> Banco de Dados - História e música na universidade

: Carlos Gomes: música e identidade brasileira no século XIX. A ópera Lo Schiavo e a Abolição

Tipo de documento:
Dissertação de mestrado

Autor:
MARIANA FRANCO TEIXEIRA

Orientador:
ORLANDO DE BARROS

Local:
UERJ

Data:
2020

Publicação - Livros / Artigos

Palavras-chave:
Carlos Gomes, Segundo Reinado, Abolicionismo, Lo Schiavo

Resumo:
Texto em formato digital: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10932488

Esta dissertação de mestrado tem como tema o compositor brasileiro de óperas Carlos Gomes, dando relevo a dois aspectos principais, o seu papel no processo de formação de identidade brasileira no panorama da política cultural do Segundo Reinado; e sua participação no processo da abolição da escravatura, em razão do qual recebeu o conhecido título de “Maestro da Abolição”. Como compositor de óperas consagradas, Carlos Gomes cumpriu bem o papel de aproximar os temas brasileiros da cultura europeia, atendendo à exigência das condições do mecenato que o levou a estudar na Itália, onde se demorou longamente. Tomou parte do grupo de artistas talentosos que, sob a proteção da monarquia, exerceu papel importante no “processo civilizatório” de aculturação que permeia o primeiro estágio da formação da identidade nacional. Entre a Corte e a província de São Paulo, em suas viagens periódicas ao Brasil, Carlos Gomes estreitou laços sociais que o levaram a se decidir resolutamente na campanha por participar da mais dramática das ações públicas no Império, a Campanha Abolicionista, isto é, a definitiva terminação da escravidão. Para tanto compôs a ópera Lo Schiavo, não tão célebre como Il Guarany, mas com propósitos políticos muito mais explícitos que esta. Abolida a escravidão em 1888, seguiu-se o advento da República, que prejudicou Carlos Gomes, tido então como “um homem da monarquia”. Inicialmente sem a afeição republicana, a imagem de Carlos Gomes foi aos poucos sendo restaurada, não obstante o desamor do modernismo e a pecha habitual do compositor brasileiro de um gênero musical europeu, elitista escrita em idioma estrangeiro

Fontes:
A ESQUERDA. Rio de Janeiro. 5 jul. 1936.
ALCÂNTARA, D. Pedro de. [Telegrama a Carlos Gomes]. Milão, 19 maio 1876. Telegrama.
Acervo do Museu Imperial. Disponível em .
Acesso em: 07 jun. 2020.
ALENCAR, José de. O guarani. São Paulo: Ateliê Editorial, 2014.
ALMEIDA, Renato de. A música no Brasil, no século XIX. Revista Dom Casmurro. 10 de
junho de 1939.
AZEVEDO, Artur (X.Y.Z.). A Estação: jornal de modas parisienses. n.18, XXI ano, 1892, p.
102. Disponível em: . Acesso em 04 mar.
2019.
AZEVEDO, Artur (X.Y.Z.). A Estação: jornal de modas parisienses. n. 20, XXI ano, 1892, p.
114. Disponível em: . Acesso em 04 mar.
2019.
AZEVEDO, Artur (X.Y.Z.). A Estação: jornal de modas parisienses. Rio de Janeiro. n. 15,
1894. p. 78. Disponível em: Disponível em:
. Acesso em 05 mar. 2019.
CARTÕES POSTAIS Nº 1 COMEMORATIVOS DO Iº CENTENÁRIO DO NASCIMENTO
DE CARLOS GOMES. Disponível em: .
Acesso em: 21 maio 2020.
168
CARTÕES POSTAIS Nº 2 COMEMORATIVOS DO Iº CENTENÁRIO DO NASCIMENTO
DE CARLOS GOMES. Disponível em: .
Acesso em: 21 maio 2020.
CARTÕES POSTAIS Nº 3 COMEMORATIVOS DO Iº CENTENÁRIO DO NASCIMENTO
DE CARLOS GOMES. Disponível em: .
Acesso em: 21 maio 2020.
CARTÕES POSTAIS Nº 4 COMEMORATIVOS DO Iº CENTENÁRIO DO NASCIMENTO
DE CARLOS GOMES. Disponível em: .
Acesso em: 29 maio 2020.
CARTÕES POSTAIS Nº 5 COMEMORATIVOS DO Iº CENTENÁRIO DO NASCIMENTO
DE CARLOS GOMES. Disponível em: .
Acesso em: 27 maio 2020.
CARTÕES POSTAIS Nº 6 COMEMORATIVOS DO Iº CENTENÁRIO DO NASCIMENTO
DE CARLOS GOMES. Disponível em: .
Acesso em: 23 maio 2020.
CARTÕES POSTAIS Nº 7 COMEMORATIVOS DO Iº CENTENÁRIO DO NASCIMENTO
DE CARLOS GOMES. Disponível em: .
Acesso em: 26 maio 2020.
Contrato. Milão, 16 jul. 1869. Acervo do Museu Imperial. Disponível em:
. Acesso em: 06 jun. 2020.
Contrato. Milão, 25 abr. 1873. Acervo do Museu Imperial. Disponível em:
. Acesso em: 10 jun. 2020.
Contrato. Milão, 1 set. 1874. Acervo do Museu Imperial. Disponível em:
. Acesso em: 10 jun. 2020.
Contrato. Milão, 15 jul. 1886. Acervo do Museu Imperial. Disponível em:
. Acesso em: 02 set. 2020.
DIARIO DO COMMERCIO. Rio de Janeiro, Anno II, nº 298, 29 set. 1889. Disponível em:
. Acesso em:
05 set. 2020.
DIAS, Gonçalves. I. Juca-Pirama, Os Timbiras, outros poemas. São Paulo: Martin Claret
Editora, Coleção A Obra-prima de cada Autor, vol. 92, 2002.
FERRAZ, Luís Pedreira do Couto. Rio de Janeiro, 5 fev. 1855. Portaria. Acervo do Museu
Imperial. Disponível em: . Acesso em: 20
jun. 2020.
Escritura (cópia datilografada). Rio de Janeiro, 14 jul. 1870. Acervo do Museu Imperial.
Disponível em: . Acesso em: 06 jun. 2020.
FRANÇA, Eurico Nogueira. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. n. 24155, 1972. n.p.
Disponível em:
169
&url=http://memoria.bn.br/docreader#>. Acesso em: 16 dez. 2019.
GOMES, Antônio Carlos; SAMPAIO, Francisco Bitencourt. Hino á mocidade academica. In:
MOTTA, Jehovah (ed.). A Razão. Fortaleza. Ano 1, n. 43, 1936.
GOMES, Antônio Carlos; SCALVINI, Antonio. O Guarani. Adaptação do libreto para o
português de C. Paula Barros. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Saúde, 1937.
GOMES, Antônio Carlos. [Telegrama a Alfredo Ruetschi]. Milão, 11 set. 1874. Telegrama.
Acervo do Museu Imperial. Disponível em .
Acesso em: 05 jun. 2020.
GOMES, Antônio Carlos. [Telegrama a João Alves Loureiro]. Milão, [1876?]. Telegrama.
Acervo do Museu Imperial. Disponível em .
Acesso em: 07 jun. 2020.
GOMES, Antônio Carlos. [Carta a E. Cervantes]. Milão, 8 set. 1876. Carta. Acervo do Museu
Imperial. Disponível em . Acesso em: 08
jun. 2020.
GOMES, Antônio Carlos. [Cartas a Carlos André Gomes, 13 ago. 1891]. Disponível em:
. Acesso em: 23 ago. 2020.
GOMES, Antônio Carlos. [Cartas a Theodoro Teixeira Gomes, 04 mar. 1892; 22 abril 1892;
09 set. 1892]. Disponível em: . Acesso em:
23 ago. 2020.
GOMES, Antônio Carlos. [Cartas a Theodore Thomas, 25 jun. 1892]. Disponível em:
http://200.159.250.2:10358/handle/acervo/335. Acesso em: 25 ago. 2020.
GOMES, Antônio Carlos. [Carta a Salvador de Mendonça, 25 out. 1893]. Disponível em:
. Acesso em: 27 ago. 2020.
GOMES, Antônio Carlos. [Carta a Theodoro Teixeira Gomes, 04 jan. 1894]. Disponível em:
. Acesso em: 27 ago. 2020.
GOMES, Antônio Carlos. [Carta a Manuel Augusto Marques, 04 dez. 1895]. Disponível em:
. Acesso em: 03 out. 2020.
GOMES, Antônio Carlos. [Carta a Manuel Augusto Marques, 06 jan. 1896]. Disponível em:
. Acesso em: 03 out. 2020.
GOMES, Antônio Carlos. [Carta a Manuel Augusto Marques, 16 fev. 1896]. Disponível em:
. Acesso em: 03 out. 2020.
GOMES, Antônio Carlos. [Carta a Manuel Augusto Marques, 23 mar. 1896]. Disponível em:
. Acesso em: 03 out. 2020.
GOMES, Antônio Carlos. [Carta a Manuel Augusto Marques, 28 abr. 1896]. Disponível em:
. Acesso em: 03 out. 2020.
170
GOMES, Antônio Carlos. [Carta a Theodoro Teixeira Gomes, 04 mar. 1892; 22 abril 1892;
12 mar. 1896]. Disponível em: . Acesso em:
03 out. 2020.
Il Nuovo Trovatore. Milão, 28 março 1876. Disponível em:
. Acesso em: 30 maio 2020.
JORNAL DO COMMERCIO. Rio de Janeiro, ano 49, n. 332, 02 dez. 1870. p. 2. Disponível
em: .
Acesso em 18 out. 2019.
JORNAL DO COMMERCIO. Rio de Janeiro, Anno 59, nº 190, 10 jul. 1880. Disponível em:
. Acesso
em: 21 fev. 2020.
LISBÔA, Luiz Horta. Dom Casmurro. Rio de Janeiro. 03 mar. 1945.
LOUREIRO, João Alves. [Telegrama a Carlos Gomes]. Milão, 12 maio 1876. Telegrama.
Acervo do Museu Imperial. Disponível em .
Acesso em: 07 jun. 2020.
MAGALHÃES, Domingos José Gonçalves de. Ensaio: sobre a história da literatura do Brasil.
Revista Nictheroy, Revista Brasiliense: sciencias, letras, e artes. n. 1, 1836, p. 132 – 152.
Disponível em: .
Acesso em 5 fev. 2019.
MAGALHÃES, Gonçalves de. A Confederação dos Tamoios. Paraná: Editora da UFPR,
Coleção Letras do Brasil, vol. 17, 2007.
MELO, Francisco Aurélio de Figueiredo. [Carta a Manuel José de Sousa Guimarães, 26 maio
1896]. Disponível em: . Acesso em: 03 out.
2020.
MOTTA, Jehovah (ed.). A Razão. Fortaleza. Ano 1, n. 43, 1936.
NABUCO, Joaquim. O abolicionismo. Rio de Janeiro: BestBolso, 2010.
O ESTADO DE SÃO PAULO, São Paulo, ano LXII, n. 20475, 11 jul. 1936.
O GUARANI NOUTRAS TRIBOS, Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 16 nov. 1996.
OLIVEIRA, José Simeão de. [Carta a Carlos Gomes, 4 mar. 1893]. Disponível em:
. Acesso em: 25 ago. 2020.
PARAVICINI, Rodolfo. DECLARAÇÃO, 28 jul, 1888. Disponível em:
. Acesso em 01 set. 2020.
PORTO-ALEGRE, Manoel de Araujo. Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro – sessão do
dia 15 de dezembro. Guanabara: Revista Mensal - Artistica, Scientifica e Litteraria. Rio de
Janeiro. Tomo 1, 1850. Disponível em: .
Acesso em 11 mar. 2019.
171
PORTO-ALEGRE, Manoel de Araujo. Bellas Artes. Minerva Brasiliense: Jornal de Lettras e
Artes. Rio de Janeiro. v. 41, n. 4, 1843. pp. 116 – 121. Disponível em:
. Acesso em: 03 abril 2019.
PORTO-ALEGRE, Manoel de Araujo. Minerva Brasiliense: Jornal de Lettras e Artes. Rio de
Janeiro. v. 1, n. 5, 1844. pp. 148 – 154. Disponível em:
. Acesso em 03 mar. 2019.
REBOUÇAS, André. Enxertos do Diário do engenheiro André Rebouças, 31 dez. 1881.
Disponível em: . Acesso em: 16 set. 2020.
REBOUÇAS, André. [Carta a Joaquim Nabuco, 21 nov. 1896]. Disponível em:
. Acesso em: 12 set. 2020.
REBOUÇAS, André. [Carta a Silio Boccanera Junior, 24 abr. 1897]. Disponível em:
. Acesso em: 12 set. 2020.
REBOUÇAS, André. [Cartas a Carlos Gomes, 11 jul. 1896]. Disponível em:
. Acesso em: 12 set. 2020.
RIBEIRO, Santiago Nunes. Literatura: da nacionalidade da literatura brasileira. Minerva
Brasiliense: jornal de sciencias, letras e artes, publicado por huma associação de litteratos. v.
1, n. 1, 1843, Rio de Janeiro, p. 8 – 22. Disponível em:
. Acesso em: 3 mar. 2019.
SCALVINI, Antonio. O Guar’aní. Tradução de C. Paula Barros. Rio de Janeiro: Ministerio
da Educação e Saúde, 1937.
V. M. O Escandalo: Critica de Lettras, Artes, Politica e Costumes. Rio de Janeiro. n. 4, 1888,
pp. 6 – 7. Disponível em: . Acesso em 02
mar. 2019.
VASCONCELOS, Francisco Diogo Pereira. Rio de Janeiro, 8 mar. 1858. Decreto. Acervo do
Museu Imperial. Disponível em: . Acesso
em: 20 jun. 2020.
VON SCHERLE, Arthur. Antônio Carlos Gomes: a brazilian opera composer. Milão: G.
Ricordi & C. S.p.A. 1994.
Dicionários
ENCICLOPÉDIA da Música brasileira, erudita, folclórica, popular. São Paulo: Art Editora,
1977.
PRIMEIRA REPÚBLICA. Verbete. Disponível em:
http://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/verbetes/primeirarepublica/SODR%C3%89,%20Lauro.pdf. Acesso em 28 out. 2020.
SADIE, Stanley (ed.). Dicionário Grove de música. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1994.
172
VAINFAS, Ronaldo (org.). Dicionário do Brasil Imperial. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.
Sites
. Acesso em: 30 nov. 2019.
. Acesso em: 30 nov.
2019.
. Acesso em: 02 mar. 2019.
. Acesso em: 01 dez. 2019.
. Acesso em 30 nov. 2019.
. Acesso em: 30 nov. 2019.
. Acesso em: 30 nov. 2019.
. Acesso em: 01 dez. 2019.
Documentos audiovisuais
ARTE BRASILEIRA QUADRO A QUADRO. Direção Marcos Guttmann; Fabiano Maciel.
Rio de Janeiro, 2017. Produção de Nathalie Felippe e Leonardo Domingues.
CARLOS GOMES – 60 anos Rádio MEC. Direção Sonia Garcia; Carlos Lopes; Hilton
Marques. Rio de Janeiro: Rádio MEC, 1986. Produção de Cristina Maluhy e Maria José Sack.
GOMES, Antônio Carlos (compositor); SCALVINI, Antonio (libretista); D’ORMEVILLE,
Carlo (libretista); DOMINGO Plácido (intérprete); VILLARROEL, Verónica (intérprete);
ÁLVAREZ, Carlos (intérprete); NESCHILING, John (maestro) et al. Il Guarany.
Alemanha/Itália-Milão. G. Ricordi & C.S.p.A. 1996. Registro musical em compacto digital.
GOMES, Antônio Carlos (compositor); SCALVINI, Antonio (libretista); D’ORMEVILLE,
Carlo (libretista); CARUSO, Enrico; AMATO, Pasquale; DESTIN, Emmy; DE LUCIA,
Fernando; DE ANGELIS, Angela; LAURI-VOLPI, Giacomo; MERLI, Francesco;
SCACCIATI, Bianca; SAYÃO, Bidu; PAGLIUGHI, Lina; GIGLI, Beniamino; BENETTI,
Margherita; PACHECO, Assis. Legenday performances sing. 1994. Registro musical em
compacto digital.
MODINHAS IMPERIAIS. Direção de José Schiller. Rio de Janeiro. [19-]. Intérprete:
Eduardo Conde. Textos interpretados de autoria de Mário de Andrade.
173
ANEXO - Imagens
Página 25
Retrato de Carlos Gomes em ocasião da estreia de Il Guarany, em 1870.
Acervo iconográfico do Museu Imperial.
Disponível em: . Acesso em: 01 maio 2020.
Página 37
Pintura de Modesto Brocos denominada A Redenção de Cam
Enciclopédia Itaú Cultural.
Disponível em: .
Acesso em: 07 ago. 2020.
Página 39
Caricatura de Carlos Gomes caracterizado do índio Peri, personagem de Il Guarany.
Acervo iconográfico do Museu Imperial.
Disponível em: . Acesso em: 01 maio 2020.
Página 42
Ilustração do caricaturista Rafael Bordalo Pinheiro retratando o tenor Luigi Bolis em
performance de Il Guarany.
PSIT! Hebdomadario Comico e Illustrado. Rio de Janeiro, n. 5, 1877.
Disponível em: . Acesso em:17 mar.
2019.
Página 44
Retrato de Carlos Gomes ao centro, do lado direito a bandeira nacional, à esquerda, a entrada
do porto do Rio de Janeiro, parte do cenário de Lo Schiavo.
Acervo iconográfico do Museu Imperial.
Disponível em: . Acesso em: 01 maio 2020.
Página 80
Ilustração de Carlos Gomes representando Il Guarany no do Teatro Lírico no periódico O
Besouro, de 1878.
O Besouro. Rio de Janeiro, v.1, n.1, 1878.
Disponível em: . Acesso em: 02 mar. 2019.
Página 87
Reprodução de cenário da ópera Condor.
Acervo iconográfico do Museu Imperial.
Disponível em: . Acesso em: 01 maio 2020.
Página 90
Caricatura representando a chegada de Carlos Gomes ao Rio de Janeiro.
Acervo iconográfico do Museu Imperial.
Disponível em: . Acesso em: 01 maio 2020.
Página 92
174
Caricatura de Carlos Gomes na ocasião das primeiras representações de Il Guarany em Milão.
Acervo iconográfico do Museu Imperial.
Disponível em: . Acesso em: 01 maio 2020.
Página 95
Imagem intitulada Il Guarany di Gomes Alla Scala (memoire di Camillo) na revista Il
Trovatore, em edição dedicada a Carlos Gomes e a Antonio Scalvini.
Acervo iconográfico do Museu Imperial.
Disponível em: . Acesso em: 01 maio 2020.
Página 98
Aquarela de Carlo Ferrario representando um cenário (Ato I, cena V) de Il Guarany.
Acervo iconográfico do Museu Imperial.
Disponível em: . Acesso em: 01 maio 2020.
Página 101
Imagem do panfleto da récita de Il Guarany no Jornal do Commercio, edição de 1870.
JORNAL DO COMMERCIO. Rio de Janeiro, ano 49, n. 332, 02 dez. 1870. p. 2.
Disponível em:
. Acesso
em: 18 out. 2019.
Página 111
Trecho de partitura manuscrita por Carlos Gomes do Hino do Centenário da Independência
Norte-americana.
Acervo do Museu Imperial.
Disponível em: . Acesso em: 07 jun. 2020.
Página 116
Representação do cenário de Lo Schiavo.
Acervo iconográfico do Museu Imperial.
Disponível em: http://200.159.250.2:10358/handle/acervo/912 Acesso em: 19 ago. 2020.
Página 118
Trecho da partitura da marcha popular Ao Ceará Livre
GOMES, Antônio Carlos. Ao Ceará Livre. 1884, partitura (9 páginas). Flauta, requinta,
clarinete b1, clarinete b2, clarinete b3, sax alto e1, sax alto e3, sax tenor b2, sax tenor b4, sax
barítono, trompete b1, trompete b2, trompete b3trompa e1, trompa e2, trompa e3, trombone 1,
trombone 2, trombone 3, bombardino b, bombardino c, tuba c, caixa clara, bombo e pratos.
Disponível em:
.
Acesso em: 23 dez. 2019.
Página 128
Representação da personagem Ilára.
Acervo iconográfico do Museu Imperial.
175
Disponível em: . Acesso em: 19 ago. 2020.
Página 129
Carta patente da Loja Maçônica Regeneração III conferindo a Carlos Gomes o título de membro
honorário.
Acervo iconográfico do Museu Imperial.
Disponível em: . Acesso em: 28 ago. 2020.
Página 131
Representação do personagem Iberê.
Acervo iconográfico do Museu Imperial.
Disponível em: . Acesso em: 19 ago. 2020.
Página 136
Reprodução de cenário da ópera Condor.
Acervo iconográfico do Museu Imperial.
Disponível em: . Acesso em: 19 ago. 2020.
Página 157
Pintura intitulada “Últimos dias de Carlos Gomes”, de Domenico de Angelis e Giovanni
Capranesi.
Acervo do Museu de Arte de Belém.
Página 163
Estátua de Carlos Gomes localizada na Cinelândia, em frente ao Teatro Municipal do Rio de
Janeiro, inaugurada em 1960. Obra de Rodolfo Bernadelli, que posa ao lado da estátua durante
a feitura.
Inventário dos monumentos do Rio de Janeiro.
Disponível em:
Carlos%20Gomes%20na%20Cinel%C3%A2ndia>. Acesso em: 19 out. 2020.
Página 164
Busto de Carlos Gomes em bronze e pedestal de granito, em Paquetá, inaugurado em 1938.
Fotografia de Mariana Franco Teixeira (2019).
Página 166
Programação da encenação de Il Guarany na Bulgária.
Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 16 nov. 1996.