> Banco de Dados - História e música na universidade
É o Tchan do Brasil: história, corpo e erotismo no pagode baiano dos anos 1990
Tipo de documento:
Dissertação de mestrado
Autor:
GABRIELA LIMEIRA DE LACERDA
Orientador:
JAILSON PEREIRA DA SILVA
Local:
UFC
Data:
2016
Publicação - Livros / Artigos
Palavras-chave:
É o Tchan, Pagode Baiano, Corpo, Erotismo história
Resumo:
Texto em formato digital: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4891149
O ponto de partida da nossa pesquisa é a produção de representações sobre o corpo feminino identificada nas músicas e produtos culturais do grupo de pagode baiano É o Tchan. Diante das imagens construídas sobre o corpo, alguns problemas vêm à tona: como as representações do corpo feminino assumem tamanha importância no pagode baiano produzido nesse período? Qual a importância que as imagens, em especial do corpo feminino, mas não somente, assumem na produção artística do É o Tchan? Por que o papel erótico é exercido principalmente pelas dançarinas? Por que nos anos 1990 essas cenas foram tão comuns? O objetivo deste trabalho consiste em identificar as construções das representações do corpo na música, analisando o caso do pagode baiano nos anos 1990. Partimos da hipótese de que, no recorte proposto, houve uma expansão da cultura de massa no Brasil e esta potencializou o uso dos corpos de forma erótica pela música, tendo no grupo musical É o Tchan sua maior expressão. Para atingir nosso objetivo e responder a tais questões, dividimos nosso trabalho em três partes. Na primeira, propomos um debate sobre as possíveis relações entre corpo, música e história no Brasil. Em seguida, dedicamo-nos a pensar o corpo enquanto uma marca musical e a música como uma marca corporal, destacando o papel do erotismo e da mídia nesse processo. Por fim, focamos no caso do grupo É o Tchan como exemplo dessas práticas, entendidas como potências pedagógicas, numa proposta de análise da pedagogia cultural. Utilizamos como fontes de pesquisa as músicas do grupo, programas de TV, jornais e revistas peças publicitárias, dentre outras produções do grupo e sobre o grupo, especialmente as que foram produzidas no período de maior sucesso alcançado pelo É o Tchan – entre os anos 1997 e 2000.
Fontes:
Fontes Audiovisuais
BRANDÃO, Leci; MAURÍCIO, Zé. Isso é fundo de quintal. In: BRANDÃO, Leci. Leci
Brandão. São Bernardo do Campo, SP: Discos Copacabana, 1985 1 LP
CIA DO PAGODE. Cia do Pagode. São Paulo: Polygram, 1995. 1 CD
É O TCHAN. 10 Anos. Produção: Wesley Rangel. Direção Artística: Marcos Maynard.
EMI, 2004. 1 DVD (76 min.)
__________. O Funk do Tchan. São Paulo: Universal Music, 2001. 1 CD
__________. Tchan.com.br. São Paulo: Universal Music, 2000. 1 CD
__________. É o Tchan na Selva. São Paulo: Universal Music, 1999. 1 CD
__________. É o Tchan no Hawaí. São Paulo: PolyGram, 1998. 1 CD
__________. É o Tchan do Brasil. São Paulo: PolyGram, 1997. 1 CD
__________. Na cabeça e na cintura. São Paulo: PolyGram, 1996. 1 CD
LEE, Rita; DUCAN, Zélia. Pagu. In: LEE, Rita. 3001. São Paulo: Universal Music,
2000. 1 CD
MONARCO; PORTELA, Paulo da. O quitandeiro. In: História das Escolas de Samba
– Portela. São Paulo: Discos Marcus Pereira, 1974. 1 LP.
VALLE, Marcos. Estrelar. In: VALLE, Marcos. Marcos Valle. Rio de Janeiro: Som
Livre, 1983
VELOSO, Caetano. Zii & Zie MTV Ao Vivo. Universal Music, 2011. 1 DVD
________, Caetano. Zii & Zie. Wrasse Records, 2009. 1 CD
________, Caetano; MUTANTES. Ao Vivo. Philips, 1968. 1 LP
VIOLA, Paulinho da. Argumento. In: VIOLA, Paulinho da. Paulinho da Viola. Rio de
Janeiro: EMI, 1975 1LP
ZÉ, Tom. Estudando o Pagode – Na opereta Segregamulher e Amor. São Paulo:
Trama, 2005. 1 CD
_______. Estudando o Samba. São Paulo: Continental. 1976. 1 LP
Fontes impressas
PLAYBOY. São Paulo: Abril, edição 304, novembro de 2000.
_______. São Paulo: Abril, edição 271, fevereiro de 1998.
Fontes da internet
Acesse Bahia. Veja o antes e depois das principais dançarinas de Axé. (2015).
Disponível em:
Apresentação do grupo É o Tchan da música “Melô do Tchan” no programa Xuxa Park
(Globo). Vídeo disponível em:
Acesso em 05 de outubro de 2015.
142
Dados sobre o Gera Samba disponíveis no site da Associação Brasileira de Produtores
de Discos. Disponível em:
de maio de 2015.
É o Tchan – A dança do bumbum 1996 – Xuxa Hits. Disponível em:
É o Tchan. Bambotchan. 1997b. Disponível em:
1366&bih=662#imgrc=Iypo1JaLas-2uM:>. Acesso em 20 de fevereiro de 2015
Entrevista com Carla Perez à entrevistadora Marília Gabriela no programa De Frente
com Gabi, exibido pela rede de televisão SBT, em 1998. Disponível em:
2015.
Entrevista com Scheila Carvalho à entrevistadora Marília Gabriela no programa De
Frente com Gabi, exibido pela rede de televisão SBT no dia 13 de abril de 2014.
Informações sobre o programa disponível em:
27 de julho de 2015. Vídeo com a entrevista completa disponível em:
GERA SAMBA. Programa Sílvio Santos. São Paulo: SBT, 1994. Disponível em:
2015
MOSTAFA, Maria. Cabeça, tronco e membros. Site da Revista de História da
Biblioteca Nacional, 13 de janeiro de 2009. Disponível em:
em 11 de março de 2015
Publicidade da Botinha da Carla Perez. Disponível em:
2015.
Publicidade das bonecas Susi em homenagem às dançarinas Scheila Mello e Sheila
Carvalho. Disponível em:
Acesso em 05 de outubro de 2015.
Publicidade do decodificador de imagem para televisão Revolution Elecon
protagonizado pela dançarina Carla Perez (1997). Disponível em:
2015
Publicidade da loja de tintas Politintas protagonizada pelas dançarinas Scheila Mello e
Sheila Carvalho (2002). Disponível em:
143
2015.
Séries históricas e estatísticas IBGE – Domicílios particulares permanentes, por posse
de televisão. Disponível em:
Texto de Caetano Veloso sobre a “linha evolutiva da música popular brasileira”
publicado na revista Civilização Brasileira, em 1966. Disponível em:
Vídeo do concurso para a escolha da nova loira do Tchan no Programa Domingão do
Faustão (Globo) no ano de 1998. Disponível em
2015.