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A paisagem sonora de Vila Rica e a música barroca das Minas Gerais (1711-1822)
Tipo de documento:
Tese de Doutorado
Autor:
Fabio Henrique Viana
Orientador:
Adalgisa Arantes Campos
Local:
UFMG - UFCH
Data:
2011
Publicação - Livros / Artigos
Palavras-chave:
Vila Rica (MG) História, História, Música Séc XVIII,
Resumo:
Texto em formato digital: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/FAFI-8M5JZR
O objetivo deste trabalho é tentar conhecer a paisagem sonora de Vila Rica, no século XVIII, e a comparar com a música ali escrita. Partindo da ideia do compositor canadense R. Murray Schafer (2001), que considera a música como o melhor registro permanente de sons do passado, constituindo-se como uma espécie de paisagem sonora ideal que recria na imaginação algo semelhante ao que se verifica na paisagem sonora da época em que foi escrita, pretende-se ver em que medida a música composta em Vila Rica, no século XVIII, idealiza a paisagem sonora da qual faz parte. Nos dois primeiros capítulos são descritos os sons ouvidos nos espaços públicos de Vila Rica e o calendário cultual da freguesia do Pilar, o qual é tomado como parâmetro de marcação do tempo na Vila. Nos dois últimos capítulos, a paisagem sonora de Vila Rica é analisada e comparada com duas peças musicais contemporâneas. O método e as fontes usadas nos permitiram estudar apenas a estrutura da paisagem sonora da Vila e ver um reflexo dessa estrutura na música da época, a qual, apesar de todo o aparato clássico e pré-clássico que utiliza, pode ser considerada barroca.
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APM – CMOP, 1720/1826, rolo 17, flash 01.
APM – CMOP, 120 1792-1797, rolo 45, flash 01.
Biblioteca Nacional de Lisboa (BNL):
SEM AUTOR. Breve descrição ou fúnebre narração dos suntuosos funerais e triste
espetáculo que em Vila Rica de Ouro Preto cabeça de todas as Minas celebra o Senado dela
à gloriosa memória do Sereníssimo Rei Dom João o Quinto sendo assistentes a ele o Ouvidor
Geral e o Senado da mesma no dia 7 de janeiro de 1751. BNL – Reservados – Cod n. MSS 5,
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