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“MÚSICA NORDESTINA” E AS MEMÓRIAS EM DISPUTA: O balanceio de Lauro Maia (1943-1952)

Tipo de documento:
Tese de Doutorado

Autor:
ANA LUIZA RIOS MARTINS

Orientador:
ISABEL CRISTINA MARTINS GUILLEN

Local:
UFPE

Data:
2019

Publicação - Livros / Artigos

Palavras-chave:
Balanceio, Imprensa Mercado, Fonográfico, Música Nacional.

Resumo:
Texto em formato digital: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9014125

Objetiva-se em linhas gerais analisar o lugar do gênero balanceio no debate sobre a questão nacional na música entre os anos de 1943 a 1952. O balanceio surge no mercado carioca em um período em que a discussão sobre a questão nacional na música ganhou visibilidade. A preocupação, que parte da imprensa escrita demonstrou com a entrada de gêneros estrangeiros por meio do rádio e da indústria de discos, manifestava-se nas revistas que dedicavam páginas exclusivas a esse tipo de conteúdo e aos compositores e intérpretes que faziam frente a essa suposta “invasão”. Para darmos mais um passo na compreensão sobre o lugar do gênero balanceio no debate sobre a questão nacional na música desse período, analisaremos a trajetória de Lauro Maia e dos conjuntos regionais Quatro Ases e Um Coringa e Vocalistas Tropicais. É mediante esse percurso que busco compreender como esses agentes produtores incorporaram disposições estético-artísticas próprias em suas audições cotidianas na cidade de Fortaleza vinculadas às demandas de consumo de um mercado que emergia através da negociação entre cultura de massa e a busca de um éthos fundador da identidade nacional.

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