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Entre o Piano e o Violao: a Modinha e a Cultura Popular em Fortaleza (1888-1920)
Tipo de documento:
Dissertação de mestrado
Autor:
Martins, Ana Luiza Rios
Orientador:
Silva, Marco Aurélio Ferreira da
Local:
UECE
Data:
2012
Publicação - Livros / Artigos
Palavras-chave:
Cultura Popular, Modinha, Disputa
Resumo:
Texto em formato digital: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=73260
O gênero modinha cresceu numa época em que se buscava, urgentemente, uma ideia de
identidade nacional que, com a abolição da escravidão e com a proclamação da República,
ganhou um novo enfoque perante a intelectualidade brasileira, traduzindo-se em ideias como
as de Sílvio Romero que defendia o “branqueamento” racial e cultural do Brasil através da
miscigenação. Dessa forma, a modinha foi uma forma aparentemente despretensiosa de forjar
a união passível entre brancos e negros. Assim, buscamos discutir essa aparente despretensão
mostrando diversos conflitos que se manifestaram nas diferentes apropriações da cultura
popular através de duas formas de se fazer modinha, uma ao piano e outra ao violão de 1888 a
1920. Com relação à temática, eram recorrentes em ambos os casos o uso de assuntos
referentes ao meio, à raça e ao folclore. No entanto, nas modinhas ao piano de Alberto
Nepomuceno, Branca Rangel e do letrista Juvenal Galeno, foram encontradas a exaltação do
mestiço, o elogio às zonas rurais e à ingenuidade do homem do campo, enquanto nas
modinhas ao violão de Ramos Cotôco, Teixeirinha e Carlos Severo, foram realçadas as
imagens do populacho, considerado costumes e práticas menores, enfatizando os problemas
urbanos dos trabalhadores formais e informais, a exaltação do negro e do mestiço, a ojeriza ao
“burguês”; mas com um tom de jocosidade e pilhéria.
Fontes:
JORAIS
Acervo da Biblioteca Pública Gov. Menezes Pimentel – Ceará:
• A República – 1895, 1910.
• Cearense – 1866, 1884, 1890.
• Libertador – 1889.
• Tribuna Catholica – 1868.
• O Pão – 1892, 1895.
• O Unitário – 1905, 1910, 1958.
REVISTAS
Localização: Hemeroteca do Instituto Histórico do Ceará.
ADERALDO, Mozart Soriano. Alberto Nepomuceno: o fundador da música nacional.
Revista do Instituto Histórico do Ceará, Fortaleza: Editora do Instituto do Ceará Ltda.,
1964.
STUDART, Guilherme. [Barão de Studart]. Dados Biographicos do Maestro Alberto
Nepomuceno. In.: Revista do Instituto do Ceará. Fortaleza: Editora do Instituto do Ceará
Ltda., 1920.
VERÍSSIMO, Pedro. A Música na Terra de Iracema: Sinopse histórica do movimento musical
no Ceará de 1900 a 1950. In.: Revista do Instituto do Ceará. Fortaleza: Editora do Instituto
do Ceará Ltda., 1954.
ALMAAQUES
Acervo da Biblioteca Pública Gov. Menezes Pimentel – Obras Raras:
Almanach Estatístico, Administrativo, Mercantil, Industrial e Literário do Estado do Ceará
para o anno de 1888. Fortaleza: Typ. Moderna, 1887.
193
Almanach Estatístico, Administrativo, Mercantil, Industrial e Literário do Estado do Ceará
para o anno de 1910. Fortaleza: Typ. Moderna, 1909.
Almanach Estatístico, Administrativo, Mercantil, Industrial e Literário do Estado do Ceará
para o anno de 1914. Fortaleza: Typ. Moderna, 1913.
Almanach Estatístico, Administrativo, Mercantil, Industrial e Literário do Estado do Ceará
para o anno de 1919. Fortaleza: Typ. Moderna, 1918.
CORRESPODÊCIAS
Arquivo Barão de Studart: Instituto do Ceará – Histórico, Geográfico e
Antropológico:
Conta da impressão da 1ª edição do Hino do Ceará, apresentada ao autor do mesmo, maestro
Alberto Nepomuceno (1903).
REGISTROS SOOROS
Acervo Sonoro de Miguel Ângelo de Azevedo
O diabo da feia (R. Ramos). Intérprete: Mário Pinheiro, Rio de Janeiro, Casa Edison-Odeon,
108129, 1907-1912. 78rpm.
Pela porta de detrás (R. Ramos). Intérprete: Mário Pinheiro, Rio de Janeiro, Casa EdisonOdeon, 108130, 1907-1912. 78rpm.
A sogra e o genro (R. Ramos). Intérprete: Mário Pinheiro, Rio de Janeiro, Casa EdisonOdeon, 108131, 1907-1912. 78rpm.
Só angu (R. Ramos). Intérprete: Mário Pinheiro, Rio de Janeiro, Casa Edison-Odeon, 108132,
1907-1912. 78rpm.
ão faz mal (R. Ramos). Intérprete: Mário Pinheiro, Rio de Janeiro, Casa Edison-Odeon,
108133, 1904-1907. 78rpm.
A cozinheira (R. Ramos). Intérprete: Mário Pinheiro, Rio de Janeiro, Casa Edison-Odeon,
108134, 1907-1912. 78rpm.
Rosa e eu (R. Ramos/Artur Camilo). Intérprete: Mário Pinheiro, Rio de Janeiro, Casa EdisonOdeon, 108135, 1907-1912. 78rpm.
194
Engomadeira (R. Ramos). Intérprete: Mário Pinheiro, Rio de Janeiro, Casa Edison-Odeon,
108137, 1907-1912. 78rpm.
Canções. CD. Alberto Nepomuceno. São Paulo: Studio Panorama/UNESP, 1997.
PARTITURAS
Casa Juvenal Galeno e Acervo Musical da Biblioteca acional.
GALENO, Juvenal; NEPOMUCENO, Alberto. Tu és o sol: canção. Fortaleza: Melografia
Petronillo, 1955.
GALENO, Juvenal; NEPOMUCENO, Alberto. A jangada: canção. Fortaleza: Melografia de
Gilberto Petronillo, 9 de junho de 1944.
GALENO, Juvenal; RANGEL, Branca. A cabocla: canção. Fortaleza: Melografia de Gilberto
Petrollino, 1955.
GALENO, Juvenal; RANGEL, Branca: Viola: canção. Fortaleza: Melografia de Gilberto
Petronillo, 1955.
GALENO, Juvenal; RANGEL, Branca: Mistérios do Mar: canção. Fortaleza: Melografia de
Gilberto Petronillo, 1955.
RANGEL, Branca. Minha Terra: canção. Fortaleza: Melografia Gilberto Petronillo, sem
data.
CEARENSE, Catullo da; PERNAMBUCO, João. Luar do Sertão: modinha. Rio de Janeiro:
Casa Edison,1912-1914. 78 rpm, Registro nº 120.911.
A modinha Cearense – Edigar de Alencar.
LARANJEIRA, Paulo de Castro; NONATO, Raimundo. Teu desprezo, valsa, Fortaleza,
Melografia de Gilberto Petronillo, s/d.
FEITAL, Oscar; RAIOL, Antônio; SALES, Antônio. Todos nós somos Queiroz: valsa.
Fortaleza: Melografia Gilberto Petronillo, sem data.
CASTRO, Roberto Xavier de; CASTRO, Amadeu Xavier de. Julieta: valsa. Fortaleza:
Melografia Gilberto Petronillo, sem data.
QUINTINO, João; CUNHA, Quintino. Comunhão da serra: modinha. Fortaleza: Melografia
Gilberto Petronillo, 1899.
FREIRE, Teodósio. Apanhadeira de café: marcha. Fortaleza: Melografia Gilberto Petronillo,
sem data.
195
GALENO, Juvenal; NEPOMUCENO, Alberto. Medroso de amor. Fortaleza: Melografia
Gilberto Petronillo, sem data.
CASTRO, Augusto Xavier de. Recordação: modinha. Fortaleza: Melografia Gilberto
Petronillo, sem data.
MENDES, Carlos Teixeira. Gosto esquisito: chula. Fortaleza: Melografia Gilberto Petronillo,
sem data.
SEVERO, Carlos. Estrela do anoitecer: valsa. Fortaleza: Melografia Gilberto Petronillo, sem
data,
SEVERO, Carlos. Visita anual: valsa. Fortaleza: Melografia Gilberto Petronillo, sem data.
SEVERO, Carlos. Despedida do bardo: valsa. Fortaleza: Melografia Gilberto Petronillo, sem
data,
SEVERO, Carlos. Recordando: valsa. Fortaleza: Melografia Gilberto Petronillo, sem data.
Cantares Bohêmios – Ramos Cotôco
RAMOS, Raimundo. Cangatís: tango. Fortaleza: Melografia Gilberto Petronillo, sem data.
RAMOS, Raimundo. Jogo dos bichos: sambinha. Fortaleza: Melografia Gilberto Petronillo,
1898.
RAMOS, Raimundo. Mulata cearense: modinha. Fortaleza: Melografia Gilberto Petronillo,
1909.
RAMOS, Raimundo. O bonde e as moças: tango. Fortaleza: Melografia Gilberto Petronillo,
1901.
RAMOS, Raimundo. Tecelona: modinha. Fortaleza: Melografia Gilberto Petronillo, 1902.
RAMOS, Raimundo. Meu gosto: tango. Fortaleza: Melografia Gilberto Petronillo, 1902.
RAMOS, Raimundo. Modernismo: modinha. Fortaleza: Melografia Gilberto Petronillo,
1902.
RAMOS, Raimundo. Cabocla: valsa. Fortaleza: Melografia Gilberto Petronillo, 1903.
RAMOS, Raimundo. Engomadeira: tango. Fortaleza: Melografia Gilberto Petronillo, 1905.
RAMOS, Raimundo. Três por cento: modinha. Fortaleza: Melografia Gilberto Petronillo,
1905.
RAMOS, Raimundo. Cearenses: canção popular. Fortaleza: Melografia Gilberto Petronillo,
1906.