> Banco de Dados - História e música na universidade
"Minha alma é livre, o berimbau me libertou" : história e capoeira, um estudo a partir das suas canções
Tipo de documento:
Dissertação de mestrado
Autor:
Quadros, Camila
Orientador:
André Egg
Local:
UFPR
Data:
2021
Publicação - Livros / Artigos
Palavras-chave:
Capoeira, Cultura afro-brasileira, Negros, Movimentos sociais, História,
Resumo:
Texto em formato digital: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/73274
Resumo: Esse trabalho procura compreender a relação da capoeira contemporânea com o passado e, principalmente, com a história afro-brasileira. Baseando-se nas canções entoadas pelos capoeiristas, as quais serviram como fontes históricas da pesquisa, buscamos esclarecer as críticas à história que são feitas através dessas músicas, as quais também servem como instrumentos de elaboração e compartilhamento de um passado, o qual tenha sentido com as demandas dos capoeiristas no presente. Dessa forma, nossa metodologia considerou as diferentes características dessas canções, sua instrumentação e performance, a fim de nos atentarmos aos significados que elas adquirem, quando são entoadas nas rodas de capoeira. Isso foi aliado a uma bibliografia, cujos autores tratam sobre aspectos teóricos da historiografia, suas relações com a memória e com as percepções dos sujeitos que estão fora da produção acadêmica. E também referências que trabalham com culturas negras, predominantemente orais, tal como nosso objeto de estudo. Por fim, nossas leituras nos levaram a conhecer o contexto histórico, em que determinados discursos e narrativas foram constituídos e se fortaleceram, corroborando com a luta antirracista brasileira, a qual ganhou novos contornos políticos e culturais, nas últimas décadas do século XX. Assim, a pesquisa pautou-se em reflexões sobre a história, a capoeira, a instrumentalização das canções como reivindicação do passado, a atual configuração do movimento negro brasileiro e os elos existentes entre esses assuntos.
Fontes:
ASSUNÇÃO, Matthias R. “Capoeira, arte crioula”. In: PIRES, Antônio Liberac Cardoso Simões;
FIGUEIREDO, Francine Simplício; FILHO, Paulo Andrade Magalhães;
ASSUNÇÃO, Matthias Röhrig; VIEIRA, Luiz Renato. Os Desafios Contemporâneos da
Capoeira. Revista Textos do Brasil. 14 ed. - Capoeira. Ministério das Relações Exteriores, 2008.
AZEVEDO, Célia Maria M. de. Onda negra, medo branco: o negro no imaginário das elites –
século XIX. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
BENJAMIN, Walter. “Sobre o conceito da História”. In:_______. O anjo da história.
BARRENTO, João (organização e tradução). Autêntica Editora. Belo Horizonte, 2012. Pp. 9 – 20.
CAMARA, Andréa Albuquerque Adour da. Vissungo: o cantar banto nas Américas. Tese de
doutorado apresentada à Faculdade de Educação de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2013.
CARVALHO, Andréa Aparecida de Moraes Cândido de. Capítulo II: Alguns olhares sobre livros
didáticos. In:_____. As Imagens dos Negros em Livros Didáticos de História. Dissertação
apresentada no curso de mestrado em Educação do Centro de Ciências da Educação da
Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2006. Pp. 51 – 80.
CHALHOUB, Sidney. Visões da Liberdade: uma história das últimas décadas da escravidão na
corte. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
CID, Gabriel da Silva Vidal; CASTRO, Maurício Barros de. Capítulo 13: “Da capoeiragem: a
capoeira, a violência, o esporte e a cultura popular em debate no Rio de Janeiro.” In: PIRES,
Antônio Liberac Cardoso Simões; FIGUEIREDO, Francine Simplício; FILHO, Paulo Andrade
Magalhães; MACHADO, Sara Abreu da Mata (Org.). Capoeira em múltiplos olhares: estudos e
pesquisas em jogo. Cruz das Almas: EDUFRB; Belo Horizonte: Fino Traço, 2016. Coleção
UNIAFRO, 13.
109
CONDURU, Guilherme Frazão. As metamorfoses da capoeira: contribuição para uma história
da capoeira. Revista Textos do Brasil. 14 ed. - Capoeira. Ministério das Relações Exteriores, 2008.
DOMINGUES, Petrônio. Movimento Negro Brasileiro: alguns apontamentos históricos. Revista
Tempo [online]. Universidade Federal Fluminense, vol.12, nº 23, 2007.
DOMINGUES, Petrônio José. Movimento da negritude: uma breve reconstrução histórica. África,
[S. l.], n. 24-26, p. 193-210, 2009. DOI: 10.11606/issn.2526-303X.v0i24-26p193-210. Disponível
em: https://www.revistas.usp.br/africa/article/view/74041. Acesso em: 24 jun. 2021.
FALCÃO, José Luiz Cirqueira. A internacionalização da capoeira. Revista Textos do Brasil. 14
ed. - Capoeira. Ministério das Relações Exteriores, 2008.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar, escrever, esquecer. Editora 34. São Paulo, 2006. Pp. 38 –
57.
GONZALEZ, Lélia. “O Movimento Negro na última década”. In: GONZALEZ, Lélia e
HASENBALG, Carlos. Lugar de negro. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1982.
HALBWACHS, Maurice. Memória individual e memória coletiva. In: ______. A memória
coletiva. São Paulo: Centauro, 2008, p. 29-70.
JELIN, Elizabeth. Capítulo 4: “Historia y memoria social”. In: _______. Los trabajos de la
memoria. Madrid y Buenos Aires: Siglo Veintiuno de España Editores y Siglo Veintiuno de
Argentina Editores, 2002, p. 63-78.
MACHADO, Maria Helena Pereira Toledo. Crime e escravidão: Trabalho, Luta e Resistência nas
Lavouras Paulistas (1830-1888). Editora Brasiliense, 1987.
MACHADO, Sara Abreu da Mata (Org.). Capoeira em múltiplos olhares: estudos e pesquisas em
jogo. Cruz das Almas: EDUFRB; Belo Horizonte: Fino Traço, 2016. Coleção UNIAFRO, 13.
110
MARTINS, Leda Maria. Performances da oralitura: corpo, lugar de memória. In: TASCHETTO,
Tania Regina (org.). Revista Língua e Literatura: Limites e Fronteiras. n. 26. Programa de PósGraduação em Letras, Universidade Federal de Santa Maria. Jun., 2003. Pp. 63 – 81.
MENDONÇA, Joseli M. N. Entre a mão e os anéis: a Lei dos Sexagenários e os caminhos da
abolição no Brasil. Campinas, SP: Editora da Unicamp; Centro de Pesquisa em História Social da
Cultura, 1999. Coleção Várias Histórias.
MUNANGA, Kabengele (org.). Superando o Racismo na escola. 2ª edição. Brasília: Ministério
da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.
NAPOLITANO, Marcos. História e Música – história cultural da música popular. 3 ed. Belo
Horizonte: Autêntica, 2016.
NASCIMENTO, Abdias do. “O quilombismo”. In: _________. O quilombismo. Documentos de
uma militância pan-africanista. Editora Vozes. Petrópolis, 1980. Pp. 245 – 281.
NASCIMENTO, Elisa Larkin. “O movimento social afro-brasileiro no século XX: um esboço
sucinto”. In:__________. Cultura em movimento: matrizes africanas e ativismo negro no Brasil.
Sankofa 2: matrizes africanas da cultura brasileira. Editora Selo Negro. São Paulo, 2014. Pp. 80 –
144.
PIRES, Antônio Liberac Cardoso Simões. Culturas Circulares. A Formação Histórica da
Capoeira Contemporânea no Rio de Janeiro. Editora Progressiva, Curitiba, 2010.
POLLAK, Michael. Memória e Identidade Social. Estudos Históricos. Vol. 5, n.º 10. Rio de
Janeiro,1992. Pp. 200-212.
PEREIRA, Amilcar Araujo. O Mundo Negro: a constituição do movimento negro contemporâneo
no Brasil (1970-1995). Tese de doutorado, apresentada no Programa de Pós-Graduação em
História da Universidade Federal Fluminense. 2010.
111
QUEIROZ, Martha Rosa Figueira. Capítulo 2. Novos contextos político-culturais e a emergência
dos movimentos negros no Brasil e no Recife. Capítulo 3. Carnaval e militância negra: no passo
dos afoxés. In:_____. Onde cultura é política: movimento negro, afoxés e maracatus no carnaval
do Recife (1979 – 1995). Tese de doutorado apresentada no Programa de Pós-Graduação em
História da Universidade de Brasília. 2010. Pp. 95 – 216.
ROSEMBERG, Fúlvia; BAZILLI, Chirley; SILVA, Paulo Vinícius Baptista da. Racismo em
Livros Didáticos brasileiros e seu Combate: Uma Revisão da Literatura. Educação e Pesquisa.
Volume 29, nº 1, São Paulo Jan./Jun, 2003. Pp. 125 – 146.
ROUSSO, Henry. Capítulo “A memória não é mais o que era”. In: AMADO, Janaína; FERREIRA,
Marieta de Moraes (coordenadoras). Usos & abusos da história oral. Ed. FGV. 8ª ed. Rio de
Janeiro, 2006. Pp. 93-102.
SANTHIAGO, Ricardo. “A pergunta que não se faz”: Algumas ideias sobre história oral e canção.
In:________ (org.). História oral e arte. Narração e criatividade. Letra e Voz. São Paulo, 2016.
Pp. 163 – 185.
SILVEIRA, Oliveira. “Vinte de Novembro: história e conteúdo”. In: SILVA, Petronilha Beatriz
Gonçalves e; SILVÉRIO, Valter Rogério (orgs.). Educação e ações afirmativas: entre a injustiça
simbólica e a injustiça econômica. Brasília, INEP/MEC, 2003.
SIMÕES, Rosa Maria Araújo. A performance ritual da roda de capoeira angola. Revista Textos do
Brasil. 14 ed. - Capoeira. Ministério das Relações Exteriores, 2008.
SOARES, Carlos Eugenio Libano. “A negregada instituição”: os capoeiras no Rio de Janeiro,
1850 – 1890. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 1993.
SOUZA, Ricardo Pamfilio de. A música na capoeira angola da Bahia. Revista Textos do Brasil.
14 ed. - Capoeira. Ministério das Relações Exteriores, 2008.
SPIVAK, Gayatri. Pode o subalterno falar?. ALMEIDA, Sandra R. G.; FEITOSA, Marcos P.;
FEITOSA, André P. (trad.). Editora UFMG. Belo Horizonte, 2010.
112
TORRES, Felipe C. Capítulo 14: “Reflexões sobre a capoeira e o espaço público urbano em sua
trajetória histórica.” In: PIRES, Antônio Liberac Cardoso Simões; FIGUEIREDO, Francine
Simplício; FILHO, Paulo Andrade Magalhães; MACHADO, Sara Abreu da Mata (Org.). Capoeira
em múltiplos olhares: estudos e pesquisas em jogo. Cruz das Almas: EDUFRB; Belo Horizonte:
Fino Traço, 2016. Coleção UNIAFRO, 13.
TROUILLOT, Michel-Rolph. Silenciando o passado: poder e a produção da história.
NASCIMENTO, Sebastião (trad). Curitiba: Huya. 2016.
VASSALO, Simone Pondé. “Capoeiras e intelectuais: a construção coletiva da capoeira
"autêntica".” Estudos Históricos. Rio de Janeiro, nº 32, 2003.
Idem. O registro da Capoeira como Patrimônio Imaterial, novos desafios simbólicos e políticos.
Educação Física em Revista. Universidade Católica de Brasília, vol. 2, nº 2, 2008.
Idem. Resistência ou Conflito? O legado folclorista nas atuais representações do jogo da capoeira.
Revista Campos – Antropologia. Universidade Federal do Paraná, vol. 7, nº 1, 2006.
VIEIRA, Luiz Renato. Jogo da capoeira: cultura popular no Brasil. Rio de Janeiro: Sprint, 1998.
WHITE, Hayden. O passado prático. Revista ArtCultura. Vol. 20, n. 37. Uberlândia: jul.-dez.
2018. p. 9-19