> Banco de Dados - História e música na universidade

SONORIDADES URBANAS: A Produção, Circulação Fonográfica e Crítica Musical Em Belém De 1975 A 1989.

Tipo de documento:
Dissertação de mestrado

Autor:
LAISA EPIFANIO LOPES

Orientador:
ANTONIO MAURICIO DIAS DA COSTA

Local:
UFPA

Data:
2019

Publicação - Livros / Artigos

Palavras-chave:
Belém, música popular, mercado fonográfico, mundo artístico, redes

Resumo:
Texto em formato digital: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7881095

Esta dissertação objetiva destrinchar a atuação dos sujeitos que participaram do mercado fonográfico de Belém entre os anos de 1975 a 1989. A principal questão aqui levantada é discutir como as relações entre os sujeitos que compunham o mercado fonográfico local e nacional abriram espaço dentro do mercado de consumo para determinados gêneros musicais e artistas emblemáticos, cujos êxitos consolidam o mercado regional na década de 1980. O mercado fonográfico de Belém se inicia com a criação do estúdio Erla, da empresa de som Rauland, em 1975. Esse evento, marco inicial das gravações de áudio na cidade de Belém, e facilitou a gravação de artistas populares da cidade, ocasionando uma eclosão de gravações diversas e empreendimentos de áudio e fonografia no estado. Assim, pretende-se analisar as seguintes questões: Como foi construído um mercado fonográfico local? De que forma ele se comportava e como os indivíduos que trabalhavam nele interagiam entre si e outros espaços musicais? Como eram as redes de interações não apenas artísticas, mas empresariais? Como eram definidas ou se davam as tendências musicais? Quais e como os gêneros musicais eram trabalhos nesse mercado? O corte cronológico se justifica pelo citado marco da introdução de empreendimentos fonográficos na cidade até o período de efervescência desse mercado na década de 1980. Desse modo, trata-se de entender as relações e interações artísticas e mercadológicas que se deram naquele momento em Belém, e como essas interações se comportavam nos âmbitos locais, nacionais e transnacionais.