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A CAPOEIRA ANGOLA COMO ESPAÇO DE RESISTÊNCIA EPISTÊMICA E OS CANTOS DE CAPOEIRA COMO TRANSMISSORES DE TEMPORALIDADE: AS DIFICULDADES DA HISTÓRIA DISCIPLINAR EM NARRAR OS PASSADOS AFROBRASILEIROS
Tipo de documento:
Dissertação de mestrado
Autor:
ANGELO DE OLIVEIRA GOMES TEIXEIRA
Orientador:
ANDRE DE LEMOS FREIXO
Local:
UFOP
Publicação - Livros / Artigos
Palavras-chave:
Capoeira Angola, Temporalidades, Ancestralidade , Tempo Espiralar, Resistência Epistêmica
Resumo:
Texto em formato digital: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10798035
A subordinação das temporalidades coloniais, ao relógio imperialista e à temporalidade “modernista” foi lenta e gradualmente realizada pela construção de uma história única: uma história “humana”. Assim, ao adotar essa forma de experimentação do tempo em seu método, a disciplina histórica a toma como o tempo em si (naturalizando-o), universalizando essa noção temporal tão especificamente ocidental e moderna. Nesse sentido, pode-se dizer que a história (o discurso histórico modernista e historicista) foi imprescindível na política de colonização do tempo. Com isso, propomos à disciplina conhecer e compreender a Capoeira Angola como espaço produtor e transmissor de conhecimento no que se refere ao tempo passado; que ela possui suas próprias bases teóricas e metodológicas, seu próprio regime de verdade e seus próprios agentes. Ao final, defendemos que a partir deste conhecimento pode-se extrair uma compreensão mais alargada das temporalidades, aquela que se guarda e experimenta no ritual da roda de Capoeira Angola. Pensamos que a historiografia pode servir-se dela no âmbito de uma reflexão teórica na qual decolonizar suas práticas e alargar seus horizontes éticos e epistêmicos, não no sentido de absorvê-la como parte da história disciplinar, mas sim de modo que esta última se reconheça enquanto uma das formas de se lidar com as histórias e de se codificar o passado, e não como a única, viabilizando assim o combate às práticas epistemicidas que ainda insistem em manter altos muros de isolamento de outras formas de conhecer e experimentar o tempo
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REFERÊNCIAS
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