> Banco de Dados - História e música na universidade
A cena musical alternativa norte-nordeste catarinense entre 1990 e 2010: das ruas aos espaços
Tipo de documento:
Tese de Doutorado
Autor:
Ricardo Neumann
Orientador:
Janine Gomes da Silva
Local:
UFSC
Data:
2017
Publicação - Livros / Artigos
Palavras-chave:
Cenas, Cena Alternativa Norte-Nordeste Catarinense
entre 1990-2010, História Cultural, Arte e Política, Espaços Virtuais,
Resumo:
Texto em formato digital: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/180884
Nesta tese estudo a história da Cena Alternativa Norte-Nordeste Catarinense entre 1990-2010. Em cidades como Joinville, Guaramirim, Jaraguá do Sul e Schroeder, jovens criaram diversas bandas autorais independentes, sem apoio de gravadoras, inspirados no estilo punk e alternativo. Estes músicos e participantes da cena alternativa nortenordeste catarinense se uniram em torno da música alternativa e criaram o que podemos chamar de uma cena. Através do gosto em comum por um estilo musical os mesmos passaram a se organizar de maneira independente, às margens do mercado musical, produzindo suas gravações e shows, e movimentando as cidades da região norte-nordeste catarinense. Seu esforço em torno da música alternativa fez com que os mesmos ocupassem muitos espaços das cidades da região norte-nordeste de Santa Catarina. Esta cena que surgiu do gosto comum pela música alternativa, não foi apenas um universo boêmio e niilista. Nas letras, no estilo das musicas (com uma sonoridade que não soa de maneira tão melódica e harmônica) e nas atitudes desviantes frente à parcela da sociedade mais conservadora de muitos destes jovens, podemos observar muito do pensamento de uma juventude que não aceitava passivamente a violência policial, a hipocrisia e o conservadorismo da religião e de uma grande parcela da sociedade brasileira dos anos 1990-2000, com seus preconceitos e tradições. Esta cena que iniciou nos anos de 1990 sofreu inúmeras modificações em suas formas de organização no decorrer das últimas duas décadas. Dentre os fatores que contribuíram para estas mudanças, o uso massivo da internet e as novas tecnologias de gravação digitais podem ser apontadas como os principais agentes da modificação do funcionamento das cenas, que vem perdendo espaços nas cidades e ocupando os espaços virtuais. Assim sendo, conforme o conceito de cena de Will Straw, nesta tese buscarei observar a história da cena Alternativa Norte-Nordeste Catarinense, suas bandas, seus espaços, suas principais características, a relação entre a cena e a política, e a relação entre a cena e a internet.
Fontes:
ALBERTI, Verena. Manual de história oral. 3. ed. RJ: Editora FGV,
2005.
ALMEIDA, Paulo Roberto; KOURY, Yara Aun. História oral e
memórias entrevista com Alessandro Portelli. Revista História e
Perspectivas, Uberlândia (50): 197-226, jan./jun. 2014.
ANSOLABEHERE, Pablo. “La vida bohemia en Buenos Aires (1880-
1920): lugares, itinerarios y personajes”, en Paula Bruno (directora),
Sociabilidades y vida cultural, Buenos Aires, 1860-1930, Bernal,
Universidad Nacional de Quilmes, 2014.
BECKER, Howard Saul. Outsiders: estudos de sociologia do desvio.
Rio de Janeiro: J. Zahar, 2009.
BENNETT, Andy. Consolidating the music scenes perspective.
Guildford, University of Surrey Press, 2002.
BENNETT, Andy; PETERSON, Richard A. Music scenes: local,
translocal and virtual. Nashville: Vanderbilt University Press, 2004.
BLUM, Alan. The imaginative structure of the city. Montreal and
Kingston: McGill-Queen's University Press, 2003.
CANCLINI, Néstor García. Culturas híbridas: estratégias para entrar e
sair da modernidade. Tradução de Ana Regina Lessa e Heloísa Pezza
Cintrão. São Paulo: EDUSP, 1997.
CARDOSO FILHO, Jorge; JANOTTI JUNIOR, Jeder. A música
popular massiva, o mainstream e o underground: trajetórias e caminhos
da música na cultura midiática. In: FREIRE FILHO, João; JANOTTI
JUNIOR, Jeder. Comunicação e música popular massiva. Salvador,
Edufba: 2006.
CARR, David. Cold fusion: montreal’s explosive music scene. The
New York Times, 2007.
168
CHARLTON, Katherine. Rock music styles: a history. Mcgraw-Hill
Education. Nova York, 2011.
CUNHA, Carlos Henrique Pessoa. Nos tempos do blackout: cena
musical, práticas urbanas e a ressignificação da Rua Chile, Natal-RN.
Dissertação de Mestrado, UFRN, 2014.
DIEHL, Matt. My so called punk. St. Martin Griffin, 243p. Nova York,
EUA, 2007.
DORST, Hade. Electronic music scenes: a comparison of the diverging
spatial contexts of the electronic dance music scenes of Berlin and
Amsterdam. Jornal of Urban Cultural Studies, v. 2, n. 1-2, 2015.
FREIRE FILHO, João; FERNANDES, Fernanda Marques. Jovens,
espaço urbano e identidade: reflexões sobre o conceito de cena
musical. Trabalho apresentado ao NP 21 – Comunicação e Culturas
Urbanas, do V Encontro dos Núcleos de Pesquisa da Intercom, 2005.
FORGET, Kirten. The persistence of bohemia. Birmingham City
University 17(2), April, 2013.
GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. São
Paulo: Ed. UNESP, 1991.
GIELEN, Pascal. The art scene: a clever working model for economic
exploitation?. In: Open, n. 17, 2009.
GOFFMAN, Ken; JOY, Dan. Contra cultura através dos tempos: do
mito de Prometeu a Cultura Digital. Rio de Janeiro: Ediouro
Publicações, 2007.
GRONOW, Pekka; SAUNIO, Ilpo. An international history of the
recording industry. London; New York: Cassell, 1998.
HARDY, Phil. Download! How the internet transformed the record
business. Music Sales Group, 2012.
HEYMANN, Luciana Quillet. O individuo fora do lugar. Revista do
Arquivo Público Mineiro, Belo Horizonte, n.2, pp.40-57, jul-dez,
2009.
169
HIETANEN, Joel; ROKKA, Joonas. Market practices in
countercultural market emergence. European Journal of Marketing,
2015.
HOWELLS, Tom. Late century dream: movements in the US indie
music underground. London: Black Dog Publishing, 2013.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Rio de Janeiro,
v. 9, n. 6, jun. 1990.
JANOTTI JUNIOR, Jeder. A música popular massiva, o mainstream e o
underground trajetórias e caminhos da música na cultura midiática.
Anais... Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares
da Comunicação XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da
Comunicação – UnB – 6 a 9 de setembro de 2006.
______. Entrevista – Will Straw e a importância da ideia de cenas
musicais nos estudos de música e comunicação. Revista da Associação
Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. Ecompós, Brasília, v.15, n.2, maio/ago. 2012.
KEIGHTLEY, Keir. A tin pan alley for the twenty: first century.
University of Western Ontario, 2016.
KRUSE, Holly. Local identity and independent music scenes, online
and off. Popular Music and Society, v. 33, n. 5, December 2010, pp.
625–639.
LEBLANC, Larry. MCA taking stock Incargo records: Ddistrib/OneStop gets boost. In: Alternative Camp, Billboard, June 26, 1993.
LEME, Monica. Que Tchan é esse?: indústria e produção musical
nos anos 90. São Paulo, Annablume, 2003.
MAFFESOLI, Michel. Michel Maffesoli: o imaginário é uma realidade.
In: Revista Famecos. Porto Alegre, n. 15, ago. 2001.
MARCHETTI, Paulo. Diário da turma 1976-1986: a história do rock
de Brasília. São Paulo: Conrad, 2001.
170
MCNEIL, Legs; MCGAIN, Giullian. Mate-me por favor:uma história
sem censura do punk. Porto Alegre: L&PM, 1997.
MILLER, Frederic P.; VANDOME, Agnes F.; MCBREWSTER, John.
Subcultural theory.VDM Publishing, 2010.
MORAES, José Geraldo Vinci de. Música en conserva. In: Memoria e
Historia de la música en Brasil. MORAES, José Geraldo Vinci de;
MACHADO, Cacá. en BRESCIANO, Juan. La memoria histórica y
sus configuraciones temáticas. Una aproximación interdisciplinaria.
Montevideo, Ediciones Cruz del Sur, 2011.
MORELLI, Rita de Cássia. O campo da MPB e o mercado moderno
da música no Brasil: do nacional - popular à segmentação
contemporânea. ArtCultura, Uberlândia, v. 10, n. 16, p. 87-101, jan.-jun.
2008.
MUGGLETON, David; WEINZIER, Rupert. The post-subcultures
reader. Bloomsbury Academic, 2003.
NAPOLITANO, Marcos. História & música: história cultural da
música popular. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
NAPOLITANO, Marcos. A historiografia da música popular
brasileira (1970-1990): síntese bibliográfica e desafios atuais da
pesquisa histórica. ArtCultura, Uberlândia, v. 8, n. 13, p. 135-150, jul.-
dez. 2006.
NEDEL, Letícia Borges. 'Da Sala de Jantar à Sala de Consultas: o
arquivo pessoal de Getulio Vargas nos embates da história política
recente'. In: TRAVANCAS, Isabel; ROUCHOU, Joelle; HEYMANN,
Luciana. (Org.). Arquivos Pessoais: reflexões multidisciplinares e
experiências de pesquisa. Rio de Janeiro: Editora FGV/FAPERJ, 2014,
v. 1, p. 131-164.
PETERSON, Richard. Why 1955? Explaining the advent of rock music.
Popular Music, v. 9, n. 1 (Jan., 1990), pp. 97-116.Cambridge University
Press, 1990.
PORTELLI, Alessandro. Forma e significado na história oral. A
171
pesquisa como uma experiência de igualdade. Projeto História. São
Paulo: EDUC, n. 14, fev/1997, p. 7- 24.
______. O que faz a história oral diferente. Projeto História. São
Paulo: EDUC, n. 14, fev/1997, p. 25-39.
______. Tentando aprender um pouquinho: algumas reflexões sobre
a ética na história oral. Projeto História, n. 15. São Paulo, PUC,
1997, p. 13-50.
______. A filosofia e os fatos. Narração, interpretação e significado
nas memórias e nas fontes orais. Revista Tempo, v. 1, n. 2, p. 59-72,
1996.
RIDENTI, Marcelo. Cultura e política: os anos de 1960-1970 e sua
herança. In: DELGADO, Lucilia de Almeida Neves, FERREIRA, Jorge.
O Brasil republicano: o tempo da ditadura – regime militar e
movimentos sociais do século XX. Rio de Janeiro: Civilização
Brasileira, 2003.v. 4, p.135-166.
RIDENTI, M. S. Artistas e intelectuais no Brasil pós-1960. In: Tempo
Social, Revista de sociologia da USP, v.17, n.1, junho de 2005.
ROLINK, Suely. Uma insólita viagem à subjetividade: fronteiras com
a ética e a cultura. 1997.
ROSENBERG, Jacob. The distortion of sound. Media, 22 min. 2014.
ROSZAK, Theodore. A contracultura: reflexões sobre a sociedade
tecnocrática e a oposição juvenil. Editora Vozes, 1972, p.166.
SERRUDO, Nelson Antonio Gómez; MARÍN, Jefferson
Jaramillo. Salsa y cultura popular en Bogotá. Bogota: Pontificia
Universidad Javeriana y Fundación Universidad Autónoma de
Colombia, 2013.
SHANK, Barry. Dissonant identities: rock n roll Scene in Austin.
Hanover. NH: University Press of New England, 1994.
SHEFFIELD, Hazel. Has the internet killed local music scenes?
172
Guardian.co.uk , n. 10, 2010.
SILVER, Daniel. Scenes, innovation, and urban development. In: David
Emmanuel Anderson and Jake Emmanuel Anderson, eds., Handbook of
creative cities (Cheltenham, UK, Edward Elgar, 2011), pp. 229-258.
SMITH, Kerry L. Encyclopedia of indie rock. Califórnia: Greenwood
Press, 2008.
SOUZA JR., Hélio João de. Análise da evolução da cobertura da cena
de música independente de Joinville no jornal A Notícia. Joinville:
IELUSC, 2012.
STAHL, Geoff. Crisis? What Crisis?: anglophone music making in
Montreal. A thesis submitted to McGill University in partial fulfillment
of the requirements of the degree of Doctorate, 2003.
STOLBA, K. Marie. The development of western music: a history.
Madison, Wis.: Brown & Benchmark, 1994.
STRAW, Will. Systems of articulation logics of change: communities
and scenes in popular music. Cultural Studies, v. 3, n. 5, p. 368–388,
1991.
______.“Cultural Scenes” Loisir et société/Society and Leisure, v. 27,
n. 2 (Autumn, 2004), pp. 411-422.
______. Scene and sensibilities. Revista da Associação Nacional dos
Programas de Pós-Graduação em Comunicação, ago. 2006.
______. Music from the wrong place: on the Italiani city of Quebec
disco. Criticism: 2008.
______. Two kinds of scene. Original English version of a text to
appear in French in Cahiers de recherché sociologique, fall, 2015.
STROUD, Sean. The defence of tradition in Brazilian popular music:
politics, culture and the creation of música popular brasileira. Aldershot,
England; Burlington, VT: Ashgate, 2008.
TERNES, Apolinário; GOMES, Luiz. Boletim do Arquivo Histórico
173
de Joinville, Joinville, SC, n. 6, p. 8- 11, março de 1990.
TIRONI, Manuel. Gelleable spaces, eventful geographies: the case of
Santiago's experimental music scene. Farías, I. y Bender, T. (eds.)
Urban Assemblages: How actor-network theory changes urban studies,
London: Routledge, 2009.
TSCHMUCK, Peter. Creativity and innovation in the music industry.
Springer Science & Business Media, 2012.
WERNER, Michael; ZIMMERMANN, Benedicte. Beyond Comparison:
histoire croisée and the challenge of reflexivity. In: Annales… HSS
58:1. Jan./feb. 2003. p. 7-36.
ZUMTHOR, Paul. A performance. In: Introdução à poesia oral. Trad.
Jerusa Pires Ferreira, et al. Belo Horizonte: UFMG, 2010.
174
FILMOGRAFIA
MOREIRA, Gastão. Botinada. São Paulo, ST2, 2006.
MOURA, Gustavo. Curupira: onde o pai cura e o filho pira.
Produção de Gustavo Moura. Blumenau, 2007.
PESCH, Jefrey. A história do Rock‟n‟Roll. EUA, 2005.
ENTREVISTAS
BRUM, Rodrigo. Entrevista concedida a Ricardo Neumann. Joinville,
24 de outubro de 2014.
COOPER, David. Entrevista concedida a Ricardo Neumann. Montreal,
Canadá, 21 de março de 2016.
HADLEY, Dan. Entrevista concedida a Ricardo Neumann. Montreal,
Canadá, 21 de março de 2016.
FERREIRA, Leonardo. Entrevista concedida a Ricardo Neumann.
Joinville, 01 de novembro de 2014.
FIUZA, Tiago. Entrevista concedida a Hélio João de Souza Júnior.
Joinville, 13 de junho de 2011.
GEISEL, William. Entrevista concedida a Ricardo Neumann. Joinville,
06 de janeiro de 2015.
GONÇALVES, Christiani Porto. Entrevista concedida a Ricardo
Neumann. Joinville, 25 de outubro de 2016.
HERBERST, Rubens. Entrevista concedida a Ricardo Neumann.
Joinville, 30 de setembro de 2016.
HORN, Adriano. Entrevista concedida a Ricardo Neumann. Joinville,
20 de outubro de 2014.
KLITZKE, Charles. Entrevista concedida a Ricardo Neumann. Jaraguá
do Sul, 15 de outubro de 2016.
MENEGHIM, Gustavo. Entrevista concedida a Ricardo Neumann.
Joinville, 20 de outubro de 2014.
MORAES, Marcos Maia de. Entrevista concedida a Ricardo Neumann.
Joinville, 21 de outubro de 2014.
NOVAES, Melina. Entrevista concedida a Ricardo Neumann. Joinville,
06 de janeiro de 2015.
180
SOUZA, Edson Luis de. Entrevista concedida a Ricardo Neumann.
Jaraguá do Sul, 28 de janeiro de 2014.
SOUZA Jr, Hélio João de. Entrevista concedida a Ricardo Neumann.
Joinville, 25 de outubro de 2014.
SOUZA, José Carlos de. Entrevista concedida a Ricardo Neumann.
Joinville, 30 de setembro de 2016.
WERNER, Heriberto. Entrevista concedida a Ricardo Neumann.
Jaraguá do Sul, 15 de outubro de 2016.
ZIMATH, Rafael. Entrevista concedida a Ricardo Neumann. Joinville,
30 de janeiro de 2014.
ACERVOS CONSULTADOS
Arquivos Pessoais
BRUM, Rodrigo. Arquivo pessoal concedido a Ricardo Neumann.
Joinville, 2014. Arquivo pessoal.
DALLACQUA, Márcio. Arquivo pessoal concedido a Ricardo
Neumann. Joinville, 2014. Arquivo pessoal.
MERINO, Bruna. Arquivo pessoal concedido a Ricardo Neumann.
Joinville, 2014. Arquivo pessoal.
NEUMANN, Ricardo. Arquivo pessoal do autor. Florianópolis, 2014.
Arquivo pessoal.
SOUZA, Edson Luis de. Arquivo pessoal concedido a Ricardo
Neumann. Jaraguá do Sul, 2014. Arquivo pessoal.
Websites e Blogs
GONÇALVES, Christiani Porto. Demos pra download [Internet].
Joinville, 2014. Disponível em:
Acesso em: 12 jul. 2014.
GOOGLE IMAGENS. Banda Ramones. Disponível em:
_Ramones_cover.jpg&imgrefurl=https://en.wikipedia.org/wiki/Ramones
&h=240&w=240&tbnid=-
rM3UNVpu7WiPM:&vet=1&tbnh=186&tbnw=186&docid=Yu2I6zA8
Lg31NM&itg=1&usg=__ES6mEtanuwSjBHnJsrWPBo6lFiY=&sa=X&
ved=0ahUKEwiOrbDIs9rRAhWJl5AKHT54ChcQ_B0IczAK&ei=lBW
HWI6TKomvwgS-8Km4AQ>. Acesso em: 10 jul. 2016.
GOOGLE IMAGENS. Banda Ratos de Porão. Disponível em:
TOS+DE+PORAO.html>. Acesso em: 5 jul. 2016.
182
GOOGLE IMAGENS. Capa da banda californiana, NOFX.
Disponível em:
hXBHpAKHZJDGkQ_AUICCgB&biw=1366&bih=662#tbm=isch&q=Nofx:+Eating+
Lamb%2Fheavy+Petting+Zoo&imgrc=ClUcKmWSqhLY_M%3A>.
Acesso em: 12 fev. 2016.
GOOGLE IMAGENS. Capa do Cd da banda carioca Poindexter.
Disponível em:
BqJ8%2Fs1600%2Fpoindexterfalarefacil.jpg&imgrefurl=http%3A%2F
%2Farquivorjhc.blogspot.com%2F2011%2F12%2Fpoindexter-falar-efacil1997.html&docid=317IQ82ErP93ZM&tbnid=nz0Ux5yjZCtycM%3A&
vet=1&w=400&h=400&bih=662&biw=1366&q=Poindexter%20-
%20Falar%20%C3%A9%20F%C3%A1cil%20%5B1997%5D&ved=0a
hUKEwi18_6WntnRAhXCFJAKHZzuAAoQMwgaKAAwAA&iact=m
rc&uact=8>. Acesso em: 6 jun. 2016.
GOOGLE IMAGENS. Capa do CD da banda Mukeka di Rato, do
Espírito Santo. Disponível em:
GEpAKHUdDMoQ_AUICigD&biw=1366&bih=662#tbm=isch&q=MUKEKA+DI+
RATO+-+GAIOLA&imgrc=38Xrmtrm498MZM%3A>. Acesso em: 10
ago. 2016.
GOOGLE IMAGENS. Capa do CD da banda Nirvana. Disponível em:
4611620.jpg&imgrefurl=http%3A%2F%2Fwww.tribunaonline.com.br
%2Fapos-25-anos-bebe-recria-capa-donirvana%2F&docid=4KgcOub7iP2TlM&tbnid=2Kso5sYQJd35M%3A&vet=1&w=550&h=546&bih=662&biw=1366&q=Capa
%20do%20disco%20%E2%80%98Nevermind%E2%80%99%2C%20d
183
o%20Nirvana&ved=0ahUKEwizgruqndnRAhWIIZAKHbA5CbQQMw
gdKAEwAQ&iact=mrc&uact=8>. Acesso em: 11 maio 2016.
GOOGLE IMAGENS. Capa do CD da banda norte-americana
Pavment. Disponível em:
GEpAKHUdDMoQ_AUICigD&biw=1366&bih=662#imgrc=Ab1eqeM8xBV5PM%
3A>. Acesso em 15 set. 2015.
GOOGLE IMAGENS. Capa do vinil da banda Dead Kennedys.
Disponível
em:
s9rRAhVJgpAKHb5qBwIQ_AUICCgB&biw=1366&bih=662#tbm=isc
h&q=Capa+do+vinil+da+banda+Dead+Kennedys+com+uma+m%C3%
A3o&imgrc=Ivoo9rwk9PFD2M%3A>. Acesso em: 10 jul. 2016.
GOOGLE IMAGENS. Capa do vinil da banda Ratos de Porão.
Disponível em:
_ztD4strRAhUEjJAKHSIjBwQ_AUICCgB&biw=1366&bih=662#imgrc=UWjgRnj9Iifq9M%3A>.
Acesso em: 10 jul. 2016.
GOOGLE IMAGENS. Visual punk mais estereotipados. Disponível
em:
https://www.google.com.br/search?q=Punk+is+turning+40:+how+to+ce
lebrate+in+London&tbm=isch&imgil=M0eVRuzLEaxaZM%253A%25
3BU2YQyAqH8a9QM%253Bhttp%25253A%25252F%25252Fwww.liligo.com%
25252Ftravel-edition%25252Fpunk-turns-40-london1956.html&source=iu&pf=m&fir=M0eVRuzLEaxaZM%253A%252CU
2YQy-AqH8a9QM%252C_&usg=__lEifX7q0qNjG53bjmKXRqpQLAc%3D&biw=1366&bih=662&ved=0ahUKEwifj
8fx2dvRAhXIIpAKHU8IDQUQyjcIPQ&ei=-8OHWNlFMjFwATPkLQo>. Acesso em: 5 jul. 2016.
184
HERBST, Rubens. Orelhada [Internet]. Joinville, 2014. Disponível em:
fev. 2014.
HOLLANDA, Roberto. Enciclopédia de Bandas Independentes
[Internet]. 2014. Disponível em:
Infoescola [Internet]. Brasil, 2014 – [citado em novembro de 2014].
Disponível em:
nov. 2014.
SOMAA [Internet]. Joinville, 2014. Disponível em:
SOUZA, Edson Luís. Demo Tapes Brasil [Internet], Jaraguá do Sul,
2014. Disponível em:
dez. 2014.
SOUZA, Edson Luís. Thepowerofthebira [Internet], Jaraguá do Sul,
2014. Disponível em:
2014.
SOUZA, Edson Luís. Joinroll - Memória do Rock de Joinville e região
[Internet]. Jaraguá do Sul, 2014. Disponível em:
SOUZA, Edson Luís. Histórico do Curupira Rock Club [Internet].
Jaraguá do Sul, 2014. Disponível em:
nov. 2014.
SOUZA, José Carlos de. Toda música que nos consome. [Internet].
Joinville, 2014. Disponível em:
PRANDI, Jair. Mapas Blog [Internet]. Vacaria, 2011. Disponível em:
185
VAGALUME [Internet]. Brasil, 2014. Disponível
em:
Vintage Joinville região rock [Internet]. Joinville, 2014. Disponível
em: