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A Chicago do Blues em Cadillac Records (2008) : pensando o lugar sonoro histórico
Tipo de documento:
Tese de Doutorado
Autor:
DANIEL DÓRIA POSSOLLO CARRIJO
Orientador:
PEDRO PLAZA PINTO
Local:
UFPR
Data:
2020
Publicação - Livros / Artigos
Palavras-chave:
Música e história, Blues (Música) - História, Cinema e história, História
Resumo:
Texto em formato digital:https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/67263
Resumo: Tão importante quanto estudar o passado é compreender a sua permanência no presente, seus usos e ressignificações por grupos sociais e mídias de diversos alcances e naturezas. A presente tese almeja propor, à luz da premissa exposta, uma alternativa teórico-metodológica de estudo de fontes audiovisuais que encenem recortes históricos de forma a atentar para as potencialidades semânticas da trilha sonora e do design de som enquanto recursos narrativos relevantes. Para tal, partindo da investigação do filme de 2008, Cadillac Records, e da sua relação para com a História e memória do blues e algumas de suas principais biografias, chegamos aqui a um modelo que, baseado em três conceitos novos para a ciência histórica - a ideia de parâmetro de autenticidade, de lugar sonoro histórico e de residualidade espectral -, apresenta-se como alternativa de reflexão acerca das formas pelas quais compreende-se a experiência ambiental sonora do passado, e em especial quando falamos de um tema como a história de um gênero musical, bem como investigação da consciência histórica do presente. Palavras-chave: blues, autenticidade, lugar sonoro histórico, resíduo espectral, cinema.
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