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FIQUE ESCUTANDO QUE EU VOU AQUI CANTANDO MEU BLUES PAI D’ÉGUA: A PRODUÇÃO “BLUES” DE FORTALEZA ENTRE RELAÇÕES E ENCONTROS 1989-1999

Tipo de documento:
Dissertação de mestrado

Autor:
BARBOSA, LEOPOLDO DE MACEDO

Orientador:
DAMASCENO, FRANCISCO JOSÉ GOMES

Local:
UECE

Data:
2018

Publicação - Livros / Artigos

Palavras-chave:
História, Blues, Fortaleza, Relações, Encontros

Resumo:
Texto em formato digital: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=83915


Este estudo pretende analisar a produção “blues” fortalezense entre 1989 e 1999, especificamente os projetos artísticos dos integrantes das bandas Sub Blues, Matutaia, Gang da Cidade e Trakajá Blues Experiment. Selecionamos os membros desses grupos, pois eles foram responsáveis pela consolidação da cena musical “blues” e por uma produção (simbolicamente chamada de Blues Pai D’égua) que se particularizou em relação ao contexto nacional. Abordando o recorte temporal procuramos delimitá-lo com base nos dois momentos encontrados na produção “blues”. O primeiro referente à pré-cena, entre a segunda metade dos anos 1970 e a segunda metade dos anos 1980, marcado pelas primeiras movimentações da produção “blues”. Já o segundo, referente à cena musical em si que, por sua vez, se divide em duas fases. A primeira, a Blues Ceará, entre 1989 e 1999, período delimitado como nosso recorte temporal, porque significou o momento de desenvolvimento e consolidação desse espaço simbólico. A segunda intitulada Casa do Blues, a partir de 2000 (referência à associação homônima criada em 2009 e responsável pela movimentação da produção “blues” desde sua criação), período marcado pela projeção nacional desse espaço simbólico. No referente à problemática propomos nossa abordagem com base no desenvolvimento da categoria relações, vinculada à interferência da arte nas trajetórias de sujeitos (e substanciada pelo conceito de experiência artística) e da categoria encontros, relacionada à capacidade de indivíduos de se apropriarem de bens culturais diversos (e reforçada pelo conceito de hibridismo). Além do objetivo proposto, procuramos entender a influência da arte nas trajetórias dos personagens estudados e as capacidades deles de desenvolverem experiências plurais que influenciaram seus percursos de vida. Em relação aos aspectos teóricos e metodológicos procuramos destacá-los por intermédio das três partes em que se divide nossa abordagem. A primeira parte, baseada na análise das trajetórias dos personagens estudados, além das categorias relações e encontros (também utilizadas no decorrer dessa dissertação), apresenta o conceito de trajetórias para problematizar e enriquecer os percursos de vida de nossos sujeitos; o de juventude, pois compreendemos que os indivíduos estudados com base em um espírito juvenil (marcado pelo seu poder contestador e transformador) promoveram suas carreiras artísticas e o de fazer artístico para entender a forma como eles desenvolveram seus conteúdos vinculados à arte. Em termos metodológicos se destaca a memória por intermédio dos depoimentos deles. A segunda parte apresenta o conceito de cena musical, porque se propõe a abordar as cenas musicais “rock ‘n’ roll” e “blues” por causa da relação
existente entre elas (entendemos a produção “rock ‘n’ roll” como contribuinte para o desenvolvimento da cena musical “blues”). Em termos metodológicos se ressalta os periódicos, outro aporte fundamental desse estudo. A terceira, baseada na análise do Blues Pai D’égua, apresenta o conceito de performance, porque performance auxilia na outra pretensão dessa parte: compreender a relação entre produção Blues Pai D’égua e cena musical “blues”. Em termos metodológicos se destaca o uso de diferentes canções. Por fim, dentro da perspectiva da História Cultural, esse estudo procura enaltecer o papel dos sujeitos e da arte na História

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COLEÇÃO Roots N’blues traz mais sete novos LPs. O Povo, Fortaleza, 24 abr. 1991, Vida &
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FESTIVAL de rock descobre talentos. O Povo, Fortaleza, 04 jan. 1991, Vida & Arte, p. 5.
GANG DA CIDADE faz tributo a Elvis no IBEU. O Povo, Fortaleza, 02 fev. 1996, Vida &
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HEMISPHEREO em nova fase. O Povo, Fortaleza, 26 jun. 1992, Vida & Arte, p. 5.
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_________. Blues from Southlands. Porto Alegre: Paradoxx, 1994. 1 CD.
_________. Blues on the outside. Austin - TE: Trama music, 1999. 1 CD.
_________. Blues & Derivados. São Paulo: Série 2000, 1990. 1 LP.
_________. Catharsis. São Paulo: Movie Play, 1996. 1 CD.
_________. Em busca do tempo perdido. Rio de Janeiro: Polydor, 1975. 1 LP.
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_________. Long Distance Blues. São Paulo: Movie play, 1991. 1 LP.
_________. Mandinga. São Paulo: Eldorado, 1989. 1 LP
_________. Massafeira. Rio de Janeiro: CBS, 1980. 2 LPs.
_________. Pessoal do Cais Bar – Novos Compositores e Intérpretes do Ceará. Fortaleza:
Pro-áudio Estúdio, 1995. 2 LPs.
_________. San Ho Zay. São Paulo: Eldorado, 1990. 1 LP.
_________. Texas Bound. Austin – TE: Taxim Records, 1996. 1 CD.
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BEAUMONT, Kenny. Risolane. Intérprete: Matutaia. In: Blues Ceará. Fortaleza: Estúdio
Iracema, 1998. 1 CD.
BEDRAN, Cláudio. Safra 63. Intérprete: Blues Etílicos. In: Blues Etílicos. Rio de Janeiro:
Satisfaction, 1987. 1 LP.
BURNNET, Chester Arthur. Highway Is My Home. Intérprete: Magic Slim. In: Highway Is
My Home, Black and Blue, 1878. 1 LP.
CARVALHO, Celso Ricardo Furtado de. Jeito Blues. Intérprete: Celso Blues Boy. In:
Quando a noite cai. 1989. 1 LP.
CARVALHO, Celso Ricardo Furtado de; ZDAN, Paulo. Verdes Vales. Intérprete: Celso
Blues Boy. In: Quando a noite cai. 1989. 1 LP.
CARVALHO, Celso Ricardo Furtado de. Tempos difíceis. Intérprete: Celso Blues Boy. In:
Som na guitarra. 1984. 1 LP.
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Mandinga. São Paulo: Eldorado, 1989. 1 CD.
DIXON, Willie. Spoonful. Intérprete: Howlin’ Wolf. In: Spoonful. Chicago Chess records,
1960. 1 LP.
DOMÍNIO PÚBLICO. Dente de Ouro. Intérprete: Blues Etílicos. In: Dente de Ouro. 1996. 1
CD.
DOMÍNIO PÚBLICO. Dust my broom (I believe my time ain’t long). Intérprete: Elmore
James. In: Dust my broom. Mississipi: Trumpet records, 1951. 1 LP.
DOMÍNIO PÚBLICO. Sweet Home Chicago. Intérprete: Robert Johnson. In: Sweet Home
Chicago. San Antonio: Vocalion, 1936. 1 LP.
DOMÍNIO PÚBLICO. Go down Old Hannah. Intérprete: interpretação coletiva. Sugar
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Iracema, 1998. 1 CD.
_________. Gatos. Intérprete: Gang da Cidade. In: Blues Ceará. Fortaleza: Estúdio Iracema,
1998. 1 CD.
_________. Sede do Jumento. Intérprete: Gang da Cidade. In: Blues Ceará. Fortaleza:
Estúdio Iracema, 1998. 1 CD.
GABIS, Cláudio; MARTÍNEZ, Javier. Avellaneda Blues. Intérprete: Manal. In: Manal.
Buenos Aires: Mandioca, 1970. 1 LP.
GADELHA, Mona. Cor de Sonho. Intérprete: Mona Gadelha. In: Massafeira. Rio de Janeiro:
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JAMES, Elmores. The Sky is crying. Intérprete: Elmores James. In: The Sky is crying.
Chicago: Fire, 1959. 1 LP.
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Memphis: Victor records, 1928. 1 LP.
JORGE, Cícero. Pataxó Blues. Intérprete: Trakajá Blues Experiment. In: Blues Ceará.
Fortaleza: Estúdio Iracema, 1998. 1 CD.
MORGANFIELD, McKinley. My home’s in the delta. Intérprete: Muddy Waters. In: Folk
Singer, Chess, 1964. 1 LP.
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de Janeiro: CBS, 1980. 2 LPs.
RODRIGUES, Elisafan; JORGE, Cícero. Bitelma Blues. Intérprete: Trakajá Blues
Experiment. In: Pessoal do Cais Bar – Novos Compositores e Intérpretes do Ceará.
Fortaleza: Pro-áudio Estúdio, 1995. 2 LPs.
_________. Traka Blues. Intérprete: Trakajá Blues Experiment. In: Blues Ceará. Fortaleza:
Estúdio Iracema, 1998. 1 CD.
TEIXEIRA, Venícius Aurélio Borges. Nova Vitrola. Intérprete: Sub Blues. In: Blues Ceará.
Fortaleza: Estúdio Iracema, 1998. 1 CD.
_________. Perseguição (Rockeiro do Montese). Intérprete: Sub Blues. In: Blues Ceará.
Fortaleza: Estúdio Iracema, 1998. 1 CD.
VAUGHAN, Stevie Ray. Pride and Joy. Intérprete: Stevie Ray Vaughan. In: Texas Flood.
Los Angeles: Epic, 1983. 1 LP.
VALENTE, Flávio. Menina do trem. Intérprete: Matutaia. In: Blues Ceará. Fortaleza:
Estúdio Iracema, 1998. 1 CD.