> Banco de Dados - História e música na universidade

OS SONS DA “FAVELA-SOCIETY”: UMA PESQUISA SOBRE HISTÓRIA, RADIODIFUSÃO, MÚSICA E ALGUMAS CRÔNICAS DE OSVALDO MOLES NA CIDADE DE SÃO PAULO, BRASIL, 1950

Tipo de documento:
Tese de Doutorado

Autor:
Guilherme Gustavo Simões de Castro

Orientador:
Adriano Luiz Duarte

Local:
UFSC

Data:
2018

Publicação - Livros / Artigos

Palavras-chave:
História, Literatura Música, Popular

Resumo:
Texto em formato digital: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/193785/PHST0627-T.pdf?sequence=-1&isAllowed=y

A principal contribuição teórica e metodológica desse trabalho foi
realizar uma análise profunda entre História e Musicologia utilizando
como elo entre as duas a Literatura e a Crítica Literária. Se a História
geralmente analisa mais os aspectos sociais, políticos, econômicos e
culturais sobre a música, mas sem analisar o fenômeno musical
propriamente dito e, por outro lado, a Musicologia, analisa as partituras,
as harmonias, dinâmicas, melodias, ritmos, intensidades, andamentos,
pausas, procuro inovar complementando esse debate com a Literatura,
pois os romances, as crônicas, e outros tipos de narrativas trazem uma
outra visão de mundo fundamentada na Literalidade. Além disso,
também entra nesse debate as análises musicais realizadas pelos críticos
literários. Ainda procuro utilizar algumas ferramentas teóricas da
Etnomusicologia, tentando estabelecer um contato com outras
concepções de música diferentes da Música Ocidental. Sendo assim, o
objetivo foi investigar o ambiente cultural e parte da história da música
popular urbana na cidade de São Paulo, nos anos 50, tendo como ponto
de partida algumas crônicas do escritor Osvaldo Moles e também da
análise criteriosa de uma gama extensa de fontes – literárias, fontes
sonoras, canções, fotografias, cinema, gravações fonográficas,
partituras, discos, documentos oficiais de Instituições Sociais do Estado,
estudos de urbanismo, mapas, periódicos, artigos científicos, biografias,
documentários, apresentações musicais, entrevistas e livros da área de
Música, Literatura, Antropologia, Filosofia, Comunicação, Rádio,
Sociologia, Arqueologia, Etnomusicologia, Artes, Jornalismo e História
Social – para escrever uma narrativa historiográfica sobre o ambiente
cultural da cidade, suas territorialidades, a influência da radiodifusão, a
música popular e suas relações com o contexto histórico da
industrialização, crescimento urbano e desenvolvimento da metrópole.
Minha hipótese é que haviam diferentes espaços e territórios na cidade,
como o ambiente cultural dos territórios dos afrodescendentes, os
territórios das elites, o ambiente da radiodifusão e dos periódicos. A
partir do referencial teórico de Raymond Williams, dos Estudos
Culturais Britânicos, analiso as diferentes formas de solidariedades entre
um ambiente cultural emergentes, através de um discurso que exercia
uma posição de resistência e procurava encontrar espaço em relação ao
sufocamento que o ambiente cultural hegemônico impunha através dos
discursos dominantes (jornais, rádios e documentos oficiais).

Fontes:
Fontes:
ADAMI, Antonio. O Rádio com sotaque paulista: Pauliceia
Radiofônica. São Paulo: Mérito, 2014.
ADAMI, Antonio. O centenário de Osvaldo Moles. Dossiê Sonora. In:
Revista Sonora, v.4, n. 8. Campinas, Unicamp, 2013.
ADAMI, Antonio; PAIVA, José Eduardo Ribeiro. Autodocumentário
sobre Osvaldo Moles. Dossiê Sonora. In: Revista Sonora, v.4, n.8.
Campinas, Unicamp, 2013.
ADORNO, Theodor W. Filosofia da Nova Música. 3. ed. São Paulo:
Perspectiva, 2002.
ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max. Dialética do
esclarecimento:fragmentos filosóficos. 2. ed. Rio de Janeiro: J. Zahar
Editor, 1985. 254 p.
AIJAZ AHMAD. Linhagens do presente: ensaios. São Paulo:
Boitempo, 2002. 287 p.
ALBANESE, Mário (Org.). Garoto, o gênio das cordas. São Paulo:
SESI-SP, 2013.
ALBIN, Ricardo Cravo. MPB, a história de um século. Rio de Janeiro:
Atrações Produções Ilimitadas/MEC/Funarte, 1997.
ALBUQUERQUE, Marcos Alexandre dos Santos. A Intenção
Pankararu (A “dança dos Praiás” como tradução Intercultural da cidade
de São Paulo)”. In: Cadernos do Leme, v. 2, n. 1, p.2-33.
ALMEIDA, T. V. A ausência lilás da semana de arte moderna: o
olhar pós-moderno. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 1998.
ALMEIDA, T. V. O anjo e o trapézio: prazer estético e indústria
cultural. In: ANTELO, Raúl. Declínio da arte ascensão da cultura.
Florianópolis: Abralic: Letras Contemporâneas, 1998. 222 p.
288
ALMEIDA, T. V. O corpo do som: notas sobre a canção. In: MATOS,
Cláudia Neiva de; TRAVASSOS, Elizabeth; MEDEIROS, Fernanda
Teixeira de. Palavra cantada: ensaios sobre poesia, música e voz. Rio
de Janeiro: 7Letras, 2008. 345 p.
ALVARENGA, Oneyda. Música popular brasileira. São Paulo: Duas
Cidades, 1982.
AMARAL, Djalma. Djalma Amaral: Depoimento. 23 set. 1976.
Acervo Centro Cultural de São Paulo. Depoimento concedido via Rádio
no Programa São Paulo Agora.
AMARAL JÚNIOR, José de Almeida. Chorando na Garoa: Memórias
Musicais de São Paulo. São Paulo: Paulistinha, 2013.
ANDRADE, Mário. Aspectos da Música Brasileira. Belo Horizonte:
Villa Rica, 1991.
ANDRADE, Mario. Introdução à Estética Musical: pesquisa,
estabelecimento de texto. São Paulo: Hucitec, 1995.
ARAÚJO, Samuel. The Politics of Passion: The Impact of Bolero on
Brazilian Musical Expressions. Yearbook for Traditional Music, v.
31, 1999, p. 42-56.
ARNHEIM, Rodolf. Estética Radiofônica. Barcelona, Editorial
Gustavo Gili (GG Mass Media), 1980.
ASSIS, Machado de. O machete / Um homem célebre. In: Contos de
Machado de Assis: Música e literatura v.1. Rio de Janeiro. Record.
2008.
AZEVEDO, Amailton Magno. A memória musical de Geraldo Filme:
os sambas e as micro-áfricas em São Paulo. Tese (Doutorado) História.
PUC/SP. São Paulo, 2006.
AZEVEDO, Aluísio. O cortiço. São Paulo: Escala Educacional, 2006.
(Série Nossa Literatura)
289
BARCELOS NETO, Aristóteles. A serpente do corpo repleto de
canções: um tema amazônico sobre a arte do trançado. In: Revista de
Antropologia, v. 54, n. 2. São Paulo, USP, 2011.
BASTIDE, Roger; FERNANDES, Florestan. Brancos e Negros em São
Paulo. São Paulo: Brasiliense, 1959.
BASTOS, Manoel Dourado. Notas de testemunho e recalque: uma
experiência musical dos traumas sociais brasileiros em Chico Buarque e
Paulinho da Viola (de meados da década de 1960 a meados da década de
1970). Assis/SP, 2009. Tese (doutorado). 282 f. Universidade Estadual
Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2009.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade
técnica. In: GRUNNEWALD, José Lino. A ideia do Cinema. Rio de
Janeiro: Civilização Brasileira, 1969.
BERRIEL, Carlos Eduardo Ornelas. Tietê, Tejo e Sena: A obra de
Paulo Prado. Campinas: Papirus, 2000.
BITTENCOURT, René. Notícias Policiais. Revista da Rádio, n. 24,
1950.
BLOCH, Marc. Apologia da História, ou, O ofício de historiador. Rio
de Janeiro: Zahar, 2001.
BOAS, Franz. A mente do ser humano primitivo. 2. ed. Petrópolis,
RJ: Vozes, 2011. (Coleção Antropologia).
BOAS, Franz. Arte Primitiva. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. (Coleção
Antropologia).
BONDUKI, Nabil Georges. Origens da habitação social no Brasil.
Arquitetura moderna, Lei do Inquilinato e difusão da casa própria. São
Paulo: Estação Liberdade: FAPESP, 1998.
BORGES, Vavy Pacheco; COHEN, Ilka Stern. A cidade como palco: os
movimentos armados de 1924, 1930 e 1932. In: História da Cidade de
São Paulo, v. 3. São Paulo: Paz e Terra, 2004.
290
BRILL, Alice. Flagrantes de São Paulo. 1954. Acervo Fotográfico
MAC/USP.
BYRNE, David. Como funciona a música. Barueri, SP: Amarilys,
2014.
CABRAL, Sérgio. No tempo de Almirante: uma história do Rádio e da
MPB. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1990.
CALADO, Carlos. A divina comédia dos Mutantes. Rio de Janeiro:
Editora 34, 1995.
CALADO, Carlos. Adoniran Barbosa. Rio de Janeiro: Media Fashion,
2010. (Coleção Folha Raízes da Música Brasileira, v. 7).
CALDEIRA, Teresa Pires do Rio. Cidade de Muros: crime, segregação
e cidadania em São Paulo. São Paulo: Ed. 34, Edusp, 2000.
CAMPOS, Augusto. Balanço da bossa e outras bossas. São Paulo:
Perspectiva, 1968.
CAMPOS Jr., Celso de. Adoniran: uma biografia. 2. ed. São Paulo:
Globo, 2009.
CAMPOS, Jr., Celso de. O malabarista da máquina de escrever: Ensaio
biográfico. In: MOLES, Osvaldo. Recado de uma garoa usada:
flagrantes de São Paulo e crônicas sem itinerário. São Paulo: Garoa
Livros, 2014.
CANCLINI, Nestor García. Culturas híbridas: estratégias para entrar e
sair da modernidade. 3. ed. São Paulo: Edusp, 2000.
CANDIDO, Antônio et al. A personagem de ficção. São Paulo:
Perspectiva, 2005.
CANDIDO, Antônio. Formação da literatura brasileira. São Paulo:
Itatiaia, 1981.
CANDIDO, Antônio. Na sala de aula. Caderno de análise literária. São
Paulo: Ática, 1995.
291
CANDIDO, Antônio. O estudo analítico do poema. 3. ed. São Paulo:
Humanitas Publicações – FFLCH/USP, 1996.
CANDIDO, Antônio. Os Parceiros do Rio Bonito: Estudo sobre o
caipira paulista e a transformação dos seus meios de vida. 4. ed. São
Paulo: Duas Cidades, 1977.
CANDIDO, Antônio. Vários Escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1982.
CANDIDO, Antônio et al. A Crônica: o gênero, sua fixação e suas
transformações no Brasil. Campinas, SP: Editora da UNICAMP; Rio de
Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1992.
CANTERO, Thaís Matarazzo. A Música Popular no Rádio Paulista,
1928-1960. Bragança Paulista. Edição da Autora, 2013.
CARAJOL, Pablo Delvage. Entrevista com Toniquinho Batuqueiro.
Oficina de História Oral e Documentário. Centro de Documentação,
Cultura e Política Negra de Piracicaba e SESC Piracicaba. Piracicaba:
Filó Comunicação Educação e Arte, 2010.
CARDOSO, Tom. Paulo Vanzolini. Rio de Janeiro: Media Fashion,
2010 (Coleção Folha Raízes da Música Brasileira, v. 16).
CASSOLI, Camilo. Sompaulo: canções da metrópole. São Paulo:
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2001, p. 77-78;
CASTRO, Guilherme Gustavo Simões de. A Banda Dazaranha:
circuito musical e espaço cultural de Florianópolis na década de 90. 192
f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina,
Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em
Literatura, Florianópolis, 2009.
CD Elis Regina no Fino da Bossa. v. 3. Gravações originais. Velas,
1994.
CD Memória do Samba Paulista de Toniquinho Batuqueiro, 2009.
CERQUEIRA, Vera Lúcia Cardim de (Org.). Missão de Pesquisas
Folclóricas: cadernetas de campo. São Paulo: Associação Amigos do
Centro Cultural São Paulo, 2010.
292
CEVASCO, Maria Elisa. Para ler Raymond Williams. São Paulo: Paz
e Terra, 2001.
CHALHOUB, Sidney; NEVES, Margarida de Souza; PEREIRA,
Leonardo Affonso de Miranda. História em cousas miúdas: capítulos
de história social da crônica no Brasil. Campinas: Ed. UNICAMP, 2005.
590p.
CLIFFORD, James. Sobre o Surrealismo Etnográfico. In: ______. A
experiência etnográfica: Antropologia e Literatura no Século XX. Rio
de Janeiro: Edufrj, 2017. p. 132-178.
COMPAGNON, Antoine. O Demônio da Teoria: Literatura e Senso
Comum. Belo Horizonte: UFMG, 2001.
CORRÊA, Roberto. A arte de Pontear Viola. Brasília/Curitiba: Ed.
Autor, 2000.
CROS, Edmond. O sujeito colonial: a irresponsabilidade do outro. In:
BERND, Zilá; UTÉZA, Francis (orgs.). Produção literária e
identidades culturais: estudos de literatura comparada. Porto Alegre:
Sagra Luzzatto, 1997, p. 11-28.
CUEVA, Augustín. O desenvolvimento do capitalismo na América
Latina. São Paulo: Global, 1983, p. 171.
CUÍCA, Osvaldinho; DOMINGUES, André. Batuqueiros da
Pauliceia: enredo do samba de São Paulo. São Paulo: Editora
Barcarolla, 2009.
DAMATTA, Roberto. Carnavais, malandros e heróis: para uma
sociologia do dilema brasileiro. 6. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.
DERRIDA, Jacques. Khora. Campinas: Papirus, 1995.
DIAS, Márcia Tosta. Os donos da voz: indústria fonográfica brasileira e
mundialização da cultura. São Paulo: Boitempo, 2000.
293
DIAS, Maria Odila Leite. Anna Gertudes de Jesus, mulher da terra.
(Quotidiano e poder em São Paulo no final do século XIX). Tese de
Livre-Docência. São Paulo: FFLCH-USP, 1982.
DUARTE, Adriano Luiz. Cidadania e exclusão: Brasil 1937-1945.
Florianópolis: Ed. da UFSC, 1999.
DUARTE, Adriano Luiz. Cultura popular e cultura política no apósguerra: redemocratização, populismo e desenvolvimentismo no bairro
da Mooca, 1942-1973. Campinas, 2002. 273 p. Tese (Doutorado) -
Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências
Humanas.
DUARTE, Adriano Luiz. O enigma Paulo Rizzo nos arquivos do FBI,
1949-1950: de estudante premiado a ‘pastor comunista’. In: FORTES,
Alexandre et al. Cruzando fronteiras: novos olhares sobre a história do
trabalho. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2013.
DUARTE, Adriano Luiz. Pedro Maneta e o concurso literário
promovido pelo Ministério do Trabalho Indústria e Comércio em 1942.
FGV Estudos Históricos. Rio de Janeiro, v. 29, n. 59, 2016. p. 687-
706.
DUARTE, Geni Rosa. Múltiplas vozes no ar: O rádio em São Paulo
nos anos 30 e 40. 2000. Tese (Doutorado em História) Pontifícia
Universidade Católica de São Paulo, 2000.
DUMAZEDIER, Joffre. Lazer e cultura popular. São Paulo:
Perspectiva, 2014.
EKSTEINS, Modris. A sagração da Primavera: a grande guerra e o
nascimento da era moderna. Rio de Janeiro: Rocco, 1992.
ELIAS, Norbert. Mozart: sociologia de um gênio. Rio de Janeiro: Jorge
Zahar, 1995.
FARO, Fernando. (Produtor). (1981). Programa Ensaio Adoniran
Barbosa. São Paulo: TV Cultura.
FARO, Fernando. (Produtor). (1982). Programa Ensaio Geraldo
Filme. São Paulo: TV Cultura.
294
FEDERICO, Maria Elvira Bonavita. História da Comunicação: Rádio
e TV no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1982. (Coleção Meios de
comunicação social).
FERNANDES, Florestan. A integração do negro na sociedade de
classes: no limiar de uma nova era. São Paulo: Globo, 2008. v. 2.
FERNANDES, Florestan. Congadas e Batuques em Sorocaba. In: O
negro no mundo dos Brancos. São Paulo; Difusão Europeia do Livro,
1972.
FERRARETO, Luiz Artur. Rádio: o veículo, a história e a técnica.
Porto Alegre: Editora Sagra Luzzatto, 2001.
FIGUEIREDO, Anna Cristina Camargo Moraes. Liberdade é uma
calça azul velha e desbotada: Publicidade, Cultura de Consumo e
Comportamento Político no Brasil (1954-1964). São Paulo: Editora
Hucitec, 1998.
FONTES, Paulo. Um Nordeste em São Paulo: trabalhadores migrantes
em São Miguel Paulista (1945-1966). Rio de Janeiro: Editora FGV,
2008.
FONTES, Paulo; DUARTE, Adriano. O populismo visto da periferia:
adhemarismo e janismo nos bairros da Mooca e São Miguel Paulista
(1947-1953). Cadernos AEL, v. 11, n. 20/21. p. 83-127.
GALVÃO, Luiz. Anos 70: novos e baianos. São Paulo: Editora 34,
1997.
GALVÃO, Walnice Nogueira. Ao som do samba: uma leitura do
Carnaval carioca. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2009.
GEERTZ, Clifford. A arte como um Sistema Cultural. In: O Saber
Local: Novos Ensaios em Antropologia Interpretativa. Petrópolis:
Vozes, 1998.
295
GIANELLI, Carlos Gregório de Matos. Os Milionários do Riso: a
performance humorística da dupla Alvarenga e Ranchinho nos
programas de rádio (1936 – 1947). Dissertação (Mestrado em História)
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) – Florianópolis,
2014.
GINSGURG (Abu-Loghod) Faye D. Media Worlds: Anthropology on
New Terrian. Berkeley: University of California Press, 2002.
GOMES, Tiago de Melo. Um espelho no palco: identidades sociais e
massificação da cultura no teatro de revista nos anos 1920. Campinas:
Ed. da Unicamp, 2004.
HALL, Michael. Imigrantes na cidade de São Paulo. In: PORTA, Paulo
(Org.). História da Cidade de São Paulo. v.3. São Paulo: Paz e Terra,
2004.
HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: o breve século XX: 1914-
1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
HOBSBAWM, Eric. História Social do Jazz. Rio de Janeiro: Paz e
Terra, 1990.
JAMESON, Fredric. Marxismo e Forma: Teorias Dialéticas da
Literatura no século XX. São Paulo, Hucitec, 1985.
JORNAL Correio Paulistano, 4 de setembro de 1949, p. 8. Arquivo
Público do Estado de São Paulo.
JOURDAIN, Robert. Música, Cérebro e Êxtase. Rio de Janeiro:
Objetiva, 1998.
KELLNER, Douglas. A Cultura da Mídia – estudos culturais:
identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Bauru,
SP:EDUSC, 2001.
KINTÊ, Akins. Zeca, o poeta da Casa Verde. Documentário. São
Paulo, 2011.
296
KOELLREUTTER, H.J. A criação musical no Estado Socialista.
Jornal Hoje. Domingo, 10 de agosto de 1947, p. 5. Coluna de Música.
Acervo do Arquivo Público de Estado de São Paulo.
KOELLREUTTER, H.J. Koellreutter e a música transparente. n. 78.
VHS Diversos. Acervo do Museu da Imagem e do Som/MIS-SP.
KOSELLECK, Reinhart. Futuro Passado: contribuição à semântica dos
tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed PUC – RIO, 2006.
KUHN, Thomas. A função do dogma na investigação científica.
Organizador Eduardo Salles O. Barra. Curitiba: UFPR, SCHLA, 2012.
LEME, Caroline Gomes. São Paulo Sociedade Anônima e Bebel,
garota-propaganda: alienação e retificação no cinema paulista dos anos
1960. Herramienta, Buenos Aires, Argentina, 2014.
LIMA, Marisa Ramires Rosa de; FIGUEIREDO, Sérgio Luiz Ferreira
de. Exercícios de Teoria Musical: uma abordagem prática. 5. ed. São
Paulo: Embraform, 2001.
LOPES, Saint-Clair. Radiodifusão (1922-1972): meio século a serviço
da integração nacional. Rio de Janeiro: ABERT, 1972.
MAIA, Marta Regina. Quadros radiofônicos: Memórias da
comunidade radiouvinte paulistana. (1930-1950). São Paulo: 2002.
Tese. (Doutorado). Universidade de São Paulo. Escola de Comunicação
e Artes. Acervo Biblioteca ECA/USP.
MALINOVSKI, Bronislaw. Os Argonautas do Pacífico Ocidental.
Disponível em: . Acesso em:
01 abr. 2018.
MANZATTI, Marcelo Simon. O samba paulista, do centro cafeeiro à
periferia do centro: estudo do samba de bumbo ou samba rural
paulista. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Pontifícia
Universidade Católica de São Paulo (PUC), São Paulo, 2005.
297
MARCELINO, Márcio Michalczuk. Uma leitura do samba rural ao
samba urbano da cidade de São Paulo. Dissertação. (Mestrado em
Geografia Humana) – Universidade de São Paulo (USP), São Paulo,
2007.
MATOS, Maria Izilda Santos de. A cidade, a noite e o cronista: São
Paulo e Adoniran Barbosa. Bauru, SP: EDUSC, 2007.
MATOS, Maria Izilda Santos de. Dolores Duran: experiências boêmias
em Copacabana nos anos 50. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil,
2005.
MC FARLANE, James, BRADBURY, Malcom. Modernismo: guia
geral 1890-1930. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
MCLEISH, Robert. Produção de rádio: um guia abrangente da
produção radiofônica. São Paulo: Summus, 2001.
MEDAGLIA, Júlio. Música Impopular. São Paulo: Global, 1988.
MEDITSCH, E. B. V. A especificidade do Rádio Informativo: um
estudo da construção, discurso e objetivação da informação jornalística
no rádio a partir de emissoras especializadas de Portugal e do Brasil em
meados dos anos 90, Tese (Doutorado) - Ciências da Comunicação.
Universidade Nova de Lisboa, UNL, Portugal, 1997.
MENESES, José Eugênio de Oliveira. Rádio e Cidade: Vínculos
Sonoros. São Paulo: Annablume, 2007.
MENEZES BASTOS, Rafael José. A festa da jaguatirica: uma
partitura crítico-interpretativa. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2013.
MENEZES BASTOS, Rafael José. Ensaio sobre Adoniran: um estudo
antropológico sobre a Saudosa Maloca. In: Revista Brasileira de
Ciências Sociais. v. 29, n. 84, 2014.
MENEZES BASTOS, Rafael José. Música nas sociedades indígenas das
terras baixas da América do Sul: Estado de Arte. Mana, v.13, 2007. p.
293-316.
298
MENEZES BASTOS, Rafael José. Musicológica Kamayurá: para uma
antropologia da comunicação no Alto Xingú. 2. ed. – Florianópolis: Ed.
da UFSC, 1999.
MENEZES BASTOS, Rafael José. O índio na música brasileira:
Recordando Quinhentos Anos de Esquecimento. In: TUGNY, R.P.;
QUEIROZ, R.C. de. (Org.). Músicas africanas e indígenas no Brasil.
Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2006.
MENEZES, Flo. Um olhar retrospectivo sobre a história da música
eletroacústica. In: ______. (Org.) Música Eletroacústica. São Paulo:
Editora da Universidade de São Paulo, 1996.
MESTRINEL, Francisco de Assis Santana. A Batucada da Nenê e Vila
Matilde: formação e transformação de uma bateria de escola de samba
paulistana. Dissertação (Mestrado em Música Popular) – UNICAMP –
Instituto de Artes, Campinas, 2009.
MOLES, Osvaldo. Ângulo de porta de boteco. In: ____. Piquenique
classe C: crônicas e flagrantes de São Paulo. São Paulo: Boa Leitura
S/A, 1962.
MOLES, Osvaldo. A última aventura do homem de tinha um pandeiro.
In: _____. Piquenique classe C: crônicas e flagrantes de São Paulo. São
Paulo: Boa Leitura S/A, 1962.
MOLES, Osvaldo. A última pescaria do cadáver do cearense. In: _____.
Recado de uma garoa usada: flagrantes de São Paulo e crônicas sem
itinerário. São Paulo: Garoa Livros, 2014. p. 159-160.
MOLES, Osvaldo. A última voz do violão. In: _____. Piquenique
Classe C: crônicas e flagrantes de São Paulo. São Paulo: Boa Leitura,
1962.
MOLES, Osvaldo. Caçadores de gatos na floresta de arranha-céu. In:
_____. Recado de uma garoa usada: flagrantes de São Paulo e
crônicas sem itinerário. São Paulo: Garoa Livros, 2014.
MOLES, Osvaldo. História em que entra negra de umbigo baixo. In:
______. Piquenique Classe C: crônicas e flagrantes de São Paulo. São
Paulo: Boa Leitura, 1962.
299
MOLES, Osvaldo. Regulamento de Gafieira. In: ____. Piquenique
Classe C: crônicas e flagrantes de São Paulo. São Paulo: Boa Leitura,
1962.
MOLES, Osvaldo. Trecho do programa História das Malocas de
Osvaldo Moles. Narração de Jorge Magalhães. História do rádio no
programa “São Paulo Agora”, 23 de setembro de 1976.
MOLES, Osvaldo. Viagem ao redor das filas de ônibus. In: _____.
Recado de uma garoa usada: flagrantes de São Paulo e crônicas sem
itinerário; Organizado por Celso de Campos Junior. São Paulo: Garoa
Livros, 2014, p. 167-168.
MOLLES, Osvaldo. Bonde, quando morre, vira anjo? In: _____.
Piquenique Classe C: crônicas e flagrantes de São Paulo. São Paulo,
Boa Leitura S/A, 1962.
MOLLES, Osvaldo. Conflito na Barra Funda. In: _____. Piquenique
Classe C: crônicas e flagrantes de São Paulo. São Paulo: Boa Leitura,
1962.
MOLLES, Osvaldo. O assobiador em seu crime. In: ______.
Piquenique Classe C: crônicas e flagrantes de São Paulo. São Paulo:
Boa Leitura, 1962. p. 257-259.
MOLLES, Osvaldo. Piquenique Classe C: crônicas e flagrantes de São
Paulo. São Paulo: Boa Leitura, 1962.
MOLLES, Osvaldo. Preconceito de côr local na gafieira. In: _____.
Piquenique Classe C: crônicas e flagrantes de São Paulo. São Paulo:
Boa Leitura, 1962.
MOLLES, Osvaldo. Ritornelo do Bonde 19. In: ______. Piquenique
Classe C: crônicas e flagrantes de São Paulo. São Paulo, Boa Leitura
S/A, 1962. p. 267-270.
MONTAIGNE, Michel de. Dos Canibais. In: Ensaios. 4. ed. São Paulo:
Nova Cultural, 1987-.
300
MORAES, José Geraldo Vinci de. Metrópole em Sinfonia: história e
cultura e música popular na São Paulo dos anos 30. São Paulo: Estação
Liberdade, 2000.
MORAES, José Geraldo Vinci de. Sonoridades Paulistanas: a música
popular na cidade de São Paulo – final do século XIX ao início do
século XX. Rio de Janeiro: Funarte, 1995.
MORAES, José Geraldo Vinci de; SALIBA, Elias Thomé. O
historiador, o luthier e a música. In: MORAES, José Geraldo Vinci de e
SALIBA, Elias Thomé (orgs.). História e Música no Brasil. São Paulo:
Alameda, 2010.
MOREIRA, Sônia V. Rádio palanque. Rio de Janeiro: Mil Palavras,
1998.
MORELLI, Rita C. L. Indústria Fonográfica: um estudo
antropológico. Campinas: UNICAMP, 1991.
MORENO, Júlio. Memórias do Armandinho do Bexiga. São Paulo:
Editora do Senac, 1996.
MORIN, Edgar. Cultura de massas no Séc. XX: o espírito do tempo.
Rio de Janeiro: Forense, 1967.
MOTTA, Leda Tenório da. Clima e Noigandres: a crítica literária
brasileira entre dois fogos. In: Revista USP, São Paulo, n. 39, p, 120-
129, 1998.
MOTTA, Nelson. Noites Tropicais: solos, improvisos e memórias
musicais. Rio de Janeiro: Objetiva, 2000.
MURCE, Renato. Bastidores do Rádio: fragmentos do Rádio de ontem
e de hoje. Rio de Janeiro: Imago, 1976. Acervo Biblioteca ECA/USP.
NAPOLITANO, Marcos. A Síncope das Ideias: a questão da tradição
na música popular brasileira. São Paulo: Editora Fundação Perseu
Abramo, 2007.
NAPOLITANO, Marcos. Cultura brasileira: utopia e massificação
(1950-1980). 4. ed. São Paulo: Contexto, 2014.
301
NAPOLITANO, Marcos. História & Música – História cultural da
música popular. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
NEGRO, Antonio Luigi. Quem aguenta esses baianos? Desfazendo
preconceitos sobre a história do Brasil: trabalho, migração e lutas
sindicais. In: Revista Histórica. Disponível em:
. Acesso em: fev. 2013
NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. O nascimento da Tragédia. São
Paulo: Editora Escala, 2013.
NUNES, Mônica Rodrigues. Inovação na imprensa paulistana: o
nascimento dos cadernos de cultura. In: Comunicação & Inovação, v.
8, n. 15, p. 29-38. 2007.
OLIVEIRA, Márcia Ramos de. Uma leitura histórica da produção
musical do compositor Lupicínio Rodrigues. Tese. (Doutorado em
História). Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Porto
Alegre, 2002.
ORTRIWANO, Gisela Swetlana. A informação no rádio: os grupos de
poder e a determinação dos conteúdos. São Paulo: Summus, 1985.
PARANHOS, Adalberto. Os desafinados: sambas e bambas no “Estado
Novo”. São Paulo: Intermeios, CNPq e Fapemig, 2015.
PASSIANI, Enio. Afinidades seletivas: uma comparação entre as
sociologias da literatura de Pierre Bourdieu e Raymond Williams. In:
CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIC, 11., Anais...
Tessituras, Interações, Convergências. 13 a 17 de julho de 2008. USP –
São Paulo, Brasil.
PIAZZA, Maria de Fátima Fontes. Os afrescos nos trópicos: Portinari e
o mecenato Capanema. Florianópolis, 2003. xi, 365 f. Tese (Doutorado)
- Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências
Humanas. Programa de Pós-Graduação em História.
PINHEIRO, Claudia. (Org.) A Rádio Nacional: alguns dos momentos
que contribuíram para o sucesso da Rádio Nacional. Rio de Janeiro:
Nova Fronteira, 2005.
302
PIQUERAS, Laura Hortelano. Arqueomusicología: pautas para la
sitematización de los artefatos sonoros pré-históricos. Trabajo de
investigación de Tecer ciclo dirigido por: D. Valentín Villaverde
Bonilla. Universitat de Valencia – Estudi General. Julio de 2003.
PRADO, Paulo. Retrato do Brasil. 8 ed. São Paulo: Companhia das
Letras, 1997.
PRATA, Nair; MUSTAFA, Izani; PESSOA, Sônia Caldas. Teóricos e
Pesquisadores de Rádio no Brasil. In: Revista Brasileira de História e
Mídia. (RBHM). v. 3, n. 1, 2014.
PUTERMAN, Paulo. Indústria Cultural: a agonia de um conceito. São
Paulo: Perspectiva, 1994.
REVISTA Radiolândia. Os melhores da semana de São Paulo. 16
mar. 1956, p. 14.
REVISTA Radiolândia. O que há em São Paulo?. 20 jul. 1957a, p. 46.
REVISTA Radiolândia. Bolsa de Valores do Rádio e TV., 08 jun.
1957b, p. 46.
REVISTA Radiolândia. O que há em São Paulo?. 16 mar. 1957c, p.
54.
REVISTA Radiolândia. Tevelândia em São Paulo. 9 mar. 1957d, p. 58.
RAMOS, Caio Silveira. Sambexplícito: As vidas desvairadas de
Germano Mathias. São Paulo: A Girafa, 2008.
ROCHA, Francisco. Adoniran Barbosa: o poeta da cidade. Cotia/SP:
Ateliê Editorial, 2002.
ROCHA, Francisco. Na trilha das grandes orquestras: o ABC da cidade
moderna. Aviões, Bailes e Cinema. In: MORAES, José Geraldo Vinci
de, SALIBA; Elias Thomé (orgs.). História e Música no Brasil. São
Paulo: Alameda, 2010.
303
ROIZENBLIT, Sérgio. Documentário. Negros: um canto da força,
liberdade e poder. Oeste Paulista. Projeto Terra Paulista. CENPEC,
2004.
ROIZEMBLIT, Sérgio; LOHMANN, Tatiana. Um canto de força,
liberdade e poder. Documentário Projeto Terra Paulista: Histórias, Arte
e Costumes. Oeste Paulista.
ROLNIK, Raquel. A cidade e a lei: legislação, política urbana e
territórios na cidade de São Paulo. São Paulo: Studio Nobel: Fapesp,
1997.
ROLLE, Cláudio; González, Juan Pablo. Escuchando el passado: hacia
una historia social de la musica popular. In: Revista de História da
USP, n. 157, 2007, p. 31 -54.
ROSENFELD, Anatol. Literatura e personagem. In: CANDIDO,
Antonio et al. A personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 2005.
ROUGNON, Paul. La Musique et son Histoire. Paris: Libraire Garnier
Frères. s/d.
SACCHETTA, Herminio. Apresentação. In: MOLLES, Osvaldo.
Piquenique Classe C: crônicas e flagrantes de São Paulo. São Paulo:
Editora Boa Leitura S/A, 1962.
SALIBA, Elias Thomé. Raízes do Riso: A representação humorística na
história brasileira: da Belle Époque aos primeiros tempos do rádio. São
Paulo: Companhia das Letras, 2002.
SANDRONI, Carlos. Adeus à MPB. In: CAVALCANTE, Berenice et
all (Org.). Decantando a República. Rio de Janeiro: Nova Fronteira,
Faperj, 2004.
SANDRONI, Carlos. Feitiço Decente: Transformações no Samba no
Rio de Janeiro (1917-1933). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed./Ed. UFRJ,
2001.
SANTIAGO, Silvano. O cosmopolitismo do pobre: crítica literária e
crítica cultural. Belo Horizonte: UFMG, 2004.
304
SCHAFER, R. Murray. A afinação do mundo: uma exploração
pioneira pela história passada e pelo atual estado do mais negligenciado
aspecto de nosso ambiente: a paisagem sonora. 2. ed. São Paulo: Ed.
Unesp, 2011.
SCHAFER, R Murray. O ouvido pensante. 2. ed. São Paulo: Ed.
Unesp, 2011.
SCHIMIDT, Afonso. Saltimbancos. In: TINHORÃO, José Ramos. A
música popular no romance brasileiro. São Paulo: Ed. 34, 2000.
SCHÜLER, Donaldo. Correspondência no território da conquista. In:
Produção literária e identidades culturais: estudos de literatura
comparada/Zilá Bernd e Francis Utéza (orgs.). Porto Alegre: Sagra
Luzzatto, 1997, p. 29-50.
SCHWARZ, Roberto. Ao vencedor as batatas: forma literária e
processo social nos inícios do romance brasileiro. São Paulo: Duas
Cidades: Ed. 34, 2000.
SCHWARZ, Roberto. Entrevista. In: Revista Brasileira de Ciências
Sociais. v. 23, n. 68, 2008. Disponível em:
. Acesso em: 24 abr.
2018.
SEU NENÊ. Direção: Carlos Cortez. Produção: Rui Pires. [S.l.]: [s.n.],
2001.
SEVCENKO, Nicolau. Orfeu extático na metrópole: São Paulo,
sociedade e cultura nos frementes anos 20. São Paulo: Companhia as
Letas, 1992.
SILVEIRA, Miroel; MOLES, Osvaldo. A família Lero-lero. Arquivo
Biblioteca Paulo Emílio Salles Gomes. Cinemateca Brasileira. São
Paulo/SP.
SILVEIRA, Miroel; MOLES, Osvaldo. Aventuras de Simão, o caôlho.
Roteiro Técnico Adalberto Cavalcanti. Arquivo Biblioteca Paulo Emílio
Salles Gomes. Cinemateca Brasileira. São Paulo/SP.
305
SODRÉ, Muniz. O terreiro e a cidade. A forma social negro-brasileira.
Petrópolis: Vozes, 1988.
SOUZA, José Cavalcante. Os pré-socráticos: fragmentos, doxografia e
comentários. 4. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1989.
SOUSA, Ricardo. A música na Capoeira Angola de Salvador. In:
TUGNY, R.P.; QUEIROZ, R.C. de. (Org.) Músicas africanas e
indígenas no Brasil. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2006, p.251-
261.
SOUZA, Tárik de. Tem mais samba: das raízes à eletrônica. São Paulo:
Ed. 34, 2003.
STOCKHAUSEN, Karlheinz. A unidade do tempo musical. In:
MENEZES, Flo (Org.) Música Eletroacústica. São Paulo: Editora da
Universidade de São Paulo, 1996.
TATIT, Luiz. Musicando a semiótica: Ensaios. 2. ed. São Paulo: Anna
Blume, 2008.
TATIT, Luiz. O Cancionista. 2. ed. São Paulo: Editora da Universidade
de São Paulo, 2002.
TATIT, Luiz. O Século da Canção. São Paulo: Ateliê Editorial, 2004.
TATIT, Luiz. Semiótica da canção. São Paulo: Escuta, 1999.
TATIT, Luiz; LOPES, Ivã Carlos. Melodia, elo e elocução: “Eu sei que
vou te amar”. In: MATOS, Cláudia Neiva de; TRAVASSOS, Elizabeth;
MEDEIROS, Fernanda Teixeira de. Palavra cantada: ensaios sobre
poesia, música e voz. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008. 345p.
TAVARES, Reynaldo. Histórias que o rádio não contou: Do Galena
ao Digital, Desvendando a Radiodifusão no Brasil e no Mundo. São
Paulo: Negócio Editora, 1997.
THOMPSON, E.P. A miséria da teoria ou um planetário de erros:
uma crítica ao pensamento de Althusser. Rio de Janeiro: Zahar Editores,
1981.
306
THOMPSON, E.P. Costumes em comum. São Paulo: Companhia das
Letras, 1998.
THOMPSON, E.P. Folclore, antropologia e história social. In:
_______.; SILVA, Sergio; NEGRO, Antonio Luigi (Org.). As
peculiaridades dos ingleses e outros artigos. 2. ed. Campinas: Ed. da
Unicamp, 2012. 286 p.
THOMPSON, E. P. Introdução: costume e cultura. In: Costumes em
comum. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
TINHORÃO, José Ramos. História Social da Música Brasileira. São
Paulo: Ed. 34, 1998.
TINHORÃO, José Ramos. Música popular: do gramofone ao rádio e
TV. São Paulo: Editora 34, 2014
TINHORÃO, José Ramos. Os sons que vem da rua. 3. ed. São Paulo:
Editora 34, 2013.
TONI, Flávia Camargo. O Pensamento Musical de Mario de
Andrade. Tese (Doutorado em Artes). Escola de Comunicação e Artes
da Universidade de São Paulo. São Paulo, 1990.
TRINDADE, Liana Salvia. O negro em São Paulo no período pósabolicionista. In: PORTA, Paulo (org.). História da Cidade de São
Paulo. v.3. São Paulo: Paz e Terra, 2004.
TRINDADE, Maria Helena. Museu da Música. Lisboa: Instituo
Português de Museus, 2002.
URBANO, Maria Aparecida. Quem é quem no samba paulista. São
Paulo: Clube do Bem-Estar, 2014.
URBANO, Maria Aparecida. Sampa, samba, sambista: Osvaldinho da
Cuíca. São Paulo: Edição do Autor, 2004.
307
VASCONCELLOS, Gilberto; SUZUKI Jr., Matinas. A malandragem e
a formação da música popular brasileira. In: HOLLANDA, Sérgio
Buarque de. (Org.). O Brasil republicano: economia e cultura (1930-
1964). São Paulo: Difel, 1985. (História Geral da Civilização Brasileira,
t. 3, v. 4).
VELOSO, Caetano. Verdade Tropical. São Paulo: Companhia das
Letras, 1997.
VIANNA, Hermano. O mistério do samba. Rio de Janeiro: Jorge Zahar
Ed.: Ed. UFRJ, 1995.
WEBER, Max. Os fundamentos racionais e sociológicos da música.
São Paulo: EDUSP, 1995.
WILLIANS, Raymond. A política e as letras: entrevistas da New Left
Review. São Paulo: Editora Unesp, 2013.
WILLIAMS, Raymond. Cultura. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
WILLIAMS, Raymond. Cultura e Sociedade: 1780-1950. São Paulo:
Ed. Nacional, 1969.
WILLIAMS, Raymond. Literature and Forms. In: _____. Marxism
and literature. Oxford/New York. Oxford University Press, 1977.
WISNIK, José Miguel. Machado Maxixe: O Caso Pestana. In:
________. Sem receita. São Paulo. Publifolha, 2004.
WISNIK, José Miguel. O som e o sentido. São Paulo: Companhia das
Letras, 1995.
WISNIK, José Miguel. O coro dos contrários: a música em torno de
22. São Paulo: Duas Cidades/Secretaria da Cultura, Ciência e
Tecnologia, 1977.
XAVIER, Ismail. São Paulo no Cinema: expansão da cidade-máquina,
corrosão da cidade-arquipélago. In: Revista Sinopse, v. 8, n. 11, p. 18-
25, 2006.
308
ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz. São Paulo: Companhia das Letras,
2001