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"A música erudita na conformação de espaços na cidade: Belo Horizonte de 1925 a 1950”
Tipo de documento:
Tese de Doutorado
Autor:
MYRIAN RIBEIRO AUBIN
Orientador:
JOAO PINTO FURTADO
Local:
UFMG - UFCH
Data:
2015
Publicação - Livros / Artigos
Palavras-chave:
Música erudita, Conservatório Mineiro de Música, Espaço, Modernidade, Civilização,
Resumo:
Texto em formato digital: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3073402
Este trabalho se propõe a identificar a inserção da música erudita em Belo Horizonte nos anos de 1925 a 1950 através das práticas culturais que se deram através das instituições sociais e do Estado. O ponto de partida é a primeira instituição social de ensino de música oficializada pelo governo do estado, o Conservatório Mineiro de Música. A partir daí, aborda-se outras instituições sociais e meios de comunicação como as Sociedades Sinfônicas, o Rádio e a Imprensa, responsáveis pela formação e divulgação dos músicos bem como dessas apresentações de música erudita na cidade. Para os grupos ligados à música erudita, esta seria conformadora de espaços responsáveis por transformar Belo Horizonte em uma cidade moderna e com um projeto específico de civilização definido por determinadas noções de cultura e educação. A partir da documentação selecionada, foram mapeados os lugares onde a música erudita se fazia presente na cidade. Para compreender o alcance das práticas ligadas à música erudita foi selecionado o material concernente aos pianistas como agentes fundamentais para o processo de inserção da música erudita na cidade. Por fim, foram analisadas as práticas comerciais voltadas à música erudita com foco no instrumento piano como mais um espaço para a música instituído na cidade de Belo Horizonte. Buscou-se dialogar, durante a apresentação e configuração dos espaços que a música erudita ia conformando na cidade, o material colhido nas fontes de jornais com os ideais de modernidade e civilização defendidos por aqueles ligados a ela. Assim, a identificação desses espaços criados pela e para a música erudita foram essenciais na difusão de uma imagem da capital mineira como cidade moderna e civilizada.
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