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Folclore na dança em Porto Alegre : a formação do Conjunto de Folclore Internacional Os Gaúchos (1959 a 1966)
Tipo de documento:
Dissertação de mestrado
Autor:
Macedo, Christiane Garcia
Orientador:
Goellner, Silvana Vilodre
Local:
UFRGS
Data:
2012
Publicação - Livros / Artigos
Palavras-chave:
Dança folclórica, História oral
Resumo:
Texto em formato digital: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/61897
Esta dissertação teve como objetivo geral reconstruir a história do Conjunto de Folclore Internacional Os Gaúchos nos seus primeiros sete anos (1959 a 1966). Como objetivos específicos, busquei analisar os dados acerca da formação do CFI Os Gaúchos; identificar aspectos da cena cultural da cidade de Porto Alegre que possibilitaram a formação e a permanência de um grupo desse estilo; e verificar o papel dos participantes na formação do grupo e as contribuições trazidas por suas diferentes formações. Para a realização desta pesquisa, foram coletados depoimentos com integrantes do grupo, baseados nos aportes teóricometodológicos da história cultural e da história oral. Depois de processados esses depoimentos, foram colocados em diálogo com outros documentos (atas do grupo, programas de espetáculo, currículos do grupo e dos integrantes, convites) e publicações sobre o grupo. Dos cruzamentos entre diferentes fontes de pesquisa foi possível perceber que o grupo atua com dança de projeção com coreografias inspiradas nas danças folclóricas de diversos países, especialmente da América Latina. Foi fundado em 1959, por iniciativa da professora e folclorista Marina Cortina Lampros, que reuniu pessoas das escolas de balé e dos Centros de Tradições Gaúchas. Alguns fatores do contexto cultural de Porto Alegre, a partir dos dados levantados, foram fundamentais para o surgimento de um grupo dessa natureza: o estado de pesquisa e divulgação do folclore, que já possibilitava a identificação das manifestações de cada país; a forte presença na cidade dos Centros de Tradições Gaúchas e das escolas de dança; a realização da Mesa Pan-Americana Feminina, que já planejava ações de integração da cultura americana; a inauguração da emissora de televisão local; e a aceitação e disponibilidade de pessoas para integrar o Conjunto. O grupo recebeu destaque primeiramente pelas apresentações internacionais. A formação de seus integrantes foi fundamental para definições de estilo e temática do conjunto. No período final de análise, o ano de 1966, vários fatores ocorreram e mostraram novos rumos para o Conjunto, tais como saída de integrantes, reestruturação da diretoria e mudanças no estatuto social.
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