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CULTURA, MEMÓRIAS E HISTÓRIA DA DANÇA DE SÃO GONÇALO DO DISTRITO DE LISIEUX (2012-2018)
Tipo de documento:
Dissertação de mestrado
Autor:
SOUSA, JOANA PAULA SILVA
Orientador:
XIMENES, EXPEDITO ELOÌSiio
Local:
UECE
Data:
2019
Publicação - Livros / Artigos
Palavras-chave:
Dança de São Gonçalo, Cultura, Folclore, Memórias e identidades
Resumo:
Texto em formato digital: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=83006
O presente trabalho tem como objeto a manifestação folclórica dança de São Gonçalo, de
origem portuguesa que se espalhou pelo Brasil, desde o período colonial, um ritual de louvor a
São Gonçalo de Amarante. A esse “santo” foram atribuídas várias lendas que nos possibilitou
conhecer os motivos de executar a dança em sua homenagem. E, assim, tornou-se possível
entender as memórias e narrativas do objeto estudado, onde estas se fazem presentes no cenário
cultural de algumas regiões brasileiras. Neste trabalho, apresentamos a tradição da dança de
São Gonçalo no Brasil, principalmente, no distrito de Lisieux, Santa Quitéria-CE, como
influênciae um resquício da tradição escrava que permanece na memória de algumas pessoas
da comunidade. Esta dissertação tem por objetivo principal analisar as manifestações sociais,
históricas e culturais da dança de São Gonçalo, em Lisieux, buscando tanto descrever seu
surgimento e manifestações, quanto investigar a identidade dos colaboradores da dança na
história social e cultural do distrito. Nesse intuito, pesquisamos os elementos que envolvem
adança pelos colaboradores, apresentamos, a partir dessa dança, algumas discussões e
questionamentos embasados em conceitos-chave sobre cultura, memória e identidade, que
contribuíram para a compreensão dos papéis dos colaboradores na construção e valorização da
cultura local. Este estudo, ampara-se em uma abordagem qualitativa, participativa e descritiva
em que buscamos interpretar os comportamentos, opiniões e expectativas dos dançantes em
relação à dança e em torno do que eles conhecem e vivenciam; e também se classifica como
etnográfica, pois investigamos o grupo de forma a aprender suas histórias e experiências no
lugar em que convivem. Nesse sentido, propomo-nos com este estudovalorizar a dança de São
Gonçalo, em Lisieux, considerando a formação do grupo que dança São Gonçalo. Os resultados
da atividade de campo nos fizeram identificar a forma de dança apresentada nesse lugar através
da história oral.Como suporte teórico para embasar nossas discussões, fundamentamo-nos em
uma abordagem sobre a história do santo e a dança em sua homenagem o que nos
possibilitoucompreender sobre o contexto histórico social do surgimento dessamanifestação
folclórica e cultural. Concluímos que apesar da dança de São Gonçalo, em Lisieux, não ter uma
origem confirmada, foi possível fazer uma correlação históricacom os lugares de provável
influência, demonstrando, segundo as análises realizadas a possibilidade de ser oriunda de
alguma comunidade, em torno de Lisieux,com influênciasde outros locais mais distante como
Crato, Juazeiro do Norte e de Alagoas
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