> Banco de Dados - História e música na universidade

A MÚSICA REGIONAL URBANA E IDENTIDADES CULTURAIS DE MATO GROSSO DO SUL

Tipo de documento:
Dissertação de mestrado

Autor:
GILMAR LIMA CAETANO

Orientador:
Eudes Fernando Leite

Local:
UFGD

Data:
2012

Publicação - Livros / Artigos

Palavras-chave:
Pantanal, Mato Grosso do Sul, Musicologia, Música Regional, Identidades

Resumo:
Texto em formato digital: https://www.ppghufgd.com/wp-content/uploads/2017/06/GILMAR-LIMA-CAETANO.pdf

Com a criação do Estado de Mato Grosso do Sul, a partir da divisão geopolítica do Mato
Grosso, entre os anos de 1977 e 1979, uma geração de artistas se estabeleceu como legítimos
representantes da música regional sul-mato-grossense, a reboque de um importante processo
de revisão histórica e identitária. Ao longo dos anos, essa geração, que surgiu no cenário
musical campo-grandense no final da década de 1960, envolvida num contexto de grande
efervescência artística, atuou como grande divulgadora das questões relacionadas ao universo
natural e cultural de Mato Grosso do Sul. Nesse curso, intensificado pelas demandas da
preservação ambiental em níveis mundiais, essa mesma geração “descobriu” artisticamente o
Pantanal, já por volta dos anos 1980, tornando-o uma das referências mais destacadas da
música e da identidade cultural sul-mato-grossense, somado a influência da polca paraguaia,
do chamamé, da guarânia, todos eles gêneros musicais de raízes platinas, sugerindo um
vínculo bastante acentuado entre a região e os países fronteiriços. O resultado foi uma
mélange sonora singular atuante no universo da música popular brasileira, especialmente nos
circuitos das artes regionais, garantindo sua inserção, de quando em quando, em importantes
veículos midiáticos, muito embora, nunca tenha se estabelecido plenamente no mercado
musical brasileiro, o que torna esse grupo de artistas, raras as exceções, dependente
financeiramente dos principais seguimentos políticos do Estado. Assim, a proposta desse
estudo, intitulado “A Música Regional Urbana e Identidades Culturais de Mato Grosso
do Sul: Questões a partir da Musicologia Histórica” é compreender a trama histórica que vai
do surgimento dos primeiros Festivais de Música Popular em Campo Grande, entre o final
dos anos 1960 e início dos anos 1980, passando pela incorporação do Pantanal e da Fronteira,
nos anos 1980, até sua última invenção, no final dos anos 1990, a chamada polca-rock. A
partir disso, objetiva-se perceber a elaboração de uma identidade sul-mato-grossense,
amplamente valorizada pelas principais elites dirigentes da região e seu lugar na própria
história de Mato Grosso do Sul.

Fontes:
A ONDA sonora que vem do Mato. Jornal O Roteiro, 13 de dez. 1978. Disponível em:
http://www.teteespindola.com.br/trajetória/1978. Acessado em: 20 de dez. 2011.
ALBUQUERQUE JR., Durval Muniz de. Receitas regionais: a noção de região como um
ingrediente da historiografia ou o regionalismo como modo de preparo historiográfico. Rio de
Janeiro: ANPUH, 2008 (Anais).
_______. O Objeto em Fuga: algumas reflexões em torno do conceito de região. In:
Fronteiras. Dourados, MS, v. 10, n. 17, p. 56, jan-jun. 2008.
AMARILHA, Carlos Magno Mieres. Os intelectuais e o Poder: História, Divisionismo e
Identidade em Mato Grosso do Sul. Dissertação de mestrado, UFGD, 2006.
ARGAN, Giulio C. As Fontes da Arte Moderna. Brasil: Novos Estudos. CEBRAP, n 18,
1987.
ARRUDA, Fabiano; MILHOMEM, Italo. Lançamento de obras do Aquário do Pantanal reúne
2 mil pessoas nos altos da Afonso Pena. Disponível em:
http://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/lancamento-de-obras-do-aquario-dopantanal-reune-duas-mil-pessoas. Acesso em: 18 de fev. 2012.
ASSIS, Augusto. O programa de trabalho da Fundação de Cultura de MS. Executivo Plus.
Campo Grande, ano 1, nº 4, p. 36, jun. 1984.
_______. Parto Cultural. Executivo Plus. Campo Grande, ano 1, nº 1, p. 25, fev. 1984.
BACHA, Sueli. Mercosulense ou sul-mercosules: o quê você prefere ser?. Revista MS
Cultura. Ano 3, nº 1- 1º Semestre de 1996. 3-8.
BAER, Werner. A economia brasileira. São Paulo: Nobel, 2002.
BAIA, Silvano F. A Historiografia da Música Popular no Brasil (1971-1999),
Universidade de São Paulo, USP, Brasil. 2010. Tese de Doutorado.
BALLER, Leandro. Cultura, Identidade e Fronteira: transitoriedade Brasil/Paraguai (1980-
2005). Dissertação (Mestrado em História do Brasil)-Universidade Federal de Mato Grosso
do Sul, Campus de Dourados. 2008.
BAUDRILLARD, Jean. À sombra das maiorias silenciosas: o fim do social e o surgimento
das massas. São Paulo: Brasiliense, 1985.
BELINKY, Aron. Consumo, Cidadania e a Construção da Democracia no Brasil
contemporâneo: Observações e reflexões sobre a história do Idec. Dissertação (Mestrado em
História) - Fundação Getúlio Vargas, 2010.
-170-
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. In: ADORNO
et al. Teoria da Cultura de massa. São Paulo: Paz e Terra, 2000. p. 221-254.
BERENDT, Joachim. O Jazz: do rag ao rock. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1975.
BITTAR, Marisa. Mato Grosso do Sul: a construção de um estado. Poder político e elites
dirigentes sul-mato-grossenses. Campo Grande: Ed. UFMS, 2009. 2 v.
_______. Mato Grosso do Sul: a construção de um estado. Regionalismo e divisionismo no
Sul de Mato Grosso. Campo Grande: Ed. UFMS, 2009. 1 v.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Lisboa: Difel, 1989.
_______. Regras da Arte: Gênese e estrutura do campo literário. São Paulo: Companhia das
Letras, 1996.
BRASIL canta MS. Cultura em MS. Campo Grande. Ano III, nº3, p. 5, 2010.
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Agricultura
Sustentável. Museu Paraense Emílio Goeldi. PNUD Projeto BRA/94/016. Brasília, 2000.
BURKE, Peter, Variedades de história cultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,
2006.
_______. História e teoria social. São Paulo: Editora UNESP, 2002.
CAMPO Grande. Desciclopédia. Disponível em:
http://desciclopedia.ws/wiki/Campo_Grande. Acesso em: 27 de fev. 2012.
CANDAU, Joël. Memória e identidade. São Paulo: Contexto, 2011.
CASTORIADIS, Cornelius. A Instituição Imaginária da Sociedade. Rio de Janeiro: Paz e
Terra, 1982.
CHIMÉNES, Miriam. Musicologia e história. Fronteira ou ‘terra de ninguém’ entre duas
disciplinas?. Revista de História, São Paulo, n. 157, p. 15-29, 2° semestre, 2007.
COLI, Jorge. O que é arte?. São Paulo: Editora Brasiliense, 1995.
COPLAND, Aaron. Como ouvir (e entender) música. Rio de Janeiro: Artenova, 1974.
_______. Los Placeres de la Música. Editora virtual Elaleph, 1999.
COSTA, Lizoel. Música do MS: Previsões de colheita farta. Revista MS Cultura. Ano 3, nº
1- 1º Semestre de 1996. 9-11.
Ê BOI. Texto propaganda da empresa de energia elétrica de Mato Grosso do Sul –
ENERSUL. Revista MS Cultura, Ano 1, nº 3, 1985.51.
-171-
EAGLETON, Terry. A idéia de cultura. São Paulo: Ed. Unesp, 2005.
ECOTURISMO: Indústria sem chaminé cresce no Pantanal. Disponível em:
http://rmtonline.globo.com/hotsites/ms/MeuMS/. Acesso em: 24 de jan. 2012.
EDITORIAL. Revista MS Cultura, Ano 1, nº 3, 1985. 7.
ELIOT, Thomas S. Notas para a definição de Cultura. São Paulo: Editora Perspectiva,
1988.
ESPÍNDOLA, Celito. Entrevista. Campo Grande (2010). Entrevista concedida a Eudes
Fernando Leite e Gilmar Lima Caetano
_______. Entrevista. In: SÁ ROSA, Maria da Glória; DUNCAN, Idara. A Música de Mato
Grosso do Sul. Campo Grande: FIC/MS, 2009.
ESPÍNDOLA, Geraldo. Entrevista concedida a ABUSSAFI, Aroldo. In: SÁ ROSA, Maria da
Glória (Coord.) Festivais de Música em Mato Grosso do Sul. Campo Grande: UFMS.
Projeto Universidade 81, 1981.
_______. Entrevista. In: SÁ ROSA, Maria da Glória; DUNCAN, Idara. A Música de Mato
Grosso do Sul. Campo Grande: FIC/MS, 2009.
ESPÍNDOLA, Jerry. Jerry Espíndola. Vídeo. Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=TEkGZ2XB0Ac&feature=relmfu. Acesso em: 13 de mar.
2012.
ESPÍNDOLA, Tetê, et al . Bem-te-vi. Videoclipe. Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=L_KA7WY5vb0. Acessado em: 12 de mar. 2010.
_______. Entrevista para o programa Tom Maior. Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=KyK0swUIgWM. Acessado em: 18 de fev. 2012.
_______. Entrevista. In: SÁ ROSA, Maria da Glória; DUNCAN, Idara. A Música de Mato
Grosso do Sul. Campo Grande: FIC/MS, 2009.
_______. Tetê Espíndola no Programa Venegas Music TV. Disponível em:
. Acesso em: 25 de fev. 2011.
ESPÍNDOLA. Alzira. Entrevista. In: SÁ ROSA, Maria da Glória; DUNCAN, Idara. A
Música de Mato Grosso do Sul. Campo Grande: FIC/MS, 2009.
FAVARETTO, Celso. Tropicalismo: a canção popular transformada e fortalecida.
Ciência Hoje: SBPC, Rio de Janeiro, p. 22 - 27, 01 ago. 2011.
FERRÃO, João. Relações entre Mundo Rural e Mundo Urbano: Evolução histórica,
situação actual (sic) e pistas para o futuro. Sociologia n.33 Oeiras set. 2000.
-172-
FILHO, Onésimo. Entrevista concedida a SIMÕES, Paulo. In: SÁ ROSA, Maria da Glória
(Coord.) Festivais de Música em Mato Grosso do Sul. Campo Grande: UFMS. Projeto
Universidade 81, 1981.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1981.
GIL, Gilberto. Documentário. Biography Channel (Prod.). Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=f_MK7l8Weow. Acesso em: 01de fev.2012.
GÓIS, Marcos Lúcio de Souza (org.); NOLASCO, Paulo Sérgio dos Santos (org.).
Literatura e Linguística: Práticas de interculturalidade no Mato Grosso do Sul. Dourados:
Ed. UFGD, 2011. v. 1.
GRESLLER, Lori Alice; et al. História do Mato Grosso do Sul: 1ª ed. São Paulo: FTD,
2005.
GUERRA, Ailton. Entrevista concedida a FONSECA, Cândido Alberto da. In: SÁ ROSA,
Maria da Glória (Coord.) Festivais de Música em Mato Grosso do Sul. Campo Grande:
UFMS. Projeto Universidade 81, 1981.
GUIZZO, José Octávio. A moderna música popular urbana de Mato Grosso do Sul.
Campo Grande: UFMS, 1982.
HALBWACHS, Maurice (1877-1945). A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990. 189 p.
HALL, Stuart. A identidade cultural da pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
HIGA, Evandro Rodrigues. A assimilação dos gêneros polca paraguaia, guarânia e
chamamé no Brasil e suas transformações estruturais. In: VII Congresso Latinoamericano
da Associação Internacional para Estudo da Música Popular - IASPM, 2006, Havana - Cuba.
VII Congresso Latinoamericano da IASPM - LA, 2006.
HOBSBAWN, Eric & RANGER, Terence (org). A Invenção da Tradições. Rio de Janeiro:
Paz e Terra, 1984.
IDENTIDADE Cultural: São os Bugres da Conceição a nossa mais completa tradução?
Revista MS Cultura, nº9 – Ano V- 2º semestre de 1996. 36- 46.
LEITE, Eudes Fernando. Do Éden ao Pantanal: Considerações sobre a construção de uma
representação. Espaço Plural, Marechal Cândido Rondon, nº 18, p. 145-151,1º semestre.
2008.
LYOTARD, Jean-François. O Pós-moderno. Rio de Janeiro: José Olympio, 1988.
MARTINS, José de Souza. O poder do atraso. Ensaios de sociologia da história lenta. São
Paulo: Hucitec, 1994.
MELO E SILVA, José de. Fronteiras guaranis. São Paulo: Imprensa Metodista, 1939.
-173-
MURGEL, Ana Carolina Arruda de Toledo. Alice Ruiz, Alzira Espíndola, Tetê Espíndola e
Ná Ozzetti: produção musical feminina na Vanguarda Paulista. Dissertação (Mestrado em
História) – Universidade Estadual de Campinas, 2005.
NAPOLITANO, Marcos. A história depois do papel. In: PINSKY, Carla B. (org). Fontes
Históricas. São Paulo: Contexto, 2008.
O BOI e a arte – Humberto Espíndola, o pintor dos bois. Disponível em:
http://oficinasdeindividuacao.blogspot.com.br/2011/02/24-o-boi-e-arte-humberto-espindolao_15.html. Acesso em: 25 de mar. 2012.
O LÍRIO Selvagem: Tetê e o Lírio Selvagem. Disponível em:
loronix.blogspot.com/2007/06/o-lirio-selvagem-tete-e-o-lirio.html. Acessado em: 20 de ago.
2010.
O’ BRIEN, Patrice. A história da cultura de Michel Foucault. In: HUNT, Lynn. A Nova
História Cultural. São Paulo, Martins Fontes, 1992.
OLIVEIRA, Ana Maria Carvalho dos Santos. Recôncavo Sul: Terra, Homens, Economia e
Poder no Século XIX, Salvador: UNEB, 2003.
OLIVEIRA, Márcia Regina Castanho de. Imigração Sírio-Libanesa em Campo Grande e o
Clube Libanês. 2010. 216 p. (Dissertação de Mestrado) – FCH-UFGD, Dourados.
OLIVEIRA, José Francisco de. Entrevista. Dourados (2011). Entrevista concedida a Gilmar
Lima Caetano.
ORIGENS e tendências da música em Campo Grande. Revista ARCA. Campo Grande, nº 11,
p. 15-30, 2005.
OS MATO-GROSSENSES estão chegando. Jornal Folha de São Paulo. Dez. 1978.
Disponível em: http://www.teteespindola.com.br/trajetória/1978. Acessado em: 20 de dez.
2011.
QUEIROZ, Paulo R. Cimó. Notas sobre divisionismo e identidades em Mato Grosso/Mato
Grosso do Sul. Revista Raído, Dourados, nº 1, p. 137-163, 1º semestre. 2007.
RAMOS, Lenilde. Entrevista. Campo Grande (2010). Entrevista concedida a Eudes
Fernando Leite e Gilmar Lima Caetano.
REVISTA MS Cultura, nº 1 – Ano III - 1º Semestre de 1996.
REVISTA MS Cultura, nº9 – Ano V- 2º semestre de 1996.
ROCA, Geraldo. Entrevista. In: SÁ ROSA, Maria da Glória; DUNCAN, Idara. A Música de
Mato Grosso do Sul. Campo Grande: FIC/MS, 2009.72-87.
ROCHA, Oscar. Musicalidade Regional em Duas Etapas. Jornal O Correio do Estado, 01
de set. 2010. Disponível em: www.correiodoestado.com.br/noticias/musicalidade-regionalem-duas-etapas_6972/. Acesso em: 30 de mar. 2012.
-174-
RONDON, Guilherme, et al. Paiaguás (videoclipe). Programa Som Brasil – Rede Globo,
1988. Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=2vDA0ekhpPs. Acesso em: 20 de mar.
2010.
ROSS, Alex. Escuta só: do clássico ao pop. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
SÁ ROSA, Maria da Glória (Coord.) Festivais de Música em Mato Grosso do Sul. Campo
Grande: UFMS. Projeto Universidade 81, 1981.
_______. O Culto da Bovinocultura. Revista MS Cultura, Ano 1, nº 3, 1985. 9-18.
_______; DUNCAN, Idara. A Música de Mato Grosso do Sul. Campo Grande: FIC/MS,
2009.
SATER, Almir. Entrevista concedida a SIMÕES, Paulo. In: SÁ ROSA, Maria da Glória
(Coord.) Festivais de Música em Mato Grosso do Sul. Campo Grande: UFMS. Projeto
Universidade 81, 1981.
_______. Entrevista. In: SÁ ROSA, Maria da Glória; DUNCAN, Idara. A Música de Mato
Grosso do Sul. Campo Grande: FIC/MS, 2009.
SEVCENKO, Nicolau. A Corrida para o Século XXI: no Loop da Montanha Russa. São
Paulo: Companhia das Letras, 2001.
SEVERIANO. Jairo. História da Música Popular Brasileira: Das origens à modernidade.
São Paulo: Editora 34, 2008.
SILVA, Ricardo Souza da. Mato Grosso do Sul: Labirintos da Memória. Dissertação de
mestrado, UFGD, 2006.
SIMÕES, Paulo. Entrevista. In: SÁ ROSA, Maria da Glória; DUNCAN, Idara. A Música de
Mato Grosso do Sul. Campo Grande: FIC/MS, 2009.
SIMÕES, Paulo. Música Made in MS: Maioridade aos 17 anos. Revista MS Cultura, nº 1 –
Ano III - 1º Semestre de 1996. 10-11.
_______. Paulo Simões. Vídeo. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=EEkYRuNdOY. Acesso em: 13 de mar. 2012.
SIMÕES, Paulo; FONSECA, Cândido Alberto da. In: SÁ ROSA, Maria da Glória (Coord.)
Festivais de Música em Mato Grosso do Sul. Campo Grande: UFMS. Projeto Universidade
81, 1981.
SIUFI, Renê. Entrevista concedida a SIMÕES, Paulo e FONSECA, Cândido Alberto da. In:
SÁ ROSA, Maria da Glória (Coord.) Festivais de Música em Mato Grosso do Sul. Campo
Grande: UFMS. Projeto Universidade 81, 1981.
SOARES, Marcelo V. C. História do Telejornalismo em Mato Grosso do Sul. Campo
Grande: UFMS, 2011.
-175-
TEIXEIRA, Rodrigo. 30 ano de Lírio Selvagem. Jornal O Estado de Mato Grosso do Sul.
11 de nov. 2008.
_______. Almir Sater: Não sou sertanejo, sou roqueiro. Disponível em:
http://www.overmundo.com.br/overblog/almir-sater-nao-sou-sertanejo-eu-sou-roqueiro.
Acesso em: 25 de fev. 2012.
_______. Baldinir Bezerra: retrato tocante dos anos 80 II. Disponível em:
http://www.overmundo.com.br/overblog/baldinir-bezerra-retrato-tocante-dos-anos-80-ii.
Acesso em: 25 de fev. 2012.
_______. Entrevista. In: SÁ ROSA, Maria da Glória; DUNCAN, Idara. A Música de Mato
Grosso do Sul. Campo Grande: FIC/MS, 2009.194-209.
_______. Geraldo Espíndola: O menestrel pantaneiro. Disponível em:
http://www.overmundo.com.br/overblog/geraldo-espindola-o-menestrel-pantaneiro. Acesso
em: 25 de fev.2012.
_______. Geraldo Roca: Sobre Todos os Trilhos da Terra. Disponível em:
http://overmundo.com.br/overblog/geraldo-roca-sobre-todos-os-trilhos-da-terra. Acesso em:
25 de fev.2012.
_______. História da música de MS. s.d. Disponível em:
http://www.musicasertanejadoms.org.br/historia.php. Acessado em: 15 de set. 2011.
_______. Humberto Espíndola: O dono dos Bois. Disponível em:
. Acesso
em: 25 de fev. 2012.
_______. Mariano: multiplicador de bugres da Conceição. Disponível em:
http://www.overmundo.com.br/overblog/mariano-multiplicador-de-bugres-da-conceicao.
Acesso em: 25 de fev. 2012.
_______. Os Pioneiros: A origem da música sertaneja de Mato Grosso do Sul. Campo
Grande: Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, 2009.
_______. Paulo Simões: Passageiro do Oeste. Disponível em:
http://www.overmundo.com.br/overblog/paulo-simoes-passageiro-do-oeste. Acesso em: 25 de
fev. 2012.
_______. Quiquiô: Geraldo Espíndola. Disponível em:
http://www.overmundo.com.br/banco/quyquyho-geraldo-espindola. Acesso em: 25 de fev.
2012.
_______. Tetê Espíndola: sertaneja planetária. Disponível em:
. Acesso em:
25 de fev. 2012.
-176-
TINHORÃO. José Ramos. Entrevista. Itaú Cultural (Prod.). Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=543fG8LsriI. Acesso em: 15 de jan.2012.
TOZZETTI, Rodrigo. Rodrigo Tozzetti, de O Bando do Velho Jack. Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=Xlpw60EkEXo&feature=relmfu. Acesso em: 13 de mar.
2012.
TREM-DE-MINAS.BLOGSPOT.COM. Prata Da Casa – 1982. Disponível em: http://tremde-minas.blogspot.com.br/2008/11/prata-da-casa-um-marco-que-leva-o-nome.html. Acesso
em: 12 de fev.2012.
TURISMO no lugar das Indústrias. Executivo Plus. Campo Grande, ano 1, nº 2, p. 12-14,
abr. 1984.
UFMS. Prata da Casa. Campo Grande: UFMS, 1982. 1 LP.
UM APRENDIZADO de país nas lições do geógrafo Aziz Ab’Saber. Revista o Empreiteiro.
Disponível em: http://www.oempreiteiro.com.br/Publicacoes/10052/um-aprendizado-depa%C3%ADs-nas-li%C3%A7%C3%B5es-do-ge%C3%B3grafo-aziz-ab%C2%B4saber.aspx.
Acessado em: 21 de outubro de 2011.
VELOSO, Caetano. Entrevista. In: GIL, Gilberto. Documentário. Biography Channel
(Prod.). Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=f_MK7l8Weow. Acesso em: 01de
fev.2012.
VICTOR Hugo Dela Sierra: 45 anos de carreira. Disponível em:
http://www.chamamems.com.br/site/index-php/3138.html. Acesso em: 26 de fev. 2012.
WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In:
SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais.
Petrópolis: Vozes, 2000.
ZAN, José Roberto. Música popular brasileira, indústria cultural e identidade. EccoS
Rev. Cient., UNINOVE, São Paulo: (n. 1, v. 3): 105-122.
ZILIANI, José Carlos. Tentativas de construções identitárias em Mato Grosso do Sul
(1977-2000). Dissertação (Mestrado em História do Brasil) - Universidade Federal de Mato
Grosso do Sul, Campus de Dourados. 2000.
ZORZATO, Osvaldo [1998]. Conciliação e identidade: considerações sobre a
historiografia de Mato Grosso (1904-1983). 1998. 181 f. Tese (Doutorado em História
Social) – FFLCH/USP, São Paulo.
-177-
Discografia
ESPÍNDOLA, Alzira. Alzira Espíndola. São Paulo: 3M, 1987. 1 CD.
_______. AMME. São Paulo: Baratos Afins. 1 CD.
ESPÍNDOLA, Geraldo. 30 Anos Nesse Mato. Campo Grande: FIC, 2004. 1 CD.
_______. Intimidade Acústica. São Paulo: Independente, 2005. 1 CD.
ESPÍNDOLA, Jerry. Polca-Rock. São Paulo: Elo Music, 2002. 1 CD.
_______. Pop Pantanal. Campo Grande: Pantanal Discos, 2000. 1 CD.
ESPÍNDOLA, Tetê. Canção do Amor. São Paulo: JHO Music, 1995. 1 CD.
_______. Escrito nas Estrelas. São Paulo: Polygram, 1985. Compacto simples.
_______. Gaiola. São Paulo: Polygram, 1986. 1 CD.
_______. Pássaros na Garganta. São Paulo: Som da Gente, 1982. 1 CD.
_______. Piraretã. São Paulo: Polygram, 1980. 1 CD.
_______; ESPÍNDOLA, Alzira. Anhaí. São Paulo: Dabliú, 1998. 1 CD.
_______; et al. Tetê e o Lírio Selvagem. São Paulo: Polygram, 1978. 1 CD.
PANTANAL ALERTA BRASIL. Pantanal Alerta Brasil. São Paulo: Independente, 1987. 1
CD.
ROCA, Geraldo. GerAção. Campo Grande: Independente, 2006. 1 CD.
_______. Litoral Central. São Paulo: Independente, 1997. 1 CD.
RONDON, Guilherme. Piratininga. São Paulo: Velas, 1994: 1 CD.
SATER, Almir. Doma. São Paulo: RGE, 1982. 1 CD.
_______. Estradeiro. São Paulo: Continental, 1981. 1 CD.
_______. Terra de Sonhos. São Paulo: 1994. 1 CD.
SIMÕES, Paulo. Paulo Simões & o Expresso Arrasta-Pé Volume I. São Paulo:
Independente, 1992. 1 CD.
UEMS. Prata da Casa. Campo Grande: Independente, 1982. 1 CD.