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Villa-Lobos e as Bachianas, estética e política num compositor em transformação

Tipo de documento:
Dissertação de mestrado

Autor:
ALUISIO BARRETO DA SILVA

Orientador:
ORLANDO DE BARROS

Local:
UERJ

Data:
2013

Publicação - Livros / Artigos

Palavras-chave:
Villa-Lobos, Modernismo musical, Getúlio Vargas, Intelectuais, Nacionalismo

Resumo:
Texto em formato digital: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=670727

Esta dissertação tem por objeto Heitor Villa-Lobos, tido como o mais importante compositor erudito brasileiro. Sendo uma dissertação de História, as questões aqui priorizadas não são aquelas usualmente postas em prática pela alentada produção musicográfica de Villa-Lobos. A prioridade aqui foi tratar de questões como a influência do contexto social e político para a formação do compositor, a oposição que sofreu da crítica no início de sua carreira, a importância do movimento modernista no direcionamento de sua criação musical, a projeção de sua imagem em nível Nacional. Da mesma forma, esta dissertação também estuda o comprometimento político e ideológico de Villa-Lobos com o regime revolucionário vitorioso em 1930, especialmente durante o regime ditatorial do Estado Novo. No período de 1930 a 45, os anos do Governo de Getúlio Vargas, Villa-Lobos teve uma atuação marcante, em sua atividade musical para reforçar o nacionalismo, elemento essencial da ideologia então vigente.

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Biblioteca Nacional
Divisão de Música da Biblioteca Nacional (Palácio Gustavo Capanema)
Biblioteca Alberto Nepomuceno (Escola de Música da UFRJ)
Museu Villa-Lobos
Arquivo Orlando de Barros