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A REVISTA BIZZ, O ROCK NACIONAL E A INDÚSTRIA CULTURAL (1985-2001)
Tipo de documento:
Tese de Doutorado
Autor:
FERNANDO DE CASTRO ALEM
Orientador:
EUDES FERNANDO LEITE
Local:
UFGD
Data:
2018
Publicação - Livros / Artigos
Palavras-chave:
BIZZ, rock nacional, indústria cultural
Resumo:
Texto em formato digital: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7306846
Esta tese analisa a revista BIZZ, principal publicação de música do Brasil, entre 1985 e 2001, tendo por objetivo compreender as relações entre o impresso e a produção do rock nacional na indústria cultural brasileira. Busca-se entender as contradições de uma publicação especializada em rock, a partir dos discursos de editores, jornalistas colaboradores e artistas do rock nacional divulgados nas páginas da revista. A BIZZ, publicação voltada para a música pop, nascida da Editora Abril e veiculada também pelas Editoras Azul e Símbolo, construiu discursos que, ora representaram tensões entre publicação, indústria fonográfica e artistas roqueiros nacionais, ora buscaram reconstruir pontes com os artistas, amenizando nas críticas, mas sem abandoná-las. A análise foi realizada levando em consideração a dinâmica da indústria cultural brasileira desde o início da década de 1980, quando o BRock se transformou em um fenômeno de massas. Ao mesmo tempo, a racionalização da indústria cultural impôs, paulatinamente, a perda de espaço do rock nacional na mídia a partir do final da década de 80, processo que se aprofundou na década seguinte, mas que não impediu que o Brasil conhecesse novos artistas roqueiros. A BIZZ foi agente privilegiado deste processo, criticando, apoiando, interferindo e ocupando um lugar de destaque na produção roqueira nacional. A pesquisa foi desenvolvida analisando todos os exemplares do impresso, entre agosto de 1985 e julho de 2001. Além disso, foram colhidas e realizadas entrevistas com seus diretores e jornalistas colaboradores, além de diversos vídeos e documentários, que nos alicerçaram na análise dos textos da revista BIZZ, bem como na relação entre produtores de conteúdo, artistas do rock brasileiro e diretores da indústria fonográfica.
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Entrevistas com José Flávio Júnior, realizada pelo Messenger da rede social Facebook, em 04
de janeiro de 2018 e 05 de janeiro de 2018.
Entrevistas com Ricardo Alexandre, realizada pelo Messenger da rede social Facebook, em 19
de abril de 2017, 19 de julho de 2017, 05 de setembro de 2017, 02 de janeiro de 2018 e 03 de
janeiro de 2018.