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CANTOS DA FLORESTA: TEMÁTICAS INDÍGENAS NA PRODUÇÃO DE CANÇÃO POPULAR DE ARTISTAS DA AMAZÔNIA BRASILEIRA (1988-1992)

Tipo de documento:
Dissertação de mestrado

Autor:
JESSICA MARIA DE QUEIROZ COSTA

Orientador:
ANTONIO MAURICIO DIAS DA COSTA

Local:
UFPA

Data:
2022

Publicação - Livros / Artigos

Palavras-chave:
canções artistas, Amazônia, ecologia, povos indígenas

Resumo:
Texto em formato digital: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=13311919

Esta pesquisa investiga temáticas referentes aos povos indígenas na produção de canção popular de Nilson Chaves (PA), Raízes Caboclas (AM) e Trio Roraimeira (RR),artistas da Amazônia, entre 1988 e 1992. Período em que se estava em voga discussões sobre uma nova Constituição, tendo os povos indígenas como um dos novos sujeitos em cena, ao mesmo tempo que, o debate ambiental se acentou no Brasil, por conta da realização da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD) ou popularmente chamada de “ECO-92”, realizada na cidade do Rio de Janeiro, em junho de 1992. O objetivo deste estudo surge em decorrência das constantes visitas de artistas amazônidas às referências indígenas para afirmarem uma identidade amazônica através de seus trabalhos musicais, no referido período. Era um momento de profunda discussão ambiental e sociopolítica, uma vez que, se alertava para a defesa e afirmação de vários temas no processo de construção da nova Constituição Federal, como a proteção ao meio ambiente, os direitos e deveres indígenas, direitos do trabalho, entre outros. Neste sentido, percebe-se um aumento de busca às temáticas indígenas devido a tal conjuntura. Para tanto, a pesquisa se ateve principalmente em apurar os periódicos dos estados desses artistas, como o Diário do Pará (PA), o Jornal do Commercio (AM) e o Folha de Boa Vista (RR), no referido período. Ademais foram realizadas entrevistas com os artistas Nilson Chaves (PA), Celdo Braga (AM) e Eliakin Rufino do Trio Roraimeira (RR) para cruzarmos dados e entendermos suas trajetórias como artistas e seus envolvimentos com as demandas e pautas indígenas. O estudo das canções e trajetórias desses artistas permite a compreensão de abordagens que reforçam e/ou reconstroem concepções sobre os povos indígenas no meio musical amazônida a depender de interesses sociopolíticos culturais

Fontes:
ORNAIS
- ACERVO DA HEMEROTECA DIGITAL BRASILEIRA