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COMO FAZER MUSICA INDEPENDENTE NO BRASIL: PRODUCAO MUSICAL, ARTE E POLITICA NA TRAJETORIA DE FRANCISCO MARIO (1978-1988)
Tipo de documento:
Tese de Doutorado
Autor:
ICARO BITTENCOURT
Orientador:
ANDRE ACASTRO EGG
Local:
UFPR
Data:
2022
Publicação - Livros / Artigos
Palavras-chave:
produção musical independente, Francisco Mário, música brasileira, resistência cultural, Abertura política,
Resumo:
Texto em formato digital: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11875608
O objetivo desta tese é analisar diferentes facetas da produção musical independente brasileira entre o final da década de 1970 e durante a década de 1980 através da trajetória artística do cantor, compositor e violonista mineiro Francisco Mário (1948-1988). O músico desenvolveu uma produtiva carreira artística entre o lançamento de seu primeiro disco, Terra, em 1979, até o seu precoce falecimento em 1988. Nesse período, gravou oito discos em menos de dez anos e lançou cinco deles em vida, todos eles produzidos por conta própria, à margem das grandes companhias fonográficas. Além disso, o músico dedicou boa parte da sua trajetória à defesa da produção musical independente, auxiliando na organização de associações de músicos independentes e inclusive escrevendo um livro sobre o tema. Publicado em 1986, Como fazer um disco independente contém um ensaio crítico sobre a história e os significados da produção musical independente no Brasil, um catálogo dos lançamentos discográficos na área até a data de sua publicação e uma série de dicas de como o artista poderia produzir sua obra por conta própria. Essa dedicação à música independente também levou Francisco Mário a desenvolver uma leitura crítica da realidade brasileira marcada pela transição entre a ditadura militar e um novo contexto democrático, relacionando sua obra musical e seu engajamento na produção independente às lutas políticas e à resistência cultural do período da Abertura política. Analisando um conjunto variado de fontes, formado principalmente pela obra musical do artista e pelas publicações da imprensa da época, a tese aborda, em capítulos diferentes, três dimensões da trajetória artística de Francisco Mário. O primeiro capítulo está relacionado à produção musical de maneira mais estrita, problematizando as diferentes estratégias desenvolvidas pelo músico para viabilizar a produção de sua discografia e como ele compreendia a sua posição dentro do “esquema fonográfico independente” que se disseminava a partir do final da década de 1970. O segundo capítulo refere-se especialmente aos desdobramentos políticos da trajetória do artista, com destaque para a análise de seus vínculos com a noção de resistência cultural e também de como ele e outros músicos independentes criaram organizações coletivas para defenderem seus interesses. Por fim, o terceiro capítulo efetua uma análise das obras musicais de Francisco Mário (divididas entre canções e músicas instrumentais), desenvolvendo uma abordagem histórica das composições e dos discos do artista que leva em conta aspectos musicais, sem tratar-se, no entanto, de uma análise propriamente musicológica. Assim, entrelaçando as três dimensões mencionadas (produção musical, arte e política), a tese procura demonstrar a relevância da trajetória artística de Francisco Mário para a compreensão das diferentes nuances que marcaram a produção musical independente brasileira na transição entre as décadas de 1970 e 1980.
Fontes:
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Cadernos do Terceiro Mundo
Correio Braziliense
Diário do Pará
Diário do Paraná
Em Tempo
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Folha de São Paulo
Jornal do Brasil
Jornal do Commercio
Manchete
Movimento
O Cruzeiro
O Estado de São Paulo
O Fluminense
Pasquim
Pioneiro
Playboy
Tribuna da Imprensa
Última Hora
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Acervo Aramis Millarch: https://www.millarch.org/
CEDOC - Funarte:
https://www.gov.br/funarte/pt-br/acesso-a-informacao-lai/institucional/cedoc
Discos do Brasil: https://discosdobrasil.com.br/
Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional:
http://bndigital.bn.gov.br/hemeroteca-digital/
Instituto Cravo Albin: https://institutocravoalbin.com.br/
Instituto Cultural Chico Mário: http://www.institutochicomario.org.br/
Instituto Memória Musical Brasileira (IMMuB): https://immub.org/
Instituto Piano Brasileiro: http://institutopianobrasileiro.com.br/
Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (MIS-RJ): http://www.mis.rj.gov.br/
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