> Banco de Dados - História e música na universidade
Ruy, Paulo e Fafá: a identidade amazônica na canção paraense (1976-1980)
Tipo de documento:
Dissertação de mestrado
Autor:
SILVA, Edilson Mateus Costa da
Orientador:
COSTA, Antonio Maurício Dias da
Local:
UFPA
Data:
2010
Publicação - Livros / Artigos
Palavras-chave:
História, 1976-1980, Integração nacional, Música popular, canção de protesto, cultura
amazônica
Resumo:
Texto em formato digital: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/4386?locale=en
Nos anos 60/70, do século XX, ocorreu um processo de “Integração político-econômica” da Amazônia ao Brasil, executada pelo Governo Federal. Esse processo gerou consequências profundas ao imaginário dos habitantes da região Amazônica, pois, dentro da estratégia governamental foi incluída a inserção de difusores de comunicação, bem como de rodovias e todo um aparato para interligar e diminuir as disparidades regionais. A “integração” criou uma infraestrutura capaz de atrair indústrias para a região. Porém muitos intelectuais acadêmicos e jornalistas deste período viram esse processo como uma “nova colonização”. Segundo eles, o capital gerado não resultou em melhorias sociais aos habitantes da Amazônia. Além dessa perspectiva, o contato com a cultura brasileira através da Televisão e do Rádio influenciou de forma contundente os rumos da política e da arte paraense. A música popular no Pará foi influenciada pela MPB nos anos 60. Porém, a partir destes debates em torno de uma “nova colonização” podemos perceber que o sentido artístico passou a ser regionalista amazônico, como uma estratégia de apoio político aos intelectuais e jornalistas regionais-progressistas. Neste trabalho, demonstraremos como esse “pano de fundo” se processou na obra do cantor e compositor Paulo André, em parceria com seu pai Ruy Barata (poeta e letrista). Assim como, é elaborada uma análise a respeito da carreira da cantora Fafá de Belém. Será discutido como suas aparições na mídia influenciaram no debate e na (re) construção do imaginário em torno da Amazônia.
Fontes:
Fontes:
ADAMS, Cristina; MURRIETA, Rui Sérgio Serreni; NEVES, Walter A. Sociedades
caboclas amazônicas: modernidade e invisibilidade. São Paulo: Annablume: FAPESP,
2006.
ADORNO, Theodor. O fetichismo na música e a regressão da audição. Textos
escolhidos. São Paulo: Nova Cultural, 2000. (Coleção os pensadores).
BECKER, Bertha K. Amazônia. São Paulo: Ática, 1994.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. Textos
escolhidos. São Paulo: Nova Cultural, 2000. (Coleção os pensadores).
CAMPOS, Augusto. “Introdução”. In:_________. O Balanço da Bossa e outras Bossas.
São Paulo, perspectiva, 2003.
COSTA, Tony Leão da. Música do Norte: intelectuais, artistas populares, tradição e
modernidade na formação da “MPB” no Pará (anos 1960 e 1970). Belém: Universidade
Federal do Pará, 2008. Dissertação de Mestrado.
DUTRA, Manuel José Sena. A Natureza da TV: uma leitura dos discursos da mídia
sobre a Amazônia, biodiversidade, povos da floresta. Belém: NAEA, 2005.
FERNANDES, José Guilherme. “Paranatinga, o nativo das águas na res da brasilidade”,
Rev. Do Curso de Letras da UNAMA, Jun., 1995
______. Rotas do mito: estudos e pesquisas em literatura, oralidade e cultura. Belém:
UFPA, 2006.
GARCIA, miliandre. “A questão da cultura popular: as políticas culturais do Centro
Popular de Cultura (CPC) e da União Nacional dos Estudantes (UNE)”. Revista
Brasileira de História, n. 47, v. 24, ANPUH/ Humanitas / FAPESP, 2004. pp. 127-162.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
KRAUSCHER, Valter. Música Popular Brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1983.
130
IANNI, Otávio. Teorias da globalização. Rio de Janeiro: civilização brasileira, 2006.
LOUREIRO, João de Jesus Paes. Cultura Amazônica: uma poética do imaginário.
Belém: Cejup, 1995.
LOUREIRO, João de Jesus Paes. Cultura na Amazônia. Curso de Especialização para
Técnico Cultural. Belém: Secult-Centur, 1989.
LOUREIRO, João de Jesus Paes. “O tempo presente do tempo passado”. In: NUNES,
André Costa et alli. 1964 relatos subversivos: os estudantes e o golpe militar no Pará.
Belém: Edição dos Autores, 2004.
LOUREIRO, Violeta R. Estado, homem, natureza. Belém: Cejup, 1992
MAUÉS, Raimundo Heraldo. “Amazônias: identidade regional e integração nacional”.
In: Uma “outra” invenção da Amazônia. Belém: CEJUP, 1999.
MIGUEL, Luis Felipe. Política e mídia no Brasil: episódios da história recente.
Brasília: Editora Plano, 2002.
MORAES, José Geraldo Vinci de. História e música: canção popular e conhecimento
histórico. Rev. bras. Hist., São Paulo, v. 20, n. 39, 2000
NAPOLITANO, Marcos. A síncope das idéias. São Paulo: Editora Fundação Perseu
Abramo, 2007.
______. História e Música. São Paulo: Autêntica, 2005.
______. Cultura Brasileira: Utopia e massificação (1950- 1980). São Paulo: Contexto,
2006.
______. A MPB sob suspeita: a censura musical vista pela ótica dos serviços de
vigilância política (1968-1981). Rev. Bras. Hist, São Paulo, v. 24, n. 47, 2004 .
NAPOLITANO, Marcos. Cultura e poder no Brasil Contemporâneo. Curitiba: Juruá,
2002.
NOVAES, Adauto; WISNICK, José Miguel. Música. São Paulo: Brasiliense, 1982. (col.
O Nacional e o popular na cultura brasileira)
OLIVEIRA, Alfredo. Ritmos e cantares. Belém: Conselho Estadual de Cultura, 1997.
131
OLIVEIRA, Alfredo. Ruy Guilherme Paranatinga Barata. Belém: Edições Cejup,
1990.
OLIVEIRA, Relivaldo Pinho de. Mito e modernidade na trilogia amazônica, de João de
Jesus Paes Loureiro. Belém: NAEA, 2003.
ORTIZ, Renato. A Moderna Tradição Brasileira: cultura brasileira e indústria cultural.
São Paulo: Brasiliense, 1991.
PARANHOS, Adalberto. “Entre o sim e o não: ciladas da canção”. Revista ArtCultura,
vol. 3, n. 3, 2001.
PINTO, Lúcio Flávio. No rastro do saque. São Paulo: Hucitec, 1978.
PETIT, Pere. Chão de Promessas: elites políticas e transformações econômicas no
Estado do Pará Pós-1964. Belém: Paka-tatu, 2003.
RUDIGER, Francisco. A escola de Frankfurt e a trajetória da crítica a indústria cultural.
Estudos de Sociologia, v. 3, n. 4, p.17, 1998.
SALLES, Vicente. Música e músicos no Pará. Belém: Conselho Estadual de Cultura,
1970.
SANDRONI, Carlos. “Adeus à MPB”. In: CAVALCANTE, Berenice (org.) et all.
Decantando a república: inventário histórico e político da canção popular moderna
brasileira. Rio de Janeiro: Perseu Abramo, 2004.
SILVA, Edilson Mateus Costa da. "Foi Assim": Múltiplas Narrativas do audiovisual e a
cultura amazônica. História, Imagem e Narrativas, v. 7, p. 15, 2008. ; Meio de
divulgação: Digital; Homepage:
http://www.historiaimagem.com.br/edicao7setembro2008/edicao7.php
SODRÉ, Luis Werneck. Síntese da História da Cultura Brasileira. Rio de Janeiro:
Bertrand Brasil, 1999. 19 ed.
TATIT, Luís. O século da canção. Cotia: Ateliê Editorial, 2004.
TÉO, Marcelo. Introdução. In: A vitrola nostálgica: música e constituição cultural
(Florianópolis, décadas de 1930 e 1940). Florianópolis: Letras contemporâneas, 2007.
132
THOMPSON, Edward P. “Introdução: costume e cultura”. In: Costumes em Comum.
São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
VIANNA, Hermano. O Mistério do Samba. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1995.
VIANNA, Luiz Werneck. “Os „simples‟ e as classes cultas na MPB”. In: Decantando a
república, vol. 1: inventário histórico e político da canção popular moderna. São Paulo:
Fundação Perseu Abramo, 2004.
133
FONTES:
JORNAIS (1976-1980):
A Província do Pará
O Estado do Pará
O Liberal
DISCOS:
Música Popular do Norte. Rio de Janeiro: Discos Marcus Pereira, 1976. LP.
HERIQUE, Waldemar; Maria Helena Coelho Cardoso. Canções de Waldemar Henrique
Belém: Secult, 1976. LP.
BARATA, Paulo André. Nativo. São Paulo: Continental, 1978. LP
______. Amazon River. São Paulo: Continental, 1980. LP.
______. Paulo André Barata. Belém: Secult, 1991. 2 CDs.
BELÉM, Fafá de. Tamba Tajá. Rio de Janeiro: Polydor, 1976. LP.
______. Água. Rio de Janeiro: Phonogram, 1977. LP.
______. Banho de Cheiro. Rio Janeiro: Phonogram, 1978. LP.
______. Estrela Radiante. São Paulo: Polygram, 1979. LP
______. Crença. Rio de Janeiro: Phonogram, 1980. LP.
______. Aprendizes da Esperança. Som Livre, 1985. LP.
______. O canto das águas: Fafá de Belém do Pará. Belém: Secretaria de Cultura do
Estado do Pará, 2002. CD.
LIMA, Vital. Cheganças.Rio de Janeiro: Tapecar, 1980. LP.
CHAVES, Nilson. LIMA, Vital; Waldemar. Outros Brasis, 1993. LP.
134
VÍDEOS:
REDE GLOBO DE TELEVISÃO
Disponível em: http://video.globo.com/Videos
Filho da Bahia (1975)
Haragana (1976)
Canção sobre o boto (1976)
Foi Assim (1977)
Moça do Mar (1978)
Estrela Radiante (1979)