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CENÁRIOS DA ÓPERA NA IMPRENSA CARIOCA: CULTURA, PROCESSO CIVILIZADOR E SOCIEDADE NA BELLE ÉPOQUE (1889-1914)

Tipo de documento:
Tese de Doutorado

Autor:
LILIANE CARNEIRO DOS SANTOS FERREIRA

Orientador:
ELOISA PEREIRA BARROSO

Local:
UnB

Data:
2017

Publicação - Livros / Artigos

Palavras-chave:
ópera, belle époque, crítica musical, República Velha, Rio de Janeiro,

Resumo:
Texto em formato digital: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5414321

A presente tese de doutorado objetivou estudar, tomando como referencial teórico os conceitos trabalhados no âmbito da História Cultural, a ópera no Rio de Janeiro no período entre 1889 e 1914, compreendido pelo que se convencionou denominar belle époque, enfatizando seu período republicano. A partir da compilação de informações relativas às apresentações de companhias líricas, companhias de teatro musicado de outros gêneros que traziam óperas em seus repertórios, e também de alguns espetáculos promovidos por iniciativas amadoras, buscamos compreender o espaço da ópera dentre as atividades artísticas que ocorriam na cidade. Ainda tomando as críticas, crônicas e textos opinativos de intelectuais ligados à crítica de arte nos periódicos da época, intentamos perceber os múltiplos significados a ela associados, de maneira a procurar fornecer algumas explicações para a realização de tantas temporadas líricas em um período em que o Brasil, especialmente sua capital, passava por crises que seriam, a princípio, empecilhos para a promoção de espetáculos caros. Percebemos que, a depender dos grupos de atores envolvidos – empresários, artistas, público, críticos – havia sentidos específicos atribuídos à ópera, os quais procuramos destacar e analisar, compreendendo ainda a importância desse gênero músico-teatral para a difusão de projetos civilizatórios que então tomavam forma naquele momento, e que tinham como veículo privilegiado a imprensa.

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