Cearense, 6/2/1865.
O Cearense, 4/3/1872.
Correio do Ceará, 7/1/1928.
Correio do Ceará, 2/2/1928.
Correio do Ceará, 2/3/1928.
Correio do Ceará, 4/3/1928
Correio do Ceará, 6/3/1928.
Correio do Ceará, 28/4/1928.
Correio do Ceará, 17/10/1929.
Correio do Ceará, 21/10/1929.
Correio do Ceará, 15/9/1928.
Correio do Ceará, 29/11/1929.
Correio do Ceará, 18/11/1929.
Correio do Ceará, 4/12/1929.
Correio do Ceará, 7/12/1929.
Correio do Ceará, 16/12/1929.
Correio do Ceará, 17/12/1929.
Correio do Ceará, 18/12/1929.
Diário do Ceará, 8/6/1926.
Diário do Ceará, 4/9/1926.
325
Diário do Ceará, 14/6/1926.
Diário do Ceará, 6/7/1926.
Diário do Ceará, de 23/7/1926.
Diário do Ceará, 26/7/1926.
Diário do Ceará, 30/ 7/1926.
Diário do Nordeste, 20/8/1926.
Diário do Nordeste, 31/8/1926.
Diário do Ceará, 4/9/1926.
Diário do Ceará, 28/9/1926.
Diário do Ceará, 20/12/1926.
Diário do Ceará, 31/12/1926.
Diário do Ceará, 31/12/1926.
Diário do Ceará, 22/1/1927.
Diário do Ceará, 5/2/1927.
Diário do Ceará, 12/2/ 1928.
Diário do Ceará, 5/7/28.
Diário do Ceará, 14/9/1929.
Diário do Ceará, 10/10/1929.
A Esquerda, 14/2/1928.
O Estado do Ceará, 7/1/1891.
Gazeta de Notícias, 2 /1/1928.
Gazeta de Notícias, 12/1/1928.
Gazeta de Notícias, 27/3/1928.
Gazeta de Notícias, 3/11/1928.
Gazeta de Notícias, 9/11/1928.
Gazeta de Notícias, 11/11/1928.
Gazeta de Notícias, 15/11/1928.
A Gazeta do Norte, 14/1/1890.
A Imprensa, 11/11/1925.
Jornal do Brasil, 29/3/1923.
Jornal do Ceará, 15/5/1905.
Jornal do Ceará, 15/5/1905.
Jornal do Ceará, 20/9/1911.
Jornal do Ceará, 30/10/11.
A Lucta, 22/1/1919.
O Nordeste, 29/6/1928.
Pátria, 24/9/1913.
O Pão 30/01/1892.
“Carteira” In: O Pão Ano 1, nº 2 s/d.
O Pão, 1/8/1895.
O Pão, 5/10/1895.
O Rebate, 8/2/1913.
A República, 20/05/1901.
326
A República, 08/06/1901.
A República, 3/07/1901.
A República, 17/7/1901.
A República, 3/9/1901.
A República, 6/9/1901.
A República, 7/10/1901.
A República, 16 /12/1901.
A República, 6/9/1911.
A República, 20/9/11.
Unitário, 13/3/1913.
Unitário, 15/3/1913.
CARVALHO, Jader. A Esquerda, 14/2/1928.
COSTA, Antonio Teodorico. “Relembrando o Passado” In: Diário do Ceará, 23/6/1926
NIREZ, Miguel Ângelo. “Memória”. In: O Povo, 14 de fevereiro de 1984.
OLINDA, Clóvis. “O distribuidor de prêmios”. In: Diário do Ceará, 30/7/1926.
SALLES, Antonio. “A Modinha”, In: Ceará Illustrado, 28/12/1924.
Carta pública dos músicos em protesto contra o trust dos cinemas em Fortaleza.
Disponível: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=721182&PagFis=16. Data do acesso:
10/11/2014.
Entrevista com a pianista Lindalva Cruz. Disponível em:
http://www.terra.com.br/istoegente/68/testemunha/index.htm e
http://www.velhosamigos.com.br/foco/lindalvacruz.html entrevista publicada em 5/5/2002.
2. GRAVAÇÕES
BARROSO, Paurillo. Cópia da gravação feita por familiares na década de 1960 em
Fortaleza. In: BASILE, Lucila P. S., “Paurillo Barroso e a música em Fortaleza: traços
de uma Bellé Époque musical”. Dissertação de Mestrado, UFBA, 2002.
LIMA, Arthur Moreira. “Cantares brasileiros II”. A valsa brasileira, a quadrilha e o
lundu.Disco Produzido por José Mozart de Araújopatrocinado pela Companhia
Internacional de Seguros, em 1978, oferta da empresa aos clientes. Disco sem número
de registro.
MATOS, Hilda."Beijos em excesso", fox trot (Francisco Alves e Orquestra PanAmerican do Cassino Copacabana) – Rio de Janeiro: Odeon 123.306 – 1927.
MATOS, Hilda. “Pequei em te beijar”, tango-canção Francisco Alves e Orq. PanAmerican do Casino Copacabana – Rio de Janeiro: Odeon - 123.307, 1927.
PINTO, Aloysio de Alencar. Os pianeiros. Disco. (participação de Carolina Cardoso de
Menezes). FENAB (Federação Nacional dos Atletas do Banco do Brasil), 114/115 Rio
de Janeiro: 1986.
3. ICONOGRAFIA
327
a. PEDERMEIRAS, Raul. “Dize-me o que cantas...direi de que bairro és”
(caricatura) In: TRAVASSOS, Elizabeth. Modernismo e música brasileira. Rio
de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.
.
b. FILME “Os anos vinte” disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=tyOWM6S1ITA;
https://www.youtube.com/watch?v=684n8FO68LU
https://www.youtube.com/watch?v=3svvCj4yhYc&list=RD684n8FO68LU
https://www.youtube.com/watch?v=QJSdk44gWIE&list=RD684n8FO68LU
Data do acesso: 28 de março de 2014.
c. HERZOG, Werner. Fitzcarraldo (filme) Alemanha: Filmverlag der Autoren/
Anchor bay Films, 1982.
d. Foto de Leonie Ehret Fernandess e Ciro Ciarlini gentilmente cedidos pelo
pesquisador André Frota de Oliveira.
e. Foto dos músicos: Antonio Moreira, Silva Novo, Henrique Jorge, Luigi Maria
Smido e Edgard Nunes pertencentes ao Acervo Nirez.
f. Cartão de danças do Clube do Diários 1914. Propriedade particular de Fernando
Costa.
g. Fotografia dos Cinemas de Fortaleza: Cine Majestic com público e músicos;
Cine Majestic interior; Cine Art Nouveau. Acervo Nirez.
h. Fotografia: reprodução fotográfica dos carregadores de piano em Recife.
Contracapa do disco CANECA, Marco e CALDAS, Elyanna. O piano em
Pernambuco. (2 CDs). LG Produções Artísticas (000.0192-2) e Secretaria da
Cultura de Recife, 2000.
.
4. PARTITURAS
01. Allucinação.Canto e piano.Música:Mozart Donizetti Gondim.Letra: Otacilio
Azevedo. Fortaleza: Gadelha e Filhos, s/d.
02. Alma dilacerada. Tango argentino.Música Hilda Mattos. Letra: Júlio Sobreira.
Fortaleza: Ceará Musical, s/d.
03. Amélia. Dedicada a Sra. Amélia Lopes Potyguar.Valsa.Música: Mozart Donizetti
Gondim. Manuscrita do autor.s/d.
04. Almyra. Valsa. Música: José Emygdio. Letra: Sobreira Filho. São Paulo: Typ.
Lytographia CEMB, s/d.
05. Amor no bosque.Schottich para piano. Dedicado as irmãs:Isaura, Christina,
Marieta Cabral.Autor: Augusto Faria Lemos Cabral.Edição sem referencia a
lugar editora e data. Propriedade do autor
06. Amor perfeito.Marcha carnavalesca.Mùsica: Silva Novo. Letra:Lúcio tabajara.
Fortaleza: Editora Casa Ceará Musical, s/d.
328
07. Antonietta. (Miss Barão do Visconde do Rio Branco). Valsa Lenta.
Música:Aristóteles Ribeiro. Letra: Maurício Flores. Fortaleza: Editora Casa
Ceará Musical, s/d.
08. Aquelle olhar...Valsa lenta. Música:Lucy Barroso. Letra: Pierre Luz. Fortaleza:
Editora Casa Ceará Musical, s/d.
09. Árvore de teu Natal.Fox trot parapiano. Música: Silva Novo. Fortaleza: Editora
Casa Ceará Musical, s/d. Balandráo.Rag time para piano.op.15. Música:Silva
Novo. Fortaleza: Editora Casa Ceará Musical, s/d.
10. Audenir.Valsa lenta.Música: Athayde Cavalcante. Letra: Pierre Luz. São Paulo:
Irmãos Vitale,s/d.
11. Ayrtes.Valsa lenta.Música:Aristóteles Ribeiro. Letra: Pierre Luz. Fortaleza:Casa
Editora Torre Eiffel,s/d.
12. A gargalhada. Marcha carnavalesca do Clube Iracema no carnaval de 1925.
Música: Silva Novo. Fortaleza: Editora Casa Ceará Musical, s/d.
13. A melodia. Fox trot. Música: Edgard Nunes Freire. Letra: Otacílio Azevedo. São
Paulo: Irmãos Vitale,s/d.
14. Beijos em excesso.Fox trot para piano. Música e letra de Hilda Mattos. Fortaleza:
Editora Casa Ceará Musical, s/d.
15. Café Brasil fixe..fixe....Samba carnavalesco para 1927.Música: Silva ovo.Letra:
Pierre Luz.Typographia Central, Ceará. S/d.
16. Choro amarello para piano.op.16. Música: Silva Novo. Fortaleza: Editora Casa
Ceará Musical, s/d.(fotocópia)
17. Cláudia. Valsa. José Emydgio de Castro. Manuscrito: Gilberto Petronillo.
18. Dedicação. À madrinha Anna Bilhar. Música: Branca Bilhar. Rio de Janeiro:
Edição E.A. M. depositários.
19. Diabrete.Fox trot.Música: Francisco Donizetti Gondim.São Paulo: Off. Graphica
Musical Compassi & Camin, s/d..
20. Doce lembrança. Valsa para piano. Mozart Donizetti Gondim. Manuscrita do
autor.
21. Dor suprema.Tango canção. Música: José Benevides.São Paulo: A nordestina,
s/d.
22. Elegante valsa brilhante para piano.Música: Augusto Cabral.Estampado
Musical, Hamburgo, s/d.(fotocópia).
329
23. Esmeralda.Fox trot para piano.op. 1.Música: Mozart Ribeiro. Fortaleza: Editora
Casa Ceará Musical, s/d.
24. Eterna saudade. Valsa sentimental. Música: Mozart Ribeiro. Letra: Pierre Luz.
Fortaleza: Manuscrita por Gilberto Petronillo.
25. Fausto. Valsa lenta. Música: Pedro Jaime Benevides A. Araripe. Letra:Pierre
Luz.São Paulo: Irmãos Vitale, s/d.
26. Fires... (Amores). Dedicated to Miss Diva Cambraia. Song – jazz.Arranged by:
Pedro Rocha. Rio de Janeiro: Casa Carlos Gomes, s/d.
27. Foxmania.Fox trot.Música e letra: Pedro Veríssimo.São Paulo: Typ. Lytographia
CEMB, s/d.
28. Francisquinha. Valsa.Música: Mozart Ribeiro. Letra: Pierre Luz. Fortaleza:
Editora Casa Ceará Musical, s/d.
29. Garça branca. Fox trot. Música e letra: Castro Souza. São Paulo: Irmãos
Vitale,s/d.
30. Glória ao Iracema.Valsa para piano. Música Antonio Moreira Manuscrito:
Gilberto Petronillo. São Paulo: Oficina Gráfica Musical Mangione
31. Hylma. Op. 5.Fox trot. Música: Fernando Nicolau. Fortaleza: Editora Casa Ceará
Musical, s/d.
32. Hymno Escolar.Música: Maestro Luigi Maria Smido. Letra: Andrade Furtado.
Rio de Janeiro: Casa Bevilacqua, novembro, 1929.
33. Irene. Tango canção. Musica: Mozart Ribeiro.Letra:J.V.
Murinelly.Fortaleza::Casa Editora Torre Eiffel,s/d.
34. Ingrata.Valsa lenta. Dedicada ao amigo João Carneiro de Mendonça.Música:
Roque Vieira. Letra: Zirlah. Fortaleza: Editora Casa Ceará Musical, s/d.
35. Isto é uma vida boa. (It’s a great life). Cópia manuscrita de Gilberto Petronillo.
36. Livro de minh’alma.Tango canção. Música: Lucy Barrozo. Letra: Pierre Luz. São
Paulo: Irmãos Vitale,s/d.
37. Luar cearense. Fox trot para piano. Música: Silva Novo. Letra: João Cordeiro de
Almeida. Fortaleza: Editora Casa Ceará Musical, s/d.
38. Marcolina, Marcolina.Marcha. Autor desconhecido. Sem referência a lugar
Cópia manuscrita.
39. Meditação.Dedicado a Senhorinha Lygia Ramos.Tango argentino. Música:
Francisco Donizetti Gondim.Sem referencia a lugar . S/d.
330
40. Miss Ceará.op. 8.Valsa para piano. Música: Mozart Ribeiro. Letra: Pierre Luz.
Fortaleza: Editora Casa Ceará Musical, s/d.
41. Miss Fortaleza.Marchinha.Dedicada à encantadora Berenice Moraes.Música:
Silva Novo.Letra: Pierre Luz.Fortaleza: Typographia Urania, 1929.
42. Miss Fortaleza.Valsa para piano e canto. Concurso 1929.Música: Mozart
Ribeiro. Letra: Pierre Luz. Fortaleza: Editora Casa Ceará Musical, s/d.
43. Miss Nelly. (Missa São Gerardo -1929).Tango canção para piano.Música: A.
Moreira. Letra: Maurício de Laxe e J. V.Murinelly. Fortaleza: Editora Casa Ceará
Musical, s/d(Fotocópia).
44. Miss Núbia (Miss José Bonifácio) . Música: Vincenzo Cozza. Letra: Pierre Luz.
Fortaleza: Editora Casa Ceará Musical, s/d.
45. Missa Sobral. Valsa para piano.Música: Leão Manso. Letra:Nunes Durval.
Fortaleza: Editora Casa Ceará Musical, s/d.
46. Miss Zeneida. Valsa para piano. (Miss Senador Pompeu - 1929) Op. 5. Música:
A. Moreira. Letra: Eva de Oliveira Paiva. Fortaleza: Editora Casa Ceará Musical,
1929.(Fotocópia).
47. Nas contemplações do futuro. Valsa.Letra e música: José Jayme de Alencar
Benevides. São Paulo: Irmãos Vitale,s/d.
48. Noite estrelada.Fox trot. Música: Acácio Alcantara. Fortaleza: Editora Casa
Ceará Musical, s/d.
49. Olhou p’ra mim..róe. Roedeira – Fox. Música: Athayde Cavalcante. Lettra:
Pierre Luz. Creaçã de Gasparina. Typgraphia Gadelha.s/d.
50. Original Black – Botton. Cópia manuscrita.Autor: Roque Vieira.
51. Os teus olhos iluminam a minha vida.Fox trot. José Emydgio de Castro.
Manuscrito de Gilberto Petronillo.
52. Pensamento occulto. Valsa.Música: Francisco Donizetti Gondim. São Paulo: Off.
Graphica Musical Compassi & Camin, s/d..
53. Pequeno Edison. Tango canção. Música: Pauo Neves. Letra: Pierre Luz. Rio de
Janeiro: Casa Editora Bevilacqua,1929.
54. Pequeno Edison. Fox trot.Música: Luiz Magno A. Barreto. Letra:Marcio.Rio de
Janeiro:PAP. Typ.J. Pires de Mello, s/d.
55. Porque não voltas?!... Tango argentino. Música: Lucy Barroso.Letra: Pierre
Luz.São Paulo: Irmãos Vitale,s/d.
331
56. Quando o amor desperta o coração. Valsa lenta. Música:Alfredo Petronillo.
Harmonização: Mozart Ribeiro. Cópia manuscrita por. GilbertoPetronillo, s/d.
57. Quero apenas um beijo teu. José Emydgio de Castro. Fox trot. Cópia manuscrita
por Gilberto Petronillo.
58. Samba sertanejo.Peça característica. Dedicada a Anna Bilhar.Música: Branca
Bilhar.São Paulo: Ofif. Graphica Musical “Campassi & Camim”, s/d.
59. Saudades de Seabra.Chôro. Música: Mozart Donizetti Gondim.Cópia
manuscrito do autor.Sem referencia a lugar. S/d.
60. Saudade do Vildazinho. A memória de Luiz Vidal Filho.Valsa sentimental. Cópia
manuscrita por. GilbertoPetronillo, s/d.
61. Soffro com teu despreso. Fox trot. Música:Hilda Mattos.Letra: Tenorino José
Bezerra. Fortaleza: Editora Casa Ceará Musical, s/d.
62. Sombras.Valsa. Música:José Emydgio. Letra:Filgueiras Lima. São Paulo:
Gravação e impressão de F. DeRosa, s/d.
63. Somente uma ilusão. Valsa. Música:José Emydgio. Letra: Pierre Luz.São Paulo:
Gravação e impressão de F. DeRosa, s/d.
64. Sonho de Pierrrot.Fox trot carnavalesco.Música: Silva Novo. Fortaleza: Editora
Casa Ceará Musical, s/d.
65. Sorrindo nos teus braços. Dedicado ao Sr. Aprígio Nogueira. Música: Acácio
Alcantara. Fortaleza: Editora Casa Ceará Musical, s/d.
66. Teu triste olhar. Fox trot. Op. 8 Música. Sottam Adlih. Fortaleza: Editora Casa
Ceará Musical, s/d.
67. Trianon.op. 11.Charleston para piano.Música: Hilda Mattos. Fortaleza: Editora
Casa Ceará Musical, s/d.
68. Tua imagem. Valsa. Op.10. Música: Mozart Donizetti.Letra:Pierre Luz. São
Paulo: Irmãos Vitale,s/d.(fotocópia)
69. Valsa dos ausentes. Valsa. Música: R. Donizetti.Letra: V.A. Gondim. Impressão
sem referências.
70. Valsa para piano e outros instrumentos. Manuscrita do autor Severino Galdencio
Trigeiro.
71. Yes? Op.8 Fox Trot.Música: Silva Novo. Fortaleza: Editora Casa Ceará Musical,
s/d.
72.
332
5. BIBLIOGRÁFICAS
ABREU, Capistrano de. Ensaios e estudos (crítica e história). 1ª série, 2ª ed. Rio de
Janeiro: Civilização brasileira, 1975.
AGASSIZ, Louis e AGASSIZ, Elizabeth Cary. Viagens ao Brasil: 1865 -1866. Trad.
Edgard Sussekind de Mendonça. Coleção Brasiliana, Biblioteca Pedagógica Brasileira.
São Paulo e Rio de Janeiro: Companhia Editora Nacional, 1938.
ALEMÃO, Freire. Os manuscritos do botânico Freire Alemão: catálogo e manuscritos.
Transcrição: DAMASCENO, Darcy e CUNHA, Waldir. In: Anais da Biblioteca
Nacional, vol. 91, 1961. Divisão de Publicações e Divulgação. 1964.
.
ALMEIDA, Renato de. História da Música Brasileira. Rio de Janeiro: F. Briguiet,
1926.
ALENCAR, Edigar de. Fortaleza de ontem e de hoje.Foraleza: Editora UFC, 1980.
ANDRADE, Mário. Aspectos da música brasileira. Belo Horizonte: Vila Rica, 1991.
________________. “Ernesto Nazaré”. In: Música, doce música. Org. Oneyda
Alvarenga.São Paulo: Livraria Martins Editora, 1963.
_______________. Ensaio sobre a música brasileira. São Paulo: Livraria Martins,
1972.
_________________. Mário de Andrade, Oneyda Alvarenga: cartas. São Paulo: Duas
cidades, 1983.
________________. O baile das quatro artes. São Paulo: Instituto Nacional do Livro,
1975.
________________. “Shostacovich”. In: COLI, Jorge. (org.). Música Final. Mário de
Andrade e sua coluna jornalística Mundo Musical. São Paulo: Editora Unicamp, 1998.
________________. “Taxi Sinhô”. In: LOPEZ. Telé Ancona (org.). Taxi e Crônicas no
Diário Nacional. São Paulo: Duas Cidades/Secretaria da Cultura, Ciência e Tecnologia,
1976.
ARAUJO, Raimundo. Poetas do Ceará. Fortaleza: Editora Henriqueta Galeno, 1983.
ARINOS, Afonso. “Música Popular”, Kosmos, ano 2,n.4, abril 1905.
ASSIS, Machado. “Um homem célebre” In: 50 contos de Machado de Assis. São Paulo:
Companhia das Letras, 2007.
AZEVEDO, Luiz Heitor Corrêa de. 150 anos de música no Brasil. Rio de Janeiro: José
Olympio, 1956.
AZEVEDO, Otacílio. Fortaleza descalça. Fortaleza: Casa de José de Alencar, 1992.
333
BARRETO, Lívio. Infância em Granja. São Paulo: Massao Ohno Editor, 1974;
BARROSO, Olga. Mulheres do Brasil: Pensamento e ação. v. II. Fortaleza: Henriqueta
Galeno, 1971
BILAC, Olavo. (pseud. Fantasio), “A dança no Rio de Janeiro”, Kosmos, ano III, n.5,
maio 1906.
BINZEM, Ina von. Meus romanos: alegrias e tristezas de uma preceptora alemã no
Brasil. São Paulo: Paz e terra, 2004.
BLUTEAU, Raphael. 1638-1734. Vocabulário Portuguez e Latino. vol., 5 letras K - N.
1728, Lisboa : Officina de Pascoal da Sylva, Impressor de Sua Magestade, 1716.
BORBA, Tomás e GRAÇA, Fernando Lopes. Dicionário de música ilustrado. I –Z.
Lisboa: Cosmos, 1963.
CAMPOS, Eduardo. Capítulos de História da Fortaleza do Século XIX, o social e o
urbano. Fortaleza: UFC, 1985.
CASCUDO, Câmara Dicionário do Folclore Brasileiro. 9ª Ed. Rio de Janeiro: Edioro,
1944.
CEARENSE, Catulo da Paixão. Cancioneiro popular de modinhas brasileiras. 25ª Ed.
Rio de Janeiro, Livraria do Povo,1908.
COLAÇO, Filipe Neri. Conselheiro da Família Brasileira (1883)
DALMONTE, Rossana. “Musica Leggera” In: BASSO, Alberto. Dicionário
Enciclopedico Universalle Della Música e Dei Musicisti . Torino: Unione Tipografica
Torinese, 1985 p. 672-676.
DINIZ, Jamie. Notas sobre o piano e seus compositores em Pernambuco. Edição do
Coro Guararapes de Recife: 1980.
FREYRE, Gilberto. Ordem e progresso. Rio de Janeiro: Record, 1990.
FURTADO, Rogério. Org. Ribeira dos Icós:Icó – CE. Série Preservação e Documento.
Brasília, IPHAN – Programa Documenta, 2008.
GALENO, Juvenal. Quem com ferro feri com ferro será ferido e Canções da Escola.
Org. Raimundo Netto. Fortaleza: Comercial, 2010. Coedição com a Secretaria de
Cultura do Estado do Ceará.
GIRÃO, Raimundo. Geografia e Estética de Fortaleza. 2ª Ed., Fortaleza: Banco do
Nordesde do Brasil,1979.
GIRÃO, Raimundo Fortaleza e a Crônica Histórica. Ed. Especial. Fortaleza: Casa de
José de Alencar, 2000.
334
_________________. Pequena História do Ceará. 3ª Ed. Fortaleza: IUCE, 1971.
GONDIM, Zacarias. “Traços ligeiros sobre a evolução da música no Brasil em especial
no Ceará” In: Commemorando o Tricentenário dos portugueses no Ceará. Fortaleza:
Typographia Minerva, 1903.
ISAACS, Alan e MARTIN, Elisabeth. Dicionário de Música. Trad. Álvaro Cabral e
Luis Paulo Horta. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.
ITIBERÊ, Brasílio. “Ernesto Nazareth na música brasileira”. In: Boletim Latino
Americano de Música v/6, abril de 1946, pp. 309 – 321.
JESUS, Pe. José Barbosa de. Novo Compêndio de Música: Theoria Elementar. 3ª Ed.,
Fortaleza: Est. Graphico A. C. Mendes, 1924.
KIEFER, Bruno. Música e dança popular: sua influência na musica erudita. 2ª Ed.
Porto Alegre, Editora Movimento, 1990.
_________________. Raízes da música popular brasileira: da modinha e lundu ao
samba. 2ª ed. Porto Alegre: Movimento, 2013.
KOSTER, Henry (1816) Viagens ao Nordeste do Brasil. Tradução de Luíz da Câmara
Cascudo. 2ed. Recife: Secretaria da Cultura e Desporto do Estado de Pernambuco,
1978.
LEITE, Ary Bezerra. Fortaleza, era do cinema:pesquisa histórica.Vol. I 1891 -1931.
Fortaleza: Secretaria da Cultura e Desporto do Ceara, 1995.
LIRA, Mariza. Brasil Sonoro: gêneros e compositores populares. Rio de Janeiro:
Editora S. A. A Noite, 1938.
MELLO, Guilherme de. A Música no Brasil. Bahia: Tipografia São Joaquim, 1908.
MENDES, Júlia de Brito. Canções Populares do Brasil – coleção escolhida das mais
conhecidas e inspiradas modinhas brasileiras, acompanhadas das respectivas músicas
a maior parte das quais transladada da tradição oral pela distinta pianista d. Júlia de
Brito Mendes. Rio de Janeiro, Livraria Cruz Coutinho, 1911.
MENEZES, Antonio Bezerra de. O Ceará e os cearenses. Revista da Academia
Cearense. 1896.
MENEZES, Raimundo. Coisas que o tempo levou. Fortaleza: Edições Demócrito
Rocha.
MOORE, Tom. A visit to Pianópolis: brazilian music, for piano at the Biblioteca
Alberto Nepomuceno. In: Notes, vol. 57, number 1, september , 2000, pp. 59-87.
MORAES FILHO, Mello de. Cantares brasileiros. Rio de Janeiro: Livraria Cruz
Coutinho,1900.
_________________. Serenatas e saraus. 3 vols. Rio de Janeiro: Garnier, 1902.
335
MOREIRA, Pedro, CIDRA, Rui, CASTELO-BRANCO, Salwa El-Shawan. “Música
Ligeira” In: Enciclopédia da Música em Portugal no século XX. Lisboa: Instituto de
etnomusicologia – centro de estudos de música e dança, 2010. p. 872 -874.
NAPOLITANO, Marcos. História e Música. 3ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
PINTO, Alexina Magalhães. Cantigas das crianças e do povo, e danças populares. Rio
de Janeiro: São Paulo e Belo Horizonte, Livraria Francisco Alves, 1911 (Coleção Icks,
série A, Biblioteca Infantil).
PROUST, Marcel. Em busca do tempo perdido.Vol. 1 Trad. Fernando Py. São
Paulo:Companhia das letras, 1913.
QUEIRÓZ, Eça. Ecos de Paris. Porto: Lello e Irmão, 1945.
RAMOS, Raimundo. Cantares Bohêmios. (Org. Gilmar de Carvalho) (Coleção Outras
Histórias). Fortaleza: Museu do Ceará, Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, 2006.
RANGEL, Lúcio. Sambistas e chorões. São Paulo: Francisco Alves, 1962.
REIS-PEQUEMO, Mercedez. “A imprensa no Brasil”. In: Enciclopédia da Música
Brasileira: Popular, Erudita e folclórica. 2ª Ed. São Paulo: Publifolha e Art Editora,
1998.
____________________. Rio Musical, crônica de uma cidade. Exposição Comemorativa do
IV centenário da cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, Divisão de
Publicações e Divulgação, 1965.
ROMERO, Sílvio. Cantos Populares do Brasil. Rio de Janeiro: Livraria Clássica de
Alves e Cia.,1897.
SALLES, Antonio. Novos retratos e lembranças. Fortaleza: Casa de José de Alencar,
1995.
SABANEV, L. “Light Music” In: The Musical Times, vol.79, nº 11145 (jul., 1938. New
York, The Musical Publication Ltd,1938. p.496. Disponível em:
http://www.jstor.org/stable/921216. Consultado em 27/09/2012.
SILVA, Antônio de Morais. Dicionário da Língua Portuguesa do padre Rafael Bluteau
1638-1734, reformado e acrescido por Antonio de Moraes Silva, 1755-1824, vol.: 2 L -
Z. Lisboa: Na Officina de Simão Thaddeo Ferreira, 1789.
STUDART, Guilherme. Diccionario Bio-Bibliográphico Cearense. Volume terceiro.
Typ. Minerva, 1915(Edição Fac-similar). Fortaleza: UFC, 1980.
The New Grove Dictionary of Music and Musicians. 20 vols. Ed. Stanley Sadie.
London: Macmillan, 1980.
336
VALLE, Flausino. Elementos do Folk-lore Brasileiro. Biblioteca pedagógica Brasileira,
Série V, vol. LVII. São Paulo: Companhia Nacional Editora, 1936.
VALENÇA, Suetônio Soares. “Aspectos da MPB no sec. XIX”. Revista da USP,
Dezembro/Janeiro e Fevereiro, 1990, pp. 1-12.
VASCONCELOS, Ary. Panorama da música brasileira. São Paulo: Ed. Martins, 1964.
__________________. Panorama da música popular brasileira na Belle Époque. Rio
de Janerio: Livraria Santana, 1977.
VERÍSSIMO, Pedro. A música na terra de Iracema. (1900-1950). t. 68:149-54,1954.
Instituto Histórico e Geográfico do Ceará.
BIBLIOGRAFIA
ABREU, Martha e DANTAS, Carolina. “Música popular, folclore e nação no Brasil,
1890 -1920”. In Nação e cidadania no Império: novas horizontes. José Murilo de
Carvalho (org.). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.
ADORNO, T. W. Introdução à Sociologia da Música: doze preleções teóricas. São
Paulo, UNESP, 2009.
AHARONIÁN, Coriún . “Carlos Vega e la teoria de la música popular. Um enfoque
latinoamericano em um ensayo pionero”. Revista Musical Chilena. v. 51, n. 188,
Santiago, jul., 1997, pp.61-74.
ALENCASTRO, Luiz Felipe de. (Org.) História da Vida Privada no Brasil. vol. 2. São
Paulo:Companhia das Letras, 2008.
ALMADA, Carlos. Harmonia Funcional. Campinas: UNICAMP, 2010.
ALONSO, Angela “Crítica e Contestação: o movimento reformista da geração 1870”.
In: RBCS vol.15, nº 44, outubro /2000.
ANJOS, Weber dos. Ramos Cotoco e seus “Cantares bohemios”: trajetórias, (re)
compostas em verso e voz (1888 – 1916). Fortaleza: UECE, 2008. (dissertação de
mestrado).
ASSMANN, Aleida. Espaços da recordação: formas e transformações da memória
cultural. Campisnas: Unicamp, 2011.
ASSIS, Ana Cláudia de. Os doze sons e a cor nacional: conciliações estéticas e
culturais na produção musical de César Guerra- Peixe (1944-1954). (Tese de doutorado)
Faculdade de Filosofia Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais,
Belo Horizonte: 2006, 268 pp.
AUGUSTO, Paulo Roberto Pelloso.“Tangos urbanos no Rio de Janeiro: 1870-1920: uma análise
histórica e musical”. In Revista Música, São Paulo, v.8, n.1/2 105-128 maio/Nov.1997.
337
BLACKING, John. Music, Culture and Experience. Ed. e Intro. Reginald Byron,
Prefácio de Bruno Nettl. Chicago, Londres: University of Chicago Press, 1984.
BARRETO, Lima. Triste fim de Policarpo Quaresma. 4ª Ed. Coleção Obra Prima de
Cada Autor.São Paulo: Martin Claret, 2010.
BASILE, Lucila P. S., “Paurillo Barroso e a música em Fortaleza: traços de uma Bellé
Époque musical”. Dissertação de Mestrado, UFBA, 2002.
_______________. Silêncio: categoria possível para a compreensão das relações entre
História e Música. In: História e Culturas, Fortaleza, v. 2, n. 3, p. 153-172, jan.-jul.
2014.
BASTOS, Rafael José de Menezes, “Les Batutas, 1922: uma antropologia da noite
parisiense”.Revista Brasileira de Ciências Sociais, vol.,20 nº 58, junho/ 2005.
___________________. Para uma Antropologia Histórica das Relações Musicais
Brasil/Portugal/África: O Caso do Fado e de sua pertinência ao sistema de
transformações lundu-modinha-Fado. In: Revista Antropologia em Primeira Mão. v. 22,
nº102, 2007
BENJAMIM, Walter. “A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica”. In:
Obras Escolhidas, vol.1.
______________. Passagens. Org. Wille Bolle. 2ª Ed., Belo Horizonte: Editora UFMG
e Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009.
BESSA, Virgínia de Almeida. A escuta singular de Pixinguinha. História e música
popular no Brasil dos anos 1920 e 1930. São Paulo: Alameda, 2010.
BHABHA, Homi. O local da cultura. Belo Horizonte: UFMG, 2007.
BLOCH, Marc. Apologia da História ou o ofício de historiador Trad. André Telles. Rio
de Janeiro: Zahar, 2001.
BLOES, Cristiane Almeida. Pianeiros: dialogismo e polifonia no final do século XIX e
início do século XX. Dissertação de mestrado. Instituto de Artes do Planalto, UNESP,
2006.
BOLZ, Norbert e LA FONTAINE, Michel de. “Onde encontrar a diferença entre uma
obra de arte e uma mercadoria? Teoria da mídia em Walter Benjamim”. In: Revista da
USP n.15,1992.
BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. Porto Alegre: Zouk
Editora, 2006.
_____________. Razões Práticas: sobre a teoria da ação. 10ª Ed. Campinas: Papirus,
1996.
338
BOURDIEU, Pierre e CHARTIER, Roger. O sociólogo e o historiador. Belo Horizonte:
Autêntica, 2011.
BURNETT, Henry. Nietzsche, Adorno e um pouquinho de Brasil. São Paulo: Ed.
UNIFESP, 2011.
CACHOPO, João Pedro. “O que Escutamos, o que nos Fala: cinco variantes em torno
do gesto musical”. Revista Música Hodie, Goiânia, v.13 nº1, 2013 – p. 155 -161.
CANGUEIRO, Luis. Fonógrafos e gramofones. Coleção particular do autor. Lisboa:
Quinta do Rei –lazer e cultura ltda. 2008.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Trad. Ephaim Ferreira
Alves. 3ª ed. Petrópolis: Vozes, 1998.
______________. A cultura no plural. Campinas: Papirus, 2005.
CHARTIER, Roger. Cultura Popular: revisitando um conceito historiográfico. Revista
dos Estudos Históricos. Rio de Janeiro: v. 8, nº 16, 1995.
_______________. A história ou a leitura do tempo. Belo horizonte: Autêntica, 2009.
______________. A história cultural entre práticas e representações. Lisboa: DIFEL,
1990.
CÍCERO, Antonio. Finalidades sem fim. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
COSTA, Marcelo Farias. História do teatro cearense. Fortaleza: UFC, 1972.
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Disponível
em:http://www.priberam.pt/DLPO/arte.Acesso: 15/01/2015.
DUARTE, Rodrigo. Indústria cultural, uma introdução. Rio de Janeiro: FGV, 2010.
Enciclopédia da Música Brasileira: erudita, folclórica e popular.Ed. Marcos Antonio
Marcondes. São Paulo: Publifolha /Art Editora, 1998.
ELIAS, Norbert. Mozart, sociologia de um gênio. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. História e Narração em Walter Benjamim. São Paulo:
Perspectiva, 2011.
GARRAMUNÕ, Florência. Modernidades primitivas: tango, samba e nação. Trad.
Rubem Monte Alto. Belo Horizonte:UFMG, 2009.
GAUTIER, Ana María Ochoa. “El contradictorio siglo del sonido”. In. Margens, jan a
jun (2006): 4 -15.
GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas e sinais. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
339
GOFF, Jacques Le. A História Nova. 4ª ed. Trad. Eduardo Brandão. Saõ Paulo: Martins
Fontes, 2001.
GONÇALVES, José Reginaldo Santos. A retórica da perda: os discursos do patrimônio
cultural no Brasil. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ; IPHAN, 1996.
GONDIM, Linda M. P. Maria de Lourdes Gondim: uma dama da Belle Époque de
Fortaleza. Ensaios sobre imaginário, e cultura urbana. Fortaleza: L.C.R., 2001.
GONZÁLEZ, Juliana Pérez. “Carne para alimento de rádios e discos: o conceito de
música popularesca na obra musicológica de Mário de Andrade”. In: Revista Inst. Bras.
São Paulo: n.57, p.139-160, dez. 2013.
_________________. Da música folclórica à música mecânica: Mário de Andrade e o
conceito de música popular. São Paulo: Intermeios, 2015.
GREENBERG, Clément. A estética doméstica: observações sobre a arte e o gosto. São
Paulo: Cosacnaify, 2013.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11ª Ed. Rio de Janeiro:
DP&A, 2011.
HARTOG, François. Regimes de historicidade: presentismo e experiência do tempo.
Belo Horizonte: Atutêntica. 2013.
KIEFER, Bruno. Música e dança popular, sua influência na música erudita. 2ª Ed.
Porto Alegre: Movimento, 1990.
KOSELLECK. R. Futuro Passado: contribuições à semântica dos tempos históricos.
Rio de Janeiro: PUC, 2011.
KRACAUER, Siegrifried. “Culto ao entretenimento nos palácios de cinema de Berlim”
(1926) In: Espaço e Debates - Imagens e Representações da cidade. Revista de Estudos
Regionais e Urbanos, nº 27, Ano IX, 1989.
_______________________. O ornamento da massa. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
LAGO, Manoel Corrêa do. O Boi no telhado: Darius Milhaud e a música brasileira no
Modernismo francês. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2012.
MAGALDI, Cristina. Concert Life in Rio de Janeiro: 1837-1900. 1994. 483 pp. (Tese
de doutorado em Musicologia) Universidade da Califórnia, Los Angeles, 1994.
MARCELLO, Benedetto. O teatro à moda. Tradução, apresentação e notas; Ligiana
Costa. São Paulo: UNESP, 2010.
MATOS, Cláudia Neiva. Dicções malandras do samba. In: Ao encontro da palavra
cantada. Poesia, música e voz. Org. Cláudia Neiva Matos, Elizabeth Travassos e
Fernanda Medeiros. Rio de Janeiro: Viveiros de Castro Editora, 2001.
340
MATOS, Olgária Chaim Féres. Benjaminianas: cultura capitalista e fetichismo
contemporâneo. São Paulo: UNESP, 2010.
_______________. “Paris e a Via Lactea” (Pósfácio à edição brasileira) In:
BENJAMIM,Walter. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG e Imprensa Oficial do
Estado de São Paulo, 2009.
MARTINS, Ana Luiza Rios. Entre o piano e o violão: a modinha e a cultura popular
em Fortaleza (1888 –1920). Fortaleza: UECE, 2010. (Dissertação de Mestrado).
MENESES, J. N. C. “Apresentação”. VARIA HISTORIA, v.27; n. 46; Jul/Dez/2001
MICHELS, Ulrich. Atlas de Música II: do Barroco à Actualidade. Lisboa: Gradiva,
2007.
MIDDLETON, Richard. “Popular music”: section 1 In: SADIES, Stanley. (Ed.) New
Grove Dictionary of Music and Musicians, Londres: MacMillann, 2001.
________________. Studying Popular Music. Philadelphia: Open University Press,
2002.
MIDDLETON, Richar, CLAYTON, Martine TREVOR, Herbet. The cultural study in
music: a critical introduction. New York: Routlegde, 2003.
MIRANDA, Danilo Santos de.(Org.) Memória e Cultura: a importância da memória na
formação cultural humana.São Paulo: SESC, 2007.
MORAES, José Geraldo Vinci de, “História e historiadores da música popular no
Brasil”, In Latin American Music Review, volume 28, number 2, Fall/Winter 2007. pp.
271-299.
MORAES, José Geraldo Vinci e SALIBA, Elias Tomé. (Org.) História e música no
Brasil . São Paulo: Alameda, 2010.
MORSE, Richard . “Ciudades periféricas como arenas culturales: Rusia, Austria e
América Latina”. Revista Bifurcaciones, n.3, invierno, 2005.www.bifurcaciones.cl.
NAPOLITANO, Marcos e Maria Clara WASSERMANN. “Desde que o samba é
samba: a questão das origens no debate historiográfico sobre a música popular
brasileira”. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 20, nº 39, p. 167 -189. 2000.
NETO, Emy Falcão Maia. O Rádio em Fortaleza: cultura musical e impressa (1924-1844).In:
Fortaleza outros olhares: cultura e cidade. Org. Mário Martins Viana Júnior, Carlos
Henrique Moura Barbosa e Raquel da Silva Alvez. Fortaleza: Instituto Frei Tito de Alencar,
2011.
NIETZSCHE, F. O nascimento da tragédia. Trad. J. Guinsburg. São Paulo: Companhia das
Letras, 2010.
341
OLIVEIRA, Caternia de Saboya. Fortaleza: seis romances, seis visões. Fortaleza:
Edições UFC, 2000.
ORTIZ, Renato. Cultura brasileira e identidade nacional. 2ª Ed. São Paulo: Brasiliense,
1986.
PAZ, Otavio. Os filhos do barro: do romantismo à vanguarda. São Paulo: Cosac Naify,
2013.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. História e História Cultural. 2ªed. Belo Horizonte:
Autentica, 2005.
PEÑÍN, José. “Música popular de massas de médios, urbana o mesomúsica
venezolana”. Latin American Music Review, vol. 24, number 1, Spring/Summer 2003.
PONTE, Sebastião Rogério. Fortaleza Belle Époque: Reformas Urbanas e Controle
Social (1860 – 1930). 2ª ed. Fortaleza: Fundação Demócrito Rocha, 1999.
PIEDADE, Acácio Tadeu de Camargo. 1997. Música Yepamasa: Por uma Antropologia
da Música no Alto Rio Negro. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina.
Dissertação de Mestrado em Antropologia Social.
________________. Perseguindo fios da meada: pensamentos sobre hibridismo,
musicalidade e tópicas. In: PER MUSI, Revista Acadêmica de Música. Belo Horizonte,
n. 26, 2011. p.103 -112.
________________. O Canto do Kawoká: Música, Cosmologia e Filosofia entre os
Wauja do Alto Xingu. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina. Tese de
Doutorado em Antropologia Social, 2004.
PINTO, Aloysio de Alencar. “Apresentação” In Os pianeiros. Disco. (participação de
Carolina Cardoso de Menezes). FENAB (Federação Nacional dos Atletas do Banco do
Brasil), 114/115 Rio de Janeiro: 1986.
QUINTERO-RIVERA, Mareia. A cor e o som da nação: ideia de mestiçagem na crítica
musical do caribe hispânico e do Brasil (1928-1948). São Paulo: FAPESP/Anablume,
2000.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. Trad. Mônica Costa
Netto. São Paulo: Editora 34, 2009.
_________________. Malaise dans l’esthétique. Tradução: Augustin de Tugny. Paris:
Éditions Galilée, 2004.
REIS, José Carlos. “O conceito de tempo histórico em Ricoeur, Koselleck e “Annales”:
uma articulação possível”.In: Síntese Nova Fase, Belo Horizonte, v.23,n.73,1996.
(p.233).
ROUANET, Sérgio Paulo. “Por que o moderno envelhece tão rápido? Concepção da
modernidade em Walter Benjamim”. In: Revista USP, vol 15.
342
SANDRONI, Carlos. “Adeus à MPB”. In: CAVALCANTE, Berenice, STARLING,
Heloisa e EISENBERG, José (org.). Decantando a República: inventário histórico e
político da canção popular moderna brasileira. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira,
2004.
_________________. Feitiço descente: transformações do samba no Rio de Janeiro
(1917-1933). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
SANTOS, Milton. “O lugar e o cotidiano”. In: A natureza e o espaço. São Paulo:
Hucitec, 1996.
SEDLMAYER, Sabrina e GINZBURG, Jaime. (Org.) Walter Benjamim: rastro, aura e
história. Belo Horizonte: UFMG, 2012.
SEVCENKO, Nicolau.(Org.) História da vida privada no Brasil. República: da Belle
Époque à Erado rádio. vol. 3.São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
STAROBINSKI, Jean. As máscaras da civilização. São Paulo: Companhia das letras,
2001.
TATIT, Luiz . O século da canção. São Paulo: Ateliê Editorial, 2008.
TEIXEIRA, Maurício Carvalho. “Riscos no fonógrafo: Mário de Andrade e os discos.”
In: TONI, Flávia Camargo. (org.) A música popular brasileira na vitrola de Mário de
Andrade. São Paulo: SESC/SENAC, 2004.
TINHORÃO, José Ramos. História social da música popular brasileira. São Paulo:
Editora 34, 1998.
______________________. História Social da Música Popular Brasileira. Lisboa:
Caminho, 1990.
____________________. Música Popular: os sons que vem da rua. Rio de Janeiro:
Edições Tinhorão, 1976.
______________________. Música Popular: teatro e cinema. São Paulo: Editora
Vozes, 1972.
______________________. Música Popular, um tema em debate. 3ª ed., São Paulo:
Editora 34, 1998.
______________________. A província e o naturalismo. Fortaleza: NUDOC- UFC,
2006.
TONI, Flávia Camargo. (org.) A música popular brasileira na vitrola de Mário de
Andrade. São Paulo: SESC/SENAC, 2004.
TRAVASSOS, Elizabeth. Modernismo e música brasileira. Rio de Janeiro: Jorge
Zahar, 2000.
.
343
____________________. “Pontos de escuta da música popular no Brasil”, In Música
Popular na América Latina: Pontos de Escuta. Martha Ulhôa e Ana Maria Ochoa
(organizadoras). Porto Alegre: Editora UFGRS, 2005.
VIANNA, Hermano. O mistério do samba. 5ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar editora,
2004.
VEGA, Carlos. El origen de las danzas folkloricas . 2ª ed., Buenos Aires, Ricordi
Americana, 1956
______________. “Mesomúsica: un ensayo sobre La música de todos”. Revista Musical
Chilena. v. 51, n.188. Santiago, jul. 1997. pp. 75-96.
VIEIRA DE CARVALHO, Mário. “As ciências musicais na transição de paradigma”.
Revista da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, n.14 (2001) : 211-233.
___________________.“La Partitura como “espiritu sedimentado” em torno a la teoria
de la interpretación musical de Adorno”. In: Azafea. Rev. Filos. Edições Universidad de
Salamanca, 11, 2009, pp. 143-161.
WISNIK, José Miguel e SKEFF, Enio. O Nacional e o popular na cultura brasileira. 2º
Ed. São Paulo: Brasiliense, 2004.
WISNIK, José Miguel. O coro dos contrários: a música em torno da Semana de 22.
São Paulo: Duas cidades, 1978.
___________________. Sem receita: ensaios e canções. São Paulo: Publifolha, 2004.
WITTE, Bernard e ROUANET, Sérgio Paulo. “Por que o moderno envelhece tão
rápido? Concepção da modernidade em Walter benjamim”. Revista USP, set/out/nov
1992, nº 15.
ZUMTHOR, Paul. Indrodução à poesia oral .São Paulo: Hucitec, Educ,1997.
_____________. Performance, recepção e leitura. São Paulo: Cosac Naify, 2007.