> Banco de Dados - História e música na universidade
Música e canto orfeônico no projeto educacional brasileiro: institucionalização e difusão (1930-1946)
Tipo de documento:
Tese de Doutorado
Autor:
MARCIA LADEIRA MONTEIRO
Orientador:
MARCIA REGINA ROMEIRO CHUVA
Local:
UNIRIO
Data:
2019
Publicação - Livros / Artigos
Palavras-chave:
Educação musical, Canto orfeônico, Patrimônio musical Boletim Latino-Americano de Música
Resumo:
Texto em formato digital: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8372397
A proposta deste trabalho é construir uma narrativa histórica em que o fio condutor é o programa de música e canto orfeônico implementado no Distrito Federal durante os anos de 1930 e 1940. Para entender como a face do projeto educacional voltada para o campo da música – impulsionada por Anísio Teixeira a partir de 1931 e ampliada por Gustavo Capanema durante o Estado Novo – insere-se nos debates da época, mobilizando uma densa rede de intelectuais em torno do projeto político-cultural do Estado, algumas abordagens são priorizadas: a trajetória das agências responsáveis pela implementação deste programa; aspectos da dinâmica entre os agentes, entendidos como intelectuais mediadores, empenhados em colocar em prática o projeto musical modernista de construção de uma ideia de nação; e a difusão deste programa de educação musical, no ambiente dos profissionais de música, por meio das publicações impressas sob a chancela das agências investigadas. Ganha destaque no corpo desta tese o Boletim Latino-Americano de Música, examinado como conjunto documental, território de articulação e diálogo entre intelectuais, no contexto das políticas de aproximação cultural entre as nações americanas.
Fontes:
FONTES E OUTRAS REFERÊNCIAS
Arquivos públicos e particulares e bibliotecas
Acervo Cleofe Person de Mattos
Acervo Nelson Macedo
Arquivo Histórico do Museu do Itamaraty - RJ
Biblioteca Eugênia de Almeida Cunha – Conservatório Brasileiro de Música (CBM)
Biblioteca Nacional (BN)
334
Museu Villa-Lobos (MVL)
Unidade de Arquivo e Protocolo – Centro de Letras e Artes – UNIRIO
FONTES BÁSICAS
Acervo Biblioteca Nacional
Periódicos:
INSTITUTO DE ESTUDOS SUPERIORES. Boletim Latino-Americano de Música,
ano I, tomo I, Montevidéu, abr. 1935.
INSTITUTO DE ESTUDOS SUPERIORES. Boletim Latino-Americano de Música,
ano II, tomo II, Lima, abr. 1936.
INSTITUTO DE ESTUDOS SUPERIORES. Boletim Latino-Americano de Música,
ano III, tomo III, Montevidéu, abr. 1937.
INSTITUTO DE ESTUDOS SUPERIORES. Boletim Latino-Americano de Música,
ano IV, tomo IV, Bogotá, dez. 1938.
INSTITUTO INTERAMERICANO DE MUSICOLOGIA. Boletim Latino-Americano
de Música, ano V, tomo V, Montevidéu, out. 1941.
INSTITUTO INTERAMERICANO DE MUSICOLOGIA. Boletim Latino-Americano
de Música, ano VI, tomo VI – Primeira Parte, Rio de Janeiro, abr. 1946.
Acervo Museu Villa-Lobos
Correspondências:
ADAMS, Franklin. [Carta] 1 ago. 1928, [para] VILLA-LOBOS, Heitor. (Conselheiro da
União Pan-Americana convida Heitor Villa-Lobos a tomar parte de concurso de música
de câmara promovido pela Biblioteca do Congresso dos EUA. Comentários sobre
interesses e ações da União Pan-Americana). (Pasta União Pan-Americana, FE1913)
LANGE, Francisco Curt. [Carta] 8 mar. 1933, Montevidéu, [para] VILLA-LOBOS,
Heitor. (Carta de Francisco Curt Lange a Heitor Villa-Lobos. Curt Lange apresenta-se
335
ao compositor e solicita materiais para seu trabalho de pesquisa). (Pasta Francisco
Curt Lange, FE 1915 P.01-02).
LANGE, Francisco Curt. [Carta] 1 jul. 1935, Montevidéu, [para] VILLA-LOBOS,
Heitor. (Francisco Curt Lange, diretor do IESU, Seção de Investigações Musicais da
Universidade de Montevidéu, solicita material sobre a obra de Villa-Lobos e sobre o
trabalho pedagógico). (Pasta Instituto de Estudos Superiores do Uruguai, FE1916).
MOSES, Hebert. [Carta] 01 dez.1937, Rio de Janeiro, [para] VILLA-LOBOS, Heitor.
(O presidente da Associação Brasileira de Imprensa agradece recebimento de quatro
exemplares da última edição do livro Programa do Ensino de Música e Canto
Orfeônico, adotado desde 1932,sendo um para uso desta Associação e os restantes para
a Imprensa).(Pasta Associação Brasileira de Imprensa, MVL 1979.17A.0002).
MOSES, Hebert. [Carta] 29 dez. 1937, Rio de Janeiro, [para] VILLA-LOBOS, Heitor.
(O presidente da Associação Brasileira de Imprensa agradece recebimento do livro O
Ensino Popular da Música no Brasil, "introdução e synthese do relatório dos trabalhos
realizados pela SEMA). (Pasta Associação Brasileira de Imprensa, MVL
1979.17A.0003).
PEIXOTO, Afrânio. [Carta] 6 mar. 1936, Rio de Janeiro, [para] VILLA-LOBOS,
Heitor. (Solicita ao compositor um lugar de auxiliar contratada do Serviço de Música e
Canto Orfeônico para a filha de um amigo; a candidata é diplomada pelo Conservatório
de Música). (Pasta Academia Brasileira de Letras, MVL 2008.17A.0006).
VILLA-LOBOS, Heitor. [Cartão-postal] 11 abr. 1936, Praga, [para] CAPANEMA,
Gustavo. (Cartão-postal enviado durante viagem para participação em Congresso de
Educação Musical). (Pasta Gustavo Capanema, FE21c).
VILLA-LOBOS, Heitor. [Cartão-postal] data ilegível, 1936, Praga, [para]
CAPANEMA, Gustavo.(Cartão-postal enviado durante viagem para participação em
Congresso de Educação Musical). (Pasta Gustavo Capanema, FE21d).
CAPANEMA, Gustavo. [Carta] 10 fev. 1937, Rio de Janeiro, [para] VILLA-LOBOS,
Heitor. (Convite ao superintendente de Educação Musical do Departamento de
Educação do Distrito Federal, Heitor Villa-Lobos, para integrar comissão de estudo e
edição dos hinos brasileiros). (Pasta Gustavo Capanema, FE548).
PRADO, Jorge. [Carta] 23 set. 1938, Rio de Janeiro, [para] VILLA-LOBOS, Heitor
(Carta do embaixador do Peru a Villa-Lobos solicitando partituras sinfônicas a serem
interpretadas na Conferência Internacional Americana a realizar-se em Lima). (Pasta
Embaixada do Peru-RJ, FE 2486).
336
LANGE, Francisco Curt. [Carta] 8 out. 1939, Nova York, [para] VILLA-LOBOS,
Heitor. (Texto de Francisco Curt Lange que acompanha o programa de música latinoamericana remetido pelo Departamento de Estado americano). (Pasta Consulado Geral
Americano no Brasil. MVL 2004-17-0001. PG001-037).
THOMPSON, Charles A. [Carta] 17 nov. 1939, Washington, [para] VILLA-LOBOS,
Heitor. (Carta do chefe da Seção de Relações Culturais do Departamento de Estado dos
Estados Unidos a Heitor Villa-Lobos, superintendente de Educação Musical e Artística).
(Pasta Consulado Geral Americano no Brasil, MVL 2004-17-0001).
MALIGE, Marcel E. [Carta] 12 dez. 1939, Rio de Janeiro, [para] VILLA-LOBOS,
Heitor. (Carta do cônsul Marcel E. Malige a Heitor Villa-Lobos, superintendente de
Educação Artística e Musical do Departamento de Educação do Distrito Federal).
(Pasta Consulado Geral Americano no Brasil. MVL 2004-17-0001Anexo).
SANTOS, Ernesto Maria Joaquim dos. [Orçamento] 29 jul. 1940, Rio de Janeiro, [para]
VILLA-LOBOS, Heitor. (Orçamento submetido a Villa-Lobos com custos para a
gravação solicitada por Leopold Stokowski). (Pasta Donga, Ernesto dos Santos, FE
1558).
STOKOWSKI, Leopold. [Carta] 7 dez. 1940, Filadélfia, [para] THOMSON, Charles A.
(O maestro solicita ao chefe da Divisão de Relações Culturais do Departamento de
Estado americano o encaminhamento das partituras de obras de Heitor Villa-Lobos).
(Pasta Embaixada dos Estados Unidos, RJ FE1566.2).
XANTHAKY [ilegível], Theo A. [Carta] 24 jan. 1941, Rio de Janeiro, [para] VILLALOBOS, Heitor. (A Embaixada Americana comunica a devolução de parte das
partituras do compositor, informa sobre o material e encaminha cópia da carta de
Leopold Stokowski). (Pasta Embaixada dos Estados Unidos, RJ FE1566).
CAPANEMA, Gustavo. [Carta] 29 set. 1944, Rio de Janeiro, [para] VARGAS, Getúlio.
(Carta ao presidente da República submetendo projeto de excursão de Heitor VillaLobos, diretor do CNCO, ao continente americano). (Pasta Gustavo Capanema, MVL
FE41).
SEEGER, Charles. [Carta] 17 abr. 1946, [para] VILLA-LOBOS, Heitor. (Carta de
Charles Seeger, chefe da Divisão de Música da União Pan-Americana para Villa-Lobos,
diretor do Conservatório Nacional de Canto Orfeônico; informa sobre obra do
compositor executada nas comemorações do PAN America Day). (Pasta OEA, FE
1583).
LANGE, Francisco Curt. [Carta] 31 mai. 1946, Montevidéu, [para] VILLA-LOBOS,
Heitor. (Carta de Francisco Curt Lange, diretor do Instituto Interamericano de
Musicologia, a Heitor Villa-Lobos, diretor do CNCO; informa convênio de defesa
comum entre Chile, Peru, Uruguai e Argentina sobre remuneração de músicos e acertos
337
iniciais para Segunda Parte do volume VI do BLAM). (Pasta Instituto Interamericano
de Musicologia, FE 4137 p 01-02).
LANGE, Francisco Curt. [Carta] 4 jul. 1946, Montevidéu, [para] VILLA-LOBOS,
Heitor. (Carta de Francisco Curt Lange a Heitor Villa-Lobos, diretor do CNCO; trata
assuntos do BLAM, segunda parte, cobrança de pagamento, entre outros). (Pasta
Francisco Curt Lange, FE 2836).
LANGE, Francisco Curt. [Carta] 2 out. 1946, Montevidéu, [para] VILLA-LOBOS,
Heitor. (Carta de Francisco Curt Lange, diretor do Instituto Interamericano de
Musicologia a Heitor Villa-Lobos, diretor do CNCO, sobre atraso na publicação do
BLAM volume VI e cobrança de honorários). (Pasta Instituto Interamericano de
Musicologia, FE 2835).
ALMEIDA, Renato. [Bilhete] 24 dez. 1946, Nova York, [para] VILLA-LOBOS, Heitor.
(Renato de Almeida parabeniza Villa-Lobos pelo prêmio do IBECC, informa que em
reunião na American Musicological Society, em Princeton, falará sobre a expressão
musical brasileira e sobre a Academia Brasileira de Música e diz que tem falado sobre o
compositor no México e nos EUA). (Pasta Renato de Almeida, MVL2008-17A0073).
KOELLREUTTER, Hans Joachim. [Carta] 21 jun.1948,Rio de Janeiro, [para] VILLALOBOS, Heitor. (Koellreutter relata que foi visitá-lo no CNCO e foi recebido por
Ademar Nóbrega; comunica que realizará programa de música sul-americana em
diversos países europeus e pretende executar suas obras; solicita partituras, gravações e
exemplar do Boletim Latino-Americano, volume VI, a ser entregue a Lydia Alimonda
para divulgação junto aos colegas, críticos e musicólogos interessados no trabalho
artístico feito no Brasil). (Pasta Grupo Música Viva, FE 3743).
NOGUEIRA, Abelardo de Almeida. [Comunicado interno] 3 jul. 1952, Rio de Janeiro,
[para] diretor do Conservatório Nacional de Canto Orfeônico. (O diretor de Divisão de
Orçamento do Ministério da Educação e Saúde comunica a aprovação da prestação de
contas referente ao auxílio concedido ao maestro Heitor Villa-Lobos para as despesas
com a publicação do volume VI do BLAM). (Pasta Ministério da Saúde Pública 2,
FE 3738).
SALGADO, Clóvis. [Carta] 13 jun. 1960,Brasília. [para] Juscelino Kubitschek.Museu
Villa-Lobos, Arquivo 05.(Pasta “Criação do Museu Villa-Lobos: antecedentes).
(Acervo institucional)
PEIXOTO, Afrânio. [Carta] s.d., Rio de Janeiro, [para] VILLA-LOBOS, Heitor. (Carta
agradecendo livro de cantigas sobre o Brasil, com envelope endereçado ao diretor do
Conservatório Brasileiro de Música). (Pasta Academia Brasileira de Letras, MVL
1978.17A.0001).
338
TUPINAMBÁ, Irene Zagari. [Relatório] 15 set. 1985, Rio de Janeiro. (Histórico do
Grupo de Educação Artística Especializado em Música", por Irene Zagari Tupinambá,
chefe da Coordenação de Ensino de 2º Grau, Departamento de Educação da Secretaria
de Estado de Educação do Rio de Janeiro) (Acervo MVL, sem número de registro).
VILLA-LOBOS, Heitor. [Comunicado Interno] 05 set. 1935, Rio de Janeiro [para]
TEIXEIRA, Anísio. (O Superintendente da SEMA informa ao diretor-geral do
Departamento de Educação, a participação das professoras Juracy Silveira, Arteobela
Frederico, Joaquina Daltro, Arminda D’Almeida e Maria Amorim Almada na
"Comissão Feminina Social", em programação realizada no Teatro Municipal com o
Orpheão de Professores). (Pasta Prefeitura do Distrito Federal 1. Doc. Text. MVL
05.09.35).
Partituras:
COLEÇÃO ESCOLARde músicas de vários autores estrangeiros e nacionaes.Adoptado
officialmente noOrpheão dos Professores do Curso Especial de Pedagogia de Música e
Canto Orpheônico, da Diretoria-Geral da Instrução Pública. Rio de Janeiro:
Departamento de Educação do Distrito Federal – Superintendência de Educação
Musical e Artística (SEMA), s.d.
COLEÇÃO ESCOLAR de músicas de vários autores estrangeiros e nacionaes.
Adoptado officialmente noOrpheão dos Professores do Curso Especial de Pedagogia
de Música e Canto Orpheônico, da Diretoria-Geral da InstruçãoPública. Rio de
Janeiro: Casa Arthur Napoleão, s.d.
COLEÇÃO ESCOLAR de músicas de vários autores estrangeiros e nacionaes.
Adoptado officialmente no Orpheão dos Professores e nos Cursos de Orientação e
Aperfeiçoamento do Ensino de Música e Canto Orpheônico, do Departamento de
Educação do Districto Federal. Rio de Janeiro: Departamento de Educação do
Districto Federal – Superintendência de Educação Musical e Artística (SEMA), s.d.
COLEÇÃO ESCOLAR de músicas de vários autores estrangeiros e nacionaes.
Adoptado officialmente no Orpheão dos Professores e nos Cursos de Orientação e
Aperfeiçoamento do Ensino de Música e Canto Orpheônico, do Departamento de
Educação do Districto Federal. Rio de Janeiro: Casa Arthur Napoleão, s.d.
COLEÇÃO ESCOLAR de músicas de vários autores estrangeiros e nacionaes. Adotado
oficialmente no Orfeão de Professores do Distrito Federal e Cursos do SEMA.Rio de
Janeiro: Casa Arthur Napoleão, s.d.
COLEÇÃO ESCOLARde músicas de vários autores estrangeiros e nacionaes.Rio de
Janeiro: Casa Mozart, s.d.
339
COLEÇÃO DA JUVENTUDE – CANTO ORFEÔNICO. Adotada oficialmente pelo
Serviço de Educação Musical e Artística (SEMA) do Departamento de Educação
Nacionalista da Prefeitura do Distrito Federal. Edição Melodia. São Paulo: E. S.
Mangione, s.d.
COLEÇÃO DE MÚSICAS ESCOLARES PARA O ENSINO PRIMÁRIO.Organizada
e aprovada pelo Serviço de Educação Musical e Artística (SEMA). Prefeitura do
Distrito Federal. Secretaria-Geral de Educação e Cultura. Departamento de
Educação Complementar. Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos. Rio de Janeiro:
MES, 1952.
CANTO ORFEÔNICO. 1º v. Marchas, canções e cantos marciais para educação
consciente da "Unidade de Movimento". Rio de Janeiro/São Paulo: Irmãos Vitale,
1940.
CANTO ORFEÔNICO. 1º v. Marchas, canções e cantos marciais para a educação
consciente da "Unidade de Movimento". Adotado oficialmente nas escolas e nos
cursos especializados do Serviço de Educação Musical e Artístico (SEMA), do
Departamento de Educação Nacionalista da S. G. E. C. da Prefeitura do Distrito Federal
e no Colégio Pedro II. Rio de Janeiro: Casa Arthur Napoleão, s.d.
CANTO ORFEÔNICO. 2º v. Marchas, canções, cantos cívicos, marciais, folclóricos
e artísticos para a formação consciente da apreciação do bom gosto na música
brasileira. Rio de Janeiro: Irmãos Vitale, 1951.
GUIA PRÁTICO. 1º v. Estudo folclórico musical. São Paulo/Rio de Janeiro: Irmãos
Vitale, 1941.
SOLFEJOS. 1º v. Originais e sobre temas de cantigas populares para ensino de
canto orfeônico. Rio de Janeiro: Irmãos Vitale, 1940.
SOFEJOS. 2º v. Originais e sobre temas de cantigas populares para ensino de canto
orfeônico. Rio de Janeiro: Irmãos Vitale,1946.
Livros e periódicos
VILLA-LOBOS, Arminda. Villa-Lobos, o educador. Boletim Técnico-Cultural,
Museu Villa-Lobos, Rio de Janeiro, ano II, n. 1, p. 1-2, 1984.
JAGUARIBE, Celeste. Solfejo especial para Orfeão. Rio de Janeiro:CarlosWehrs&
Cia. LTDA.1o. volume,1933.
340
VILLA-LOBOS, Heitor. S.E.M.A. – Superintendência de Educação Musical e
Artística – Relatório Geral dos serviços realizados de 1932 a 1936. Boletim LatinoAmericano de Música, volume III, Oficina Gráfica "Gutenberg", Montevidéu, Uruguai,
abr. 1937(a), p. 369-405243;
____________. Programa do Ensino de Música – Jardim de Infância, Escolas
Elementar Experimental e Técnica Secundária e Cursos de Especialização – Série
C – Programas e Guias de Ensino, número 6". Departamento de Educação do
Distrito Federal. Oficina Gráfica da Secretaria-Geral de Educação e Cultura, Rio de
Janeiro, 1937(b), 83p.;
____________. O Ensino Popular da Música no Brasil – O Ensino da Música e do
Canto Orfeônico nas Escolas – Introdução, Síntese de um Relatório e o Índice e
Quadro Sinótico do Guia Prático. Departamento de Educação do Distrito Federal,
Superintendência de Educação Musical e Artística (SEMA). Oficina Gráfica da
Secretaria-Geral de Educação e Cultura, Rio de Janeiro, 1937(c), 55p.;
_____________. A Música Nacionalista no Governo Getúlio Vargas. DIP [1940],
69p.;
_____________. Educação Musical. Boletim Latino-Americano de Música, volume
VI, Imprensa Nacional, Rio de Janeiro, 1946, p. 495-588.
Catálogo "Villa-Lobos, sua obra". 2ª edição. Programa de Ação Cultural,
MEC/DAC/MVL. RJ, 1972, 334p.
Catálogo "Villa-Lobos, sua obra". 3ª edição. Revista, atualizada e aumentada.
MinC/Sphan/Pró-Memória. Rio de Janeiro: Museu Villa-Lobos, 1989. 324p.
Recortes de Jornais
GUANABARINO, Oscar. Pelo Mundo das Artes. Folhetim do Jornal do Commercio.
[mar. 1932]. MVL, Coleção Recortes de Jornais, 01.064.1e.00.
______________. Pelo Mundo das Artes. Folhetim do Jornal do Commercio. [jul.
1932]. MVL, Coleção Recortes de Jornais, 01.069.1.b.00.
243 Embora não tenha sido produzido para esse fim, o referido relatório foi publicado no Boletim LatinoAmericano de Música, volume III, abr. 1937(a), sendo essa a versão que utilizamos.
341
"O ensino de música e canto orpheônico nas escolas públicas: o exito do ensaio
conjunto sob a direção do maestro Villa-Lobos – Uma proxima demonstração de 13 mil
vozes". Jornal do Brasil [jul. 1932]. MVL, Coleção Recortes de Jornal, 01.062.1.e00.
Acervo Biblioteca Eugênia de Almeida Cunha – Conservatório Brasileiro de
Música
BEUTTENMÜLLER, Leonila Linhares. O orfeão na Escola Nova. Rio de Janeiro:
Irmãos Pongetti, 1937.
LIMA, Carlinda Figueiras. Canto a solo – Coral Orpheão. Rio de Janeiro: Officinas
Gráficas do "Jornal do Brasil", 1935.
LIMA, Florêncio de Almeida. O canto orfeônico no Curso Secundário. 1954.
Acervo Cleofe Person de Mattos
Arquivo Cleofe Person de Mattos. Projeto Petrobrás. Disponível em:
MATTOS, Cleofe Person de. [Certidão]. 04 maios 1956, Rio de Janeiro. (Emitida pela
Secretaria Geral de Educação e Cultura do DF). (Acervo Cleofe Person de Mattos.
Programa Petrobrás Cultural).
MATTOS, Cleofe Person de. [Depoimento]. S./d., Rio de Janeiro. (Anotações
manuscritas). (Acervo Cleofe Person de Mattos. Programa Petrobrás Cultural).
Acervo Nelson Macedo
BARRETO, Ceição de Barros. Coro Orfeão. Biblioteca de Educação, v. 28. São Paulo:
Melhoramentos, 1938.
AZEVEDO, Luiz Heitor Corrêa de (Org.). Revista Brasileira de Música. "Gilbert
Chase e a Música Latino-Americana". Escola Nacional de Música, Universidade do
Brasil, Ministério da Educação e Saúde. Rio de Janeiro, 3º fascículo, p. 307-308, 1940-
1941.
ROCHA, Aluízio José da. Radiodifusão. Revista Brasileira de Música, publicação
trimestral do Instituto Nacional de Música, Universidade do Rio de Janeiro, p. 260-262,
set. 1934.
342
_______. Radiodifusão, perspectivas de 1940. Revista Brasileira de Música, Escola
Nacional de Música, Universidade do Brasil, Ministério da Educação e Saúde, 1º
fascículo, p. 83-93, 1940.
Legislação:
DF, Decreto Municipal nº 3.281, de 23 de janeiro de 1928
DF, Decreto Municipal nº 19.890, de 18 abril de 1931.
DF, Decreto Municipal nº 3.763, de 1o
de fevereiro de 1932
DF, Decreto Municipal nº 3.864, de 30 de abril de 1932
DF, Decreto Municipal nº 4.387, de setembro de 1933.
DF, Decreto Municipal n° 5.513, de abril de 1935.
Decreto-Lei nº 1.063, de 20 de janeiro de1939.
Decreto-Lei nº 4.993, de novembro de 1942.
Decreto-Leinº 48.379, de 22 de junho de 1960
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ABDALA, Rachel Duarte. A fotografia construindo imagens da reforma de Fernando
Azevedo no Distrito Federal (1927-1930). In: VIDAL, Diana, G. (Org.). Educação e
reforma: o Rio de Janeiro nos anos 1920-1930. Belo Horizonte: Argvmentvm, 2008, p.
77-109.
ABRAHÃO, Sérgio. Organização administrativa do Iphan a partir de 1952. In: SILVA,
Maria Beatriz Setubal de Rezende (Org.). Brasil: monumentos históricos e
arqueológicos. Rio de Janeiro: Iphan, 2012, p. 329-344.
ALAMBERT, Francisco. O Brasil no espelho do Paraguai. In: MOTA, Carlos
Guilherme (Org.). Viagem incompleta: a experiência brasileira (1500-2000). 2. ed. São
Paulo: Editora Senac São Paulo, 2000.
343
ALMEIDA, Paula Cresciulo de. Um samba de várias notas: Estado, imprensa e
carnaval no Rio de Janeiro (1932-1935). 2013. Dissertação (Mestrado) – Universidade
Federal Fluminense, Niterói, RJ, 2013.
AMBROGI, Lucas Dias Martinez. Tensões sonoras: embates entre dois discursos sobre
o nacionalismo musical no Brasil – Mário de Andrade e o Grupo Música Viva (1920-
1950). 2012. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina,
2012.
ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas.3. ed.São Paulo: Companhia das
Letras, 2008.
ANDRADE, Flávia Cantuária Nobre. A música no currículo escolar brasileiro: o que
o a história nos revela? 2010. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Universidade
Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
ANDRADE, Mário de. Música doce música: A expressão musical dos Estados
Unidos. Rio de Janeiro: Typographia de G. Leuzinger & Filhos, 1940.
_______. Ensaio sobre a música brasileira. São Paulo: Martins, 1962.
_______. Pequena história da música. 8. ed. São Paulo: Martins, 1977.
ANDRADE, Nívea Maria da Silva. Significados da música popular: a Revista Weco,
revista de vida e cultura musical (1928-1931). 2004. Dissertação (Mestrado em
História) – Departamento de História, Pontifícia Universidade Católica do Rio de
Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.
ARCANJO JUNIOR, Loque. Francisco Curt Lange e o modernismo musical no Brasil:
identidade nacional, política e redes sociais entre os anos 1930 e 1940. Revista e-hum,
Belo Horizonte, v. 3, n. 2, p. 61-81, 2010.
_______. Francisco Curt Lange e Mário de Andrade entre o Americanismo e o
Nacionalismo musicais (1932-1944). Revista Temporalidades, Minas Gerais, v. 3, n.
1, p. 35-55, jan.-jul. 2011.
_______. (Re) dimensionando as fronteiras do nacional: identidades musicais de Heitor
Villa-Lobos entre o Americanismo e o Pan-Americanismo. Relações internacionais no
mundo atual, Curitiba, ano 1, n. 1, p. 115-140, 2011.
_______. Os sons de uma nação imaginada: as identidades musicais de Heitor VillaLobos. 2013. Tese (Doutorado em…) – Universidade Federal de Minas Gerais, Minas
Gerais, 2013.
344
AZEVEDO, Fernando. A educação entre dois mundos: problemas, perspectivas e
orientações. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1958.
________. A cultura brasileira: introdução ao estudo da cultura no Brasil. 4. ed.
Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1963.
________. A transmissão da cultura. São Paulo: Edições Melhoramentos, 1976.
________. Anísio Teixeira: pensamento e ação. Rio de Janeiro: Ed. Civilização
Brasileira, 1960. 326p.
AZEVEDO, Lia Calabre de. Na sintonia do tempo: uma leitura do cotidiano através da
produção ficcional radiofônica (1940-1946). 1996. Dissertação (Mestrado em…) –
Universidade Federal Fluminense, Niterói, 1996.
AZEVEDO, Luiz Heitor Corrêa de. Música e músicos do Brasil. Rio de Janeiro:
Livraria - Editora da Casa do Estudante do Brasil, 1950.
BAGGIO, Kátia Gerab. A “outra” América: a América Latina na visão dos intelectuais
brasileiros das primeiras décadas republicanas. Tese (Doutorado) – Universidade de São
Paulo, São Paulo, 1998.
BARBOSA, Júlia Monnerat. Militância Política e produção literária no Brasil (dos
anos 30 aos anos 50): as trajetórias de Graciliano Ramos e Jorge Amado e o PCB. Tese
(Doutorado) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2010.
BASTOS, Nilo Chaves de Brito. Sesp/FSESP: 1942 – evolução histórica – 1991. 2. ed.
Brasília: Fundação Nacional da Saúde, 1996.
BELCHIOR, Pedro. Arminda em fragmentos. BELQUIOR, Pedro; LADEIRA, Márcia
(Org.). Presença de Villa-Lobos: 100 anos de Arminda, v. 14. Rio de Janeiro: Museu
Villa-Lobos, 2012, 152p.
BELLO, José Luís de Paiva. História da educação no Brasil: o Manifesto dos
Pioneiros da Educação Nova. Disponível em:
em: 21 nov. 2013.
BENJAMIM, Walter. Magia e Técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história
da cultura. 7 ed. São Paulo: Brasiliense,1994. (Obras escolhidas: v.1)
___________. A imagem de Proust. In: Obras escolhidas. Magia e técnica, arte e
política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994. p.
37.
345
BLOCH, Marc. Apologia da história.Ou o ofício de historiador. Rio de janeiro: Jorge
Zahar, 2001.
BOMENY, Helena M. B. Os intelectuais da educação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar
Editor, 2001.
_________. Três decretos e um ministério: a propósito da educação no Estado Novo. In:
PANDOLFI, Dulce (0rg.). Repensando o Estado Novo. Rio de Janeiro: Ed. Fundação
Getúlio Vargas, 1999, p. 136-166.
BORGES, Mirelle Ferreira. Heitor Villa-Lobos, o músico educador. Dissertação
(Mestrado) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2008.
BOSI, Alfredo. Cultura Brasileira, temas e situações. Organização de Alfredo Bosi. 4
ed. São Paulo: Editora Ática, 1999, 224p.
_____. A educação e a cultura nas constituições brasileiras, "30" e a modernização do
Estado brasileiro. A questão da gratuidade do ensino público. Uma palavra sobre cultura
e constituição. In; BOSI, Alfredo (Org.). Cultura Brasileira, temas e situações. São
Paulo: Editora Ática, 1999, p. 208-218.
BOURDIEU, Pierre.O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. 2000.
___________. O poder simbólico. 16a. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012. 322p.
___________. A economia das trocas simbólicas. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2001.
___________. Razões práticas: sobre a teoria da ação. 9. ed. Campinas, SP: Papirus,
2008.
___________. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo
científica. São Paulo: Editora UNESP, 2004. 86p.
BUSCACIO, Cesar Maia. A música brasileira: um estudo da correspondência entre Curt
Lange e Camargo Guarnieri. Revista Artefilosofia, Ouro Preto, n. 2, p. 106-116, jan.
2007.
CANCLINI, Néstor García. Culturas híbridas – estratégias para entrar e sair da
modernidade. São Paulo: EDUSP, 1997. p.283-350.
CARNEIRO, Márcia Regina da Silva Ramos. Moral e ciência, família e nação – o
romper republicano através das convivências, observações e intervenções de Fernando
Magalhães. In: CARULA, Karoline; ENGEL, Magali Gouveia; CORRÊA, Maria
346
Letícia (Org.). Os intelectuais e a nação: educação, saúde e a construção de um Brasil
moderno. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2013.
CAROZZE, Valquíria Maroti; TONI, Flávia Camargo. Mário de Andrade, Francisco
Curt Lange e Carleton Sprague Smith: as discotecas públicas, o conhecimento musical e
a política cultural. Revista Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo, n. 57, p. 181-
204, 2013.
CAPELATO, Maria Helena R. Multidões em cena. Propaganda política no Varguismo
e no Peronismo. Campinas: Papirus, 1998. 311p.
___________. Propaganda política e controle dos meios de comunicação. In:
PANDOLFI, Dulce (0rg.). Repensando o Estado Novo. Rio de Janeiro: Ed. Fundação
Getúlio Vargas, 1999, p. 167-178.
___________. Estado Novo: Novas Histórias. In: FREITAS, Marcos Cezar (0rg.).
Histórias brasileiras em perspectivas. São Paulo: Contexto, 1998, p. 183-213.
CAMARGO, Aspásia. Do federalismo oligárquico ao federalismo democrático. In:
PANDOLFI, Dulce (0rg.). Repensando o Estado Novo. Rio de Janeiro: Ed. Fundação
Getúlio Vargas, 1999, p. 39-50.
CARVALHO, Delgado. Anísio, vulcão de ideias. In: Anísio Teixeira: pensamento e
ação. Retratos do Brasil, vol. 3. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1960, p. 219-
227.
CARVALHO, Hermínio B. O canto do pajé: Villa-Lobos e a música popular brasileira.
Rio de Janeiro: Espaço e Tempo: Metal Leve, 1988.
CASTRO, Hebe. História Social. In: CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Edgard
Ferreira. Domínios da História. 2ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011, p. 41-115.
CHAUÍ, Marilena.O nacional e o popular na cultura brasileira. 2. ed. São Paulo:
Editora Brasiliense, 1984. 106p.
CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. 4 ed. São Paulo: Estação Liberdade:
UNESP, 2006, 288p.
CONTIER, Arnaldo D. Passarinhada do Brasil: canto orfeônico, educação e
getulismo. 1.ed. Bauru: EDUSC, 1998 V.1,72p.
_________. Música e Ideologia no Brasil.2. ed. São Paulo: Novas Metas, 1978. V. 1,
123p.
347
_________. Música e História. Revista de História.FFLCH-USP, São Paulo, v.1, p.
69-89, 1989.
_________. Villa-Lobos: o selvagem da modernidade. Revista de História.FFLCHUSP, São Paulo, v. 135, p. 101-119, 1996.
CORREA, Mariza. As Ilusões da Liberdade: a Escola Nina Rodrigues & a
Antropologia no Brasil. Tese de Doutoramento. São Paulo, FFCLCH/USP,
Departamento de Ciências Sociais, 1982, 258 p.
CARULA, Karoline; ENGEL, Magali Gouveia; CORRÊA, Maria Letícia (Org.). Os
intelectuais e a nação: educação, saúde e a construção de um Brasil moderno. Rio de
Janeiro: Contra Capa, 2013.
CHAGAS, Mário. Cultura, patrimônio e museus. Revista Museu (internet).
CHERÑAVSKY, Anália. Um maestro no gabinete: música e política no tempo de
Villa-Lobos. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas,
Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.
CHUVA, Márcia Romeiro. Fundando a nação: a representação de um Brasil barroco,
moderno e civilizado. Topoi, Rio de Janeiro, v. 4, n. 7, p. 313-333, jul.-dez. 2003.
________. Os arquitetos da memória: sociogênese das práticas de preservação do
patrimônio cultural no Brasil (anos 1930-1940). 1. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ,
2009.
COLI, Jorge. Mundo Musical: Número Especial, 18-5-44. In: _____. Música final:
Mário de Andrade e sua coluna jornalística Mundo musical. Campinas: Ed. da
Unicamp, 1998.
_____. Mundo Musical: Música Universitária. In: _____. Música final: Mário de
Andrade e sua coluna jornalística Mundo musical. Campinas: Ed. da Unicamp, 1998.
COTTA, André Guerra; BLANCO, Pablo Sotuyo (Org.). Arquivologia e patrimônio
musical. Salvador: EDUFBA, 2006. [On-line].
_________. Correspondência pessoal como fonte histórica e musicológica. In:
Cadernos do Colóquio. Rio de Janeiro: Cadernos Do Colóquio, 8(1), 18. 2008 .
Disponível em http://www.seer.unirio.br/index.php/coloquio/article/viewFile/132/93.
Acessado em 15 de agosto de 2016.
COUTO, Mia Couto. E se Obama fosse africano? Rio de Janeiro: Companhia das
Letras, 2016, 208p.
348
CUNHA, Luiz Antonio. Educação e desenvolvimento social no Brasil. 5. ed. Rio de
Janeiro: Francisco Alves, 1980.
________, 1997 repete 1937? Unificação e Segmentação no Ensino Brasileiro. In:
Seminário "Um olhar sobre Anísio". Mesa Redonda "Política Educacional", Rio de
Janeiro, 3 set. 1999. Rio de Janeiro, UFRJ/CFCH/PACC, Fundação Anísio Teixeira,
1999. Site:http://www.bvanisioteixeira.ufba.br/artigos/LuizAntonio.htm. Acesso em:
15 jun. 2015.
DALLABRIDA, Norberto. A reforma Francisco Campos e a modernização
nacionalizada do ensino secundário. Educação, Porto Alegre, v. 32, n. 2, p. 185-191,
maio/ago 2009.
D’ASSUMPÇÃO, José Teixeira de. Didática especial de canto orfeônico.
MEC/CADES, s.d.
DUPRAT, Régis. O legado de Francisco Curt Lange (1903-1997). Revista Brasileira
de Música, Escola de Música – UFRJ, Rio de Janeiro, v. 23/2, p. 261-165, 2010.
EGG, André Acastro. O debate no campo do nacionalismo musical no Brasil dos
anos 1940 e 1950: o compositor Guerra Peixe. 2004. Dissertação (Mestrado em…) –
Universidade Federal do Paraná, Paraná, 2004.
_______. Fazer-se compositor: Camargo Guarnieri 1923-1945. Tese (Doutorado
em…) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São
Paulo, São Paulo, 2010.
_______. Modernismo musical e colaboração internacional na política de boa
vizinhança. Revista Baleia na Rede, Marília, SP, v. 1, n. 10, p. 62-81, 2013.
ELIAS, Norbert. O processo civilizador: formação do Estado e civilização. Rio de
Janeiro: Jorge Zahar, 1990 (v. 1).
______. O processo civilizador: formação do Estado e civilização. Rio de Janeiro:
Jorge Zahar, 1993 (v. 2).
_______. Mozart Sociologia de um gênio. Rio de Janeiro: Zahar, 1995.
_______. Sobre o tempo. Rio de Janeiro: Zahar, 1998
ENDERS, Armelle. Os vultos da nação: fábrica de heróis e formação dos brasileiros.
Rio de Janeiro: Editora FGV, 2014.
349
FAUSTO, Boris. O Estado Novo no contexto internacional. In: PANDOLFI, Dulce
(0rg.). Repensando o Estado Novo. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getúlio Vargas,
1999, p. 17-20.
FÁVERO, M. L. A. A. Universidade e poder: análise crítica/fundamentos históricos:
1930 - 45. 2. ed. Brasília: Editora Plano, 2000.
FÁVERO, M. L. A; LOPES, Sonia C. (Orgs.). A Universidade do Distrito Federal
(1935-1939): Um projeto além de seu tempo. Brasília: Liber Livros, 2009.
FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira. De tramas e fios: um ensaio sobre música
e educação. São Paulo: Unesp, 2003.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. RiodeJaneiro: Graal, 1979.
FRANÇA, Eurico Nogueira. O Villa-Lobos que eu conheci. In: Revista do Brasil, Rio
de Janeiro: RIOARTE, ano 4, n. 1, 1988.
FRANZINI, Fábio. A década de 30, entre a memória e a história da historiografia
brasileira (Cap. 13). In: NEVES, Lúcia Maria Bastos; GUIMARÃES, Lúcia Maria
Paschoal; GONÇALVES, Márcia de Almeida; GONTIJO, Rebeca. (Org.). Estudos de
historiografia brasileira. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011.
FREIRE, A.; XAVIER, L. N. Educação e política na reforma da instrução pública
do Distrito Federal (1927-1930). In: Congresso Brasileiro de História da Educação, 2.
Anais... Natal: SBHE, 2002.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1974.
_______. Educação como prática da liberdade. 7. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra,
1977.
_______. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz &
Terra, 1978.
_______. Educação e mudança.Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1983.
_______. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio
de Janeiro: Paz & Terra, 1992.
FROTA, Lélia Coelho (Org.). Carlos e Mário: correspondência completa entre Carlos
Drummond de Andrade e Mário de Andrade. RiodeJaneiro: Bem Te Vi, 1982.
FUKS, Rosa. O discurso do silêncio. 1. ed. Rio de Janeiro: Enelivros, 1991.
350
_____ . A formação da identidade do professor de música: do passado ao presente,
linhas de continuidade e de descontinuidade. Encontro Anual da ABEM. 3, 1994,
Bahia.
GARCIA, Tânia da Costa. O “it verde e amarelo” de Carmen Miranda (1930-1946).
São Paulo: Annablume/FAPESP, 2004.
GILIOLI, Renato de Souza Porto. Educação e cultura no rádio brasileiro: concepções
de radioescola em Roquette-Pinto. 2008. 409p. Tese (Doutorado) – Faculdade de
Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
_______. Educação musical antes e depois de Villa-Lobos e os registros sonoros de
uma época. Rio de Janeiro: FBN/Minc, 2008.
________. “Civilizando pela música”: a pedagogia do canto orfeônico na escola
paulista da Primeira República (1910 – 1920).. Dissertação (Mestrado em Educação)
- Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – USP, São Paulo, 2003.
GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes: o cotidiano e as ideias de um moleiro
perseguido pela Inquisição. São Paulo: Companhia de Bolso, 2006.
GOLDEMBERG, R. Educação musical: a experiência do canto orfeônico no Brasil.
Pro-Posições. Campinas, vol.6, n.3[18], p.103-109, nov.1995. Disponível em
9 jun. 2016.
GOMES, Ângela de Castro. Revolução e questão social. O Redescobrimento do Brasil.
In: OLIVEIRA, Lúcia Lippi (Org.). Estado Novo: ideologia e poder. Rio de Janeiro:
Zahar, 1982.
_______. Essa gente do Rio... os intelectuais cariocas e o modernismo. Estudos
Históricos, Rio de Janeiro, v. 6, n. 11, p. 62-77, 1993.
_______.(org.). Capanema: o ministro e seu ministério. Rio de Janeiro: Editora FGV,
2000.
_______. Cultura e identidade nacional no Brasil do século XX. In: GOMES, Ângela de
Castro (org.). A República do Brasil. RiodeJaneiro: FGV, 2002.
_______. Cultura política e cultura histórica no Estado Novo. In: ABREU, Martha;
SOIHET, Rachel; GONTIJO, Rebeca (Org.). Cultura política e leituras do passado:
historiografia e ensino de História. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. p. 43-
62.
351
_______. A República, a história e o IHGB. Belo Horizonte: Argvmentvm, 2009.
_______. Nas gavetas da história do Brasil: ensino de história e imprensa nos anos
1930. In: FERREIRA, Marieta de Moraes (Org.). Memória e identidade nacional. Rio
de Janeiro: Editora FGV, 2010.
_______. A biblioteca de Viriato Corrêa: incursões sobre a leitura e a escrita de um
intelectual brasileiro. In: DUTRA, Eliana de Freitas (Org.). Brasil em dois tempos:
história, pensamento social e tempo presente. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
_______. História e historiadores. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2013, caps. 1 e 2.
_______. A invenção do trabalhismo. 3a. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005.
GOMES, Ângela; HANSEN, Patrícia. Intelectuais mediadores: práticas culturais e a
ação política. Organização de Angela de Maria de Castro Gomes e Patricia Santos
Hansen. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016. 489p.
GONÇALVES, Maria das Graças R. Villa-Lobos, o educador: canto orfeônico e
Estado Novo. 2017, 623p. Tese (Doutorado). Instituto de História. Universidade Federal
Fluminense, Niterói, 2017.
GONTIJO, Rebeca. Memória e história da historiografia no Brasil: a invenção de uma
moderna tradição, anos 1940-1960. In: SOIHET, Rachel; ALMEIDA, Maria Regina
Celestino de; AZEVEDO, Cecília; GONTIJO, Rebeca (Org.). Mitos, projetos e
práticas políticas: memória e historiografia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,
2009. p. 141-160.
GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais. O princípio educativo. Jornalismo. Cadernos do
Cárcere, v. 2, n. 12, 1932 (1979).
_________. Maquiavel. Notas sobre o Estado e a política. Cadernos do Cárcere. v. 3,
1932 (2007).
GUALTIERI, Regina Cândida Ellero. Fernando Azevedo e a renovação cultural dos
anos 1930-1940. In: CARULA, Karoline; ENGEL, Magali Gouveia; CORRÊA, Maria
Letícia (Org.). Os intelectuais e a nação: educação, saúde e a construção de um Brasil
moderno. Rio de Janeiro: Contracapa, 2013. p. 141- 176.
GUIMARÃES, Luiz. Villa-Lobos visto da plateia e na intimidade (1912-1935). Rio
de Janeiro, 1972.
352
GUÉRIOS, Paulo Renato. Heitor Villa-Lobos: o caminho sinuoso da predestinação. 1.
ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A,
2000. (11. ed.: 2006).
HANSEN, Patrícia. Brasil, um país novo: literatura cívico-pedagógica e a construção
de um ideal de infância brasileira na Primeira República. Tese (doutorado em
História), USP, 2007.
HARTOG, François. Regimes de Historicidade: presentismo e experiências do tempo.
Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
HIKIJI, Rose Satiko Gitirana. A música e o risco: etnografia da performance de
crianças e jovens. São Paulo: Editora da USP, 2006.
HORTA, Luís Paulo. Heitor Villa-Lobos: biografia e catálogo da obra. Rio de Janeiro:
Alumbramento, 1987.
IGAYARA-SOUZA, Susana Cecília Almeida. Entre palcos e páginas: a produção
escrita por mulheres sobre música na história da educação musical no Brasil (1907-
1958). Tese Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação Faculdade de
Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo: 2011, 356 p.
_________________. As disputas pela história do canto orfeônico e a memória de suas
instituições em manuais didáticos (décadas de 30-60). Anais Eletrônicos. IX Congresso
Brasileiro de História da Educação. João Pessoa, Universidade Federal da Paraíba. p. 1-
20. Ago. 2017.
JAMES, Henry. A vida privada e outras histórias. São Paulo: Nova Fronteira, 2001.
JARDIM, Eduardo. Mário de Andrade: eu sou trezentos. Rio de Janeiro: Edições de
Janeiro, 2015.
JARDIM, Vera L. G. Os sons da República. O ensino da música nas escolas públicas
de São Paulo na Primeira República - 1889 - 1930. 2003. Dissertação (Mestrado em
Educação) - PUC – SP.
________. Institucionalização da profissão docente – o professor de música e a
educação pública. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 21, 15-24, mar. 2009.
353
LAGO, Manoel Correia. Recorrência temática na obra de Villa-Lobos exemplos do
cancioneiro infantil. Cadernos do Colóquio. 2003, p. 107-124.
______. Villa-Lobos nos anos 1930 e 1940: transcrições e "work in progress". Revista
Brasileira de Música. Rio de Janeiro: Escola de Música da UFRJ, v.28, n. 1, p.87- 106,
jan. / jun. 2015.
KATER, Carlos. Música Viva e H. J. Koellreutter: movimentos em direção à
modernidade. São Paulo: Musa Editora/Através, 2001.
_______. Música, Educação Musical, América Latina e Contemporaneidade: (um) a
questão... Anais do VI Encontro Nacional da ANPPOM. Rio de Janeiro, 2-6 de
agosto de 1993. p. 97-104.
KIEFER, Bruno. História da música brasileira, dos primórdios ao século XX. Porto
Alegre: Movimento, 1977.
_______. Villa-Lobos e o modernismo na música brasileira. Porto Alegre:
Movimento, 1981.
LADEIRA, Márcia. Pedagogia do sonho. BELQUIOR, Pedro; LADEIRA, Márcia
(Org.). Presença de Villa-Lobos: 100 anos de Arminda, v. 14. Rio de Janeiro: Museu
Villa-Lobos, 2012, 152p.
LEÃO, A. Carneiro. Apóstolo realizador. In: Anísio Teixeira: pensamento e ação.
Retratos do Brasil, vol. 3. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1960.
LE GOFF, Jacques. Documento/monumento. In: _______. História e memória. 4. ed.
Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2003. p. 525-541.
LEMOS JUNIOR, Wilson. Canto Orfeônico: uma investigação acerca do ensino de
música na escola secundária pública de Curitiba (1931-1956). 2005. Dissertação
(Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná - UFP, Curitiba.
_______________. Os defensores do ensino de música na escola brasileira durante a
primeira metade do século XX. Revista Eletrônica de Musicologia, V. XIII, set. 2010.
Acesso em: 29 mar. 2017.
______________. O ensino do canto orfeônico na escola secundária brasileira (décadas
de 1930 e 1940). Revista HISTEDBR On-line. Campinas, n. 42, p. 279-295, jun 2011.
______________. História da educação musical e a experiência do canto orfeônico no
Brasil. EccoS Revista Científica, Universidade Nove de Julho, São Paulo, n. 27, p. 67-
80, jan/abril, 2012.
354
LISBOA, Adriana Coutinho. Villa-Lobos e o Canto Orfeônico: música, nacionalismo
e ideal civilizador. 2005. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual Paulista, São
Paulo, 2005.
LOPES, Sonia de Castro. Oficina de Mestres: história, memória e silêncio sobre a
Escola de Professores do Instituto de Educação do Rio de Janeiro (1932-1939). Rio de
Janeiro: DP&A; FAPERJ, 2006, 328p.
______. Um modelo autônomo e integrador de formação docente: a breve experiência
da Universidade do Distrito Federal (1935-1939). Revista Contemporânea de
Educação, v. 3, n. 5, p. 144-161, 2008.
______. Formação de professores no Rio de Janeiro durante o Estado Novo. Cadernos
de Pesquisa, v. 39, n. 137, p. 597-619, maio/ago 2009.
LORENZZONI, Ângela Cristina. Benedito Nicolau dos Santos (1878-1956): intelectual,
compositor, regente, professor. Revista Música e Músicos do Paraná: sociedade,
estéticas e memória, Artembap, Curitiba, v. 1, p. 36-48, 2014.
MACHADO, Maria Célia. Heitor Villa-Lobos. RiodeJaneiro: Francisco Alves, 1987.
MAIA GALVÃO, Laila. Constituição, educação e democracia: a Universidade do
Distrito Federal (1935-1939) e as transformações da Era Vargas. 2017. Tese
(Doutorado em Direito) - Faculdade de Direito da Universidade de Brasília – UNB,
Brasília.
MARIZ, Vasco. História da música no Brasil. 4. ed. Rio de Janeiro: Civilização
Brasileira, 1994.
_______. História da Música no Brasil. 6. ed. ampliada e atualizada. Rio de Janeiro:
Nova Fronteira, 2005.
_______. Heitor Villa-Lobos, o homem e a obra.Rio de Janeiro: Academia Brasileira
de Música/Francisco Alves, 2006.
_______. Heitor Villa-Lobos compositor brasileiro. 6a. ed. Rio de Janeiro: Minc -
Fundação Nacional Pró-Memória - MVL, s/d, 173 p.
MEC/SPHAN/PRÓ-MEMÓRIA. Proteção e revitalização do patrimônio cultural no
Brasil: uma trajetória. Brasília: MEC/Sphan/Pró-Memória, 1980.
MAZZEU, Renato Brasil. Heitor Villa-Lobos: questão nacional e cultura brasileira.
Dissertação de Mestrado. Departamento de Sociologia do Instituto de Filosofia e
Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas, Unicamp. Campinas, SP.
2002.
355
MEIRELES, Cecília. Crônicas de Educação. 2. Ed. Volume 4. São Paulo: Global
Editora, 2017.
MELLO, Maria Teresa Villela Bandeira. Saúde pública e nação: o Serviço Especial de
Saúde Pública e os meios de comunicação de massa a serviço da educação sanitária. In:
CARULA, Karoline; ENGEL, Magali Gouveia; CORRÊA, Maria Letícia (Org.).
Intelectuais e a nação: educação, saúde e construção de um Brasil moderno. Rio de
Janeiro: Contra Capa, 2013, p. 243-267.
MELLO, Olympio. Mensagem apresentada à Câmara Municipal do Distrito Federal
pelo prefeito em exercício, Olympio de Mello, em 3 de maio de 1936. Rio de Janeiro:
Jornal doBrasil, 1936. 121p. Disponível
em:
MENDONÇA, Ana Waleska. Anísio Teixeira e a Universidade de Educação. Rio de
Janeiro: Editora UERJ, 2002.
____________. Universidade, ciência e cultura no pensamento de Anísio Teixeira.
ALCEU - v.4 - n.7 - p. 150 a 163. Jul./Dez. 2003
____________. A Universidade no Brasil. Revista Brasileira de Educação. n. 14 - p.
131 - 150. Mai. / Jun. / Jul./Ago. 2000
MICELI, Sérgio. Intelectuais e classe dirigente no Brasil (1920-1945). São Paulo:
Difel, 1979.
MONTERO, Luis Merino. Francisco Curt Lange (1903-1997): tributo a un americanista
de excepción. Revista Musical Chilena, Santiago del Chile, año LII, n. 189, EneroJunio, p. 9-36, 1998.
MONTI, Ednardo Monteiro Gonzaga. Canto Orfeônico: Villa-Lobos e as
representações sociais da Era Vargas. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) -
Universidade Católica de Petrópolis - UCP, Petrópolis.
MORAES, Marcos Antonio de (Org.). Correspondência Mário de Andrade e Manuel
Bandeira. São Paulo: IEB/USP, 2000.
MOTA, Carlos Guilherme (Org.). Brasil em perspectiva. 14. ed. São Paulo: Difel,
1984.
MOURÃO, Rui. O alemão que descobriu a América. Belo Horizonte: Itatiaia, 1990.
356
_______. A área da cultura e o Museu Villa-Lobos nos anos 80. Presença de VillaLobos: 100 anos de Arminda. Rio de Janeiro: Museu Villa-Lobos, v. 14, p. 54-62, 2012.
MOYA, Fernanda Nunes. A Discoteca Pública Municipal de São Paulo: um projeto
modernista para a música nacional. 2010. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de
Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Assis, SP, 2010.
_______. Francisco Curt Lange e o americanismo musical nas décadas de 1930 e 1940.
Faces da História, Assis, SP, v. 2, n. 1, p. 17-37, jan.-jun. 2015.
NAVES, Santuza Cambraia. O violão azul: modernismo e música popular. Rio de
Janeiro: FGV, 1998.
NEVES, José Maria. Música contemporânea brasileira. São Paulo: Ricordi, 1981.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. São Paulo,
2000.
NUNES, Clarice. História da educação brasileira: novas abordagens de velhos objetos.
In: Teoria e Educação. Porto Alegre (6), p. 151-182, 1992.
_______. Cultura escolar, modernidade pedagógica e política educacional no espaço
urbano carioca. In: HERSCHMANN, Micael; KROPF, Simone; NUNES, Clarice.
Missionários do progresso: médicos, engenheiros e educadores no RJ-1870/1937. 10.
ed. Rio de Janeiro: Diadorim, 1996. p. 155-224. Disponível em:
_______.A Cultura Jurídico-Política e a Educação Brasileira: um Campo de Estudos em
Aberto. Educação em Revista, Belo Horizonte (18/19), 6-14, dez. /93-jun./94.
OLIVEIRA, Alda de Jesus. A educação musical no Brasil. Boletim da Associação
Brasileira de Educação Musical, ABEM: Rio de Janeiro, no. 1, Ano I, maio, 1992, p.
35 - 40.
OLIVEIRA E SILVA, Arlette Pinto. A presença do educador na ABE. Rio de Janeiro,
v.32, n.101, p.12-17, abr./jul. 2000.
OLIVEIRA, Laiana Lannes de. Entre a miscigenação e a multirracialização:
brasileiros negros ou negros brasileiros? O desafio do movimento negro brasileiro no
período de valorização nacionalista (1930-1950) – A Frente Negra Brasileira e o Teatro
Experimental do Negro. 2008. Tese (Doutorado) – Universidade Federal Fluminense,
Niterói, 2008.
357
OLIVEIRA, Lúcia Lippi de (Org.). Estado Novo: ideologia e poder. Rio de Janeiro:
Zahar, 1982.
PAIM, Antonio. A UDF e a ideia de Universidade. Rio de Janeiro: Edições Tempo
Brasileiro, 1981.
PALMA FILHO, J. C. Pedagogia Cidadã.Cadernos de Formação. História da
Educação. 3 ed. São Paulo: PROGRAD/UNESP. Santa Clara Editora, 2005, p.61-74.
PANDOLFI, Dulce (Org.). Repensando o Estado Novo. Rio de Janeiro: FGV, 1999.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez. O maestro da ordem: Villa-Lobos e a cultura
cívica nos anos 1930 e 1940. ArtCultura, Uberlândia, v. 10, n. 17, p. 173-189,
julho/dezembro, 2008.
_______. Som da nação: educação musical e civismo no Estado Novo (1937-1945).
ALCEU, Rio de Janeiro, v. 9, n. 18, p. 174-185, jan.-jun. 2009.
_______. Cultura cívica e memória no Estado Novo brasileiro. Diálogos,
DHI/PPH/UEM, v. 13, n. 2, p. 401-412, 2009.
PAULILO, André Luiz. A reforma de Fernando de Azevedoem artigos de imprensa e
sua ação política na Diretoria de Instrução Pública do Distrito Federal (1927-1930). In:
Diana Gonçalves Vidal. (Org.). Educação e reforma: o Rio de Janeiro nos anos 1920-
1930. 1ed. Belo Horizonte: Argvmentvn, 2008, v., p.45-58.
PAZ, Ermelinda A. Heitor Villa-Lobos, o educador. In: PREMIO GRANDES
EDUCADORES BRASILEIROS 1988. Monografia Premiada. Brasília, DF:
Inep/MEC, 1989. Disponível em:
_______. Villa-Lobos: Sôdade do Cordão. Rio de Janeiro: ELF, 2000.
_______. Villa-Lobos e a música popular brasileira. Rio de Janeiro: Eletrobras, 2004.
PENNA, Maura. A dupla dimensão da política educacional e a música na escola: II- da
legislação à prática escolar. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 11, p. 7-16, setembro,
2004.
POCOCK, John G. A. Linguagens do ideário político. São Paulo: EDUSP, 2013.
POLLAK, Michael. Memória, esquecimento e silêncio. Estudos Históricos, Rio de
janeiro, v. 2, n. 3, p. 3-15, 1989.
358
POULOT, Dominique. Uma história do patrimônio no Ocidente. São Paulo: Estação
Liberdade, 2009.
PRADO, Maria Ligia Coelho. O Brasil e a distante América do Sul. Revista de
História: Humanitas, n. 145, p. 127-149, 2001.
REALE, Miguel. Tombamento e preservação do patrimônio artístico e cultural. Revista
de Direito Administrativo, v. 261, p. 255-266, set.-dez. 2012.
ROCHA, Inês de Almeida. Canções de Amigo: redes de sociabilidade na
correspondência de Liddy Chiaffarelli Mignone para Mário de Andrade. 2010. Tese
(Doutorado) – Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
_______. "Quanta coisa para pensar nos tem dado essa gente": educadores musicais
brasileiros em viagem aos Estados Unidos. Opus, Porto Alegre, v. 18, n. 1, p. 101-126,
jun. 2012.
_______. Formação de professores de música: modelos em disputa. In: CONGRESSO
DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: GLOBAL, NACIONAL E REGIONAL, 9, 2017,
João Pessoa. Anais... João Pessoa: Universidade Federal de João Pessoa, 2017. v. 1, p.
1-13.
RODRIGUES, Rosane Nunes. A escolarização dos saberes domésticos e as múltiplas
representações do feminino, Rio de Janeiro - 1920 e 1930. In: VIDAL, Diana, G. (Org.).
Educação e reforma: o Rio de Janeiro nos anos 1920-1930. Belo Horizonte:
Argvmentvm, 2008, p. 59-76.
ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da Educação no Brasil. 11 ed. Petrópolis:
Editora Vozes, 1989.
ROSA, Cristiana Souza da. Para além das fronteiras nacionais: um estudo comparado
entre os Institutos de Cinema Educativo do Estado Novo e do fascismo (1925-1945).
2008. Tese (Doutorado) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2008.
ROSS, Alex. O resto é ruído: escutando o século XX. São Paulo: Cia. das Letras, 2009.
RÜSEN, Jörn. Como dar sentido ao passado. História e historiografia, UFOP, Ouro
Preto-MG, n. 2, março 2009.
SALLES, Vicente. Canto Orfeônico no Pará. Música em Contexto, Revista do
Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade de Brasília. Ano 1, n. 1, p. 57-
71, setembro de 2007.
SANTOS, Fernanda Lays da Silva. As marcas do higienismo de Arthur Ramos na
escola nova e no currículo nos anos 1920-1940 em Alagoas. 2018. Dissertação
359
(Mestrado em Educação Brasileira) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação
em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
SANTOS, Marco Antônio Carvalho. Heitor Villa-Lobos. Recife: Editora Massangana,
2010. (Fundação Joaquim Nabuco).
SANTOS, Raquel Paz dos. Relações Brasil-Argentina: a cooperação cultural como
instrumento de integração regional. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol.
22, n. 44, p. 355-375, julho/dezembro, 2009.
SANTOS, Rodrigo Oliveira dos. O nacionalismo musical: a luta pela definição de um
campo de produção simbólica. In: ANPUH – XXV Simpósio Nacional de História.
Fortaleza, 2009.
SARLO, Beatriz. Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva. São Paulo:
Companhia das Letras; Belo Horizonte: UFMG, 2007.
SAVIANI, Dermeval. Aberturas para a história da Educação: do debate teóricometodológico no campo da história ao debate sobre a construção do sistema nacional de
educação no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2013.
SCHUELER, Alessandra Frota M. de; PINTO, Rebeca Natacha de Oliveira.
Pensamentos e projetos educacionais do professor André Pinto Rebouças (1838-1898)
progresso, civilização e reforma social. In: CARULA, Karoline; ENGEL, Magali
Gouveia; CORRÊA, Maria Letícia (Org.). Os intelectuais e a nação: educação, saúde e
a construção de um Brasil moderno. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2013.
SCHWARTZMAN, Simon. Tempos de Capanema. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora
FGV/Paz & Terra, 2000.
________________. Simon; BOMENY, Helena; COSTA, Vanda. Tempos de
Capanema. Capítulo 3: Ação Cultural – 1. Presença do modernismo. 1.Ed.São Paulo:
Editora da Universidade de São Paulo/Paz & Terra, 1984 (2ª edição: Fundação Getulio
Vargas / Paz &Terra 2000). Disponível em:
2014.
SILVA, Ana Paula Barcelos Ribeiro da. Diálogos sobre a escrita da História: Brasil e
Argentina (1910-1940). Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 2011.
SILVA, Flávio. Entre o nacional e o musical. Revista do Patrimônio Histórico e
Artístico Nacional, n. 29, p. 257-281, 2001.
SILVA, Júlio Claudio da. História do nascimento dos estudos das culturas de origem
africanas nas Américas (1930-1940). XIV. In: ENCONTRO REGIONAL DA ANPUH-
360
RIO. MEMÓRIA E PATRIMÔNIO, 14, 2010. Anais eletrônicos… Rio de Janeiro:
Associação Nacional de História. Disponível em:
SILVEIRA, Juracy. Alguns aspectos da reforma Anísio Teixeira no Rio de Janeiro. In:
Anísio Teixeira: pensamento e ação. Retratos do Brasil, vol. 3. Rio de Janeiro:
Civilização Brasileira, 1960, p. 191-218.
SILVEIRA, Leandro Manhães. Nas trilhas dos sambistas e "povo dos santos":
memórias, cultura e territórios negros do Rio de Janeiro (1905-1950). 2012. Dissertação
(Mestrado) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2012.
SIRINELLI, Jean-François. Os Intelectuais. In: RÉMOND, René (Org.). Por uma
história política.Rio de Janeiro: FGV, 2003. p. 231-269.
SOUZA, Jusamara. Funções e objetivos da aula de música vistos e revistos através da
literatura dos anos trinta. Boletim da Associação Brasileira de Educação Musical,
ABEM: Rio de Janeiro, no. 1, Ano I, maio 1992, p. 12-21.
_______. Sobre as várias histórias da educação musical no Brasil. Revista da ABEM,
v. 22, n.33, Londrina, p 109-120, jul/dez. 2014.
SOUZA, Leandro Candido de. H.-J. Koellreutter e a Revista Música Viva:
apontamentos sobre a modernidade musical brasileira. Faces da História, Assis-SP, v.
1, n. 2, p. 161-185, jul.-dez. 2014.
SOUZA, Vanderlei Sebastião de. A eugenia no Brasil: ciência e pensamento social no
movimento eugenista brasileiro do entreguerras. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE
HISTÓRIA, 23, 2005, Londrina. Anais… Londrina: Associação Nacional de História,
2005.
_______. Retratos da nação: os ‘tipos antropológicos’ do Brasil nos estudos de Edgard
Roquette-Pinto, 1910-1920. Ciências Humanas, Boletim do Museu Paraense Emílio
Goeldi, v. 7, n. 3, p. 645-669, set.-dez. 2012.
SQUEFF, Ênio; WISNIK, José Miguel. O nacional e o popular na cultura brasileira.
São Paulo: Brasiliense, 2004.
TAVARES, Evany Vasconcellos Tavares. Ensino de canção em orfeão. Tese, s.d.
TEIXEIRA, Anísio. Discurso de posse do director-geral de Instrucção Pública. Boletim
de Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1/2, p. 75-76, jan.-jun. 1932.
361
________. Ciência e arte de educar. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 28,
n. 68, p. 3-16, out.-dez. 1957.
________. Villa-Lobos nas escolas. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Rio
de Janeiro, v.36, n.84, p.186-187, out. - dez. 1961. Disponível
em:
________. Educação e universidade. Rio de Janeiro: Editora UERJ, 1998.187p.
TEIXEIRA, Nilza Carla. Marcos Histórico da Educação Musical no Brasil.
PROGEPE/UNIMOVE, 2014. Site: http://www.webartigos.com/artigos/marcoshistorico-da-educacao-musical-no-brasil/118434/. Acesso em 19.03.2016.
TEIXEIRA, Heloisa Maria. Intercâmbio de ideias: Arthur Ramos e intelectuais das
Américas sobre a questão cultural negra (1930-1949). In: SIMPÓSIO DE HISTÓRIA
NACIONAL, 29, 2017. Anais eletrônicos… Associação Nacional de História, 2017.
Disponível em:
TONI, Flávia Camargo. Mário de Andrade e Villa-Lobos.Revista do Instituto de
Estudos Brasileiros, n. 27, p. 43-58, 31 dez. 1987.
_______. Missão: as pesquisas folclóricas. Revista USP, São Paulo, n.77, p.24-23,
março/maio, 2008.
TOTA, Antonio Pedro. O imperialismo sedutor: americanização do Brasil na época da
2ª Guerra. São Paulo: Cia. das Letras, 2000.
TUPINAMBÁ. Irene Oliveira. Dois momentos, dois coros. Dissertação (mestrado
em…) – Centro de Estudos e Pesquisas do Conservatório Brasileiro de Música, Rio de
Janeiro, 1993.
URIBARREN, Maria Sabino. Contatos e intercâmbios americanos no IPHAN: o setor
de recuperação de obras de arte (1947-1976). Tese de Dotorado em Arquitetura e
Urbanismo, USP, 2015.
VAINFAS, Edgard Ferreira. História das Mentalidades e História Cultural. In:
CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Edgard Ferreira. Domínios da História. 2ed.
Rio de Janeiro: Elsevier, 2011, p. 117-151.
VELLOSO, Mônica Pimenta. Cultura e poder político: uma configuração do campo
intelectual. In: _____. Estado Novo: ideologia e poder. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.
362
VERÍSSIMO, Erico. Meus encontros com Villa-Lobos. Presença de Villa-Lobos. 1.
ed. Rio de Janeiro: MEC/DAC/MuseuVilla-Lobos, 1969. V. 3, p. 55-70.
VERÍSSIMO, Erico. A volta do gato preto. Rio de Janeiro: Globo, 1978. 520p.
VIEIRA, Ana Paula Leite. Cecília Meireles e a Educação da Infância pelo folclore.
2013. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2013.
VICENZI, Lectícia Josephina Braga de. A fundação da Universidade do Distrito
Federal e seu significado para a educação no Brasil. Fórum Educacional. Rio de
Janeiro, v.10, n.3, jul. / set. 1986.
VIDAL, Diana Gonçalves. O exercício disciplinado do olhar: livros, leituras e práticas
de formação docente no Instituto de Educação do Distrito Federal (1932-1937).
Bragança Paulista: Editora da Universidade São Francisco, 2001.
_______. Nacionalismo e tradição na prática discursiva de Fernando Azevedo.
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo (37). p. 35-51,1994
_______. Educação e reforma: o Rio de Janeiro nos anos 1920-1930. VIDAL, Diana
(Org.). Belo Horizonte: Argvmentvm, 2008, p. 45-58.
VILLA-LOBOS, Heitor.Educação musical. Presença de Villa-Lobos, Rio de Janeiro:
MVL, v. 13, 1991.
_______. Os primórdios do movimento orfeônico. Boletim Latino-Americano de
Música, RiodeJaneiro, ano VI, tomo VI, 1946.Reeditado pelo Museu Villa-Lobos.
Presença de Villa-Lobos, Rio de Janeiro: MVL, v. 13, p. 14-15, 1991.
_______. O Conservatório Nacional de Canto Orfeônico. Boletim Latino-Americano de
Música, RiodeJaneiro, ano VI, tomo VI, 1946.Reeditado pelo Museu Villa-Lobos,
Presença de Villa-Lobos, Rio de Janeiro: MVL, v. 13, p. 70-71, 1991.
WAHRLICH, Beatriz M de Souza. Reforma administrativa na era de Vargas. Rio de
Janeiro: Ed. da Fundação Getúlio Vargas, 1983. 908p.
WISNIK, José Miguel. O coro dos contrários: a música em torno da Semana de 22.
1.ed. São Paulo: Duas Cidades,1977. v. 1. 188p.
________. Villa-Lobos, um descobridor. O Estado de São Paulo, São Paulo, D8, 28
nov.1999.
________. Algumas questões de música e política. In: BOSI, Alfredo (Org.). Cultura
Brasileira, temas e situações. São Paulo: Editora Ática, 1999, p. 114- 123.
363
________. Getúlio da Paixão Cearense (Villa-Lobos e o Estado Novo). In: O nacional e
o popular na cultura brasileira. São Paulo: Brasiliense, 2004, p. 128-192.
XAVIER, Libânia Nacif. Para além do campo educacional: um estudo sobre o
Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932). Bragança Paulista, SP: EDUSF,
2002.
________. Universidade, pesquisa e educação pública em Anísio Teixeira. Revista
História, Ciencias e Saúde-Manguinhos, vol.19, no. 2, Rio de Janeiro, abr./jun. 2012, p.
669-682.
________. Interfaces entre a história da educação e a história social e política dos
intelectuais: conceitos, questões e apropriações. In: GOMES, Ângela de Castro;
HANSEN, Patricia (Org.). Intelectuais Mediadores: práticas culturais e ação política.
Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016, p. 464- 485.
Links acessados:
ACADEMIA DE LETRAS DE VIÇOSA. Disponível
em:
ARQUIVO CLEOFE PERSON DE MATTOS. Projeto Petrobrás. Disponível em:
MENSAGEM APRESENTADA À CÂMARA MUNICIPAL DO DISTRITO
FEDERALPELO PREFEITO EM EXERCÍCIO OLYMPIO DE MELLO, em 3 de maio
de 1936. Oficinas Gráficas do "Jornal do Brasil”. Rio de Janeiro. 121p. Disponível em:
GUIA DO ACERVO CURT LANGE-UFMG.Belo Horizonte: Editora UFMG,
2005.Disponível em:
em abril 2016.
ESCOLA DE MÚSICA DA UFRJ. Disponível em:
2019.
364
O MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA (1932). Revista
HISTEDBR On-line, Campinas, n. especial, p.188–204, ago. 2006. Disponível em:
TEIXEIRA, Anísio. Villa-Lobos nas escolas. Revista Brasileira de Estudos
Pedagógicos. Rio de Janeiro, v.36, n.84, out. / dez. 1961. p.186-187. Disponível em: