> Banco de Dados - História e música na universidade

A Chicago do Blues em Cadillac Records (2008) : pensando o lugar sonoro histórico

Tipo de documento:
Tese de Doutorado

Autor:
DANIEL DÓRIA POSSOLLO CARRIJO

Orientador:
PEDRO PLAZA PINTO

Local:
UFPR

Data:
2020

Publicação - Livros / Artigos

Palavras-chave:
Música e história, Blues (Música) - História, Cinema e história, História

Resumo:
Texto em formato digital:https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/67263

Resumo: Tão importante quanto estudar o passado é compreender a sua permanência no presente, seus usos e ressignificações por grupos sociais e mídias de diversos alcances e naturezas. A presente tese almeja propor, à luz da premissa exposta, uma alternativa teórico-metodológica de estudo de fontes audiovisuais que encenem recortes históricos de forma a atentar para as potencialidades semânticas da trilha sonora e do design de som enquanto recursos narrativos relevantes. Para tal, partindo da investigação do filme de 2008, Cadillac Records, e da sua relação para com a História e memória do blues e algumas de suas principais biografias, chegamos aqui a um modelo que, baseado em três conceitos novos para a ciência histórica - a ideia de parâmetro de autenticidade, de lugar sonoro histórico e de residualidade espectral -, apresenta-se como alternativa de reflexão acerca das formas pelas quais compreende-se a experiência ambiental sonora do passado, e em especial quando falamos de um tema como a história de um gênero musical, bem como investigação da consciência histórica do presente. Palavras-chave: blues, autenticidade, lugar sonoro histórico, resíduo espectral, cinema.

Fontes:
ADORNO, Theodor W. Introdução à Sociologia da Música: doze preleções
teóricas. São Paulo: Editora Unesp, 2011.
AGAMBEN, Giorgio. A potência do pensamento: ensaios e conferências.
Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
AGAMBEN, Giorgio. Categorias italianas: estudos sobre poética e
literatura. Florianópolis: Editora da UFSC, 2014.
AGAMBEN, Giorgio. Estâncias: a palavra e o fantasma na cultura ocidental.
Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.
AGAMBEN, Giorgio. “O país dos brinquedos: reflexões sobre a história e sobre
o jogo”. In: AGAMBEN, Giorgio. Infância e história: destruição da
experiência e origem da história. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.
ARISTÓTELES. “Poética”. In: ARISTÓTELES. Aristóteles – Vida e Obra. São
Paulo: Editora Nova Cultura (coleção “Os Pensadores”), 1999.
ATKEN, Stuart C. ; ZONN, Leo E. “Re-apresentando o lugar pastiche” (1994).
In: CORRÊA, Roberto Lobato ; ROSENDAHL, Zeny (orgs.). Cinema, música e
espaço. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2009.
BENVENISTE, Émile. Problemas de Linguística Geral. São Paulo: Ed.
Nacional, Ed. Da Universidade de São Paulo, 1976.
CERTEAU, Michel de. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense
Universitária, 2010 (2ª edição).
CHION, Michel. A Audiovisão: som e imagem no cinema. Lisboa: Edições
Texto & Grafia, 2011
COHODAS, Nadine. Spinning blues into gold: the Chess brothers and the
legendar Chess Records. EUA, New York: St. Martin’s Press, 2000.
CUSTEN, George F. “Making History” (1992). In: LANDY, Marcia (org.). The
Historical Film: history and memory in film. EUA: Rutgers University Press,
2001.
167
DAVIS, Francis. A History of the Blues: the roots, the music, the people.
EUA: Da Capo Press, 2003.
DAVIS, Natalie Zemon. “Antropologia e História nos anos 1980” (1982). In:
NOVAIS, Fernando A. ; SILVA, Rogério F. da (orgs.). Nova História em
perspectiva 1. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
DAVIS, Natalie Zemon. “Any resemblance to persons living or dead: films and
the challenge of authenticity”. The Yale Reviews, 86, (1986-87).
DÓRIA, Daniel P. Carrijo. “At Last: Beyoncé, Etta James e o star system em
Cadillac Records (2008)”. In: MENDONÇA, Janiclei ; RODRIGUES, Marcos H.
C, ; OLIVA, Rodrigo. Luz, Câmera, Comunicação: convergências da
linguagem cinematográfica nas produções publicitárias e jornalísticas.
Londrina, PR: Syntagma Editora, 2016. ISBN: 978-85-62592-24-9.
DÓRIA, Daniel P. Carrijo. A história do blues no cinema do século XXI.
Curitiba, PR: Editora Appris, 2019.
DÓRIA, Daniel P. Carrijo. “O Espaço sonoro do blues no cinema”. Revista
Livre de Cinema, vol. 4, n. 3, pág. 60-74, set-dez, 2017. ISSN: 2357-8807.
DELEUZE, Gilles ; GUATTARI, Félix. Mil Platôs – capitalismo e
esquizofrenia (vol.2). Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.
DELEUZE, Gilles ; GUATTARI, Félix. Mil Platôs – Capitalismo e
esquizofrenia (vol.4). São Paulo: Editora 54, 1997.
DOSSE, François. A história à prova do tempo: da história em migalhas ao
resgate do sentido. São Paulo: Editora da UNESP, 2001.
DUNKER, Christian Ingo Lenz ; RODRIGUES, Ana Lucilia (dir.). A criação do
desejo. São Paulo: nVerso, 2015 (Coleção cinema e psicanálise, vol.1, 2ª
edição).
DUNKER, Christian Ingo Lenz ; RODRIGUES, Ana Lucilia (dir.). A realidade e
o real: verdade em estrutura de ficção. São Paulo: nVersos, 2015 (Coleção
cinema e psicanálise, vol.2, 2ª edição).
168
ERLICH, Lillian. Jazz: Das Raízes ao Rock. Ed. Cultrix, 1977.
EVANS, David. Big Road Blues: tradition and creativity in the folk blues.
California, EUA: Da Capo Press, 1982.
FERRAZ, Silvio. “Sémiotique et musique: une approximatin suplémentaire”.
Applied Semiotics/Sémiotique appliquée 3 : 6/7 (1999).
FERRO, Marc. Cinema e História. São Paulo: Paz e Terra, 2010 (2ª edição).
FILENE, Benjamin. Romancing the Folk: Public Memory & American Roots
Music. EUA: University of North Carolina Press, 2000.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Edições Loyola, 2010
(20ª edição).
GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas e sinais: morfologia e história. São
Paulo: Companhia das Letras, 1989.
GIOIA, Ted. Delta Blues. EUA: W.W. Norton & Company Inc., 2009.
GLOVER, Tony ; DIRKS, Scott ; GAINES, Ward. Blues with a Feeling: the
Little Walter story. EUA: Routledge, 2002.
GORBMAN, Claudia. Unheard Melodies: narrative film music. EUA: Indiana
University Press, 1987.
GORDON, Robert. Can’t be Satisfied: the life and times of Muddy Waters.
EUA, Nova York: Little, Brown and Company, 2002.
GRAZIAN, David. Blue Chicago: The Search for Authenticity in Urban City
Clubs. EUA: The University of Chicago Press, 2005.
GROUT, Donald J. ; PALISCA, Claude. História da Música Ocidental.
Portugal: Gradiva, 2001.
GUYNN, William. Writing History in Film. New York, USA: Routledge, 2006.
HENDERSON, Joseph L. “Os mitos antigos e o homem moderno”.In: JUNG,
Carl Gustav (org.). O homem e seus símbolos. Rio de Janeiro: Nova
Fronteira, 2008 (2ª edição).
169
HOBSBAWN, Eric. História Social do Jazz. São Paulo, SP: Paz e Terra, 2009
(6ª edição).
HOPKINS, Jeff. “Um mapeamento de lugares cinemáticos: ícones, ideologia e
o poder da representação enganosa” (1994). In: CORRÊA, Roberto Lobato ;
ROSENDAHL, Zeny (orgs.). Cinema, música e espaço. Rio de Janeiro:
EdUERJ, 2009.
JAMES, Etta ; RITZ, David. Rage to Survive: the Etta James story. EUA: Da
Capo Press, 2003 (2ª edição).
JESI, Furio. “A Festa e a Máquina Mitológica”. Boletim de pesquisa NELIC,
Florianópolis, v.14, n.22, p. 26-58, 2014.
JUNG, Carl Gustav. “Chegando ao inconsciente”. In: JUNG, Carl Gustav (org.).
O homem e seus símbolos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008 (2ª edição).
KONG, Lily. “Música popular nas análises geográficas” (1995). In: CORRÊA,
Roberto Lobato ; ROSENDAHL, Zeny (orgs.). Cinema, música e espaço. Rio
de Janeiro: EdUERJ, 2009.
KOSELLECK, Reinhart. Futuro Passado: contribuições à semântica dos
tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto; Editora PUC-Rio, 2006.
LANDY, Marcia. “Introduction”. In: LANDY, Marcia (org.). The Historical Film:
history and memory in film. EUA: Rutgers University Press, 2001.
MURRAY, Albert. Stomping the Blues. EUA: Da Capo Press, 2000 (2ª
Edição).
NIETZSCHE, Friedrich. “II Considerações Intempestivas sobre a utilidade e os
inconvenientes da História para a vida”. In: NIETZSCHE, Friedrich. Escritos
sobre história. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio ; São Paulo: Editora Loyola,
2005.
NORA, Pierre. “Entre Memória e História: A problemática dos lugares”. Projeto
História, São Paulo (10), dez. 1993.
170
OAKLEY, Giles. The Devil’s Music: a history of the blues. EUA: Da Capo
Press, 1997 (2ª edição).
OBICI, Giuliano. “Território Sonoro (TS)”. In: OBICI, Giuliano. Condição da
escuta: mídia e territórios sonoros. 162 f. Dissertação de mestrado em
Comunicação e Semiótica da PUC-SP. São Paulo, 2006.
OPOLSKI, Débora. Introdução ao desenho de som: uma sistematização
aplicada na análise do longa-metragem Ensaio sobre a cegueira. João
Pessoa: Editora da UFPB, 2013.
PALMER, Rober. Deep Blues: A Musical and Cultural History from the
Mississippi Delta to Chicago’s South Side to the World. EUA: Penguin
Books, 1982.
RANCIÈRE, Jacques. Os nomes da história: ensaio de poética do saber.
São Paulo: Ed. UNESP, 2014.
RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas, SP:
Editora da UNICAMP, 2007.
ROSENSTONE, Robert. A história nos filmes, os filmes na história. São
Paulo: Paz e Terra, 2010.
ROWE, Mike. Chicago Blues: the city and the music. EUA: Da Capo Press,
1975.
SCHAFER, Murray. A afinação do mundo. São Paulo: Editora UNESP, 2001.
SCHAFER, Murray. O ouvido pensante. São Paulo: Fundação Editora da
UNESP, 1991.
SEGREST, James ; HOFFMAN, Mark. Moanin’ at Midnight: The Life and
Times of Howlin’ Wolf. EUA, Nova York: Thunder’s Mouth Press, 2005.
SORLIN, Pierre. “How to look at na ‘Historical’ film” (1980). In: LANDY, Marcia
(org.). The Historical Film: history and memory in film. EUA: Rutgers
University Press, 2001.
171
VILELA, Yolanda (trad.). Lacan, o escrito, a imagem. Belo Horizonte:
Autêntica Editora, 2016.
WHITE, Hayden. “A questão da narrativa na teoria histórica contemporânea”
(1987). In: NOVAIS, Fernando A. ; SILVA, Rogério F. da (orgs.). Nova História
em perspectiva 1. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
WHITE, Hayden. “Historiography and Historiophoty”. American historical
review 93, no.5, December, 1988.
WHITE, Hayden. Trópicos do Discurso: ensaios sobre a crítica da cultura.
São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2001 (2ª edição).
WISNIK, José Miguel. O Som e o Sentido: uma outra história das músicas.
São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico: a opacidade e a
transparência. São Paulo: Paz e Terra, 2008 (4ª edição).