> Banco de Dados - História e música na universidade

"Trabalho não dá camisa a ninguém”: um estudo de sambas de oposição à exaltação do trabalho durante o Estado Novo

Tipo de documento:
Dissertação de mestrado

Autor:
NATALIA CABRAL DOS SANTOS

Orientador:
ANTONIO EDMILSON MARTINS RODRIGUES

Local:
UERJ

Data:
2015

Publicação - Livros / Artigos

Palavras-chave:
Samba, Rio de Janeiro, Estado Novo

Resumo:
Texto em formato digital: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2433760

O estudo aqui apresentado lança seu olhar para a produção de sambas durante o período do Estado Novo. Levando em consideração a busca pela construção do novo Brasil, moderno e civilizado, e do seu cidadão, colaborador com a nova ordem política e, portanto, trabalhador, são analisados os sambas que destoam das orientações governamentais, em especial, os aspectos relacionados ao trabalho. A importância dessa pesquisa consiste em contribuir para o fim da ideia de total aceitação das regras estabelecidas pelo governo de Getúlio Vargas, presidente que mais se utilizou das canções para legitimar seu governo, fortalecendo, deste modo, o posicionamento da historiografia recente que defende a existência de vozes discordantes. Além disso, poderemos também acompanhar o processo de transformação do país, da cidade do Rio de Janeiro e de elementos populares e regionais tornando-se nacionais. Para alcançar os objetivos propostos é essencial a seleção e análise de músicas compostas no período em questão, mas não perdendo de vista as outras temáticas que eram abordadas para que se forneça um panorama mais fiel da realidade da música popular nos anos de 1930 e 1940.

Fontes:
ABREU, Martha. Histórias Musicais da Primeira República. ArtCultura. Uberlândia. V. 13,
n. 22, p. 71-83, jan.-jun. 2011.
ANDERSON, Benedict. Introdução. In: _______. Comunidades Imaginadas: reflexões sobre
a origem e a difusão do nacionalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008, p. 9- 34.
ARAÚJO, Paulo César. Eu não sou cachorro, não. Música popular cafona e ditadura militar.
Rio de Janeiro: Record, 2002, p. 199- 231.
ASSIS, Machado. Obra Completa de Machado de Assis. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, vol.
III, 1994. Disponível em < http://machado.mec.gov.br/images/stories/pdf/critica/mact25.pdf >
Acessado em 14 abr. 2014.
AZEVEDO, André Nunes. A reforma Pereira Passos: uma tentativa de integração urbana.
Revista Rio de Janeiro, n. 10, p. 39- 79, maio-ago. 2003. Disponível em: <
http://www.forumrio.uerj.br/documentos/revista_10/10-AndreAzevedo.pdf>. Acessado em
nov. 2014.
BAIA, Silvano Fernandes. A historiografia da música popular no Brasil (1971- 1999). Tese
de doutorado. Programa de Pós-graduação em História Social do Departamento de História da
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 2011, p.
23- 39, 91- 107.
BARROS, José D’Assunção. Fernando Braudel e a geração dos Annales. Revista Eletrônica
História em Reflexão: Vol. 6, n. 11 – UFGD - Dourados jan/jun 2012.
BARROS, Orlando. Custódio Mesquita. Um compositor romântico no tempo de Vargas
(1930-45). Rio de Janeiro: Funarte, EdUERJ, 2001.
ANDERSON, B. Comunidades Imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do
nacionalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008, p. 9- 34.
BASTOS, Elide Rugai; RÊGO, Walquiria D. Leão. A moralidade do compromisso. In:
BASTOS, Elide Rugai; RÊGO, Walquiria D. Leão (Org.). Intelectuais e política: a
moralidade do compromisso. São Paulo: Olho d’Água.
BENDA, Julien. A traição dos intelectuais. In: BASTOS, Elide Rugai; RÊGO, Walquiria D.
Leão (Org.). Intelectuais e política: a moralidade do compromisso. São Paulo: Olho dágua.
BENJAMIN, W. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. Porto Alegre/RS:
Zouk, 2012.
BEZERRA, Danilo Alves. A. Carnavais do Rio de Janeiro e seus usos pelo Estado Novo
(1938 1 1942). In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA,27. 2013, Natal. Anais
Eletrônicos, 2013. 17f. Disponível em:
df>. Acessado em: jan. 2014.
119
BRASIL. Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil (1934). Rio de Janeiro:
Diário Oficial da União de 16 de julho de 1934.
BRASIL. Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil (1937). Rio de Janeiro:
Diário Oficial da União, 10 novembro de 1937.
BOMENY, Helena. Infidelidades eletivas: intelectuais e política. In: BOMENY, Helena.
(Org.) Constelação Capanema: intelectuais e política. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio
Vargas; Bragança Paulista (SP): Universidade de São Francisco, 2001.
BRAGA, Virna Ligia Fernandes. Intelectuais Estadonovistas e a Construção do Estado
Nacional. Virtú (UFJF), v. 2, p. 01-13, 2008.
CABRAL, Sérgio. Getúlio Vargas e a música popular brasileira. Ensaios de opinião, 2+1. Rio
de Janeiro: Inúbia, 1975, p. 36- 41.
CAMPOS, Francisco. O Estado Nacional. Edição eletrônica: Ridendo Castigat Mores, 2002,
p. 314- 321. Disponível em < http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/chicocampos.pdf >.
Acessado em 15 dez. 2013.
CASSÍLIA, Janis Alessandra Pereira. Doença mental e Estado Novo: a loucura de um tempo.
2010. 199 f. Dissertação (Mestrado em História das Ciências e da Saúde) – Fundação
Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2011, p. 100- 112.
CHAUI, Marilena. O nacional e o popular na cultura brasileira. Seminários. São Paulo:
Brasiliense, 1984.
CHUVA, Márcia Regina Romeiro. Os arquitetos da memória: sociogênese de preservação do
patrimônio cultural no Brasil (anos 1930- 1940). Rio de Janeiro: UFRJ, 2009.
CONNIFF, Michael L. Política urbana no Brasil: a ascensão do populismo 1995-1945. Rio de
Janeiro: Relume Dumará, 2006.
COUTINHO, Carlos Nelson. Cultura e sociedade no Brasil: ensaios sobre idéias e formas.
Rio de Janeiro: DP&A, 2000, p. 9- 80.
CURY, Claudia Engler. O papel dos intelectuais na configuração da brasilidade e das políticas
de educação/ cultura nos anos trinta do século XX. Educação em foco. Juiz de Fora:
Faculdade de Educação da Universidade de Juiz de Fora, v. 7, n. 2, set. 2002/ fev. 2003, p. 69-
82.
D’ARAÚJO, Maria Celina. Estado, classe trabalhadora e políticas sociais. In: SIMPÓSIO
NACIONAL DE HISTÓRIA, 22, 2003, João Pessoa. Anais do ... História, acontecimento e
narrativa. João Pessoa: ANPUH, 2003. CD-ROM.
DEALTRY, Giovanna. No fio da navalha. Malandragem na literatura e no samba. Rio de
Janeiro: Casa da Palavra, 2009.
120
FALCON, Francisco José Calazans. Moderno e modernidade. In: RODRIGUES, Antonio
Edmilson Martins; FALCON, Francisco José Calazans. Tempos Modernos: ensaios de história
cultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000, p. 224- 239.
FORTES, Alexandre. Revendo a legalização dos sindicatos: metalúrgicos de Porto Alegre
(1931- 1945). In: FORTES, A. et al. Na luta por direitos: estudos recentes na história social
do trabalho. Campinas, SP: Unicamp, 1999, p. 19- 49.
FERREIRA, Jorge. O nome e a coisa: o populismo na política brasileira. In: FERREIRA,
Jorge (Org.). O populismo e sua história: debate e crítica. Rio de Janeiro: Civilização
Brasileira, 2010, p. 61-124.
FRANÇA, Eduardo D’Oliveira. Fontes para a história urbana. In: Memórias da I Semana de
História – UNESP. São Paulo: Franca, 1979.
FREITAS FILHO, Almir Pita. O desenvolvimento industrial do Rio de Janeiro na primeira
metade do século XX: transformações urbanas e a indústria da Construção Civil. In:
ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA,10. 2002, Rio de Janeiro. História e Biografias.
Livro de Resumos, 2002. v.1.
FURTADO, Fernanda; REZENDE, Vera Lucia Ferreira Motta. Discursos e imagens acerca de
intervenções urbanas no Rio de Janeiro (1920-1940): a questão da valorização fundiária em
planos e projetos urbanos. Risco: Revista de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo (Online),
[S.l.], n. 8, p. 115-125, jul. 2008. Disponível em:
. Acesso em: jan. 2014.
GOMES, Ângela Maria de Castro. A invenção do Trabalhismo. Rio de Janeiro: FGV, 2005.
______. A política brasileira em busca da modernidade: na fronteira entre o público e o
privado. In: SCHWARCZ, Lilia Moritz. (Org.). História da vida privada no Brasil: contrastes
da intimidade contemporânea. Vol. 4. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 489- 558.
______. O populismo e as ciências sociais no Brasil: notas sobre a trajetória de um conceito.
Tempo. Rio de Janeiro, vol. 1, n°. 2, p. 31- 58, 1996. Disponível em: <
http://www.historia.uff.br/tempo/artigos_dossie/artg2-2.pdf>. Acessado em out. 2014.
GOULART, Silvana. Sob a Verdade Oficial: Ideologia, propaganda e censura no Estado
Novo. São Paulo: Marco Zero/ CNPq, 1990.
GRAMSCI, Antonio. A formação dos intelectuais. Os Intelectuais e a Organização da
Cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.
GRYNSZPAN, Mario; PANDOLFI, Dulce. Poder público e favelas: uma relação delicada. In:
OLIVEIRA, Lúcia Lippi (Org.). Cidade: histórias e desafios. Rio de Janeiro: FGV, 2002, p.
238- 255.
HOBSBAWM, Eric. Introdução: a invenção das tradições. In: HOBSBAWM, E.; RANGER,
T. (Org.). A invenção das tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997. p. 9- 23.
121
JASMIN, Marcelo Gantus ; FERES Jr, João (org.). História dos conceitos: debates e
perspectivas. Rio de Janeiro: PUC-Rio: Loyola: IUPERJ, 2006.
KOSELLECK, Reinhart. Futuro Passado. Contribuição à semântica dos tempos históricos.
Rio de Janeiro: Contraponto: PUC-Rio, 2006.
KOURY, Ana Paula; BOTAS, Nilce Aravecchia. A cidade industrial brasileira e a política
habitacional na era Vargas (1930-1954). In: SEMINARIO INTERNACIONAL DE
INVESTIGACIÓN EN URBANISMO, 5. Barcelona-Buenos Aires, junio 2013". Barcelona:
DUOT, 2013, p. 118-123. Disponível em: <
http://upcommons.upc.edu/revistes/bitstream/2099/14128/1/KOURY_Ana.pdf>. Acessado
em: jan. 2014.
LEITE, Dante Moreira. O caráter nacional brasileiro: história de uma ideologia. São Paulo:
UNESP, 2007.
LIMA, Jacqueline de Cássia Pinheiro. Modernização e Higienismo Social: Projetos de
Habitações Populares em Recife e Rio de Janeiro durante o Estado Novo (1937-1945).
Revista Espaço Acadêmico, n. 35, abril/2004. Mensal. Disponível em <
http://www.espacoacademico.com.br/035/35elima.htm>. Acessado em: jan. 2014.
MATOS, Claudia Neiva de. Acertei no milhar: malandragem e samba no tempo de Getúlio.
Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
MATOS, Marcelo Pereira. Da Praça Onze à Praça da Apoteose: a luta pelo lugar do carnaval.
Contemporânea, nº 06, 2006.1, p. 47- 57. Disponível em: <
http://www.contemporanea.uerj.br/pdf/ed_12ex/contemporanea_n12esp_04_marcelo.pdf>.
Acessado em: nov. 2014.
MATTOS, Marcelo Badaró. Experiências comuns: escravizados e livres no processo de
formação da classe trabalhadora no Brasil. In: XXIV SIMPÓSIO NACIONAL DE
HISTÓRIA, 24. ANPUH.– 2007. Disponível em: <
http://snh2007.anpuh.org/resources/content/anais/Marcelo%20Badar%F3%20Mattos.pdf>.
Acessado em: 02 set. 2014.
______. Os historiadores e os operários: um balanço. In: MATTOS, Marcelo Badaró (Org.).
Greves e repressão policial ao sindicalismo carioca: 1945-1964. Rio de Janeiro:
APERJ/FAPERJ, 2003, p. 13- 41.
MEIRELLES, Cecília. Jornal Samba e Educação. Jornal A Manhã, Rio de Janeiro, n. 138, p.
9, jan. 1942.
MEMÓRIA DA DESTRUIÇÃO. Rio - uma história que se perdeu (1889- 1965). Prefeitura da
Cidade do Rio de Janeiro. Secretaria das Culturas. Arquivo da Cidade. 2002.
MICELI, Sérgio. Intelectuais e classe dirigente no Brasil (1920- 1945). In: ______.
Intelectuais à brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 2001, p. 69- 291.
122
MORAES, José Geraldo Vinci. História e Música: canção popular e conhecimento histórico.
Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 20, n. 39, p. 203- 221, 2000. Disponível em:
. Acessado em: jun. 2012.
______. História, música e produção de conhecimento. Revista Brasileira de História. São
Paulo, v. 20, n. 39, p. 203-221, 2000.
MOURA, R. Tia Ciata e a Pequena África no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Secretaria
Municipal de Cultura, Dep. Geral de Doc. e Inf. Cultural, Divisão de Editoração, 1995.
NAPOLITANO, Marcos. A síncope das idéias. A questão da tradição na música popular
brasileira. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2007.
______. Fontes Audiovisuais: a história depois do papel. In: PINSKY, Carla Bassanezi.
(Org.). Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2008, p. 235- 289.
______. História e Música: História cultural da música popular. Belo Horizonte: Autêntica,
2005.
______; WASSERMAN, M. C. Desde que o samba é samba: a questão das origens no debate
historiográfico sobre a música popular brasileira. Revista Brasileira de História. São Paulo, v.
20, n. 39, p.167-189. 2000.
NAXARA, Regina Capelari. Estrangeiro em sua própria terra: Representações do
trabalhador nacional 1870/1920. Dissertação de Mestrado, Instituto de Filosofia e Ciências
Humanas – História, Unicamp, Campinas, 1991.
ORTIZ, Renato. Cultura brasileira e identidade nacional. São Paulo: Brasiliense, 2012.
PANDOLFI, Dulce (Org). Repensando o Estado Novo. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio
Vargas, 1999.
PARADA, Maurício. Som da nação: educação musical e civismo no Estado Novo (1937-
1945). Alceu, v. 9, n. 18, p. 174- 185, jan./ jun. 2009.
PARANHOS, Adalberto. Entre sambas e bambas: vozes destoantes no "Estado Novo". Locus
(UFJF), v. 13, 2007, p. 179- 192. Disponível em: <
http://www.ufjf.br/locus/files/2010/02/104.pdf>. Acessado em: jun. 2012.
______. O Roubo da Fala: origens da ideologia do trabalhismo no Brasil. São Paulo:
Boitempo, 2007.
______. Os desafinados: sambas e bambas no “Estado Novo”. Tese (Doutorado em História)
– Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2005.
______. Trabalhismo, música e mídia sob o governo Vargas. In: ENCONTRO DE MÚSICA
E MÍDIA, 2. Verbalidades, musicalidades: temas, tramas e trânsitos, 2006, Santos-SP. Anais
... Santos-SP: CD-ROM / Realejo, 2006.
123
PECHMAN, R. Pedra e discurso: cidade, história e literatura. Revista Semear 3. Rio de
Janeiro, n.3. Disponível em: < http://www.letras.pucrio.br/unidades&nucleos/catedra/revista/3Sem_06.html>. Acessado em: 07 out. 2013
PEREIRA, Margareth da Silva. Pensando a metrópole moderna: os planos Agache e Le
Corbusier para o Rio de Janeiro. In: RIBEIRO, Luiz César Queiroz; PECHMAN, Roberto
(Org.). Cidade, povo e nação. Gênese do urbanismo moderno. Rio de Janeiro: Civilização
Brasileira, 1996.
REZENDE, Vera F. ; ALVES, Gustavo Abrantes. A comissão do plano da cidade, reflexões
sobre um modelo e sua contribuição à cidade do Rio de Janeiro. In: SEMINÁRIO DA
HISTÓRIA DA CIDADE E DO URBANISMO, 8, 2004, 1 CD-ROM. Disponível em: <
http://unuhospedagem.com.br/revista/rbeur/index.php/shcu/article/view/958/933>. Acessado
em: jan. 2014.
RIBEIRO, Paula. Memórias, culturas e experiências urbanas: judeus na Praça Onze, no Rio de
Janeiro. SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 26. Anais do... ANPUH. São Paulo, julho,
2011.
RODRIGUES, Antonio Edmilson Martins. A querela entre antigos e modernos: genealogia da
modernidade. In: RODRIGUES, A. E. M.; FALCON, F. J. C. Tempos Modernos: ensaios de
história cultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000, p. 241- 281.
______. Em Algum Lugar do Passado: cultura e história na cidade do Rio de Janeiro. In:
AZEVEDO, André Nunes. (Org.). Rio de Janeiro: capital e capitalidade. Rio de Janeiro:
Departamento Cultural/UERJ, 2002, p. 11- 44.
______. História da urbanização no Rio de Janeiro. A cidade: capital do século XX no Brasil.
In: CARNEIRO, S. S.; SANT’ANA, M. J. G. (Org.). Cidade: olhares e trajetórias. Rio de
Janeiro: Garamond, 2009, p. 85- 119.
SAID, Edward W. Representações do intelectual. In:________. Representações do
intelectual: as Conferências de Reith de 1993. São Paulo: Companhia das Letras, 2005, p. 19-
36.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. Gilberto Freyre: adaptação, mestiçagem, trópicos e privacidade
em Novo Mundo nos trópicos. Disponível em: <
http://www.difusaocultural.ufrgs.br/adminmalestar/documentos/arquivo/Schwarcz%20-
%20adaptacao%20mesticagem%20tropicos.pdf> Acessado em: 07 out. 2014.
______. Nem preto nem branco, muito pelo contrário: cor e raça na intimidade. In:
SCHWARCZ, Lilia Moritz (Org.). História da vida privada no Brasil: contrastes da
intimidade contemporânea. Vol. 4. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 173- 244.
______. SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão
racial no Brasil – 1870-1930. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
SEVERIANO, Jairo. Getúlio Vargas e a música popular. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio
Vargas/ CPDOC, 1983.
124
SILVA, Alberto Moby Ribeiro da. Sinal Fechado: a música popular brasileira sob censura.
Rio de Janeiro: Apicuri, 2008.
SIQUEIRA, Magno Bissoli. Samba e identidade nacional: das origens à Era Vargas. São
Paulo: Unesp, 2012.
SOIHET, Rachel. Introdução. In: ABREU, Martha.; SOIHET, Rachel. Ensino de História:
conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: Casa da Palavra/ Faperj, 2003, p. 11- 21.
SODRÉ, Muniz. Samba, o dono do corpo. Rio de Janeiro: Mauad, 1998.
SOUZA, Rafael Lima Alves de. No coração da Urbe: política, cultura e memória no Rio de
Janeiro de Henrique Dodsworth (1937-1945). 2009. 97 f. Dissertação (Mestrado em História
Social da Cultura) – Departamento de História, Pontifícia Universidade Católica do Rio de
Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
TENDÊNCIAS DEMOGRÁFICAS: Uma análise da população com base nos resultados dos
Censos Demográficos 1940 e 2000. Rio de Janeiro: IHGB, 2007. Disponível em <
http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/tendencia_demografica/analise_populacao
/1940_2000/analise_populacao.pdf> Acesso em: 11 jun. 2014.
TINHORÃO, José Ramos. História Social da Música Popular Brasileira. São Paulo: Editora
34, 1998.
______. Música Popular: Um Tema em Debate. São Paulo: Editora 34, 1997.
VALLADARES, Licia. A gênese da favela carioca. A produção anterior às ciências
sociais. Rev. bras. Ci. Soc., São Paulo, v. 15, n. 44, out. 2000. Quadrimestral. Disponível
em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092000000300001>.
Acessado em: nov. 2014.
VELLOSO, Mônica Pimenta. A brasilidade verde-amarela: nacionalismo e regionalismo
paulista. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 6, n. 11, 1993, p. 89-112.
______. A cultura das ruas no Rio de Janeiro (1900- 1930): mediações, linguagens e espaço.
Rio de Janeiro: Casa de Rui Barbosa, 2004.
______. Os intelectuais e a política cultural do Estado Novo. Rio de Janeiro: Centro de
Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, 1987.
VIANNA, Hermano. O mistério do samba. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
VICENTE, Eduardo. A música popular sob o Estado Novo (1937- 1945). Versão revisada do
Relatório Final da Pesquisa de Iniciação Científica PIBIC/ CNPq realizado na Universidade
de Campinas em janeiro de 1994. São Paulo, 2006.
VIEIRA, Juliana Lessa. O samba e a cultura da classe trabalhadora carioca (1900- 1930).
2012. 137 f. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal Fluminense, Niterói,
2012.
125
WEFFORT, F. O populismo na política brasileira. In: ______. O populismo na política
brasileira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979, p. 61- 78.
ZALUAR, Alba. Para não dizer que não falei de samba: os enigmas da violência no Brasil. In:
SCHWARCZ, Lilia Moritz. (Org.). História da vida privada no Brasil: contrastes da
intimidade contemporânea. Vol. 4. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 245- 318.
ZAOUL, Hassan. Nova economia das iniciativas locais: uma introdução ao pensamento pósglobal. Rio de Janeiro: DP&A: Consulado Geral da França: COPPE/ UFRJ, 2006.
Documentos sonoros
ALVES, Ataulfo; BATISTA, Wilson; MONTEIRO, Ciro. O bonde de são
januário. Acompanhado por Regional. [S.l.]: Victor, 1940. Disco 78 rpm (3:16 min).
Disponível em: < http://acervo.ims.com.br/>. Acessado em: dez. 2014.
ALVES, Ataulfo; BATISTA, Wilson; MONTEIRO, Ciro. Oh! seu oscar. [S.l.]: Victor, 1939.
Disco 78 rpm (3:05 min). Disponível em: < http://acervo.ims.com.br/>. Acessado em: dez.
2014.
ALENCAR, Cristovão de; PINHEIRO, Paulo; ALVES, Ataulfo. A nova aurora
raiou. Acompanhado por Academia do Samba. [S.l.]: Odeon, 1942. Disco 78 rpm (2:43 min).
Disponível em: < http://acervo.ims.com.br/>. Acessado em: out. 2014.
ALMEIDA, Cícero de; DONGA; ALMIRANTE. Seu mané luiz. [S.l.]: Odeon, 1940. Disco
78 rpm (2:51 min). Disponível em: < http://acervo.ims.com.br/>. Acessado em: dez. 2014.
ALMEIDA, Henrique de; LIMA, Sebastião; GALHARDO, Carlos. Brasil,
brasileiro. Acompanhado por Orquestra, Passos. [S.l.]: Victor, 09/06/1942. Disco 78 rpm
(2:34 min). Disponível em: < http://acervo.ims.com.br/>. Acessado em: dez. 2014.
ALVAIADE; MONTEIRO, Ari; BATISTA, Linda. De sol a sol. [S.l.]: Victor, 1941. Disco
78 rpm (2:28 min). Disponível em: < http://acervo.ims.com.br/>. Acessado em: dez. 2014.
ALVES, Ataulfo; LAGO, Mário; ALVES, Ataulfo. Ai que saudades da Amélia. [S.l.]:
Odeon, 1941. Disco 78 rpm (2:53 min). Disponível em: < http://acervo.ims.com.br/>.
Acessado em: out. 2014.
ARTUR CAMILO; GONÇALVES, José; BATISTA, Linda. Sou patriota. [S.l.]: Victor, 1940.
Disco 78 rpm (2:50 min). Disponível em: < http://acervo.ims.com.br/>. Acessado em: out.
2014.
AUGUSTO, Germano; BATISTA, Wilson; BATISTA, Dircinha. Inimigo do batente. [S.l.]:
Odeon, 1939. Disco 78 rpm (3:03 min). Disponível em: < http://acervo.ims.com.br/>.
Acessado em: dez. 2014.
126
BABAÚ; SOUZA, Ciro de; ALMEIDA, Araci de. Tenha pena de mim. Acompanhado por
Regional RCA Victor. [S.l.]: Victor, 1937. Disco 78 rpm (3:22 min). Disponível em: <
http://acervo.ims.com.br/>. Acessado em: dez. 2014.
BARROSO, Ary; ALVES, Francisco. Aquarela do Brasil -1a parte. [S.l.]: Odeon, 1939.
Disco 78 rpm (3:09 min). Disponível em: < http://acervo.ims.com.br/>. Acessado em: dez.
2014.
BARROSO, Ary; ANJOS DO INFERNO. Cinco horas da manhã. [S.l.]: Columbia, 1943.
Disco 78 rpm (2:42 min). Disponível em: < http://acervo.ims.com.br/>. Acessado em: dez.
2014.
BARROSO, Ary; DÉO. Viver assim não é vida. Acompanhado por Grupo Odeon. [S.l.]:
Odeon, 1938. Disco 78 rpm (2:57 min). Disponível em: < http://acervo.ims.com.br/>.
Acessado em: dez. 2014.
BATISTA, Wilson; CALDAS, Silvio. Lenço no pescoço. [S.l.]: Victor, 1933. Disco 78 rpm
(3:10 min). Disponível em: < http://acervo.ims.com.br/>. Acessado em: out. 2014.
BIDE; LOBO, Haroldo; BARCELOS, Alcebíades; ALMEIDA, Araci de. Orgia e nada
mais. Acompanhado por Conjunto Regional RCA Victor. [S.l.]: Victor, 1938. Disco 78 rpm
(3:18 min). Disponível em: < http://acervo.ims.com.br/>. Acessado em: dez. 2014.
BREAN, Denis; MONTEIRO, Ciro. Boogie woogie na favela. [S.l.]: Rca victor, 1945. Disco
78 rpm (2:40 min). Disponível em: < http://acervo.ims.com.br/>. Acessado em: out. 2014.
CACO VELHO; BARROS, Heitor de; ALMEIDA, Araci de. A vida é uma mentira. [S.l.]:
Odeon, 1943. Disco 78 rpm (2:42 min). Disponível em: < http://acervo.ims.com.br/>.
Acessado em: dez. 2014.
CAYMMI, Dorival. O samba da minha terra. Rio de Janeiro: Mangione, 1940. Disco 78 rpm
(2:29 min). Disponível em: < http://acervo.ims.com.br/>. Acessado em: dez. 2014.
CASCATA, J; SILVA, Orlando. Meu romance. Acompanhado por Orquestra. [S.l.]: Victor,
1938. Disco 78 rpm (2:54 min). Disponível em: < http://acervo.ims.com.br/>. Acessado em:
dez. 2014.
CRUZ, Claudionor; CAETANO, Pedro; BATISTA, Dircinha. Sete e meia da manhã. [S.l.]:
Continental, 1945. Disco 78 rpm (2:45 min). Disponível em: < http://acervo.ims.com.br/>.
Acessado em: dez. 2014.
CRUZ, Claudionor; CAETANO, Pedro; QUATRO ASES E UM CORINGA. Rio de
janeiro. [S.l.]: Odeon, 1944. Disco 78 rpm (2:50 min). Disponível em: <
http://acervo.ims.com.br/>. Acessado em: out. 2014.
FERNANDÉZ, Oscar Lorenzo. Discurso do compositor sobre o apoio do Estado Novo à
música. Oscar Lorenzo Fernandéz. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1940. CD-ROM.
127
FIGUEIREDO, Sebastião; GAÚCHO; JOEL. O amor regenera o malandro. [S.l.]: Columbia,
1940. Disco 78 rpm (2:22 min). Disponível em: < http://acervo.ims.com.br/>. Acessado em:
dez. 2014.
GOLO, João; SILVA, Moreira da. O trabalho me deu o bôlo. [S.l.]: Odeon, 1939. Disco 78
rpm (2:56 min). Disponível em: < http://acervo.ims.com.br/>. Acessado em: dez. 2014.
GRANDE OTELO; MARTINS, Herivelto; BARBOSA, Castro; TRIO DE OURO. Praça
onze. Acompanhado por Benedito Lacerda, Grande Conjunto. [S.l.]: Columbia, 1941. Disco
78 rpm (3:07 min). Disponível em: < http://acervo.ims.com.br/>. Acessado em: out. 2014.
HENRICÃO; CAMPOS, Rubens; MONTEIRO, Ciro. Será possível? [S.l.]: Victor, 1941.
Disco 78 rpm (2:50 min). Disponível em: < http://acervo.ims.com.br/>. Acessado em: dez.
2014.
LECUONA, E; MENDES, Mário; GONÇALVES, Nelson. Sempre em meu coração. [S.l.]:
Rca victor, 1943. Disco 78 rpm (2:51 min). Disponível em: < http://acervo.ims.com.br/>.
Acessado em: dez. 2014.
LOBO, Haroldo; OLIVEIRA, Milton de; ALMEIDA, Araci de. Quebrei a
jura. Acompanhado por Regional RCA Victor. [S.l.]: Victor, 1937. Disco 78 rpm (2:39 min).
Disponível em: < http://acervo.ims.com.br/>. Acessado em: dez. 2014.
LOBO, Haroldo; BATISTA, Wilson; MONTEIRO, Ciro. Hildebrando. [S.l.]: Victor, 1941.
Disco 78 rpm (3:14 min). Disponível em: < http://acervo.ims.com.br/>. Acessado em: dez.
2014.
LOBO, Haroldo; OLIVEIRA, Milton de; GALHARDO, Carlos. Não pode ser. [S.l.]: Victor,
1938. Disco 78 rpm (3:16 min). Disponível em: < http://acervo.ims.com.br/>. Acessado em:
dez. 2014.
MARQUES JÚNIOR, Arlindo; PINTO, Marino; QUATRO ASES E UM CORINGA. O
samba não morre. [S.l.]: Odeon, 1944. Disco 78 rpm (3:05 min). Disponível em: <
http://acervo.ims.com.br/>. Acessado em: dez. 2014.
MARÇAL, Armando; BIDE; ALVES, Gilberto. Louca pela boemia. Acompanhado por
Conjunto Odeon. [S.l.]: Odeon, 1941. Disco 78 rpm (3:06 min). Disponível em: <
http://acervo.ims.com.br/>. Acessado em: dez. 2014.
MARTINS, Felisberto; MUTT; MONTEIRO, Ciro. Dinheiro não é semente. Acompanhado
por Regional. [S.l.]: Victor, 1941. Disco 78 rpm (2:29 min). Disponível em: <
http://acervo.ims.com.br/>. Acessado em: out. 2014.
NÁSSARA; MARTINS, Roberto; MONTEIRO, Ciro. Que vida é essa. [S.l.]: Victor, 1939.
Disco 78 rpm (2:56 min). Disponível em: < http://acervo.ims.com.br/>. Acessado em: dez.
2014.
NUNES, Cícero; MARTINS, Herivelto; BATISTA, Linda. Amélia na praça onze. [S.l.]:
Victor, 1942. Disco 78 rpm (2:56 min). Disponível em: < http://acervo.ims.com.br/>.
Acessado em: out. 2014.
128
PEIXOTO, Luiz; PAIVA, Vicente; MIRANDA, Carmen. Disseram que voltei
americanizada. Acompanhado por Conjunto Odeon. [S.l.]: Odeon, 1940. Disco 78 rpm (2:39
min). Disponível em: < http://acervo.ims.com.br/>. Acessado em: dez. 2014.
PEIXOTO, Luiz; PAIVA, Vicente; MIRANDA, Carmen. Voltei pro morro. Acompanhado
por Conjunto Odeon, S Bountman. [S.l.]: Odeon, 1940. Disco 78 rpm (2:47 min). Disponível
em: < http://acervo.ims.com.br/>. Acessado em: out. 2014.
PEREIRA, Geraldo; SILVA, Moreira da. Voz do morro. [S.l.]: Odeon, 1942. Disco 78 rpm
(2:48 min). Disponível em: < http://acervo.ims.com.br/>. Acessado em: out. 2014.
PETERPAN; RUSSO DO PANDEIRO; ALVAREZ, Fernando. Não seja desigual. [S.l.]:
Victor, 1939. Disco 78 rpm (2:19 min). Disponível em: < http://acervo.ims.com.br/>.
Acessado em: dez. 2014.
PRAZERES, Heitor dos; ALMEIDA, Araci de. Saudosa favela. [S.l.]: Victor, 1940. Disco 78
rpm (2:58 min). Disponível em: < http://acervo.ims.com.br/>. Acessado em: out. 2014.
ROSA, Noel; ALMEIDA, Araci de. Rapaz folgado. Acompanhado por Conjunto Regional
RCA Victor. [S.l.]: Victor, 1938. Disco 78 rpm (3:28 min). Disponível em: <
http://acervo.ims.com.br/>. Acessado em: out. 2014.
SILVA, Constantino; PRÍNCIPE PRETINHO; COSTA, Carmen; HENRICÃO. Não quero
conselho. [S.l.]: Columbia, 1940. Disco 78 rpm (3:03 min). Disponível em: <
http://acervo.ims.com.br/>. Acessado em: dez. 2014.
SINHÔ; ALVES, Francisco. A favela vai abaixo. [S.l.]: Odeon, 1928. Disco 78 rpm (3:01
min). Disponível em: < http://acervo.ims.com.br/>. Acessado em: out. 2014.
SOUZA, Ciro de; ALMEIDA, Araci de. Vai trabalhar. [S.l.]: Victor, 1942. Disco 78 rpm
(2:46 min). Disponível em: < http://acervo.ims.com.br/>. Acessado em: dez. 2014.
SOUZA, Ciro de; MONTEIRO, Ciro. Vida apertada. [S.l.]: Victor, 1940. Disco 78 rpm (2:53
min). Disponível em: < http://acervo.ims.com.br/>. Acessado em: dez. 2014.
TRIGUEIRO, Nelson; PINHEIRO, Paulo; BARBOSA, Carmen. Adeus favela. [S.l.]:
Columbia, 1939. Disco 78 rpm (3:02 min). Disponível em: < http://acervo.ims.com.br/>.
Acessado em: out. 2014.
VARGAS, G. Discurso do presidente da República Getúlio Vargas na instalação do Estado
Novo no Palácio Guanabara. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 10/11/1937. CD-ROM.
______. Discurso do presidente da República Getúlio Vargas no dia do trabalho. Rio de
Janeiro: Arquivo Nacional, 01/05/1940. CD-ROM.
______. Getúlio. Discurso do presidente da República no dia do trabalho, no Estádio do
Vasco da Gama. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 01/05/1941. CD-ROM.
XAVIER, Orestes; QUATRO ASES E UM CORINGA. Gamboa. [S.l.]: Odeon, 1942. Disco
78 rpm (2:45 min). Disponível em: < http://acervo.ims.com.br/>. Acessado em: out. 2014.