> Banco de Dados - História e música na universidade
A NÔMADE HISTÓRIA CULTURAL DO LUNDU: O BATUQUE VIAJANTE NO ATLÂNTICO NEGRO
Tipo de documento:
Dissertação de mestrado
Autor:
ANTONIO CARLOS SILVA NOGUEIRA
Orientador:
GUSTAVO VILLELA LIMA DA COSTA
Local:
UERJ
Publicação - Livros / Artigos
Palavras-chave:
Lundu, circularidade cultural, Domingos Caldas Barbosa
Resumo:
Texto em formato digital: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6493442
A nômade história cultural do lundu: o batuque viajante no Atlântico Negro. 2018. Dissertação (Mestrado em História Social) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2018. Esse trabalho dedica-se à análise dos discursos contínuos em torno do Lundu no último quartel do século XVIII e no curso do século XIX, que reproduziram uma perspectiva colonial, racial e etnocêntrica desse fenômeno cultural e musical. O que se propõe nesse trabalho é pensar o Lundu como um fenômeno inscrito em uma circularidade cultural, através de relações sociais compreendidas como “atlânticas”, enfocando mais o movimento e os trânsitos, do que suas supostas origens. As fontes, a partir das quais ilustramos esses discursos coloniais, foram escolhidas entre os relatos dos viajantes pelo atlântico, assim como a bibliografia de “folcloristas” e “intérpretes” do lundu. A principal hipótese do trabalho é que há uma continuidade desses discursos etnocêntricos que procuram uma origem “pura” do Lundu numa África mítica e que portanto teria se “aculturado”, ou ainda aqueles que procuraram construir o Lundu como o primeiro gênero musical “genuinamente brasileiro”. Assim as fontes dialogam com parte da produção escrita sobre o lundu dança e canção, e nesse último, debruçou-se sobre Domingos Caldas Barbosa, escritor e músico, nascido no Rio de Janeiro que levou o lundu para Portugal, entendendo-o como um “músico subversivo” e como um exemplo que transcende as visões de uma cultura estática, dual e binária entre colonizados e colonizadores. A proposta pós-colonialista, de entendimento do Lundu como um fenômeno cultural híbrido e gestado no “Atlântico Negro” é uma alternativa à produção canônica nas narrativas sobre o lundu
Fontes:
ANDRADE, Mário de. Modinhas imperiais. São Paulo: INC- MEC, 1964.
AVELAR, Alexandre de Sá. A biografia como escrita da história: limites e tensões.
Uberlândia: Ed. Universidade federal de Uberlândia, 2010.
BARBOSA, Domingos Caldas. Viola de Lereno/ Domingos Caldas Barbosa; prefácio
de Francisco Assis Barbosa; introdução estabelecimento do texto e notas de Suetônio
Soares Valença. – Rio de Janeiro: Civilização brasileira; Brasília: INL, 1980.
BASTOS, Rafael José de Menezes. Para uma Antropologia Histórica das Relações
Musicais Brasil/Portugal/África: O Caso do Fado e de sua Pertinência ao Sistema de
Transformações Lundu-Modinha-Fado. Antropologia em primeira mão / Programa de
Pós Graduação em Antropologia Social, Universidade Federal de Santa Catarina. —,
n.1 (1995)- Florianópolis : UFSC / Programa de Pós Graduação em Antropologia
Social, 1995.
BATALHA, Ladislau. Costumes angolenses. Lisboa, 1890.
BAPTISTA, Siqueira. Lundum x Lundu. Rio de Janeiro, Editora Universidade Federal
do Rio de janeiro, Escola de Música, 1975.
BIARD, Auguste Françoi. “Dois anos de Brasil”. Publicado: Brasília : Senado Federal,
Secretaria Especial de Editoração e Publicação.
Acesso: http://www2.senado.leg.br/bdsf/handle/id/1082 Data: 02/06/2018 às 00:21
BOURDIEU, Pierre. O senso prático. Petrópolis, Rio de janeiro: Vozes, 2009.
BOCAGE, Manuel Maria Barbosa du. Obras Poéticas de Bocage, volume I, Sonetos.
Porto: Imprensa Portugueza – Editora, 1875.
BOURDIEU, Pierre. O senso prático. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
BROOKSHAW, David. Race and Color in Brazilian Literature. Metuchen: Scarecrow
Press, 1986.
BURKE, Peter. Hibridismo cultural. ED UNISINOS. RS 2003.
CANDIDO, Antonio. Formação da Literatura Brasileira, v. 1. São Paulo, Martins:
1981.
CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do folclore brasileiro. Rio de Janeiro, Instituto
Nacional do Livro, Ministério da Educação e Cultura, 1962.
CAPELO, H., e IVENS, R. De Benguela às terras de Inca, 2 Vols. Lisboa, 1881.
120
CARNEIRO, Edison. O samba de umbigada. MEC – CDFB, 1961, Rio de janeiro.
Campanha de defesa do folclore brasileiro.
CHARTIER, Roger. A história cultural entre práticas e representações. Rio de janeiro,
ED Difel, 1990.
CUPERTINO, Kátia. O lundu tatuado no corpo.
______________. Nas entrelinhas da expressão. Dança folclórica lundu. ED Cuatiara.
CROIX, Alain. MARX, "A alugadora de cadeiras e a pequena bicicleta", in RIOUX,
Jean-Pierre; SIRINELI, Jean François. Para uma história cultural. Lisboa: Editora
Estampa, 1998.
ELIAS, Nobert. O processo civilizador. Rio de janeiro, Jorge Zahar, 1993. Pág 192.
FANON, Frantz. Pele negra máscaras brancas. tradução de Renato da Silveira . -
Salvador : ED UFBA, 2008.
FELISBERTO, Marcello Morais de Assunção – "Notas sobre a dominação social em
António Gramsci e Pierre Bourdieu". Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da
Universidade do Porto, Vol. XXXI, 2016, pág. 151-171.
FERLIM, Uliana Dias Campos. A polifonia das modinhas: diversidade e tensões
musicais no Rio de Janeiro na passagem do século XIX para o XX. Campinas SP, 2006.
FILHO, João Pacheco de Oliveira. Elementos para uma sociologia dos viajantes, UFRJ,
Museu Nacional Rio de Janeiro.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis, ED Vozes,
1987.
GILROY, Paul. O Atlântico negro: modernidade e dupla consciência – São Paulo: ED
34. Rio de janeiro: Universidade Cândido Mendes, Centro de estudos afro-asiáticos,
2012 (2° edição)
GONZAGA, Thomas Antonio. Cartas chilenas. Belém, Pará, Universidade da
Amazônia, NEAD Núcleo de educação a distância.
GRECCO, Fabiana Miraz de Freitas. O amor mestiço nas modinhas e nos lundus de
Domingos Caldas Barbosa (1740-1800) e nas mornas de Eugenio Tavares (1867-1930).
Dissertação de mestrado- Faculdade de ciências e letras de Assis- Universidade
Estadual paulista.
HANNERZ, Ulf. Fluxos, fronteiras, híbridos: Palavras-chave da antropologia
transnacional. 1997.
HOBSBAWN, Eric & Terence Ranger (orgs.). A invenção das tradições. – Rio de
Janeiro: Paz e Terra, 1984.
121
KIEFER, Bruno. A modinha e o lundu, duas raízes da música popular brasileira.
Coedições URGS. Porto Alegre ed. Movimento. 1977.
KIEFFER, Anna Maria. Apontamentos musicais dos viajantes. Revista USP. São Paulo,
vol. 30: http://www.usp.br/revistausp. Arquivo consultado em 2004. APUD MARTINS, Eric
Aversari. A viola caipira, a modinha e o lundu. Universidade de São Paulo. Escola de
comunicações e arte. São Paulo, 2005.
LADISLAU, Batalha. Costumes angolenses. Lisboa, 1890.
LE BRETON, David. A sociologia do corpo. Petrópolis, Rio de janeiro, ED Vozes,
2011.
LIMA, Edilson Viente. A modinha e o lundu: dois clássicos nos trópicos. São Paulo,
Universidade de São Paulo, 2010.
MARTINS, Eric Aversari. A viola caipira, a modinha e o lundu. Universidade de São
Paulo. Escola de comunicações e arte. São Paulo, 2005.
MEIRELLES, Regina. Música popular brasileira.
MELLO E SOUZA, Laura (org). História da vida privada, vol I. São Paulo: Companhia
das Letras, 1999.
NOGUEIRA, Claudete de Sousa. "O samba de umbigada paulista: memória, resistência
cultural e construção de identidades". Revista de história de cultura o samba e suas
histórias. 2007 N 16. Centro de memória UNICAMP. ED Arte e escrita.
OLIVEIRA, Maria da Glória de. Quem tem medo da ilusão biográfica? Indivíduo,
tempo e histórias de vida. Rio de Janeiro, v. 18, n. 35, p. 429-446, maio/ago. 2017.
PERES, Phyllis. "Domingos Caldas Barbosa e o conceito de crioulização do Caribe".
Revista Iberoamericana. Vol. LXIV, Nturs. 182-183, Enero-Junio 1998.
SAID, Edward W. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. Sao Paulo:
Companhia das Letras, 1990.
SARMENTO, Alfredo de. Os sertões d´Africa: apontamentos de viagem, Lisboa. 1880.
SILVA, Kalina Vanderlei. Dicionário de conceitos históricos / Kalina Vanderlei Silva,
Maciel Henrique Silva. – 2.ed., 2ª reimpressão. – São Paulo : Contexto, 2009.
SILVA, Marília T. Barboza da. Coisa de preto: o som e a cor do choro e do samba. 4
edição. São Paulo, 2013.
SILVA JR, Jonas Alves da. Doces modinhas pra iaiá, buliços lundus para ioiô: poesia
romântica e música popular no Brasil do século XIX. São Paulo: Linear B; Faculdade
de filosofia, letras e ciências humanas, 2008.
122
SPIVAK , Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar. Belo Horizonte, ED UFMG,
2010
SPIX, Johann Baptist Von, MARTIUS, Carl Friedrich Von. Viagem pelo Brasil. Belo
Horizonte: Editora Itatiaia: 1981. Volume 1, 2 e 3.
TABORDA, Márcia. A viola e a música de Domingos Caldas Barbosa: uma
investigação bibliográfica. Departamento de Música/UFSJ.
TINHORÃO, José Ramos. Domingos Caldas Barbosa: o poeta da viola, da modinha e
do lundu (1740-1800). São Paulo, 2004, ED 34.
____________. Os sons dos negros no Brasil. Cantos, danças, folguedos: origens. São
Paulo: ED 34, 2008.
_____________. Pequena história da música popular da modinha à canção de
protesto. Petrópolis Rio de janeiro ED Vozes LTDA, 1974
____________. História social da música popular brasileira. São Paulo: Editora 34, P.
123. 1998
_____________. Música popular de índios, negros e mestiços. ed. Vozes LTDA.
Petrópolis, 1975.
____________. Pequena História da Música Popular Brasileira, São Paulo, 1991, Art
Editora.
TOLLENARE, L. F. "Notas dominicais. Tomadas durante uma residência em Portugal e
no Brasil nos annos de 1816, 1817, 1818". Revista do instituto archeologico e
geographico. N 61. Recife-PE: ED, 1905.
Edilson Vicente de. A modinha e o Lundu: dois clássicos nos trópicos. USP. 2010.
VIRGÍNIA, Tereza. Entre negros e iaiás: lundu, poder e sedução Texto publicado na
Revista Cerrados. Brasília, UNB, v.20, 2005, p.159-169.
SITES CONSULTADOS:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Rugendas_lundu_1835.jpg Revista de História da Biblioteca
Nacional, ano 1, nº 8, fev/mar. 2006
https://www.alamy.com/viagem-pintoresca-atraves-do-brasil-lundu-lamina-96-1835-author-johannmoritz-rugendas-1802-1858-image209661491.html. Viagem Pintoresca Atraves do Brasil, lundu, Lamina
96, 1835. Author: Johann Moritz Rugendas (1802-1858)
http://www.afreaka.com.br/notas/sensualidade-e-graca-lundu/ Retrato do Lundu no Rio de Janeiro do
século XIX por Earle (Foto: Reprodução/Revista de História)
http://sincopadomusicaculturaearte.blogspot.com/2016/11/o-lundu.html RUGENDAS, Moritz.
Malerische Reise in Brasilien. Paris: Engelmann & C., 1835
http://www2.senado.leg.br/bdsf/handle/id/1082 Data: 02/