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A Polifonia do samba: transformação da festa em canção popular (1917-1932)
Tipo de documento:
Dissertação de mestrado
Autor:
Silva, Julieta Soares Alemão
Orientador:
Eudes Fernando Leite
Local:
UFGD
Data:
2011
Publicação - Livros / Artigos
Palavras-chave:
Samba, Manifestação cultural, popular, Cultura
Resumo:
Texto em formato digital: https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2443
A autora traz, nesta obra, a análise das transformações verificadas no samba a partir do fenômeno de remodelação e crescimento dos espaços urbanos entre o limiar do século XX e a década de 1930, sobretudo da cidade do Rio de Janeiro. Com base na análise de canções surgidas no decorrer da década de 1920, Silva demonstra que, inicialmente compreendido sob o significado de reunião festiva e/ou dança, o samba foi se modificando concomitantemente às transformações resultantes do processo de urbanização da então capital republicana e passou a compreender os elementos estético-musicais verificados nas canções circunscritas ao final do período em questão. Na obra, são abordados alguns elementos significativos desse processo, tais como as inovações tecnológicas, a emergência de novos modos de vida, a diversificação das formas e dos espaços de entretenimento, e o surgimento da cultura de massa. Em sua reflexão, a autora busca explicitar que esses elementos reunidos contribuíram, sobremaneira, para a configuração do samba conhecida hoje no Brasil.
Fontes:
1. Depoimentos concedidos por sambistas ao Museu da Imagem e do Som do
Rio de Janeiro/RJ.
a) Depoimento concedido por Ernesto dos Santos (Donga) em 02/04/1969.
b) Depoimento concedido por Heitor dos Prazeres em 01/09/1966.
c) Depoimento concedido por Alcebíades Barcelos (Bide) em 21/03/1968.
d) Depoimento concedido por Ismael Silva em 29/09/1966 e 16/07/1969.
e) Depoimento concedido por João Machado Guedes (João da Baiana) em
24/08/1966.
f) Depoimento concedido por Alfredo da Rocha Viana Júnior (Pixinguinha) em
06/10/1966.
2. CD’s: Período de gravação — 1920 a 1950.
a) Carnaval – Sua História, Sua Glória. Vol.17.Curitiba: Revivendo Músicas,
s/d. 1 CD.
b) Carnaval – Sua História, Sua Glória. Vol.29. Curitiba: Revivendo Músicas,
s/d. 1 CD.
c) Carnaval – Sua História, Sua Glória. Vol.30. Curitiba: Revivendo Músicas,
s/d. 1 CD.
d) REIS, Mário; ALVES, Francisco. Mário Reis e Francisco Alves – Ases do
samba. Curitiba: Revivendo Músicas, s/d. 1 CD.
e) ALMEIDA, Aracy de; REIS, Mário. Noel Rosa por Aracy de Almeida e Mário
Reis. Curitiba: Revivendo músicas, s/d. 1 CD.
f) ROSA, Noel. Feitiço da Vila. Curitiba: Revivendo Músicas, s/d. 1 CD.
g) O morro e o asfalto no Rio de Noel Rosa. Rio de Janeiro: Aprazível Edições,
2010. 1 CD.
h) Samba de sambar do Estácio. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2010. 1
CD.
3- Canções (disponíveis no Acervo do endereço eletrônico do Instituto Moreira Salles, no Rio de Janeiro. Disponível em:
a) Eduardo das neves. Paladinos da Cidade Nova. Rio de Janeiro: Odeon,
1907-1912. Disco sonoro 78 rpm.
b) Pixinguinha. Samba de fato. Rio de Janeiro: Victor, 1932. Disco sonoro 78
rpm.
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c) Sinhô. Quem são eles? Rio de Janeiro: Odeon, 1915-1921. Disco sonoro 78
rpm.
d) Pixinguinha. Já te digo. Rio de Janeiro: Victor, 1923. Disco sonoro 78rpm.
e) Sinhô. Confessa meu bem. Rio de Janeiro: Odeon, 1915-1921. Disco sonoro
78 rpm.
f) Silvio de Souza. Morro da Mangueira. Rio de Janeiro: Odeon, 1921-1926.
Disco sonoro 78rpm.
g)Sinhô. Amor sem dinheiro. Rio de Janeiro: Odeon, 1921-1926. Disco sonoro
78 rpm.
h) Sinhô. Gosto que me enrosco. Rio de Janeiro: Odeon, 1928. Disco sonoro
78 rpm.
i) Mário Reis. Dorinha! meu amor. Rio de Janeiro: Odeon, 1928. Disco sonoro
78 rpm.
j) Almirante. Batente. Rio de Janeiro: Parlophon, 1930. Disco sonoro 78 rpm.
k) Noel Rosa. Feitio de oração. Rio de Janeiro: Odeon, 1933. Disco sonoro 78
rpm.
l) Heitor dos Prazeres. Progresso. Rio de Janeiro: Columbia, 1932. Disco sonoro 78 rpm.
4- Partituras musicais (disponíveis no acervo do Instituto Moreira
Salles do Rio de Janeiro).
a) Título: Pelo telefone. Rio de Janeiro: Atelier Litho Musical, s.d. Gênero musical: samba; código: 52474. Coleção José Ramos Tinhorão.
b) Título: Jura. Rio de Janeiro: A Guitarra de Prata, s.d. Gênero musical: samba-canção; código: 97320. Coleção José Ramos Tinhorão.
c) Título: Se você jurar. Rio de Janeiro: Mangione, 1931l. Gênero musical: samba; código: 95856. Coleção José Ramos Tinhorão.
d) Título: Com que roupa? Rio de Janeiro: Mangione, 1930. Gênero musical:
samba; código: 91149. Coleção José Ramos Tinhorão.
e) Título: Eu vou pra Vila. Rio de Janeiro: Mangione, 1930. Gênero musical:
samba; código: 91150. Coleção José Ramos Tinhorão.
f) Título: Palpite infeliz. Rio de Janeiro: Mangione, 1935. Gênero musical: samba; código: 91170. Coleção José Ramos Tinhorão.
g) Título: Feitiço da Vila. Rio de Janeiro: Mangione,1934. Gênero musical:
samba; código: 91261. Coleção José Ramos Tinhorão.
h) Título: Último desejo: Rio de Janeiro: Mangione, 1938. Gênero musical:
samba; código: 91178. Coleção José Ramos Tinhorão.
F) Título: Gosto que me enrosco. Rio de Janeiro: Melodias Populares, 1957.
Gênero musical: samba; código: 97292. Coleção José Ramos Tinhorão.
5- Periódicos (disponíveis no acervo do Instituto Moreira Salles do
Rio de Janeiro).
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a) Jornal Tribuna da Imprensa. Rio de Janeiro, 27/04/1963.
b) Revista Leitura. Rio de Janeiro, julho de 1963.
c) Jornal Correio da Manhã. Rio de Janeiro, 18/03/1924.
d) Jornal Correio da Manhã. Rio de Janeiro, 24/06/1965.
e) Jornal Correio da Manhã. Rio de Janeiro, 06/04/1966.
f) Jornal Última Hora. Rio de Janeiro, 09/04/1969.
g) Jornal do Brasil. Rio de Janeiro, 04/06/1969.
h) Jornal Última Hora. Rio de Janeiro, 03/04/1972.
i) Jornal do Brasil. Rio de Janeiro, 25/02/1973.
j) Jornal Última Hora. Rio de Janeiro, 30/01/1974.
l) Jornal O Globo. Rio de Janeiro, 25/07/1974.
m) Jornal O Estado de S. Paulo. São Paulo, 27/08/1974.
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DICIONÁRIO CRAVO ALBIM DE MÚSICA POPULAR BRASILEIRA. Disponível em:
FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL. Disponível em:
INSTITUTO MOREIRA SALLES DO RIO DE JANEIRO. Disponível em:
REVIVENDO MÚSICAS. Disponível em: