> Banco de Dados - História e música na universidade
Entre o marginal e o oficial: o samba e a crítica musical no Diário de Notícias do Rio de Janeiro (1930-37).
Tipo de documento:
Dissertação de mestrado
Autor:
NAYRE CAROLINA GOMES LUZ
Orientador:
MARIANA MARTINS VILLACA
Local:
UNIFESP
Data:
2016
Publicação - Livros / Artigos
Palavras-chave:
samba, Diário de Notícias, era Vargas, imprensa, racismo
Resumo:
Texto em formato digital: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5242015
O presente trabalho tem como objeto de estudo o periódico Diário de Notícias. Apesar deste ter circulado na cidade do Rio de Janeiro entre os anos de 1930 a 1974, a pesquisa, foca-se entre os anos iniciais, que vão de 1930 a 37. Durante esta década o periódico consolida-se como um significativo veículo de informação, acolhendo em seu corpo editorial nomes influentes da imprensa carioca. A escolha por esse período reflete o desejo de revisitarmos os anos iniciais da era Vargas, pois acreditamos que os debates que envolviam o samba e a música de caráter popular, revelam questões mais amplas, tal como a inserção do popular e do negro como parte de um projeto de identidade nacional brasileira. Optamos por averiguar o período anterior ao Estado Novo, uma vez que acreditamos que muitos ícones culturais nacionais - incluindo o samba, difundidos e divulgados durante a ditadura varguista, vinham se constituindo desde o início da década. Nosso objeto de estudo são as notas, crônicas e ensaios presentes no periódico. Os debates dos colunistas contrários à ascensão do samba a ícone cultural nacional, em geral deflagravam três questões centrais em suas críticas: a de caráter racial, em função do gênero ser oriundo dos negros; a crítica musical que concebia a boa música a de caráter clássico, erudito; e a visão folclorista que compreendia que se encontrasse a genuína nacionalidade brasileira nos ritmos musicais primitivos que não sofreram a deturpação da sociedade urbana e da cultura de massa. Essas críticas ao samba deram ensejo a fortes debates na imprensa carioca, porque se de um lado havia os que condenavam o samba e sua ascensão a ícone cultural nacional, por outro lado havia aqueles que defendiam o gênero e sua difusão pelas rádios e através dos discos. É no bojo dessas opiniões díspares, entre opositores e defensores do samba, que essa pesquisa se insere.
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Edição: 02482 – “Uma „mancada‟ da censura theatral". 17de janeiro de 1935, p.7.
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Edição: 02691 – 22 de setembro de 1935. p.19.
1936
Edição: 05789. “As grandes homenagens com que os Laranjas no dia 20 receberão os
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Edição: A05791 – “„O que eu penso e sinto ouvindo Música‟”. 18 de Janeiro de 1936,
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Edição: A05791. “As espectaculares manifestações da guarnição do „Yacht dos
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Edição: A05792 – “O Cidadão Samba - Um espetáculo inédito”.21 de Janeiro de 1936,
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Edição: B05793 - “„O que eu penso e sinto ouvindo Música‟”. 26 de Janeiro de 1936,
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Edição: 05818 – “A voga do Morro”. 25 de fevereiro de 1936.p.4.
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1937
Edição: 03100 – “A Municipalidade e o carnaval”. 27 de janeiro de 1937, p.9
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