> Banco de Dados - História e música na universidade

“Os locutores do inferno”: representações de violências no rap do Facção Central (1995-2006)

Tipo de documento:
Dissertação de mestrado

Autor:
MATHEUS DE ANDRADE GOMES

Orientador:
EDLENE OLIVEIRA SILVA

Local:
UnB

Data:
2019

Publicação - Livros / Artigos

Palavras-chave:
Facção Central, rap, violências, resistência, racismo,

Resumo:
Texto em formato digital: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7819538

Esse trabalho apresenta uma análise das representações de violências e de resistência nas músicas do grupo de rap Facção Central produzidas entre 1995-2006. Formado em 1989 na cidade de São Paulo, este grupo teve destaque na história do rap de São Paulo e do Brasil por denunciar nas suas letras de forma realista e virulenta, em plena década de 1990, a violência “nua e crua”, a desumanização, a subalternização, a desigualdade socioeconômica dos jovens da periferia, seu genocídio pela polícia e Estado e o preconceito contra o rap. Nas representações de violência presentes nas letras e títulos dos álbuns do grupo destacam-se a violência letal contra os jovens da periferia e o seu encarceramento compulsório. Nas músicas, a criminalidade praticada por esses jovens é considerada como fruto da miséria e desigualdades sociais, ou seja, como reação as violências cometidas pelo estado e pela sociedade e não como algo natural às classes pobres e negras. O rap do Facção Central propõe formas de resistência, sobretudo, por meio da educação e da conscientização política. Para o grupo, a busca pela conscientização sócio-histórica dos subalternizados é uma arma no enfrentamento dos dispositivos de classe e racialidade que estruturam o Estado e a sociedade brasileira. Destaca-se, ainda, nas letras do grupo, sobretudo, no álbum de 2006, intitulado “Espetáculo do circo dos horrores” a preocupação em promover o protagonismo e atuação histórica de vários personagens negros e negras silenciados e invisibilizados, trazendo outras imagens como a de quilombos, revoltas, lutas, resistência, criatividade e liberdade diferentes daquelas generalizadas, racistas e classistas que predominam no imaginário social

Fontes:
16, APOCALIPSE. 2° vinda, a cura. São Paulo: Cosa Nostra Fonográfica, 2000. 1 compact disc
(ca.1h e 13min).
CENTRAL, Facção. Juventude de atitude. São Paulo: Sky Blue, 1995. 1 compact disc
(ca.48min).
________. Estamos de luto. São Paulo: Sky Blue, 1998. 1 compact disc (ca. 1h e 13 min).
________. Versos Sangrentos. São Paulo: Discoll Box, 1999. 1 compact disc (ca.1 h e 13 min).
________. A marcha fúnebre prossegue. São Paulo: EUO Entertainment, 2001. 1 compact disc
(ca. 1 he 11 min).
________. Direto do campo de extermínio. São Paulo: Face da Morte Produções, 2003. 1
compact disc (ca.2 h e 17 min).
________. Espetáculo do circo dos horrores. São Paulo: Facção Central Produções
Fonográficas, 2006. 1 compact disc (ca.2 h e 13 min).
MC’S, Racionais. Holocausto urbano. São Paulo: Zimbabwe, 1990. 1 compact disc (ca.29 min).
DA SILVA, Bezerra. Malandro rife. Rio de Janeiro: RCA Vik, 1984. 1 compact disc (ca. 40 min).
16, APOCALIPSE. 2° vinda, a cura. São Paulo: Cosa Nostra Fonográfica, 2000. 1 compact disc
(ca.1h e 13min).
CENTRAL, Facção. Juventude de atitude. São Paulo: Sky Blue, 1995. 1 compact disc
(ca.48min).
________. Estamos de luto. São Paulo: Sky Blue, 1998. 1 compact disc (ca. 1h e 13 min).
________. Versos Sangrentos. São Paulo: Discoll Box, 1999. 1 compact disc (ca.1 h e 13 min).
________. A marcha fúnebre prossegue. São Paulo: EUO Entertainment, 2001. 1 compact disc
(ca. 1 he 11 min).
________. Direto do campo de extermínio. São Paulo: Face da Morte Produções, 2003. 1
compact disc (ca.2 h e 17 min).
________. Espetáculo do circo dos horrores. São Paulo: Facção Central Produções
Fonográficas, 2006. 1 compact disc (ca.2 h e 13 min).
MC’S, Racionais. Holocausto urbano. São Paulo: Zimbabwe, 1990. 1 compact disc (ca.29 min).
DA SILVA, Bezerra. Malandro rife. Rio de Janeiro: RCA Vik, 1984. 1 compact disc (ca. 40 min).