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PRÁTICAS POLÍTICO-ARTÍSTICAS DE REVOLUÇÃO: A música comprometida da Nova Canção Chilena (1960-1970)
Tipo de documento:
Dissertação de mestrado
Autor:
ALINE TONA ROMERO FORREST
Orientador:
Lília Tavolaro
Local:
UnB
Data:
2022
Publicação - Livros / Artigos
Palavras-chave:
Nova Canção Chilena, música comprometida, arte política, revolução
socialista,
Unidade Popular,
Resumo:
Texto em formato digital: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/45224/1/2022_AlineTonaRomeroForrest.pdf
A presente dissertação de mestrado tem como propósito tratar das práticas políticoartísticas voltadas ao tema da revolução socialista na música comprometida da Nova
Canção Chilena, entre as décadas de 1960 e 1970. Temos como foco principal analisar a
relação entre arte e política na práxis dos principais expoentes deste movimento
musical. Desta forma, examinamos este movimento e suas produções musicais tendo em
conta o contexto no qual se desenvolveu, especialmente seu comprometimento com a
experiência do Chile socialista que culmina com o governo da Unidade Popular, e suas
conexões com outros projetos revolucionários e articulações das esquerdas latinoamericanas. Para tanto, primeiramente identificamos as particularidades constitutivas
deste movimento e o analisamos do ponto de vista histórico, cultural e político, de
forma a compreendê-lo em sua relação com a experiência política nacional e seus
vínculos político-artísticos em nível regional. Em seguida, adentramos na busca sobre os
sentidos, concepções e valores construídos em torno da arte revolucionária, situando-a
enquanto política cultural, e refletimos acerca da relação entre arte e política e,
especificamente sobre essa experiência musical, relevamos seu papel enquanto um meio
de disputa narrativa, como pedagogia social e mobilizadora de afetividades. Por fim, e
tendo como base a reflexão anterior sobre arte e política, analisamos as diversas práticas
político-artísticas destes músicos em sua adesão ao processo revolucionário chileno,
relevando também as tensões internas em torno do posicionamento político e os
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Figuras 3 e 4 – Capa do álbum “Canto al Programa”, de Inti-Illimani (p.105)
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