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“Yo vengo a cantar por aquellos que cayeron” Poesia política, engajamento e resistência na música popular uruguaia – o cancioneiro de Daniel Viglietti 1967 – 1973

Tipo de documento:
Dissertação de mestrado

Autor:
Aguiar, José Fabiano Gregory Cardozo de

Orientador:
Guazzelli, Cesar Augusto Barcellos

Local:
UFRGS

Data:
2010

Publicação - Livros / Artigos

Palavras-chave:
música popular uruguaia, artistas e intelectuais, poesia
política

Resumo:
Texto em formato digital: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/30597/000778805.pdf?sequence=1&isAllowed=y

O trabalho aborda a música popular uruguaia e a relação dos artistas engajados em
determinadas causas políticas e sociais, de caráter revolucionário, com o processo de
escalada autoritária no país durante o final da década de 60 e início dos anos 70. A
pesquisa, portanto, se refere à música como manifestação social e política durante o período
que precede o golpe militar no Uruguai, mais especificamente o período de conformação do
Estado autoritário no país, durante os governos de Pacheco Areco (1967-71) e Juan Maria
Bordaberry (1972 - Junho de 1973). A análise será centrada no cancioneiro de Daniel
Viglietti, suas canções e poesia, bem como sua atuação e militância.
Será levada em consideração a tradição da poesia política rioplantese, denominada
gauchesca, e a relação desta com o cancioneiro popular produzido no período acima
proposto. Tal relação pode ser entendida como uma apropriação de um discurso radical já
presente na poesia política desde o século XIX que será utilizado pelos artistas engajados
da década de 1960. Esta teria sido uma das estratégias de conscientização e luta de setores
artísticos organizados em torno de propostas de mudança na região, em um primeiro
momento, e de resistência e denúncia à escalada autoritária, em momento posterior.
Também será realizada uma análise do papel do intelectual artista e de sua relação com a
sociedade civil e movimentos políticos no período.
Por fim, será feita a apresentação e análise do cancioneiro de Daniel Viglietti com a
intenção de compreender sua produção artística a partir de temáticas que se inseriam nos
debates e discussões políticas do período e de sua relação com as propostas de
transformação estrutural das sociedades latinoamericanas – via reforma ou revolução.

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* "Canciones para el hombre nuevo" (Orfeo, 1968)
* "Canto libre" (Orfeo, 1969)
* "Canciones chuecas" (Orfeo, 1971)
* "Trópicos" (Orfeo, 1973)
* "En vivo" (Le Chant du Monde, 1978)
* "Trabajo de hormiga" (Music Hall, 1984)
* "Por ellos canto" (Orfeo, 1984)
* "A dos voces" junto a Mario Benedetti (Orfeo, 1985)
* "Esdrújulo" (Orfeo, 1993)
* "Devenir" (Ayuí, 2004)