> Banco de Dados - História e música na universidade
A TRAMA DOS SONS: invenção e arquivo na fabricação de uma escuta do Nordeste (1910-1950)
Tipo de documento:
Tese de Doutorado
Autor:
LEONARDO CARNEIRO VENTURA
Orientador:
DURVAL MUNIZ DE ALBUQUERQUE JUNIOR
Local:
UFPE
Data:
2021
Publicação - Livros / Artigos
Palavras-chave:
Arquivo Sonoro, Regime de Audibilidade, Cartografia Auditiva, Nordeste
Resumo:
Texto em formato digital: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11421350
Este trabalho trata da emergência de um dispositivo arquivístico sonoro pensado para reter o que seriam as dimensões sonora e musical da região Nordeste. Entrecruzando práticas discursivas oriundas do campo da imprensa, da literatura, dos estudos do folclore, da música, da poesia, ele investiga os fios de som acionados por determinados agentes na elaboração do que seria uma sonoridade e uma musicalidade nordestinas. Para tanto, propõe as noções de regime de audibilidade e cartografia auditiva. A primeira funciona para nomear o conjunto de imagens sonoras associadas, desde as primeiras décadas do século XX, ao espaço imaginado do Nordeste, assim como suas condições históricas de surgimento. A segunda cuida de identificar nas obras – acadêmica, literária, musical – de determinados autores, autoras e artistas, os traços de sonoridade e de musicalidade que operam para constituir o Nordeste enquanto território sonorizado, musicado. Este trabalho busca pensar a elaboração de um arquivo sonoro para o espaço nordestino, enquanto produto do enfrentamento do tempo, em especial, do advento da modernidade, por determinados grupos atuantes na sociedade brasileira naquele período. Leva em conta os movimentos aglutinantes de pessoas e ideias como o Regionalismo Tradicionalista, o Modernismo, ambos da década de 1920, além do Movimento Folclórico, de final da década de 1940. Segue o entrelaçamento de suas linhas até o surgimento de uma indústria fonográfica, com polos de produção nas cidades do Rio de Janeiro e Recife, além de perseguir outras práticas sonoras que contribuíram para cristalizar a ideia de uma música e um som do Nordeste, enquanto, ao mesmo tempo, excluía dela os corpos dos cantadores e cantadoras que, em primeiro lugar, os inspiraram.
Fontes:
[ Fontes textuais manuscritas/datiloscritas ]
Instituto de Estudos Brasileiros – IEB/Usp São Paulo
Documentação da Série “Manuscritos de Mário de Andrade”, IEB-USP
Doc. MA-MMA-07-1-221 – A música e canção populares no Brasil – Notas de trabalho
e versão do texto mimeografada e em datiloscrito – São Paulo, 1936
Doc. MA-MMA-013-1-108 – Partituras – Documentos musicais anotados por Mário
de Andrade na região Nordeste entre 1928/29
Doc. MA-MMA-020-1-144 – Cabocolinhos – Documentos musicais anotados por
Mário de Andrade em João Pessoa, 1928/29
Doc. MA-MMA-027-1-436 – Cheganças – Material anotado por Mário de Andrade na
região Nordeste entre 1928/29
Doc. MA-MMA-039-1-225 – Melodias do boi – Documentos musicais anotados por
Mário de Andrade na região Nordeste entre 1928/29
Instituto Ludovicus – Natal
Correspondência de Luís da Câmara Cascudo
Carta de Ademar de Vidal a Luís da Câmara Cascudo sem data
Carta de Ademar de Vidal a Luís da Câmara Cascudo de 11/03/1943
Carta de Ademar de Vidal a Luís da Câmara Cascudo de 02/04/1943
Carta de Ademar de Vidal a Luís da Câmara Cascudo de 14/04/1943
[ Fontes textuais impressas ]
Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin
Livros de e sobre Gustavo Barroso
BARROSO, Gustavo. As colunas do templo: erudição, folclore, historia, critica, filologia. Rio de
Janeiro: Civilização Brasileira, 1932
347
_____. Através dos folk-lores. São Paulo: Melhoramentos, 1927
BEZERRA, Elvira. Gustavo Barroso: cadeira 19, ocupante 3. Rio de Janeiro: ABL, 2009. (Série
Essencial, vol. 5).
MENEZES, Eduardo Diatahy B. de. Gustavo Barroso: um cearense “Ariano”. Fortaleza: Museu
do Ceará, Secretaria do Estado do Ceará, 2006 (Coleção Outras Histórias, vol. 43)
Instituto Ludovicus – Natal
Livros de Gustavo Barroso
_____. (João do Norte). Ao som da viola: folk-lore. Rio de Janeiro: Leite Ribeiro, 1921
_____. Mula sem cabeça. São Paulo: Olegário Ribeiro, 1922
_____. O ramo de oliveira. Rio de Janeiro: Annuario do Brasil, 1925
_____. Praias e várzeas; Alma sertaneja. Rio de Janeiro: José Olympio, 1979
_____. Terra de sol: natureza e costumes do norte. Rio de janeiro: Benjamin de Aguilla, 1912.
Livros de Leonardo Mota
MOTA, Leonardo. Cantadores: poesia e linguagem do sertão cearense. Rio de Janeiro: Livraria
Castilho,1921
_____. No tempo de Lampião. 2ed. Fortaleza: Imprensa Universitária do Ceará, 1967 [1930]
_____. Sertão alegre: poesia e linguagem do sertão nordestino. 2 ed. Fortaleza: Imprensa
Universitária do Ceará, 1965 [1928]
_____. Violeiros do Norte. 4ed. Rio de Janeiro: Cátedra; Brasília: INL, 1976 [1925]
Livros de Luís da Câmara Cascudo
CASCUDO, Luís da Câmara. Alma Patrícia: critica literária. Natal: Atelier Typ. M. Vitorino, 1921
_____. Diário dos 1.104 klmts. Imburana: revista do Núcleo Câmara Cascudo de Estudos
Norte-Rio-Grandenses, v. 4, n. 8, 14 nov. 2014.
_____. Dicionário do folclore brasileiro. 5ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 1984 [1954]. (Clássicos da
Cultura Brasileira, 4)
348
_____. Geografia dos mitos brasileiros. São Paulo: Global, 2002 [1947].
_____. Histórias que o tempo leva...: da história do rio Grande do Norte. São Paulo: Ed. Monteiro
Lobato, 1924
_____. Joio: páginas de literatura e crítica. Natal: Officinas Graphicas d ́A Imprensa, 1924
_____. Vaqueiros e cantadores: folclore poético do sertão de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande
do Norte e Ceará. Rio de Janeiro: Ediouro, 1994 [1939]
_____. Viajando o sertão. 4 ed. São Paulo: Global, 2009 [1934]. Edição digital
Obras de literatura
Romance de trinta
QUEIROZ, Maria Luiza; QUEIROZ, Raquel de. Tantos anos. São Paulo: Siciliano, 1998.
QUEIROZ, Raquel de. O quinze. Fortaleza: Est. Graphico Urania, 1930.
RAMOS, Graciliano. Vidas secas. Rio de Janeiro: Record, 1986.
REGO, José Lins do. Banguê. Rio de Janeiro: José Olympio, 2011 [1934].
______. Doidinho. São Paulo: Global, 2020 [1933]. Edição digital.
______. Fogo morto. São Paulo: Global, 2021 [1943]. Edição digital.
______. Menino de engenho. São Paulo: Global, 2020 [1932]. Edição digital.
______. O moleque Ricardo. Rio de Janeiro: José Olympio, 1973 [1935].
______. Pedra Bonita. Rio de janeiro: José Olympio, 2010 [1938]. Edição digital.
______. Presença do Nordeste na literatura. Rio de Janeiro, Serviço de Documentação do
Ministério da Educação e Saúde, 1957.
______. Usina. Rio de Janeiro: José Olympio, 2010.
Obras de Mário de Andrade
ANDRADE, Mário de. A escrava que não era Isaura: discurso sobre algumas tendéncias da poesia
modernista. São Paulo: Tipografia Paulista, 1925.
_____. A lição do amigo: cartas de Mário de Andrade a Carlos Drummond de Andrade. São Paulo:
Companhia das Letras, 2015. Versão do Kindle.
349
_____. Amar, verbo intranzitivo: idilio. São Paulo: Casa Editora Antonio Tisi, 1927.
_____. As melodias do boi e outras peças. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.
_____. Aspectos da música brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012.
_____. Clan do jaboti: poesia. São Paulo: Oficinas Gráficas Eugenio Cupolo, 1927.
_____. Compendio de história da música. São Paulo: Oficinas Gráficas Eugenio Cupolo, 1929.
_____. Ensaio sobre a música brasileira. 3ª ed. São Paulo: Vila Rica; Brasília: INL, 1972.
_____. Introdução à estética musical. São Paulo: Hucitec, 1995.
_____. Macunaíma: o herói sem nenhum caráter. São Paulo: Oficinas Gráficas Eugenio Cupolo,
1928.
_____. Música, doce música. São Paulo: L. G. Miranda, 1934.
_____. O empalhador de passarinho. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012 [1944].
_____. O losango cáqui ou afetos militares de mistura com os porquês de eu saber alemão. São
Paulo: Casa Editora Antonio Tisi, 1926, s/p.
_____. Obra imatura: Há uma gota de sangue em cada poema; Primeiro andar; A escrava que não
é Isaura. São Paulo, Martins: Itatiaia, 1980.
_____. O losango cáqui ou afetos militares de mistura com os porquês de eu saber alemão. São
Paulo: Casa Editora Antonio Tisi, 1926.
_____. O turista aprendiz. Brasília, DF: Iphan, 2015.
_____. Pauliceia desvairada. São Paulo: Casa Mayença, 1922.
_____. Poesias completas, vol. 1. Edição de texto apurado, anotada e acrescida de documentos por
Tatiana Longo Figueiredo e Telê Ancona Lopez. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2013.
MORAES, Marcos Antonio de (org.). Câmara Cascudo e Mário de Andrade: cartas, 1924-1944.
São Paulo: Global, 2010. Edição do Kindle.
_____. Correspondência: Mário de Andrade & Manuel Bandeira. São Paulo: Edusp, 2000.
Outros
ALMEIDA, José Américo de. A bagaceira. Rio de Janeiro: José Olympio, 2000 [1928].
ANDRADE, Oswald. O santeiro do Mangue e outros poemas. São Paulo: Globo; Secretaria do
Estado da Cultura, 1991.
350
ASSIS, Machado de. Tempo de crise. In: Obra completa, vol II. Rio de Janeiro: Nova Aguilar,
1994.
_______. Um homem célebre. In: Obra completa, vol II. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.
CASARES, Adolfo Bioy. La invención de Morel. In: Obra completa I (1940-1958). Buenos Ayres:
Emecé, 2012, p. 15-83.
CUNHA, Euclides da. Os sertões: campanha de Canudos. São Paulo: Abril Cultural, 1979.
DOSTOIÉVSKI, Fiodor. O duplo: poema petersburguense. São Paulo: Editora 34, 2013.
FERNANDO, Jorge; FERREIRA, Ascenso. Dois poetas do Nordeste. (Coleção Aspectos).
Brasília/DF: Editora do Ministério da Educação e Cultura, 1964.
FERREIRA, Ascenso. Poemas: 1922-1949. Rio de Janeiro: Serviço Gráfico do IBGE, 1951.
GUERRA, Junqueiro. A fome no Ceará. Lisboa: David Corazzi Editor, 1887.
JAMES, Henry. Lady Barberia; A outra volta do parafuso. São Paulo: Abril Cultural, 1980.
LIMA, Jorge de. O anjo. São Paulo: Civilização Brasileira, 1998.
MACEDO, Joaquim Manoel de. Memórias da Rua do Ouvidor. Brasília: Senado Federal,
Conselho Editorial, 2005.
MEIRELES, Cecília. Viagem & Vaga música. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016.
ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas. 15. ed. rio de Janeiro: José olympio, 1982.
SUASSUNA, Ariano. Romance d’A Pedra do Reino e o príncipe do sangue do vai-e-volta. Rio
de Janeiro: José Olympio, 2006.
Livros e artigos
BARRETO, Dantas Coronel. Última expedição a Canudos. Porto Alegre: Franco & Irmãos
Editores, 1898.
FERNANDES, Flávio Sátiro. Ernani Sátiro: Ensaio biográfico e seleção de documentos e
discursos. Brasília : Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2011.
FLETCHER, Harvey Biographical Memoir of Dayton Clarence Miller 1866-1941. National
Academy of Sciences of the USA Biographical Memoirs, V23, N3, 1943.
FONSECA, Homero; POLO, Marco. O guerreiro Lenine contra o dragão do mercado. Revista
Continente Multicultural, Recife, n. 40, p. 37-45, abril, 2004.
FREYRE, Gilberto. Nordeste: aspectos da influência da cana sobre a vida e a paisagem do
351
Nordeste do Brasil. São Paulo: Global, 2013. Edição digital.
______. Tempo morto e outros tempos: Trechos de um diário de adolescência e primeira
mocidade 1915-1930. São Paulo: Global, 2012 [1975]. Edição digital.
INOJOSA, Joaquim. O movimento modernista em Pernambuco, v. 3. Rio de Janeiro: Guanabara,
1969, p. 336.
MARROQUIM, Mário. A língua do Nordeste (Alagoas e Pernambuco). São Paulo: Companhia
Editora Nacional, 1934.
MESSIAEN, Olivier. The technique of my musical language. Paris: Leduc, 1944.
NOBRE, Antonio. Despedidas. Versão do site The Gutemberg Project. Disponível em:
http://www.gutenberg.org/files/27535/27535-h/27535-h.htm. Acesso em 09 fev. 2021.
NIETZSCHE, Friedrich. O nascimento da tragédia ou helenismo e pessimismo. São Paulo:
Companhia das Letras, 2007
PRADO, Paulo. Retrato do Brasil: ensaio sobre a tristeza brasileira. São Paulo: Companhia das
Letras, 2013 [1928].
SOUTO MAIOR, Mário; SILVA, Leonardo Dantas (Org.). Antologia do carnaval do Recife.
Recife: Fundaj, Ed. Massangana, 1991.
SOUZA, Bernardino José de. O ciclo do carro de bois no Brasil. São Paulo: Companhia Editora
Nacional, 1958.
SPENGLER, Oswald. A decadência do ocidente: esboço de uma morfologia da história universal.
Rio de Janeiro: Zahar, 1973 [1918; 1922].
SUASSUNA, Ariano. O movimento armorial. Recife: Universidade Federal de
Pernambuco/Editora universitária, 1974.
_____. Texto presente no programa do recital de estreia da Orquestra Romançal Brasileira. Teatro
Santa Isabel, Recife, 18 dez 1975. (Folheto).
_____. Texto presente no programa em recital do Quinteto Armorial. Recife, 29 nov. 1972.
(Folheto).
Catálogos
Acervo de pesquisas folclóricas de Mário de Andrade: 1935 - 1938. - São Paulo: Centro Cultural
São Paulo, 2000.
Catálogo Histórico-Fonográfico. São Paulo: Centro Cultural São Paulo/ Discoteca Oneyda
Alvarenga Série Catálogo Acervo Histórico n.1, outubro 1993.
352
Estabelecimentos ruraes recenseados no estado da parahyba. Rio de Janeiro: Typografia da
Estatística do Ministerio da Agricultura, Industria E Commercio, 1920.
Periódicos
Rio de Janeiro
A Cigarra: ano 36, n. 6, jun. 1955; ago. 1956
A Gazeta Esportiva: 19 nov. 1958.
A Manhã: 25 mai. 1945; 9 nov. 1947.
A Noite: 30 mai. 1942.
A Patria, 11 jun. 1922.
A República: 22 jun. 1940.
Brasil Açucareiro – Revista Quinzenal dirigida pela Comissão de Defeza da Producção do
Assucar: mar. 1936.
Careta: Ano 47, n. 2432, 5 fev. 1955.
Carioca: Ano 5, n. 235, abr. 1940
Correio da manhã: 16 out. 1922; 30 dez. 1932; 16 nov. 1948; 19 nov. 1948.
Diário de Notícias, 11 fev. 1940; 29 abr. 0951; 6 mai. 1951; 10 jun. 1951; 18 jul. 1954; 11 jul.
1956; 29 mar. 1958.
Diário Oficial da União: 19 set. 1916.
Eu Sei Tudo: Magazine Mensal Illustrado: jun. 1922.
Gazeta de Notícias: 11 jul. 1910; 29 abr. 1929.
Jornal do Brasil: 7 jan. 1930; 16 mai. 1975; 2 nov. 1976.
Jornal do Commercio: jan.-set. 1911; jan.-dez.1912; 19 nov. 1948.
O Gymnasial, 24 jul. 1910; 7 ago. 1910.
O Jornal: 22 jun. 1922; 6 jan. 1929; 21 mar. 1951; 6 mai. 1951.
O Paiz, 02 jul. 1915.
O Perfil: 01 jun. 1917.
Pelo Mundo: Magazine Mensal Illustrado: jun. 1924
Radiolândia: Ano 3, n. 143, 29, dez. 1956.
Revista Brasileira de Folclore. Ano 3, n. 5. Rio de Janeiro, jan. 1963; Ano 3, n. 6. Rio de Janeiro,
mai. 1963.
Revista da Semana: vol. 21, 26 mai. 1951; n. 6, 9 fev. 1952
Revista do Disco: Ano 3, n. 24, jan. 1955; Ano III, n. 26, mar. 1955.
Revista do Rádio: 29 jan. 1955.
Revista Fon-Fon!: 30 jul. 1910; 08 abr. 1916; 09 set. 1916; 10 fev. 1917; 15 fev. 1919. 25 jan.1922;
03 nov. 1923; 23 jun. 1928; 03 ago. 1929. 02 ago. 1930; 15 abr. 1933.
Tribuna da imprensa: 10 mai. 1951.
São Paulo
A Gazeta: jan.-jul. 1928; 08 jan. 1931.
Correio Paulistano: 20 nov.1917; 17 set. 1918; 27 jul. 1927; 27 jan. 1928; 07 nov. 1929; 19 mar.
1955.
Correio Popular: 10 jan. 1926.
Folha da Manhã: 19, 23 ago; 02, 09, 16, 23 set 1943.
353
O Estado de São Paulo: maio-nov. 1928; 31 jul. 1940.
Revista Klaxon: 15 mai. 1922.
Pernambuco
A Província: 12 mar. 1914; 29 ago. 1915;
Diário de Pernambuco: 6 fev. 1880; jan.-dez. 1915; 7 nov. 1925; 20 out. 1949; 15 abr. 1950; 25
abr. 1950; 6 jan. 1951; 4 fev. 1951; 5 ago. 1951; 9 ago. 1953; 3 jan. 1954. 12 dez. 1954; 8 maio
1969; 30 nov. 1969; 15 mar. 1975; 31 mar. 1975; 25 abr. 1975. 7 mai. 1975; 26 jul. 1975; 14 dez.
1975; 18 dez. 1975; 23 abr 1989.
Folha da Manhã, 5 nov. 1944.
Jornal do Recife, 14 ago. 1915; 29 ago. 1915.
Jornal do Commercio, 6 set. 1925.
Última Hora, 13 jun. 1936.
Rio Grande do Norte
Diário de Natal: 21 ago. 1953.
Maceió
Novidade: Semanário Illustrado: jan.-dez. 1931
Ceará
Revista da Semana: 30 dez. 1913.
Pará
Estado do Pará: 29 fev. 1916.
Espírito Santo
O Cachoeirano: Órgão do Povo, 5 jul. 1922.
Outros
Correio de Africa: Semanario Defensor dos Interesses Africanos. Lisboa, 8 dez. 1921.
Nature Magazine: 6 jan. 1870; 17 mar. 1870.
354
Boletins e atas
Boletim do Setor de Divulgação do MEC no
21, jan./fev. 1960.
CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO. Ata da Sessão Ordinária (sem número), 20 de Janeiro
de 1852. São Paulo: CMSP.
CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO. Ata da Sessão Ordinária (sem número), 21 de Abril de
1852. São Paulo: CMSP
[ Fontes eletrônicas ]
Caçapa. Por uma discografia nordestina: 1902-1919. Outros Críticos, 20 abr. 2017. Disponível em:
https://outroscriticos.com/por-uma-discografia-nordestina-1902-1919/. Acesso em: 08 jul. 2021.
Fazenda Bom Jardim, um passeio no tempo. Natal Online. 2020. Disponível em
https://www.natalonline.com/noticias/fazenda-bom-jardim-um-passeio-no-tempo. Acesso em 01
out. 2020.
CABRERA, Rômulo; VICENZO, Giacomo. Artistas driblam a fiscalização para se apresentar nos
vagões do Metrô. 32xSP, 2019. Disponível em: https://32xsp.org.br/2019/01/17/artistas-driblam-afiscalizacao-para-se-apresentar-nos-vagoes-dometro/#:~:text=Embora%20seja%20fonte%20de%20renda,de%20ve%C3%ADculos%20de%20tra
nsporte%20coletivo. Acesso em: 09 set. 2020.
MATTOS, Flávio de. O baião jazz de Jovino Santos Neto fazendo um São João americano. O Globo,
São Paulo, jun. 2015. Disponível em: http://noblat.oglobo.globo.com/artigos/noticia/2015/06/obaiao-jazz-de-jovino-santos-neto-fazendo-um-sao-joao-americano.html. Acesso em: 21 set. 2015.
SHEWEY, Don. Various Positions. Rolling Stone, 1985. Disponível em:
https://www.rollingstone.com/music/music-album-reviews/various-positions-90628/. Acesso em:
09 set 2020.TRUST, Gary. Leonard Cohen's 'Hallelujah' Hits Hot 100 for First Time. Billboard,
2016. Disponível em: https://www.billboard.com/articles/columns/chart-beat/7581659/leonardcohen-hallelujah-hot-100-first-time. Acesso em: 09 set. 2020.
[ Fontes fonográficas ]
Discos de Luiz Gonzaga
GONZAGA, Luiz. ABC do sertão/ Vozes da seca. Rio de Janeiro: RCA Victor: 1953. Disco de 78
RPM.
_____. Acauã/ Adeus Pernambuco. Rio de Janeiro: RCA Victor: 1952. Disco de 78 RPM.
355
_____. A dança da moda/ Respeita Januário. Rio de Janeiro: RCA Victor: 1950. Disco de 78
RPM.
_____. Adeus Rio de Janeiro/ Rei Bantú. Rio de Janeiro: RCA Victor: 1950. Disco de 78 RPM.
_____. A letra I/ Algodão. Rio de Janeiro: RCA Victor: 1953. Disco de 78 RPM.
_____. Alza Manolita/ O Chamego Da Guiomar. Rio de Janeiro: RCA Victor: 1943. Disco de 78
RPM.
_____. Apanhei-te Cavaquinho/ Ivone. Rio de Janeiro: RCA Victor: 1943. Disco de 78 RPM.
_____. Aquele Chorinho/ Lígia. Rio de Janeiro: RCA Victor: 1942. Disco de 78 RPM.
_____. Araponga/ Meu Passado. Rio de Janeiro: RCA Victor: 1943. Disco de 78 RPM.
_____. Assum preto/ Cintura fina. Rio de Janeiro: RCA Victor: 1950. Disco de 78 RPM.
_____. A história do Nordeste na voz de Luiz Gonzaga. Rio de Janeiro: RCA Victor: 1956. LP.
_____. Baião da garoa/ Piauí. Rio de Janeiro: RCA Victor: 1952. Disco de 78 RPM.
_____. Baião de Vassouras/ Beata Mocinha. Rio de Janeiro: RCA Victor: 1952. Disco de 78 RPM.
_____. Balanço do Calango/ Coração de mulher. Rio de Janeiro: RCA Victor: 1947. Disco de 78
RPM.
_____. Bolo mimoso/ Dança do macaco. Rio de Janeiro: RCA Victor: 1945. Disco de 78 RPM.
_____. Catimbó/ Despedida. Rio de Janeiro: RCA Victor: 1944. Disco de 78 RPM.
_____. Calangotango/ Minha Guanabara. Rio de Janeiro: RCA Victor: 1942. Disco de 78 RPM.
_____. Catamilho na festa/ Pau-de-arara. Rio de Janeiro: RCA Victor: 1952. Disco de 78 RPM.
_____. Caxangá/ Cortando pano. Rio de Janeiro: RCA Victor: 1945. Disco de 78 RPM.
_____. Chofer de praça/ No Ceará não tem disso não. Rio de Janeiro: RCA Victor: 1950. Disco
de 78 RPM.
_____. Cigarro de paia/ Baião da Garoa. Rio de Janeiro: RCA Victor: 1952. Disco de 78 RPM.
_____. Dança Mariquinha/ Impertinente. Rio de Janeiro: RCA Victor: 1945. Disco de 78 RPM.
_____. Destino/ Galo Garnizé. Rio de Janeiro: RCA Victor: 1943. Disco de 78 RPM.
_____. Dezessete léguas e meia/ Forró de Mané Vito. Rio de Janeiro: RCA Victor: 1950. Disco
de 78 RPM.
_____. É pra rir ou não é/ Devolve. Rio de Janeiro: RCA Victor: 1946. Disco de 78 RPM.
356
_____. Escorregando/ Madrileña. Rio de Janeiro: RCA Victor: 1944. Disco de 78 RPM.
_____. Farolito/ Segura a polca. Rio de Janeiro: RCA Victor: 1941. Disco de 78 RPM.
_____. Fazendo intriga/ Vanda. Rio de Janeiro: RCA Victor: 1944. Disco de 78 RPM.
_____. Festa napolitana/ Ovo azul. Rio de Janeiro: RCA Victor: 1946. Disco de 78 RPM.
_____. Isto é que nós/ Perpétua. Rio de Janeiro: RCA Victor: 1946. Disco de 78 RPM.
_____. Lorota boa/ Mangaratiba. Rio de Janeiro: RCA Victor: 1949. Disco de 78 RPM.
_____. Luar do Nordeste/ Bilú bilú. Rio de Janeiro: RCA Victor: 1944. Disco de 78 RPM.
_____. Macapá/ Boiadeiro. Rio de Janeiro: RCA Victor: 1950. Disco de 78 RPM.
_____. Madame Baião/ Conversa de Barbeiro. Rio de Janeiro: RCA Victor: 1951. Disco de 78
RPM.
_____. Mais ninguém/ Toca sanfoneiro. Rio de Janeiro: RCA Victor: 1952. Disco de 78 RPM.
_____. Marabaixo/ Jardim da Saudade. Rio de Janeiro: RCA Victor: 1952. Disco de 78 RPM.
_____. Mariá/ Amanhã eu vou. Rio de Janeiro: RCA Victor: 1951. Disco de 78 RPM.
_____. Marieta/ Juazeiro. Rio de Janeiro: RCA Victor: 1946. Disco de 78 RPM.
_____. Moda da mula preta/ Firim, firim, firim. Rio de Janeiro: RCA Victor: 1948. Disco de 78
RPM.
_____. Moreninha tentação/ Saudade de Pernambuco. Rio de Janeiro: RCA Victor: 1953. Disco
de 78 RPM.
_____. Jardim da saudade/ Marabaixo. Rio de Janeiro: RCA Victor: 1952. Disco de 78 RPM.
_____. Na hora H/ Mara. Rio de Janeiro: RCA Victor: 1945. Disco de 78 RPM.
_____. Não bate nele/ Calango da lacraia. Rio de Janeiro: RCA Victor: 1946. Disco de 78 RPM.
_____. No meu pé de serra/ Pagode russo. Rio de Janeiro: RCA Victor: 1947. Disco de 78 RPM.
_____. Nós Queremos Uma Valsa/ Arrancando Caroá. Rio de Janeiro: RCA Victor: 1941. Disco
de 78 RPM.
_____. O balaio de Veremundo/ Pronde tu vai, Luí? Rio de Janeiro: RCA Victor: 1954. Disco de
78 RPM.
_____. Ô de casa/ Chamego das cabrochas. Rio de Janeiro: RCA Victor: 1946. Disco de 78 RPM.
357
_____. O pau comeu/ Oh. Rio de Janeiro: RCA Victor: 1954. Disco de 78 RPM.
_____. O torrado/ Estrada de Canindé. Rio de Janeiro: RCA Victor: 1951. Disco de 78 RPM.
_____. O xote das meninas/ Treze de dezembro. Rio de Janeiro: RCA Victor: 1953. Disco de 78
RPM.
_____. Pão duro/ Sabido. Rio de Janeiro: RCA Victor: 1946. Disco de 78 RPM.
_____. Passeando em Paris/ Aperreado. Rio de Janeiro: RCA Victor: 1945. Disco de 78 RPM.
_____. Penerou xerém/ Sanfona dourada. Rio de Janeiro: RCA Victor: 1945. Disco de 78 RPM.
_____. Praxaxá/ A vida do viajante. Rio de Janeiro: RCA Victor: 1953. Disco de 78 RPM.
_____. Propriá/ Olha pro céu. Rio de Janeiro: RCA Victor: 1951. Disco de 78 RPM.
_____. Provocando as cordas/ Última inspiração. Rio de Janeiro: RCA Victor: 1945. Disco de 78
RPM.
_____. Queixumes/ Zinha. Rio de Janeiro: RCA Victor: 1945. Disco de 78 RPM.
_____. Quer ir mais eu/ Pau de sebo. Rio de Janeiro: RCA Victor: 1948. Disco de 78 RPM.
_____. Recordações De Alguém/ Pingo Namorando. Rio de Janeiro: RCA Victor: 1944. Disco de
78 RPM.
_____. Sabiá/ Baião da Penha. Rio de Janeiro: RCA Victor: 1951. Disco de 78 RPM.
_____. Sanfonando/ Verônica. Rio de Janeiro: RCA Victor: 1942. Disco de 78 RPM.
_____. Sanfonando/ Verônica. Rio de Janeiro: RCA Victor: 1942. Disco de 78 RPM.
_____. São João chegou/ O casamento de Rosa. Rio de Janeiro: RCA Victor: 1953. Disco de 78
RPM.
_____. São João do carneirinho/ Imbalança. Rio de Janeiro: RCA Victor: 1952. Disco de 78
RPM.
_____. São João na roça/ Juca. Rio de Janeiro: RCA Victor: 1952. Disco de 78 RPM.
_____. Saudade/ Apitando Na Curva. Rio de Janeiro: RCA Victor: 1942. Disco de 78 RPM.
_____. Saudade/ Apitando Na Curva. Rio de Janeiro: RCA Victor: 1942. Disco de 78 RPM.
_____. Saudades De Areal/ Pisa De Mansinho. Rio de Janeiro: RCA Victor: 1942. Disco de 78
RPM.
_____. Saudades de Matão/ Brejeiro. Rio de Janeiro: RCA Victor: 1946. Disco de 78 RPM.
_____. Saudades de Ouro Preto/ Pé de Serra. Rio de Janeiro: RCA Victor: 1942. Disco de 78
358
RPM.
_____. Saudades de São João Del Rei/ Vira e Mexe/ Qui Nem Jiló. Rio de Janeiro: RCA Victor:
1941. Disco de 78 RPM.
_____. Seu Januário/ Sant'ana. Rio de Janeiro: RCA Victor: 1942. Disco de 78 RPM.
_____. Seridó/ Légua tirana. Rio de Janeiro: RCA Victor: 1949. Disco de 78 RPM.
_____. Subindo ao Céu/ Fuga da África. Rio de Janeiro: RCA Victor: 1944. Disco de 78 RPM.
_____. Tô sobrando/ Moreninha, moreninha. Rio de Janeiro: RCA Victor: 1951. Disco de 78
RPM.
_____. Toca uma polquinha/ Feijão cum côve. Rio de Janeiro: RCA Victor: 1946. Disco de 78
RPM.
_____. Todo homem quer/ Tenho onde morar. Rio de Janeiro: RCA Victor: 1947. Disco de 78
RPM.
_____. Vamos xaxear/ Xaxado. Rio de Janeiro: RCA Victor: 1952. Disco de 78 RPM.
_____. Vem morena/ Quase maluco. Rio de Janeiro: RCA Victor: 1950. Disco de 78 RPM.
_____. Vou mudar de couro/ Gato angorá. Rio de Janeiro: RCA Victor: 1950. Disco de 78 RPM.
_____. Vou pra roça/ Asa Branca/ Paraíba. Rio de Janeiro: RCA Victor: 1947. Disco de 78 RPM.
_____. Vozes da seca/ ABC do sertão. Rio de Janeiro: RCA Victor: 1953. Disco de 78 RPM.
_____. Xanduzinha/ A volta da Asa Branca. Rio de Janeiro: RCA Victor: 1950. Disco de 78 RPM.
_____. Xodó/ Caprichos do destino. Rio de Janeiro: RCA Victor: 1944. Disco de 78 RPM.
GONZAGA, Luiz; TEIXEIRA, Humberto. Juazeiro/ Baião. Rio de Janeiro: RCA Victor: 1949.
Disco de 78 RPM.
GONZAGA, Luiz; OS TROVADORES. Parabéns A Você (Happy Birthday To You)/ Ela foi
embora. Rio de Janeiro: Continental, 1945. Disco de 78 RPM.
Discos do Selo Mocambo
ÁVILA, Dalva de. Se você voltasse um dia/ Limoeiro do sereno. Recife: Mocambo, 1956. Disco
de 78 RPM.
BARACHO, Expedito; ORQUESTRA PARAGUARY. Totoca no frevo/ Barbosa Filho no frevo.
Recife: Mocambo, 1956. Disco de 78 RPM.
BARRIQUINHA. Mestre Ziza/ Baião do luar. Recife: Mocambo, 1956. Disco de 78 RPM.
359
CHAVES, Gilvan. Casamento aprissiguido/ O gemedor. Recife: Mocambo, 1956. Disco de 78
RPM.
_____. Pastoril do velho Cebola/ Dei ao mar para guardar. Recife: Mocambo, 1956. Disco de
78 RPM.
_____. Pregões do Recife/ Morena praieira. Recife: Mocambo, 1956. Disco de 78 RPM.
CUNHA, Creusa. Tem jeito sanfona/ Você há de pagar. Recife: Mocambo, 1956. Disco de 78
RPM.
DELMIN, Dany. La goualante du pauvre Jean/ Lavadeiras de Portugal . Recife: Mocambo,
1956. Disco de 78 RPM.
DIAS, Orlando. Superstição/ Perigo de morte. Recife: Mocambo, 1956. Disco de 78 RPM.
FERREIRA, ascenso. 64 poemas escolhidos e 3 historietas populares de ascenso ferreira. Recife:
Mocambo, 1965. LP.
J. ROCHA E SEU CONJUNTO DE BOITE. Festival de ritmos. Recife: Mocambo, 1955. LP.
JAZZ P.R.A. 8 DE NELSON FERREIRA; GERMANO, Claudionor. Come e dorme/ Boneca.
Recife: Mocambo, 1953. Disco de 78 RPM.
J. ROCHA E SEU CONJUNTO. Buscapé/ confissão. Recife: Mocambo, 1956. Disco de 78 RPM.
LACERDA, Genival. Côco de 56/ Dance o xaxado. Recife: Mocambo, 1956. Disco de 78 RPM.
MENEZES, Zé. Maluquinho/ Meu xodozinho. Recife: Mocambo, 1956. Disco de 78 RPM.
MESSIAS, José. Macumbô/ Deus e a natureza. Recife: Mocambo, 1956. Disco de 78 RPM.
OS CANCIONEIROS. Prece à saudade/ Luanda. Recife: Mocambo, 1956. Disco de 78 RPM.
ORQUESTRA TAMANDARÉ. Alegria de Pompeia/ Pernambuco, você é meu. Recife:
Mocambo, 1956. Disco de 78 RPM.
_____. Faiscante/ Sempre a primeira. Recife: Mocambo, 1956. Disco de 78 RPM.
_____. Você é a maior/ Ninguém de tira do pedaço. Recife: Mocambo, 1956. Disco de 78 RPM.
ORQUESTRA TAMANDARÉ; LOPES, Edilásio. O passarinho come/ Parada dura. Recife:
Mocambo, 1956. Disco de 78 RPM.
ORQUESTRA TAMANDARÉ; ORLANDO, José. Encapetado/ Viva a banana. Recife:
Mocambo, 1956. Disco de 78 RPM.
_____. Salgadinho/ O cangote dela. Recife: Mocambo, 1956. Disco de 78 RPM.
360
ORQUESTRA TAMANDARÉ; SANTOS, Raimundo. Tijolo quente/ Frevo dos casados. Recife:
Mocambo, 1956. Disco de 78 RPM.
ORQUESTRA TAMANDARÉ; TRIO GUARANI. Regressando/ Carregador. Recife: Mocambo,
1956. Disco de 78 RPM.
OS CANCIONEIROS; NILTON PAZ; DIVERSOS. Poque brilham teus olhos/ Chove chuva.
Recife: Mocambo, 1956. Disco de 78 RPM.
QUATRO ASES E UM CORINGA. Bairros da cidade/ Quixadá. Recife: Mocambo, 1956. Disco
de 78 RPM.
_____. Quem mandou/ Lei seca. Recife: Mocambo, 1956. Disco de 78 RPM.
ROSA, Gerson. Um cavaquinho no deserto/ Bamboleando. Recife: Mocambo, 1956. Disco de 78
RPM.
SILVA, Julinha. Peixinho do mar/ Eu bem dizia. Recife: Mocambo, 1956. Disco de 78 RPM.
TRIO GUARANI; ORQUESTRA TAMANDARÉ DE NELSON FERREIRA. Pataco taco/
Mocambo. Recife: Mocambo, 1955. Disco de 78 RPM.
TRIO NACIONAL. Agora é tarde/ Quixeramobim. Recife: Mocambo, 1956. Disco de 78 RPM.
TRIO SUL A NORTE. Soca passoca/ Boi criminoso. Recife: Mocambo, 1956. Disco de 78 RPM.
ZÉ FORTUNA E PITANGUEIRA. Beijo da morte/ O selo de sangue. Recife: Mocambo, 1956.
Disco de 78 RPM.
ZUMBA. Pimenta no fogo/ O tal Amaral. Recife: Mocambo, 1955. Disco de 78 RPM.
Outros
CHICO SCIENCE & NAÇÃO ZUMBI. Da lama ao caos. Rio de Janeiro: Sony Music, 1994.
Compact disc.
Museu da Imagem e Som do Rio de Janeiro
Documentação da Série “Depoimentos para a posteridade”, MIS-RJ
GONZAGA, Luiz. Luiz Gonzaga: depoimento. Entrevista concedida a Ricardo Cravo Albin
e Humberto Teixeira. Museu da Imagem e do Som, Rio de Janeiro, 06 set. 1968. Entrevista
concedida ao projeto Depoimentos para posteridade do MIS-RJ.
Documentação da série “No mundo do baião” do programa “Cancioneiro Royal”
NO MUNDO DO BAIÃO. Cancioneiro Royal: Revelador das maravilhas da cantiga
popular no Brasil. Rio de Janeiro: Rádio Nacional, 10 out. 1950. Programa de rádio.
361
NO MUNDO DO BAIÃO. Cancioneiro Royal: Revelador das maravilhas da cantiga
popular no Brasil. Rio de Janeiro: Rádio Nacional, 24 out. 1950. Programa de rádio.
NO MUNDO DO BAIÃO. Cancioneiro Royal: Revelador das maravilhas da cantiga
popular no Brasil. Rio de Janeiro: Rádio Nacional, 28 nov. 1950. Programa de rádio.
NO MUNDO DO BAIÃO. Cancioneiro Royal: Revelador das maravilhas da cantiga
popular no Brasil. Rio de Janeiro: Rádio Nacional, 17 dez. 1950. Programa de rádio.
Discoteca Oneyda Alvarenga – Centro Cultural São Paulo
Fonogramas escutados no Acervo Histórico Oneyda Alvarenga, Centro Cultural São Paulo e
listados conforme o Catálogo Histórico-Fonográfico disponibilizado pela Discoteca Oneyda
Alvarenga.
Os fonogramas estão classificados por número e título de registro, número do fonograma, tempo
de duração, local de registro e gênero de música, distribuídos em Cds em formato digital.
A lista com os fonogramas dos registros realizados em localidades dentro da região Nordeste
inicia a partir do Cd 3, fonograma 29.