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TENSÕES E DISPUTAS ENTRE SAMBISTAS CARIOCAS E BAIANOS NO RIO DE JANEIRO (1920-1950)
Tipo de documento:
Tese de Doutorado
Autor:
GUSTAVO GOBBI NOVAES
Orientador:
MILTON ARAUJO MOURA
Local:
UNIRIO
Data:
2022
Publicação - Livros / Artigos
Palavras-chave:
samba, embates culturais, baianos , cariocas, música popular
Resumo:
Texto em formato digital: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=12612448
Neste trabalho, trago à apreciação do/a caro/a leitor/a um esforço de investigação, a fim de observar a natureza de embates discursivos, entre agentes do universo do samba baiano e carioca, na chamada era do rádio (1920-1950). Ao tratar da natureza de querelas, polêmicas e embates, entre sambistas, jornalistas, literatos, folcloristas e acadêmicos, procurei visualizar mais detidamente o campo das diferentes concepções e posições discursivas, acerca da origem do samba, se na Bahia ou no Rio de Janeiro, arengas e provocações musicadas,envolvendo sambistas baianos e cariocas, e tensões e ressentimentos nativos, dados a partir da ascensão de um Rio de Janeiro central e moderno, em detrimento da situação periférica da Bahia, sua capital e a região do Recôncavo, no contexto da construção sociocultural de uma identidade de povo e nação brasileira. Observou-se que tais embates e tensões discursivas colocaram-se a partir de lealdades identitárias próprias, construções de tradições e discursos de exaltação e defesa de lugares de origem.Estes processos foram identificados diante de elementos conceituais e explicativos relacionados aos estudos sobre construção de identidades, em que as concepções de autores, como Stuart Hall (2006; 2009), Kathryn Woodward (2009) e Tomaz Tadeu da Silva (2009), constituem os principais aportes teóricos. O conjunto de fontes utilizadas, compreendendo jornais, revistas, letras de sambas, depoimentos, entrevistas, filmes, documentários, programas de televisão, obras literárias e acadêmicas, sob o prisma da Análise Crítica do Discurso,de Norman Fairclough (2001; 2003) e Teun A. van Dijk (2018), revelou muito de um universo combativo, eivado de disputas, que buscaram hegemonizar narrativas, tradições e posições nativas, musicais, técnicas e estéticas, levando a uma melhor visualização dos embates ocorridos, entre sujeitos baianos e cariocas envolvidos no contexto sambista da época.
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FALA macacada. Intérprete: Januário de Oliveira. Compositor: SILVA, J. B. (Sinhô). Rio de
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FALA meu louro. Intérprete: Mário Reis. Compositor: SILVA, J. B. (Sinhô). Rio de Janeiro:
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JÁ te digo. Compositor: Pixinguinha. Rio de Janeiro: Discos Sinter, 1957, LP. Disponível em:
O intrujão. Compositor: Sinhô, 1926 [dados discográficos completos não encontrados].
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O SAMBA é carioca. Intérprete: Carmem Miranda. Compositor: SILVA, Oswaldo. Rio de
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Ó, seu Oscar. Intérprete: Cyro Monteiro. Compositor: Alves, Ataulpho; Batista, Wilson. Rio
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OQUE é que a baiana tem? Compositor: CAYMMI, Dorival.Eu não tenho onde morar. Rio de
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PELO telefone. Intérprete: Bahiano. Compositor: SANTOS, Ernesto Maria (Donga);
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QUEM são eles. Intérprete: Lira Carioca. Compositor: SILVA, J. B. (Sinhô). Rio de Janeiro:
É sim, Sinhô – Vol. II. Independente,2000, CD. Disponível em:
RISOLETA. Intérprete: Mário Reis. Compositor: ALMEIDA, Cícero de. Rio de Janeiro:
Odeon, 1930. LP. Disponível em:
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SAMBA da minha terra. Compositor: CAYMMI, Dorival. Eu vou pra Maracangalha. Rio de
Janeiro: Odeon, 1957, LP. Disponível em:
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SEGURA o boi. Intérprete: Lira Carioca. Compositor: SILVA, J. B. (Sinhô). Rio de Janeiro:
É sim, Sinhô – Vol. II. Independente,2000, CD. Disponível em:
VELHO Estácio. Compositor: OLIVEIRA, Angenor (Cartola); MATTOS, Nelson (Sargento).
Rio de Janeiro: Só Cartola – Elton Medeiros e Nelson Sargento. Rob Digital: 1998, CD.
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VOCÊ já foi à Bahia?Compositor: CAYMMI, Dorival.Salvador: Setenta anos – Caymmi em
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BANANA DA TERRA, Direção: Ruy Costa. Produção: Wallace Downey. Roteiro: Wallace
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BATATINHA E O SAMBA OCULTO DA BAHIA. Direção: Pedro Abib. Elenco: Edil
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Cássia, Ismael Marques, Amós Heber, Almir do Apache, Firmino de Itapuã. Salvador, 2007.
(48:12 mim). Disponível em:
CANTADOR DE CHULA. Direção: Marcelo Rabelo. Roteiro: Marcelo Rabelo. Elenco:
Carlos Bispo dos Santos (Paião), José Afonso Gomes (Zeca Afonso), João Saturno (João do
Boi), Ana do Rosário (Dona Ana), Joselita Moreira da Silva (Dona Zelita), Domingos da
Conceição (Domingos Preto), Euzébio dos Santos (Mestre Nelito), Ananias Ferreira (Mestre
Ananias), Aurinda Raimunda da Anunciação (Dona Aurinda), Crispina Maria de Jesus (Dona
Fia), Manoel Domingos Barbosa (Seu Mané do Véio), Luiza Pereira Brandão (Dona Zinha),
Afonso Santos das Virgens (Roque da Viola), Benedito Lopes do Vale (Seo Benedito),
Manoel da França Barbosa (Manoel de Luis), Olavo Pereira de Souza (Seo Moreno das
Virgens), Estêvão Conceição de Souza (Estêvão de Venceslau), Antônio Pedro de Jesus
(Antônio Caborongo). Salvador, 2009. (94 mim). Disponível em:
CONVERSA DE BOTEQUIM. Direção: Luiz Carlos Lacerda. Elenco: Donga, João da
Baiana, Pixinguinha. Rio de Janeiro, 1972, 35mm, Preto e branco. (9:48 mim). Disponível
em:
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DEIXA FALAR... 100 ANOS DE ISMAEL. Direção: Carlos Nogueira. Elenco: Chapelen,
Claudinho, Jorge Locutor, Mago, Zacarias, Berg Percussionista, Claudinho Manhães, Paulo
Eteves. Rio de Janeiro, 2005, Em cores. (13:20 mim). Disponível em:
SAMBA DE RODA DO RECÔNCAVO. Direção: Josias Pires; Diana Svintiskas. Elenco:
Davina Vicente Ferreira, Ricardina Pereira da Silva (Dona Cadu), Manoel Barbosa do Amor
Divino (Mané do Véio), Alva Célia Medeiros, Dilma Ferreira Alves Santana (Dona Fiita),
Dalva Damiana de Freitas, João Saturno (João do Boi), Manoel Domingos de Jota Silva (Seu
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Braz (Braz do pandeiro), Cassiano de Jesus Santos, Celino dos Santos, Denivan da Cruz
Gomes, Djalma Afonso Gomes, Estelina Maria Oliveira, João Roberto Mendes, José Cupirno
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