> Banco de Dados - História e música na universidade

CULTURA, MEMÓRIAS E HISTÓRIA DA DANÇA DE SÃO GONÇALO DO DISTRITO DE LISIEUX (2012-2018)

Tipo de documento:
Dissertação de mestrado

Autor:
SOUSA, JOANA PAULA SILVA

Orientador:
XIMENES, EXPEDITO ELOÌSiio

Local:
UECE

Data:
2019

Publicação - Livros / Artigos

Palavras-chave:
Dança de São Gonçalo, Cultura, Folclore, Memórias e identidades

Resumo:
Texto em formato digital: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=83006

O presente trabalho tem como objeto a manifestação folclórica dança de São Gonçalo, de
origem portuguesa que se espalhou pelo Brasil, desde o período colonial, um ritual de louvor a
São Gonçalo de Amarante. A esse “santo” foram atribuídas várias lendas que nos possibilitou
conhecer os motivos de executar a dança em sua homenagem. E, assim, tornou-se possível
entender as memórias e narrativas do objeto estudado, onde estas se fazem presentes no cenário
cultural de algumas regiões brasileiras. Neste trabalho, apresentamos a tradição da dança de
São Gonçalo no Brasil, principalmente, no distrito de Lisieux, Santa Quitéria-CE, como
influênciae um resquício da tradição escrava que permanece na memória de algumas pessoas
da comunidade. Esta dissertação tem por objetivo principal analisar as manifestações sociais,
históricas e culturais da dança de São Gonçalo, em Lisieux, buscando tanto descrever seu
surgimento e manifestações, quanto investigar a identidade dos colaboradores da dança na
história social e cultural do distrito. Nesse intuito, pesquisamos os elementos que envolvem
adança pelos colaboradores, apresentamos, a partir dessa dança, algumas discussões e
questionamentos embasados em conceitos-chave sobre cultura, memória e identidade, que
contribuíram para a compreensão dos papéis dos colaboradores na construção e valorização da
cultura local. Este estudo, ampara-se em uma abordagem qualitativa, participativa e descritiva
em que buscamos interpretar os comportamentos, opiniões e expectativas dos dançantes em
relação à dança e em torno do que eles conhecem e vivenciam; e também se classifica como
etnográfica, pois investigamos o grupo de forma a aprender suas histórias e experiências no
lugar em que convivem. Nesse sentido, propomo-nos com este estudovalorizar a dança de São
Gonçalo, em Lisieux, considerando a formação do grupo que dança São Gonçalo. Os resultados
da atividade de campo nos fizeram identificar a forma de dança apresentada nesse lugar através
da história oral.Como suporte teórico para embasar nossas discussões, fundamentamo-nos em
uma abordagem sobre a história do santo e a dança em sua homenagem o que nos
possibilitoucompreender sobre o contexto histórico social do surgimento dessamanifestação
folclórica e cultural. Concluímos que apesar da dança de São Gonçalo, em Lisieux, não ter uma
origem confirmada, foi possível fazer uma correlação históricacom os lugares de provável
influência, demonstrando, segundo as análises realizadas a possibilidade de ser oriunda de
alguma comunidade, em torno de Lisieux,com influênciasde outros locais mais distante como
Crato, Juazeiro do Norte e de Alagoas

Fontes:
ALBERTI, Verena. Fontes orais: Histórias dentro da História. In: PINSK, Carla Bassanezi
(Org.). Fontes históricas. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2008.
ALDA, Antero de. Amarante: Mil vidas tem S. Gonçalo. Amarante: Penagráfica. 2016.
BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: T. A.
Queiroz/Universidade de São Paulo, 1987.
CANDAU, Joël. Memória e identidade. Tradução de Maria Letícia Ferreira. 1. ed., 1. reimp.
São Paulo: Contexto, 2012.
REVISTA CIENTÍFICA VOZES DOS VALES. Vale do Jequitinhonha, MG: UFVJM, n. 06,
a. III, 2011. Disponível em: . Acesso em: 3 ago. 2018.
CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do folclore brasileiro. 6. ed. Belo Horizonte; São
Paulo: Universidade de São Paulo, 1988.
______. Tradição, ciência do povo. São Paulo: Perspectiva, 1971.
DANTAS, Beatriz G. Dança de São Gonçalo. Rio de Janeiro: Ministério da Educação;
Cultura do Departamento de Assunto Culturais da Fundação Nacional de Artes, 1976.
Cadernos de Folclore, número 9.
DEL PRIORE, Mary. Ao Sul do Corpo: Condição Feminina, Maternidade e Mentalidades no
Brasil Colônia. Rio de Janeiro: José Olympio, 1995.
EAGLETON, Terry. A idéia de cultura. Tradução de Sofia Rodrigues. Lisboa: Rolo e Filhos
Artes gráficas, 2003.
FREYRE, Gilberto. Casa-grande & senzala: formação da família brasileira sob o regime da
economia patriarcal. 48. ed. rev. São Paulo: Global, 2003.
GARCÍA CANCLINI, Néstor. Culturas Híbridas. 4. ed. 6. reimp. São Paulo: Universidade
de São Paulo, 2013.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da
Silva, Guaracira Lopes Louro. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
HALBWACHS, M. A Memória coletiva. Tradução de Laurent Léon Schaffter.
Vértice/Revista dos Tribunais, São Paulo, v. 1, 1990.
HOBSBAWM, Eric; RANGER, Terene (Orgs.). A invenção das tradições. Rio de Janeiro:
Paz e Terra, 1984.
KERCHE, Neuza Maria Erthal. Comunidade São Gonçalo. Cuiabá: Centro América, 2004.
LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 14. ed. Rio de Janeiro:
Jorge Zahar, 2001.
134
LE GOFF, Jacques. História e Memória. Tradução de Bernardo leitão. 7. ed. rev. Campinas,
SP: Unicamp, 2013.
LESSA, Luciana Falcão. Senhoras do cajado: A Irmandade da Boa Morte de São Gonçalo
dos Campos. Salvador: EDUFBA, 2012.
LINS, Rachel Caldas. São Gonçalo Garcia: um culto frustrado. Recife: FUNDAJ, 1986.
LYRA, M. B. C. de. O Jogo Cultural do Ticumbi. 1981. 150f. Dissertação (Mestrado em
Comunicação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em
Comunicação, Rio de Janeiro, 1981.
MARTINS, Saul. A dança de São Gonçalo: folclore. Belo Horizonte: Mantiqueira, 1954.
MOURA, Braga. Trajecto Sinuoso: Intans – Lisieux – Ce. Fortaleza: Colégio Batista, 1998.
MOURA, Paulo Régis Araújo. Carrinho da Leitura: uma viagem no mundo da leitura.
Sobral: Sobral Gráfica e Editora, 2017.
NOBRE, Antero. Algumas peças do Processo de Beatificação de S. Gonçalo de Lagos. In:
COMEMORAÇÃO DO VI CENTENÁRIO DE SÃO GONÇALO DE LAGOS
PROMOVIDAS PELA CÂMARA MUNICIPAL DE LAGOS, 6., Lagos, Anais... Lagos:
[s.n.[, 1962.
OLÍMPIO, Domingos. Luzia-Homem. 14 ed. São Paulo: Ática, 1997. Série Bom Livro.
OTAVIO, Valeria Rachid. A Dança de São Gonçalo: re-interpretação coreologica e história.
2004. 187 p. Dissertação (Mestrado em Artes) – Universidade Estadual de Campinas,
Instituto de artes, Campinas, SP, 2004. Disponível em:
. Acesso em: 3 ago. 2018.
PATRÍCIO, António. Lendas de S. Gonçalo e de Amarante. São Gonçalo, CE: Paróquia de
S. Gonçalo, 2009.
QUEIROZ, Maria Isaura pereira de. Sociologia e folclore: a dança de S. Gonçalo num
povoado bahiano. Salvador: Progresso; Fundação para o Desenvolvimento da Ciência na
Bahia, 1958.
SUASSUNA, Ariano. Notas sobre a música de Capiba. In: ______. Danças Pernambucanas.
Rio de Janeiro: Casa do Estudante do Brasil, 1951.
RIBEIRO, Soterio da Sylva. Summula triunfal da nova e grande celebridade do glorioso e
invicto martyr S. Gonçalo Garcia. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, v.
153, t. 99, 1926.
TINHORÃO, José Ramos. As festas no Brasil colonial. São Paulo: 34, 2000.
VIEIRA, P. Antonio. Sermoens: Da companhia de Jesus, visitador da província do Brasil,
Prègador de Sua Magestade. Lisboa: Quinta Parte, 1689.
WILLIAMS, Raymond. Base e estrutura na teoria da cultura marxista. In: ______. Cultura
e materialismo. Tradução de André Glaser. São Paulo: UNESP, 2011.
135
______. Cultura e sociedade. Tradução de Leônidas H. B. Hegenberg, Octany Silveira da
Mota e Anísio Teixeira. São Paulo: Nacional, 1969.