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OS SONS DA CIDADE: TERRITORIALIDADES E SOCIABILIDADES NOS CIRCUITOS DA MICARETA DE FEIRA DE SANTANA (1939 - 1985)
Tipo de documento:
Tese de Doutorado
Autor:
MIRANICE MOREIRA DA SILVA
Orientador:
ELOISA PEREIRA BARROSO
Local:
UnB
Data:
2020
Publicação - Livros / Artigos
Palavras-chave:
cidades, sociabilidades, territorialidades, micareta, Feira de Santana,
Resumo:
Texto em formato digital: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10206508
A tese em tela estuda o processo de territorialidade e sociabilidade de Feira de Santana a partir dos circuitos da micareta entre os anos de 1939 e 1985, buscando entender como os sons carnavalescos expressam e organizam a cidade. Partindo desse pressuposto, este estudo defende que a micareta é uma linguagem da cidade e que, a partir dos seus circuitos, é possível observar os projetos, conflitos e negociações na construção da cidade. A escolha do período deve-se ao fato de que a temporalidade estabelecida coincide com a consolidação da micareta enquanto a festa carnavalesca da cidade, bem como a consolidação do Axé music; recorte que corresponde a um Brasil republicano que alternou períodos democráticos e de exceção. Esse exercício historiográfico está ancorado em um corpus documental diverso: fontes impressas, jornais e revistas que circulavam à época, fontes orais e imagéticas, incluindo gravuras e fotografias. A leitura das fontes contou com o aporte teórico e metodológico dos estudos em História Cultural com foco nas questões do cotidiano, representações e práticas culturais urbanas. No presente estudo, procura-se estabelecer um debate interdisciplinar com outros campos do conhecimento, como a Geografia, Sociologia e a Linguística. Com base em conceitos dessas variadas áreas do conhecimento, a construção desta tese está voltada à compreensão de como a organização da micareta de Feira revela as representações e apropriações da cidade e seus projetos de sociedade.
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