> Banco de Dados - História e música na universidade

Críticas politicas e perspectivas de democracia nas narrativas carnavalescas das escolas de samba do Rio de Janeiro, 1980

Tipo de documento:
Dissertação de mestrado

Autor:
FABIO RODRIGUES DE ALMEIDA

Orientador:
ANTONIO EDMILSON MARTINS RODRIGUES

Local:
UERJ

Data:
2020

Publicação - Livros / Artigos

Palavras-chave:
escolas de samba, críticas, redemocratização

Resumo:
Texto em formato digital: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9981237

Crítica política e perspectivas de democracia nas narrativas carnavalescas das escolas de samba do Rio de Janeiro na década de 1980. 223f. Dissertação (Mestrado em História Política) ‒ Instituto de Ciências Humanas do Centro de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. A década de 1980 marca um dos mais significativos momentos da história recente do Brasil, quando se vivia os estertores da ditadura militar e tinha início a transição ao regime político democrático. Nesta dissertação, foi estudado de que maneira as escolas de samba do Rio de Janeiro, em suas produções carnavalescas, posicionaram-se e manifestaram-se diante de tal conjuntura, tendo em vista que os anos 1980 assistiram à gênese de uma nova vertente de narrativas produzidas por essas agremiações, possuindo como característica mais singular a realização, em seus enredos, de críticas de teor político a respeito do momento vivido. Para esse objetivo, foram pesquisados e interpretados uma gama de enredos, valendo-se, para isso, de sinopses, sambas-enredos e documentação constante nos livros Abre-Alas, bem como de desfiles desenvolvidos por escolas de samba que, entre 1981 e 1990, apresentaram-se no carnaval carioca, com especial atenção para o período compreendido entre 1984 e 1989, quando se registra o ápice de incidência dos chamados “enredos críticos”. Os principais resultados alcançados indicam que houve considerável similaridade entre os discursos presentes nesses enredos e os grandes debates então travados na sociedade brasileira, sobretudo no que concerne às perspectivas de democracia que se colocavam em jogo, sendo possível concluir que, logo nos primeiros anos após o fim da ditadura militar, o clima de esperança relativo às melhorias nas condições de vida da maioria da população cedeu lugar a um sentimento de desilusão para com a Nova República e descrença em relação ao Estado e à política institucional. Palavras-chave: Escolas de samba; Crítica; Redemocratização; Década de 1980.