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A música nos domínios do poder: Uma análise sócio-histórica a respeito da ideia de música regional sul-mato-grossense (1977-1990)

Tipo de documento:
Tese de Doutorado

Autor:
GILMAR LIMA CAETANO

Orientador:
JOAO CARLOS DE SOUZA

Local:
UFGD

Data:
2017

Publicação - Livros / Artigos

Palavras-chave:
Identidade cultural, música regional, campo social, Pantanal, fronteira

Resumo:
Texto em formato digital: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6036940

Para determinados setores da sociedade, um dos fenômenos artísticos mais representativos da cultura regional sul-mato-grossense é a chamada música regional urbana ou, como nas palavras de um importante personagem da história cultural do Estado, a Moderna Música Popular Urbana de Mato Grosso do Sul, um fragmento do campo artístico que se consolidou ao longo dos anos 1980, e que é sensivelmente associado ainda hoje às representações da identidade cultural de Mato Grosso do Sul. De modo geral, refere-se a um conjunto de artistas que, a partir da criação do Estado de Mato Grosso do Sul, em 1977, viu sua produção se tornar referência dos discursos identitários autorizados por importantes instituições do Estado, as quais detém uma espécie de procuração simbólica para legislar em nome da arte a ser considerada legítima. Assim, a proposta desta tese é analisar esse fenômeno cultural e histórico a partir de uma perspectiva crítica a respeito das noções mais comuns de identidade cultural ou cultura regional. Em outras palavras, trata-se de um estudo que visa compreender a trajetória histórica desse fenômeno, escapando de uma visão naturalizada e essencializada a respeito da cultura e da identidade de uma dada região, entendendo-a, antes disso, como um conjunto artificialmente construído e instituído por aqueles agentes socialmente legitimados para definir as representações legitimas. Trata-se, portanto, de uma crítica ao fator reducionista da percepção a respeito das características culturais de uma dada comunidade vinculada aos discursos de identidade cultural regional. Para dar conta dessa proposta, esta pesquisa se volta para os principais eixos estruturantes da música regional urbana de Mato Grosso do Sul, especialmente, o Pantanal e a fronteira. Além disso, para não limitar a análise às correspondências entre o fenômeno e o seu contexto social, ou apenas ao conteúdo propriamente artístico, utiliza-se aqui a noção de campo social, desenvolvida pelo sociólogo Pierre Bourdieu, além de alguns outros conceitos necessários, como habitus e capital simbólico. Entretanto, isso não significou restringir o objeto a uma espécie de campo social autonomizado, dissociado das imposições do universo social no qual está inserido, permitindo observar, por exemplo, a relação estreita entre o campo da música regional urbana de Mato Grosso do Sul e o Governo do Estado e algumas de suas instituições, além de um mercado dos bens simbólicos associados à cultura e às artes consideradas regionais.

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