> Banco de Dados - História e música na universidade

Música e canto orfeônico no projeto educacional brasileiro: institucionalização e difusão (1930-1946)

Tipo de documento:
Tese de Doutorado

Autor:
MARCIA LADEIRA MONTEIRO

Orientador:
MARCIA REGINA ROMEIRO CHUVA

Local:
UNIRIO

Data:
2019

Publicação - Livros / Artigos

Palavras-chave:
Educação musical, Canto orfeônico, Patrimônio musical Boletim Latino-Americano de Música

Resumo:
Texto em formato digital: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8372397

A proposta deste trabalho é construir uma narrativa histórica em que o fio condutor é o programa de música e canto orfeônico implementado no Distrito Federal durante os anos de 1930 e 1940. Para entender como a face do projeto educacional voltada para o campo da música – impulsionada por Anísio Teixeira a partir de 1931 e ampliada por Gustavo Capanema durante o Estado Novo – insere-se nos debates da época, mobilizando uma densa rede de intelectuais em torno do projeto político-cultural do Estado, algumas abordagens são priorizadas: a trajetória das agências responsáveis pela implementação deste programa; aspectos da dinâmica entre os agentes, entendidos como intelectuais mediadores, empenhados em colocar em prática o projeto musical modernista de construção de uma ideia de nação; e a difusão deste programa de educação musical, no ambiente dos profissionais de música, por meio das publicações impressas sob a chancela das agências investigadas. Ganha destaque no corpo desta tese o Boletim Latino-Americano de Música, examinado como conjunto documental, território de articulação e diálogo entre intelectuais, no contexto das políticas de aproximação cultural entre as nações americanas.

Fontes:
FONTES E OUTRAS REFERÊNCIAS
Arquivos públicos e particulares e bibliotecas
Acervo Cleofe Person de Mattos
Acervo Nelson Macedo
Arquivo Histórico do Museu do Itamaraty - RJ
Biblioteca Eugênia de Almeida Cunha – Conservatório Brasileiro de Música (CBM)
Biblioteca Nacional (BN)
334
Museu Villa-Lobos (MVL)
Unidade de Arquivo e Protocolo – Centro de Letras e Artes – UNIRIO
FONTES BÁSICAS
Acervo Biblioteca Nacional
Periódicos:
INSTITUTO DE ESTUDOS SUPERIORES. Boletim Latino-Americano de Música,
ano I, tomo I, Montevidéu, abr. 1935.
INSTITUTO DE ESTUDOS SUPERIORES. Boletim Latino-Americano de Música,
ano II, tomo II, Lima, abr. 1936.
INSTITUTO DE ESTUDOS SUPERIORES. Boletim Latino-Americano de Música,
ano III, tomo III, Montevidéu, abr. 1937.
INSTITUTO DE ESTUDOS SUPERIORES. Boletim Latino-Americano de Música,
ano IV, tomo IV, Bogotá, dez. 1938.
INSTITUTO INTERAMERICANO DE MUSICOLOGIA. Boletim Latino-Americano
de Música, ano V, tomo V, Montevidéu, out. 1941.
INSTITUTO INTERAMERICANO DE MUSICOLOGIA. Boletim Latino-Americano
de Música, ano VI, tomo VI – Primeira Parte, Rio de Janeiro, abr. 1946.
Acervo Museu Villa-Lobos
Correspondências:
ADAMS, Franklin. [Carta] 1 ago. 1928, [para] VILLA-LOBOS, Heitor. (Conselheiro da
União Pan-Americana convida Heitor Villa-Lobos a tomar parte de concurso de música
de câmara promovido pela Biblioteca do Congresso dos EUA. Comentários sobre
interesses e ações da União Pan-Americana). (Pasta União Pan-Americana, FE1913)
LANGE, Francisco Curt. [Carta] 8 mar. 1933, Montevidéu, [para] VILLA-LOBOS,
Heitor. (Carta de Francisco Curt Lange a Heitor Villa-Lobos. Curt Lange apresenta-se
335
ao compositor e solicita materiais para seu trabalho de pesquisa). (Pasta Francisco
Curt Lange, FE 1915 P.01-02).
LANGE, Francisco Curt. [Carta] 1 jul. 1935, Montevidéu, [para] VILLA-LOBOS,
Heitor. (Francisco Curt Lange, diretor do IESU, Seção de Investigações Musicais da
Universidade de Montevidéu, solicita material sobre a obra de Villa-Lobos e sobre o
trabalho pedagógico). (Pasta Instituto de Estudos Superiores do Uruguai, FE1916).
MOSES, Hebert. [Carta] 01 dez.1937, Rio de Janeiro, [para] VILLA-LOBOS, Heitor.
(O presidente da Associação Brasileira de Imprensa agradece recebimento de quatro
exemplares da última edição do livro Programa do Ensino de Música e Canto
Orfeônico, adotado desde 1932,sendo um para uso desta Associação e os restantes para
a Imprensa).(Pasta Associação Brasileira de Imprensa, MVL 1979.17A.0002).
MOSES, Hebert. [Carta] 29 dez. 1937, Rio de Janeiro, [para] VILLA-LOBOS, Heitor.
(O presidente da Associação Brasileira de Imprensa agradece recebimento do livro O
Ensino Popular da Música no Brasil, "introdução e synthese do relatório dos trabalhos
realizados pela SEMA). (Pasta Associação Brasileira de Imprensa, MVL
1979.17A.0003).
PEIXOTO, Afrânio. [Carta] 6 mar. 1936, Rio de Janeiro, [para] VILLA-LOBOS,
Heitor. (Solicita ao compositor um lugar de auxiliar contratada do Serviço de Música e
Canto Orfeônico para a filha de um amigo; a candidata é diplomada pelo Conservatório
de Música). (Pasta Academia Brasileira de Letras, MVL 2008.17A.0006).
VILLA-LOBOS, Heitor. [Cartão-postal] 11 abr. 1936, Praga, [para] CAPANEMA,
Gustavo. (Cartão-postal enviado durante viagem para participação em Congresso de
Educação Musical). (Pasta Gustavo Capanema, FE21c).
VILLA-LOBOS, Heitor. [Cartão-postal] data ilegível, 1936, Praga, [para]
CAPANEMA, Gustavo.(Cartão-postal enviado durante viagem para participação em
Congresso de Educação Musical). (Pasta Gustavo Capanema, FE21d).
CAPANEMA, Gustavo. [Carta] 10 fev. 1937, Rio de Janeiro, [para] VILLA-LOBOS,
Heitor. (Convite ao superintendente de Educação Musical do Departamento de
Educação do Distrito Federal, Heitor Villa-Lobos, para integrar comissão de estudo e
edição dos hinos brasileiros). (Pasta Gustavo Capanema, FE548).
PRADO, Jorge. [Carta] 23 set. 1938, Rio de Janeiro, [para] VILLA-LOBOS, Heitor
(Carta do embaixador do Peru a Villa-Lobos solicitando partituras sinfônicas a serem
interpretadas na Conferência Internacional Americana a realizar-se em Lima). (Pasta
Embaixada do Peru-RJ, FE 2486).
336
LANGE, Francisco Curt. [Carta] 8 out. 1939, Nova York, [para] VILLA-LOBOS,
Heitor. (Texto de Francisco Curt Lange que acompanha o programa de música latinoamericana remetido pelo Departamento de Estado americano). (Pasta Consulado Geral
Americano no Brasil. MVL 2004-17-0001. PG001-037).
THOMPSON, Charles A. [Carta] 17 nov. 1939, Washington, [para] VILLA-LOBOS,
Heitor. (Carta do chefe da Seção de Relações Culturais do Departamento de Estado dos
Estados Unidos a Heitor Villa-Lobos, superintendente de Educação Musical e Artística).
(Pasta Consulado Geral Americano no Brasil, MVL 2004-17-0001).
MALIGE, Marcel E. [Carta] 12 dez. 1939, Rio de Janeiro, [para] VILLA-LOBOS,
Heitor. (Carta do cônsul Marcel E. Malige a Heitor Villa-Lobos, superintendente de
Educação Artística e Musical do Departamento de Educação do Distrito Federal).
(Pasta Consulado Geral Americano no Brasil. MVL 2004-17-0001Anexo).
SANTOS, Ernesto Maria Joaquim dos. [Orçamento] 29 jul. 1940, Rio de Janeiro, [para]
VILLA-LOBOS, Heitor. (Orçamento submetido a Villa-Lobos com custos para a
gravação solicitada por Leopold Stokowski). (Pasta Donga, Ernesto dos Santos, FE
1558).
STOKOWSKI, Leopold. [Carta] 7 dez. 1940, Filadélfia, [para] THOMSON, Charles A.
(O maestro solicita ao chefe da Divisão de Relações Culturais do Departamento de
Estado americano o encaminhamento das partituras de obras de Heitor Villa-Lobos).
(Pasta Embaixada dos Estados Unidos, RJ FE1566.2).
XANTHAKY [ilegível], Theo A. [Carta] 24 jan. 1941, Rio de Janeiro, [para] VILLALOBOS, Heitor. (A Embaixada Americana comunica a devolução de parte das
partituras do compositor, informa sobre o material e encaminha cópia da carta de
Leopold Stokowski). (Pasta Embaixada dos Estados Unidos, RJ FE1566).
CAPANEMA, Gustavo. [Carta] 29 set. 1944, Rio de Janeiro, [para] VARGAS, Getúlio.
(Carta ao presidente da República submetendo projeto de excursão de Heitor VillaLobos, diretor do CNCO, ao continente americano). (Pasta Gustavo Capanema, MVL
FE41).
SEEGER, Charles. [Carta] 17 abr. 1946, [para] VILLA-LOBOS, Heitor. (Carta de
Charles Seeger, chefe da Divisão de Música da União Pan-Americana para Villa-Lobos,
diretor do Conservatório Nacional de Canto Orfeônico; informa sobre obra do
compositor executada nas comemorações do PAN America Day). (Pasta OEA, FE
1583).
LANGE, Francisco Curt. [Carta] 31 mai. 1946, Montevidéu, [para] VILLA-LOBOS,
Heitor. (Carta de Francisco Curt Lange, diretor do Instituto Interamericano de
Musicologia, a Heitor Villa-Lobos, diretor do CNCO; informa convênio de defesa
comum entre Chile, Peru, Uruguai e Argentina sobre remuneração de músicos e acertos
337
iniciais para Segunda Parte do volume VI do BLAM). (Pasta Instituto Interamericano
de Musicologia, FE 4137 p 01-02).
LANGE, Francisco Curt. [Carta] 4 jul. 1946, Montevidéu, [para] VILLA-LOBOS,
Heitor. (Carta de Francisco Curt Lange a Heitor Villa-Lobos, diretor do CNCO; trata
assuntos do BLAM, segunda parte, cobrança de pagamento, entre outros). (Pasta
Francisco Curt Lange, FE 2836).
LANGE, Francisco Curt. [Carta] 2 out. 1946, Montevidéu, [para] VILLA-LOBOS,
Heitor. (Carta de Francisco Curt Lange, diretor do Instituto Interamericano de
Musicologia a Heitor Villa-Lobos, diretor do CNCO, sobre atraso na publicação do
BLAM volume VI e cobrança de honorários). (Pasta Instituto Interamericano de
Musicologia, FE 2835).
ALMEIDA, Renato. [Bilhete] 24 dez. 1946, Nova York, [para] VILLA-LOBOS, Heitor.
(Renato de Almeida parabeniza Villa-Lobos pelo prêmio do IBECC, informa que em
reunião na American Musicological Society, em Princeton, falará sobre a expressão
musical brasileira e sobre a Academia Brasileira de Música e diz que tem falado sobre o
compositor no México e nos EUA). (Pasta Renato de Almeida, MVL2008-17A0073).
KOELLREUTTER, Hans Joachim. [Carta] 21 jun.1948,Rio de Janeiro, [para] VILLALOBOS, Heitor. (Koellreutter relata que foi visitá-lo no CNCO e foi recebido por
Ademar Nóbrega; comunica que realizará programa de música sul-americana em
diversos países europeus e pretende executar suas obras; solicita partituras, gravações e
exemplar do Boletim Latino-Americano, volume VI, a ser entregue a Lydia Alimonda
para divulgação junto aos colegas, críticos e musicólogos interessados no trabalho
artístico feito no Brasil). (Pasta Grupo Música Viva, FE 3743).
NOGUEIRA, Abelardo de Almeida. [Comunicado interno] 3 jul. 1952, Rio de Janeiro,
[para] diretor do Conservatório Nacional de Canto Orfeônico. (O diretor de Divisão de
Orçamento do Ministério da Educação e Saúde comunica a aprovação da prestação de
contas referente ao auxílio concedido ao maestro Heitor Villa-Lobos para as despesas
com a publicação do volume VI do BLAM). (Pasta Ministério da Saúde Pública 2,
FE 3738).
SALGADO, Clóvis. [Carta] 13 jun. 1960,Brasília. [para] Juscelino Kubitschek.Museu
Villa-Lobos, Arquivo 05.(Pasta “Criação do Museu Villa-Lobos: antecedentes).
(Acervo institucional)
PEIXOTO, Afrânio. [Carta] s.d., Rio de Janeiro, [para] VILLA-LOBOS, Heitor. (Carta
agradecendo livro de cantigas sobre o Brasil, com envelope endereçado ao diretor do
Conservatório Brasileiro de Música). (Pasta Academia Brasileira de Letras, MVL
1978.17A.0001).
338
TUPINAMBÁ, Irene Zagari. [Relatório] 15 set. 1985, Rio de Janeiro. (Histórico do
Grupo de Educação Artística Especializado em Música", por Irene Zagari Tupinambá,
chefe da Coordenação de Ensino de 2º Grau, Departamento de Educação da Secretaria
de Estado de Educação do Rio de Janeiro) (Acervo MVL, sem número de registro).
VILLA-LOBOS, Heitor. [Comunicado Interno] 05 set. 1935, Rio de Janeiro [para]
TEIXEIRA, Anísio. (O Superintendente da SEMA informa ao diretor-geral do
Departamento de Educação, a participação das professoras Juracy Silveira, Arteobela
Frederico, Joaquina Daltro, Arminda D’Almeida e Maria Amorim Almada na
"Comissão Feminina Social", em programação realizada no Teatro Municipal com o
Orpheão de Professores). (Pasta Prefeitura do Distrito Federal 1. Doc. Text. MVL
05.09.35).
Partituras:
COLEÇÃO ESCOLARde músicas de vários autores estrangeiros e nacionaes.Adoptado
officialmente noOrpheão dos Professores do Curso Especial de Pedagogia de Música e
Canto Orpheônico, da Diretoria-Geral da Instrução Pública. Rio de Janeiro:
Departamento de Educação do Distrito Federal – Superintendência de Educação
Musical e Artística (SEMA), s.d.
COLEÇÃO ESCOLAR de músicas de vários autores estrangeiros e nacionaes.
Adoptado officialmente noOrpheão dos Professores do Curso Especial de Pedagogia
de Música e Canto Orpheônico, da Diretoria-Geral da InstruçãoPública. Rio de
Janeiro: Casa Arthur Napoleão, s.d.
COLEÇÃO ESCOLAR de músicas de vários autores estrangeiros e nacionaes.
Adoptado officialmente no Orpheão dos Professores e nos Cursos de Orientação e
Aperfeiçoamento do Ensino de Música e Canto Orpheônico, do Departamento de
Educação do Districto Federal. Rio de Janeiro: Departamento de Educação do
Districto Federal – Superintendência de Educação Musical e Artística (SEMA), s.d.
COLEÇÃO ESCOLAR de músicas de vários autores estrangeiros e nacionaes.
Adoptado officialmente no Orpheão dos Professores e nos Cursos de Orientação e
Aperfeiçoamento do Ensino de Música e Canto Orpheônico, do Departamento de
Educação do Districto Federal. Rio de Janeiro: Casa Arthur Napoleão, s.d.
COLEÇÃO ESCOLAR de músicas de vários autores estrangeiros e nacionaes. Adotado
oficialmente no Orfeão de Professores do Distrito Federal e Cursos do SEMA.Rio de
Janeiro: Casa Arthur Napoleão, s.d.
COLEÇÃO ESCOLARde músicas de vários autores estrangeiros e nacionaes.Rio de
Janeiro: Casa Mozart, s.d.
339
COLEÇÃO DA JUVENTUDE – CANTO ORFEÔNICO. Adotada oficialmente pelo
Serviço de Educação Musical e Artística (SEMA) do Departamento de Educação
Nacionalista da Prefeitura do Distrito Federal. Edição Melodia. São Paulo: E. S.
Mangione, s.d.
COLEÇÃO DE MÚSICAS ESCOLARES PARA O ENSINO PRIMÁRIO.Organizada
e aprovada pelo Serviço de Educação Musical e Artística (SEMA). Prefeitura do
Distrito Federal. Secretaria-Geral de Educação e Cultura. Departamento de
Educação Complementar. Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos. Rio de Janeiro:
MES, 1952.
CANTO ORFEÔNICO. 1º v. Marchas, canções e cantos marciais para educação
consciente da "Unidade de Movimento". Rio de Janeiro/São Paulo: Irmãos Vitale,
1940.
CANTO ORFEÔNICO. 1º v. Marchas, canções e cantos marciais para a educação
consciente da "Unidade de Movimento". Adotado oficialmente nas escolas e nos
cursos especializados do Serviço de Educação Musical e Artístico (SEMA), do
Departamento de Educação Nacionalista da S. G. E. C. da Prefeitura do Distrito Federal
e no Colégio Pedro II. Rio de Janeiro: Casa Arthur Napoleão, s.d.
CANTO ORFEÔNICO. 2º v. Marchas, canções, cantos cívicos, marciais, folclóricos
e artísticos para a formação consciente da apreciação do bom gosto na música
brasileira. Rio de Janeiro: Irmãos Vitale, 1951.
GUIA PRÁTICO. 1º v. Estudo folclórico musical. São Paulo/Rio de Janeiro: Irmãos
Vitale, 1941.
SOLFEJOS. 1º v. Originais e sobre temas de cantigas populares para ensino de
canto orfeônico. Rio de Janeiro: Irmãos Vitale, 1940.
SOFEJOS. 2º v. Originais e sobre temas de cantigas populares para ensino de canto
orfeônico. Rio de Janeiro: Irmãos Vitale,1946.
Livros e periódicos
VILLA-LOBOS, Arminda. Villa-Lobos, o educador. Boletim Técnico-Cultural,
Museu Villa-Lobos, Rio de Janeiro, ano II, n. 1, p. 1-2, 1984.
JAGUARIBE, Celeste. Solfejo especial para Orfeão. Rio de Janeiro:CarlosWehrs&
Cia. LTDA.1o. volume,1933.
340
VILLA-LOBOS, Heitor. S.E.M.A. – Superintendência de Educação Musical e
Artística – Relatório Geral dos serviços realizados de 1932 a 1936. Boletim LatinoAmericano de Música, volume III, Oficina Gráfica "Gutenberg", Montevidéu, Uruguai,
abr. 1937(a), p. 369-405243;
____________. Programa do Ensino de Música – Jardim de Infância, Escolas
Elementar Experimental e Técnica Secundária e Cursos de Especialização – Série
C – Programas e Guias de Ensino, número 6". Departamento de Educação do
Distrito Federal. Oficina Gráfica da Secretaria-Geral de Educação e Cultura, Rio de
Janeiro, 1937(b), 83p.;
____________. O Ensino Popular da Música no Brasil – O Ensino da Música e do
Canto Orfeônico nas Escolas – Introdução, Síntese de um Relatório e o Índice e
Quadro Sinótico do Guia Prático. Departamento de Educação do Distrito Federal,
Superintendência de Educação Musical e Artística (SEMA). Oficina Gráfica da
Secretaria-Geral de Educação e Cultura, Rio de Janeiro, 1937(c), 55p.;
_____________. A Música Nacionalista no Governo Getúlio Vargas. DIP [1940],
69p.;
_____________. Educação Musical. Boletim Latino-Americano de Música, volume
VI, Imprensa Nacional, Rio de Janeiro, 1946, p. 495-588.
Catálogo "Villa-Lobos, sua obra". 2ª edição. Programa de Ação Cultural,
MEC/DAC/MVL. RJ, 1972, 334p.
Catálogo "Villa-Lobos, sua obra". 3ª edição. Revista, atualizada e aumentada.
MinC/Sphan/Pró-Memória. Rio de Janeiro: Museu Villa-Lobos, 1989. 324p.
Recortes de Jornais
GUANABARINO, Oscar. Pelo Mundo das Artes. Folhetim do Jornal do Commercio.
[mar. 1932]. MVL, Coleção Recortes de Jornais, 01.064.1e.00.
______________. Pelo Mundo das Artes. Folhetim do Jornal do Commercio. [jul.
1932]. MVL, Coleção Recortes de Jornais, 01.069.1.b.00.
243 Embora não tenha sido produzido para esse fim, o referido relatório foi publicado no Boletim LatinoAmericano de Música, volume III, abr. 1937(a), sendo essa a versão que utilizamos.
341
"O ensino de música e canto orpheônico nas escolas públicas: o exito do ensaio
conjunto sob a direção do maestro Villa-Lobos – Uma proxima demonstração de 13 mil
vozes". Jornal do Brasil [jul. 1932]. MVL, Coleção Recortes de Jornal, 01.062.1.e00.
Acervo Biblioteca Eugênia de Almeida Cunha – Conservatório Brasileiro de
Música
BEUTTENMÜLLER, Leonila Linhares. O orfeão na Escola Nova. Rio de Janeiro:
Irmãos Pongetti, 1937.
LIMA, Carlinda Figueiras. Canto a solo – Coral Orpheão. Rio de Janeiro: Officinas
Gráficas do "Jornal do Brasil", 1935.
LIMA, Florêncio de Almeida. O canto orfeônico no Curso Secundário. 1954.
Acervo Cleofe Person de Mattos
Arquivo Cleofe Person de Mattos. Projeto Petrobrás. Disponível em:
. Acesso em: 06 jan. 2019.
MATTOS, Cleofe Person de. [Certidão]. 04 maios 1956, Rio de Janeiro. (Emitida pela
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Programa Petrobrás Cultural).
MATTOS, Cleofe Person de. [Depoimento]. S./d., Rio de Janeiro. (Anotações
manuscritas). (Acervo Cleofe Person de Mattos. Programa Petrobrás Cultural).
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Nacional de Música, Universidade do Brasil, Ministério da Educação e Saúde, 1º
fascículo, p. 83-93, 1940.
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DF, Decreto Municipal nº 19.890, de 18 abril de 1931.
DF, Decreto Municipal nº 3.763, de 1o
de fevereiro de 1932
DF, Decreto Municipal nº 3.864, de 30 de abril de 1932
DF, Decreto Municipal nº 4.387, de setembro de 1933.
DF, Decreto Municipal n° 5.513, de abril de 1935.
Decreto-Lei nº 1.063, de 20 de janeiro de1939.
Decreto-Lei nº 4.993, de novembro de 1942.
Decreto-Leinº 48.379, de 22 de junho de 1960
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