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A INVENÇÃO DO CARIMBÓ: MÚSICA POPULAR, FOLCLORE E PRODUÇÃO FONOGRÁFICA (SÉCULO XX)

Tipo de documento:
Tese de Doutorado

Autor:
EDILSON MATEUS COSTA DA SILVA

Orientador:
ANTONIO MAURICIO DIAS DA COSTA

Local:
UFPA

Data:
2019

Publicação - Livros / Artigos

Palavras-chave:
Carimbó, Música Popular, Folclore, Produção Fonográfica

Resumo:
Texto em formato digital: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7642285

Este trabalho tem como objetivo um estudo da trajetória do carimbó, em seu desenvolvimento ao longo do século XX, culminando como um gênero fonográfico nos anos de 1970. Quando foram lançados os primeiros discos desse segmento ocorreram inúmeros debates envolvendo os artistas em torno de seus arranjos musicais. Nesses, eram buscados os elementos que caracterizavam o popular e o folclórico. Este estudo tem como foco compreender as representações sobre o gênero/dança produzidas por diversos sujeitos envolvidos com o carimbó, como intelectuais, folcloristas, críticos musicais, intérpretes, compositores etc. A partir dos diferentes posicionamentos, podemos perceber como foram criadas diversas compreensões a respeito do carimbó e como foi estabelecida uma luta de representações por vários sujeitos. Da mesma forma, em torno desse debate, será investigado como foram criados paradigmas musicais que pretensamente expressavam o carimbó “legítimo”, em detrimento de um “deturpado”. Esta pesquisa também está voltada para um diálogo com a historiografia que se dedicou ao estudo do carimbó. Esta vasta produção intelectual foi, em grande medida, marcada por teses lançadas por folcloristas ao elegerem os modelos paradigmáticos de expressão do gênero musical paraense. Tais estudiosos reproduziram em diversos momentos a folclorização do carimbó dito “legítimo” contra a “modernidade” dos arranjos eletrônicos.