> Banco de Dados - História e música na universidade
Foi assim: contribuição para um estudo histórico do samba-canção (1946-1957)
Tipo de documento:
Dissertação de mestrado
Autor:
Lopes, Maria Aparecida
Orientador:
Milton Araújo Moura
Local:
UFBA
Publicação - Livros / Artigos
Palavras-chave:
Música popular brasileira, Samba-canção,
Hibridismo
Resumo:
Texto em formato digital: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11896
Este estudo trata do processo de demarcação do samba-canção no período 1946-1957, traçando um perfil do percurso desse samba diferente, da forma como essa música foi percebida, a sua trajetória, a sua ascensão, o seu “declínio” e a sua “continuidade”. Para tanto, tomou-se registros sonoros como principal fonte. Revisitou-se o rádio, principal veículo difusor e disseminador de então. Observou-se, numa perspectiva social e histórica, a incorporação de valores de outros gêneros e ritmos musicais, motivo de um ambiente musical tensionado. Constatou-se que, apesar das reações contrárias, os ritmos estrangeiros encontraram acolhimento por parte desse ambiente, e assim pôde se firmar através de fusões e trocas, próprias de tal processo, o que legou ao Brasil uma música mais rica. O samba tradicional – um dos emblemas maiores da cultura brasileira – não perdeu sua nuclearidade como temiam os defensores da sua “pureza”. Pelo contrário, continua a se desdobrar em inúmeras variações.
Fontes:
ACOSTA, Leonardo. Música e descolonização. Trad. Carlos Caetano. Lisboa: Editorial
Caminho, 1989. (Caminho da Música).
AGUIAR, Ronaldo Conde. As divas do rádio nacional: as vozes eternas da Era de Ouro. Rio
de Janeiro: Casa da Palavra, 2010.
ÂNGELA MARIA. Entrevista. O som do Pasquim: grandes entrevistas com os astros da
música popular brasileira. Rio de Janeiro: Codecri, 1976. p. 128-176.
ARAÚJO, Paulo César de. Eu não sou cachorro, não: música popular cafona e ditadura
militar. 5.ed. Rio de Janeiro: Record, 2005.
BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso: ensaios críticos III. Trad. Léa Novaes. Rio de
Janeiro: Nova Fronteira, 1990.
BASSANEZI, Carla. Mulheres dos anos dourados. In: DEL PRIORE, Mary (org.). História
das mulheres no Brasil. 7. ed. São Paulo: Contexto, 2004.
BELTRÃO JÚNIOR, Synval. A musa-mulher na canção brasileira. São Paulo: Estação
Liberdade, 1993.
BORGES, Beatriz. Samba-canção: fratura e paixão. Rio de Janeiro: Codecri, 1982.
BOSCO, Francisco. Dorival Caymmi. São Paulo: Publifolha, 2006. (Folha Explica).
BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembrança de velhos. São Paulo: Companhia das Letras,
1995.
BRAGA, Rubem. Ai de ti, Copacabana! In: ______. 200 crônicas escolhidas. 18. ed. Rio de
Janeiro: Record, 2002. p. 341-342.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. DecretoLei n. 9.215 de 30 de abril de 1946. Proíbe a prática ou exploração de jogos de azar em todo
o território nacional. Disponível em:
BRITO, Eleonora Zicari Costa de. História e música: tecendo memórias, compondo
identidades. Brasília: UnB. Textos de História, v. 15, n. 1/2, p. 209-223, 2007.
BURKE, Peter. Hibridismo cultural. Trad. Leila Mendes. 2.ed. São Leopoldo, RS: Editora
UNISINOS, 2006. (Aldus, n.18).
______. O que é história cultural? Trad. Sérgio Góes de Paula. Rio de Janeiro: Jorge Zahar
Editor, 2005.
CABRAL, Sérgio. Ataulfo Alves: vida e obra. São Paulo: Lazuli/Companhia Editora
Nacional, 2009.
90
______. A Rádio Nacional... In: Revista Textos do Brasil, n. 11, p.85-89, [2001]. Brasil.
Ministério das Relações Exteriores. Disponível em:
CALABRE, Lia. A era do rádio. 2.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zarah Editor, 2004.
(Descobrindo o Brasil).
CALDAS, Klecius. Pelas esquinas do Rio: tempos idos e jamais esquecidos. Rio de Janeiro:
Civilização Brasileira, 1994.
CALDEIRA, Jorge. A construção do samba. São Paulo: Mameluco, 2007.
CAMPOS, Alice Duarte Silva de et al. Um certo Geraldo Pereira. Rio de Janeiro:
Funarte/INM/DMP, 1983.
CAMPOS. Augusto de. Balanço da bossa e outras bossas. 5.ed. São Paulo: Perspectiva,
1993. (Debates; Música).
CASTRO, Ruy. Chega de saudade: a história e as histórias da Bossa Nova. São Paulo:
Companhia das Letras, 2008a.
CASTRO, Zezão. A saga de um cafona. In: Muito. ano 1, n. 8. , p. 26-35. Salvador, 25 maio
2008b. (Revista semanal do jornal A Tarde).
CAYMMI, Stella. Dorival Caymmi: o mar e o tempo. São Paulo: Editora 34, 2001. (Todos
os Cantos).
CHARTIER, Roger. À beira da falésia: a história entre a certeza e a inquietude. Trad.
Patrícia Chitoni Ramos. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2002.
______. Cultura popular: revisitando um conceito historiográfico. Disponível em:
históricos. Rio de Janeiro, v. 8, n.16, 1995, p. 179-192.
COLEÇÃO História da Música Popular Brasileira: grandes compositores. Rio de Janeiro:
Abril Cultural, 1982; 1983. Volumes pesquisados: Herivelto Martins; Ary Barroso; Caymmi;
Nélson Cavaquinho. 1 fascículo acompanhado de 1 LP, cada.
COLEÇÃO REVISTA DA MÚSICA POPULAR. Rio de Janeiro: Funarte/Bem-te-vi, 2006.
776 p. Edição fac-similada completa da Revista da Música Popular, editada por Lúcio Rangel
e Pérsio de Moraes: 1954-1956 (14 números).
DEALTRY, Giovanna. No fio da navalha: malandragem na literatura e no samba. Rio de
Janeiro: Faperj/Casa da Palavra, 2009.
FACINA, Adriana. Indústria cultural e alienação: questões em torno da música brega.
[2007]. Disponível em:
91
FAOUR, Rodrigo. Bastidores: Cauby Peixoto: 50 anos da voz e do mito. Rio de Janeiro:
Record, 2001.
______. Encarte. Os anos dourados de Dolores Duran. 8 CDs (103 faixas). EMI Music
Brasil, p.2010.
______. História sexual da MPB: a evolução do amor e do sexo na canção brasileira. Rio de
Janeiro: Record, 2006.
______. Revista do Rádio: cultura, fuxicos e moral nos anos dourados. Rio de Janeiro:
Relume Dumará, 2002.
GABBAY, Marcello M. O tecnobrega no contexto do capitalismo cognitivo: uma alternativa
de negócio aberto no campo performático e sensorial. Compós, ago.2007, p. 1-17. Disponível
em:
Acesso em: 18 jul. 2009.
GOLDFEDER, Miriam. Por trás das ondas da Rádio Nacional. Rio de Janeiro: Paz e Terra,
1980. (Estudos Brasileiros; v. 47).
GOMES, Bruno Ferreira. Custódio Mesquita: prazer em conhecê-lo. Rio de Janeiro:
Funarte/INM/DMP, 1986.
GONZÁLEZ, Juan Pablo; ROLLE, Claudio. Escuchando el passado: hacia uma historia social
de la música popular. In: Revista de História. São Paulo: Universidade de São Paulo, n. 157,
p. 31-54, jun.-dez. 2007. (Dossiê História e Música).
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Trad. Laurent Leon Schaffter. São Paulo:
Edições Vértice, 1990.
HALL, Stuart. Codificação/Decodificação. In: ______. Da diáspora: identidades e mediações
culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006. p.365-381.(Humanitas).
HOBSBAWM, Eric J.. Introdução: a invenção das tradições. In: HOBSBAWM, Eric;
RANGER, Terence (orgs.). A invenção das tradições. Trad. Celina Cardim Cavalcanti. 2.ed.
Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997, p. 9-23.
HOLANDA, Nestor de. Memórias do Café Nice: subterrâneos da música popular e da
boemia no Rio de Janeiro. 2.ed. Rio de Janeiro: Conquista, 1970.
HUPFER, Maria Luisa Rinaldi. As rainhas do rádio: símbolos da nascente indústria cultural
brasileira. São Paulo: SENAC, 2009.
JANOTTI JÚNIOR, Jeder. Gêneros musicais, performance, afeto e ritmo: uma proposta de
análise midiática da música popular massiva. Salvador, Contemporânea. v. 2, n. 2, p. 189-
204, dez. 2004. Disponível em:
Acesso em: 20 jul. 2010.
92
LENHARO, Alcir. Cantores do rádio: a trajetória de Nora Ney e Jorge Goulart e o meio
artístico de seu tempo. Campinas: Unicamp, 1995.
MARTIN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia.
4.ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2006.
MARTINS, Luís. Noturno na Lapa: memórias. 3.ed. Rio de Janeiro: Edições Biblioteca
Nacional/José Olympio, 2004.
MATOS, Claudia Neiva de. Acertei no milhar: malandragem e samba no tempo de Getúlio.
Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
______. O lirismo no samba: o eu poético e seus parceiros na obra de Nelson Cavaquinho. In:
ULHÔA, Martha; Ochoa, Ana Maria (orgs.) Música popular na América Latina: pontos de
escuta. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2005, p. 112-131.
______. Gêneros na canção popular: os casos do samba e do samba-canção. In: ArtCultura:
Revista de História, Cultura e Arte. Uberlândia, MG, v. 9, p. 12-21, jul.-dez. 2004.
MATOS, Maria Izilda Santos de. Dolores Duran: experiências boêmias em Copacabana nos
anos 50. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997.
______. ; FARIA, Fernando A. Melodia e sintonia em Lupicínio Rodrigues: o feminino, o
masculino e suas relações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.
MÁXIMO, João. Encarte. Discoteca Brasileira do Século XX: 1900-1949. Rio de Janeiro:
Infoglobo Comunicações, 2007a. 1 CD (14 faixas).
______. Encarte. Discoteca Brasileira do Século XX: anos 50. Rio de Janeiro: Infoglobo
Comunicações, 2007b. 1 CD (14 faixas).
______. Encarte. In: Lucho Gatica &Convidados: dançando ao som de grandes boleros. São
Paulo: Reader’s Digest Música, 2001. 4 CDs (56 faixas).
MORAES, José Geraldo Vinci de. História e música: canção popular e conhecimento
histórico. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 20, n.39, p. 203-221, 2000.
Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-
01882000000100009> Acesso em: 18 jul. 2009.
______. Os primeiros historiadores da música popular urbana no Brasil. In: ArtCultura:
Revista de História, Cultura e Arte. Uberlândia, MG: EDUFU, v.8, n.13, jul.-dez. 2006, p.
118-150.
______. História e historiadores da música popular urbana no Brasil. In: VI Congresso
Latinoamericano IASPM/AL. Buenos Aires, 2005. Disponível em:
______. Sons e música na oficina da história. In: Revista de História. São Paulo:
Universidade de São Paulo, n. 157, p. 7-13, 2º semestre 2007. (Dossiê História e Música).
93
MORAES, Vinicius de. In: ______. Samba falado: crônicas musicais. JOST, Miguel;
COHN, Sérgio; CAMPOS, Simone (orgs). Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2008. A
bolerização (16 ago. 1953), p. 51-52; Tangolomango (24 maio 1953), p. 41.
MOURA, Milton. O sofisticado e o vulgar da presença caribenha no repertório musical
praticado na Bahia. In: V Simpósio Internacional do Centro de Estudos do Caribe no
Brasil: Anais. Salvador, 30 set. – 3 out. 2008.
Disponível em:
mar. 2010.
MUSEU DA IMAGEM E DO SOM (MIS). Uma das grandes divas da Era do Rádio no MIS:
Angela Maria emocionou a todos que compareceram ao 'Depoimentos para a Posteridade'.
Notícias. 24 ago. 2011. Disponível em:
NAPOLITANO, Marcos. História & música: história cultural da música popular. 2.ed.
revisada pelo autor. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. (História & ... Reflexões).
______. Sonhando com a modernidade: a cultura brasileira nos anos 50. In Cultura
brasileira: utopia e massificação (1950- 1980). São Paulo: Contexto, 2001. p. 11 – 36.
(Repensando a História)
______. A síncope das idéias: a questão da tradição na música popular brasileira. São Paulo:
Editora Fundação Perseu Abramo, 2007a. (História do Povo Brasileiro).
______. História e música popular. In: Revista de História. São Paulo: Universidade de São
Paulo, n. 157, p. 153- 171, 2º semestre 2007b. (Dossiê História e Música).
______. A história depois do papel: os historiadores e as fontes audiovisuais e musicais. In:
PINSKY, Carla Bassanezi (org.). Fontes históricas. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2010. p. 235-
289.
NASCIMENTO, Angelina Bulcão. Trajetória da juventude brasileira: dos anos 50 ao final
do século. Salvador: Secretaria da Cultura e Turismo/Edufba, 2002.
NAVES, Santuza Cambraia. Canção popular no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização
Brasileira, 2010.
NOSSO SÉCULO: 1945-1960. São Paulo: Nova Cultural Ltda, 1985. p. 28-35; p. 60-74.
PARANHOS, Adalberto. A invenção do Brasil como terra do samba: os sambistas e sua
afirmação social. São Paulo, 2003. Disponível em:
RANGEL, Lúcio. Antologia da música brasileira. In: Revista da Música Brasileira. Rio de
Janeiro, ano 1, n.1, out.1954, p. 27. (Coleção Revista da Música Popular. Rio de Janeiro:
Funarte/Bem-te-vi, 2006. 776 p. Edição fac-similada completa da Revista da Música Popular:
1954-1956).
RENAN, Ernest. O que é uma nação? Disponível em:
94
< http://www.unicamp.br/~aulas/VOLUME01/ernest.pdf >. Acesso em: 21 abr. 2010.
(Conferência realizada na Sorbonne em 11 mar. 1882).
RODRIGUES, Lupicínio. Entrevista. O som do Pasquim: grandes entrevistas com os astros
da música popular brasileira. Rio de Janeiro: Codecri, 1976. p. 65-76.
SAMBOLERO. In: Enciclopédia da Música Brasileira: popular, erudita e folclórica. 3.ed.
São Paulo: Atr Editora/Publifolha, 2003, p. 705.
SANDRONI, Carlos. Feitiço decente: transformações no samba 1917-1933. Rio de Janeiro:
Jorge Zahar /Editora UFRJ, 2001.
SAROLDI, Luiz Carlos; MOREIRA, Sonia Virgínia. Rádio Nacional: o Brasil em sintonia.
3.ed. revista e ampliada. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
SEVCENKO, Nicolau. A capital radiante: técnica, ritmos e ritos do Rio. In: NOVAIS,
Fernando A. (Coord. coleção); SEVCENKO, Nicolau (Coord. volume). República: da Belle
Époque à Era do Rádio. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 513-677. (História da
Vida Privada no Brasil; v.3).
SEVERIANO, Jairo. Uma história da música popular brasileira: das origens à
modernidade. São Paulo: Editora 34, 2008.
SEVERIANO, Jairo; MELLO, Zuza Homem de. A canção no tempo: 85 anos de música
brasileira. 6. ed. São Paulo: Editora 34, 2006. v.1:1901-1957.
SOARES, Maria Thereza Mello. São Ismael do Estácio: o sambista que foi rei. Rio de
Janeiro: Funarte/INM/DMP, 1985.
SOUZA, Tárik. Encarte. Herivelto Martins. História da Música Popular Brasileira: grandes
compositores. São Paulo: Abril Cultural, 1983. 1 LP (12 faixas).
SOVIC, Liv. Um lírio em lamaçal: uma perspectiva contemporânea sobre o valor de Angela
Maria. In: MATOS, Cláudia Neiva; TRAVASSOS, Elizabeth; MEDEIROS, Fernanda
Teixeira (orgs). Palavra cantada: ensaios sobre poesia, música e voz. Rio de Janeiro:
Faperj/7 Letras, 2008. p. 192-207.
TATIT, Luiz. Cancionistas invisíveis. In: Cult: Revista Brasileira de Cultura. São Paulo, ano
9, n. 105, ago. 2006, p. 54-58. (Dossiê A MPB em discussão).
______. O século da canção. Cotia. SP, Ateliê Editorial, 2004.
THOMPSON, E.P. Algumas observações sobre classe e ‘falsa consciência’. In: NEGRO,
Antonio Luigi; SILVA, Marcos (orgs.) As peculiaridades do ingleses e outros artigos.
Campinas: Unicamp, 2001a, p. 269-281.
______. Folclore, Antropologia e História Social. In: NEGRO, Antonio Luigi; SILVA,
Marcos (orgs.) As peculiaridades do ingleses e outros artigos. Campinas: Unicamp, 2001b,
p. 227-267.
95
TINHORÃO, José Ramos. Encarte. In: 100 anos de samba: os caretas. São Paulo:
Phonogram, 1975. 3 LPs (110 faixas).
______. Música popular: do gramofone ao rádio e TV. São Paulo: Ática, 1981. (Ensaios).
TROTTA, Felipe. Música e mercado: a força das classificações. Contemporânea,
Salvador, v.3, n. 2, p. 181-196, jul.-dez. 2005. Disponível em:
Acesso em: 27 jul.2009.
VAINFAS, Ronaldo. História das mentalidades e história cultural. In: CARDOSO, Ciro
Flamarion; VAINFAS, Ronaldo (Orgs.) Domínios da História: ensaios de teoria e
metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997, p.127-162.
VALENTE, Heloísa de Araújo Duarte. Canção artística, canção popular, canção das mídias:
movência e nomadismo. In: ______. (org.). Música e mídia: novas abordagens sobre a
canção. São Paulo: Via Lettera/Fapesp, 2007. p. 79-97 (Música viva).
VARGAS, Herom. O hibridismo e a mestiçagem como instrumentos para o estudo da canção
na América Latina. In: VALENTE, Heloísa de Araújo Duarte (org.). Música e mídia: novas
abordagens sobre a canção. São Paulo: Via Lettera/Fapesp, 2007. p. 61-78 (Música Viva).
VIANNA, Hermano. O mistério do samba. 6.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor/Editora
UFRJ, 2007.
VIANNA, Luiz Fernando. Encarte. Geraldo Pereira. Rio de Janeiro: Mediafashion, 2010.
(Coleção Folha Raízes da Música Popular Brasileira; v. 23.) 1 CD (14 faixas).
VIZENTINI, Paulo G. Fagundes. Do nacional desenvolvimentismo à política externa
independente (1945-1964). In: FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucília de Almeida Neves
(orgs.). O Brasil republicano: o tempo da experiência democrática: da democratização de
1945 ao golpe civil-militar de 1964. v. 3. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. p. 195-
216.
WALDICK Soriano ao Vivo. Direção: Patrícia Pillar. Produção: Mariza Leão; Patrícia Pillar.
Direção musical: José Milton. Som Livre/Globo Vídeo. 1 DVD, color, 2007 (Gravado em
Fortaleza, CE).
Fontes Sonoras
REVIVENDO LUPICÍNIO RODRIGUES. Curitiba: Revivendo, 1995. 4 v. (70 faixas).
Disponível em :
INSTITUTO MOREIRA SALLES (IMS). Acervos dos pesquisadores José Ramos Tinhorão e
Humberto Franceschi. Disponível em:
IMS. Rádio Batuta. Programas: Música para escovar os dentes; A canção no tempo; As
canções que eles fizeram pra mim; Os batutas. Disponível em:
96
RADINHA. Acervo de 78 rpm e LPs das décadas de 1940 e 1950. Disponível em:
< http://www.radinha.com.br>.
FRANCISCO ALVES. Longa Caminhada. Curitiba: Revivendo. 1 CD. 21 faixas, 1998.
Disco encartado no livro As mil canções do Rei da Voz, publicação comemorativa do
centenário do nascimento de Francisco Alves.
AS DIVAS DO RÁDIO NACIONAL. São Paulo: Cooperdisc. 1 CD. 14 faixas. 2010. Parte
integrante do livro As divas do rádio nacional: as vozes eternas da Era de Ouro.
Áudios disponíveis em
Fontes Audiovisuais
Documentário No tempo de Miltinho. Diretor André Weller, Rio de Janeiro, 2008, colorido,
17 min. Disponível em: < http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=8870>. Acesso em:
15 dez. 2010.
Vídeos disponíveis em