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Os Sons da dissonância : a arte do protesto nas músicas de Raul Seixas e Secos & Molhados em tempos de autoritarismo (1973-1974)
Tipo de documento:
Dissertação de mestrado
Autor:
THAYLA WALZBURGER MELO
Orientador:
ANDRÉ EGG
Local:
UFPR
Publicação - Livros / Artigos
Palavras-chave:
Música e sociedade - Brasil, Musica - Brasil - História,
Ditadura Militar - Brasil - História,
Resumo:
Texto em formato digital: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/56037
Resumo: Este trabalho analisa o início das carreiras fonográficas de Raul Seixas e Secos e Molhados, estudando os álbuns lançados por eles em 1973 e 1974, a saber, Krig-Há Bandolo!, Gita e Secos & Molhados I e II. Fenômenos de público e vendas esses artistas se inseriram no mercado fonográfico brasileiro de maneira meteórica e constituíram seu espaço em um campo que passava por disputas ideológicas e estéticas. O Brasil vivia o Regime Militar cujo aparato de censura e repressão atingiu diretamente os artistas estudados, embora eles não se enquadrassem nos esquemas tradicionais de engajamento ou oposição política. O trabalho estuda suas músicas e videoclipes como possíveis crônicas sociais do Brasil dos anos 1970 e como formas de crítica à condução da política nacional, investigando os eventuais vínculos que suas narrativas estabeleceram com setores da sociedade, sobretudo jovens. Constatou-se que esses artistas, através de sua música, questionaram diversos aspectos da sociedade e da política brasileira apesar de serem considerados como jovens alienados à realidade do país por não se enquadrarem nas formas tradicionais de contestação. Nesse sentido, o rock brasileiro, através desses artistas, questionou e representou diversos aspectos da ordem social daquele momento. Palavras-chave: Raul Seixas. Secos & Molhados. Regime autoritário. História. Música.
Fontes:
DISCOS
Krig-há, Bandolo! (LP). Raul Seixas. Rio de Janeiro: Philips,1973.
Secos & Molhados (LP). Secos & Molhados. São Paulo, Continental, 1973.
Secos & Molhados (LP). Secos & Molhados. São Paulo, Continental, 1974.
Gita (LP). Raul Seixas. Rio de Janeiro: Philips ,1974.
O Rebu (LP). Vários Artistas. Rio de Janeiro: Som Livre, 1974.
Novo Aeon (LP). Raul Seixas. Rio de Janeiro: Philips ,1975.
AUDIOVISUAIS
Videoclipe Gita - Disponível em:
Videoclipe Sociedade Alternativa - Disponível em:
Videoclipe O trem das sete - Disponível em:
< https://www.youtube.com/watch?v=ul3IqAZBvmA> Acesso: 03/10/2017.
Videoclipe Flores Astrais - Disponível em:
Videoclipe Tercer Mundo – Disponível em:
Audiovisual O Vira - Disponível em: <
https://www.youtube.com/watch?v=vDvjecJOpa4>. Acesso em: 01/12/2017.
Audiovisual Sangue Latino - Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=-
zLicyzaH5A>. Acesso em: 01/12/2017.
JORNAIS
BAHIANA, Ana Maria. A perturbadora ascensão dos Secos e Molhados. Opinião, 21
de janeiro de 1974.
191
BAHIANA, Ana Maria. Secos e Molhados: Chamando a atenção. Opinião. 03 de
dezembro de 1973.
BAHIANA, Ana Maria. As confusões de Raul Seixas. Opinião. Edição 95.
SILVA, Walter. Secos e Molhados. Folha de São Paulo. 30 de novembro de 1973.
GITA. Folha de São Paulo. 02 de setembro de 1974.
GOUVEA, Carlos A. Contemplados com o troféu de 74. Folha de São Paulo. 11 de
dezembro de 1974.
O jogo aberto de Raul Seixas. Jornal do Brasil. 04 de janeiro de 1978.
PINTO. José Neumanne. Recado a Raul Seixas. Folha de São Paulo, 07 de junho de
1973.
PINTO, José Neumanne. As boas intenções de Raul Seixas. Folha de São Paulo, 25 de
julho de 1973.
Os 100 maiores discos da Música Brasileira. Rolling Stone Brasil, outubro de 2007,
edição nº 13.
SITES
< http://paulocoelho.com/foundation/sociedade-alternativa.php>