> Banco de Dados - História e música na universidade

Se não é a canção nacional, para lá caminha : a presentificação da nação na construção do samba e do fado como símbolos identitários no Brasil e em Portugal (1890-1942)

Tipo de documento:
Tese de Doutorado

Autor:
Lucas André Gasparotto

Orientador:
Marçal de Menezes Paredes

Local:
PUC-RS

Data:
2019

Publicação - Livros / Artigos

Palavras-chave:
Samba, Fado, Nação, Identidade Nacional, Música Popular

Resumo:
Texto em formato digital:https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8706

No início do século XXI, o samba, no Brasil, e o fado, em Portugal, foram reconhecidos por órgãos nacionais e internacionais como expressões culturais simbólicas das identidades brasileira e portuguesa. Contudo, se ocupam, atualmente, um lugar no panteão nacional de seus respectivos países no âmbito da música, a análise de seus percursos históricos expõe interpretações dissonantes acerca dos critérios capazes de defini-los como manifestações tradicionais. Este trabalho coloca em perspectiva histórica as diferentes leituras sobre o povo e a nação presentes no processo de construção desses gêneros musicais como símbolos identitários. Através de um conjunto de fontes heterogêneas, desierarquizadas e encaradas como discursos produtores de sentido, investiga-se como diferentes interpretações da nacionalidade forneceram a matéria capaz de corporificar a “presentificação” da nação em três contextos específicos em que o samba e o fado surgem como “expressão do popular”, como “folclore urbano” e como “canção nacional”. Expondo distintas camadas históricas, os discursos da e referente à música conformaram identidades fissuradas resultantes da diversidade de elementos que compõem a coletividade nacional reunida nas noções de povo e nação.

Fontes:
FONTES PRIMÁRIAS
De imprensa:
A Águia, N. 9/10, mar-abr, 1923.
A Indepedencia, Póvoa de Varzim, 6 de dezembro de 1884.
A Manhã, Rio de Janeiro, 29 de dezembro de 1926.
A Noite, Rio de Janeiro, 12 de dezembro de 1925.
A Noite, Rio de Janeiro, 12 de fevereiro de 1923.
A Noite, Rio de Janeiro, 3 de dezembro de 1932.
A Noite, Rio de Janeiro, 31 de maio de 1933.
A Noite, Rio de Janeiro, 17 de junho de 1939.
A República Portugueza, Porto, 1º ano, nº 67, 6 de dezembro de 1890.
A Rua, Rio de Janeiro, 6 de Novembro de 1914.
A Rua, Rio de Janeiro, 30 de novembro de 1926.
A Rua, Rio de Janeiro, 30 de novembro de 1926.
Atlantida, n. 25, 15 de novembro de 1917.
Atlantida, n. 5, 15 de março de 1916.
Atlantida, n. 48, Lisboa, 1920.
Contemporânea, n. SPECIMEN, [1915].
Contemporânea, PROGRAMA, [1915].
Contemporânea, n. 1, mai, 1922.
Contemporânea, n. 7, v. 1, jan, 1923.
Contemporânea, n. 10, mar, 1924.
Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 5 de dezembro de 1926.
Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 12 de dezembro de 1926.
Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 19 de dezembro de 1926.
Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 26 de dezembro de 1926.
Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 2 de janeiro de 1927.
Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 9 de janeiro de 1927.
Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 16 de janeiro de 1927.
Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 18 de março de 1924.
Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 4 de março de 1919.
Critica, Rio de Janeiro, 1º de dezembro de 1928.
Critica, Rio de Janeiro, 16 de dezembro de 1928.
Diario Carioca, Rio de Janeiro, 12 de janeiro de 1930.
Diario Carioca, Rio de Janeiro, 22 de janeiro de 1930.
Diario Carioca, Rio de Janeiro, 27 de fevereiro de 1930.
Diario Carioca, Rio de Janeiro, 21 de janeiro de 1931.
Diario Carioca, Rio de Janeiro, 22 de janeiro de 1931.
Diario Carioca, Rio de Janeiro, 24 de setembro de 1933.
Diario da Manhã, Rio de Janeiro, 6 de janeiro de 1939.
Diario de Lisboa, Suplemento literário, 08 de janeiro de 1937.
Diario de Noticias, Rio de Janeiro, 16 de fevereiro de 1932.
Diario de Noticias, Rio de Janeiro, 6 de maio de 1939, segunda secção.
Diario de Noticias, Rio de Janeiro, 17 de maio de 1939.
Diario de Noticias, Rio de Janeiro, 21 de junho de 1939, primeira secção.
Diario de Noticias, Rio de Janeiro, 25 de junho de 1939.
Diario de Noticias, Rio de Janeiro, 4 de julho de 1939.
Diario de Noticias, Rio de Janeiro, 23 de julho de 1939, 1º suplemento.
400
Diario de Noticias, Rio de Janeiro, 1 de agosto de 1939, primeira secção.
Diario de Noticias, Rio de Janeiro, 4 de agosto de 1939, primeira secção.
Diario de Pernambuco, Recife, 9 de fevereiro de 1926.
Diónysos, série 1, n. 1, 2 mar. 1912.
Diónysos, 3ª série, n. 3, maio de 1926.
Diónysos, 3ª série, n. 1, 25 de julho de 1925.
Gazeta de Noticias, Rio de Janeiro, 22 de junho de 1939.
Gazeta de Noticias, Rio de Janeiro, 9 de julho de 1939.
Guitarra de Portugal, Lisboa, 15 de julho de 1922.
Guitarra de Portugal, Lisboa, 20 de outubro de 1922.
Guitarra de Portugal, Lisboa, 6 de maio de 1924.
Guitarra de Portugal, Lisboa, 6 de fevereiro de 1931.
Guitarra de Portugal, Lisboa, 18 de abril de 1931.
Guitarra de Portugal, Lisboa, 18 de setembro de 1932.
Guitarra de Portugal, Lisboa, 20 de dezembro de 1936.
Guitarra de Portugal, Lisboa, 25 de outubro de 1938.
Illustração portugueza, 2ª serie, n. 636, 29 de abril de 1918.
Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 4 de fevereiro de 1917.
Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 26 de janeiro de 1918.
Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 7 de outubro de 1918.
Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 16 de dezembro de 1918.
Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 8 de janeiro de 1919.
Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 11 de março de 1919.
Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 27 de janeiro de 1920.
Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 28 de janeiro de 1920.
Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 29 de janeiro de 1920.
Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 15 de março 1920.
Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 5 de março de 1921.
Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 3 de outubro de 1922.
Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 13 de fevereiro de 1934.
O Jornal, Rio de Janeiro, 02 de julho de 1939, quarta seção.
O Jornal, Rio de Janeiro, 09 de julho de 1939, quarta seção.
O Jornal, Rio de Janeiro, 16 de julho de 1939, quarta seção.
O Malho, ano XXVIII, n. 1.407, 31 de agosto de 1929.
O Malho, ano XXXII, n. 14, Rio de Janeiro, 7 de setembro de 1933.
O Tempo, Lisboa, de 15 de março de 1889.
Orpheu - Revista Trimestral de Literatura, Ano I - 1915, N.º 1, Janeiro - Fevereiro – Março.
Portugália, materiaes para o estudo do povo portuguez. T. 1º, fasc. 1 (1899).
Revista de Antropofagia, Ano I, no. I, maio de 1928.
Revista de Portugal, Porto: Lugan & Genelioux, vol. III, n. 18, 1890.
Revista de Portugal, Porto: Lugan & Genelioux, vol. IV, nº 22, março de 1892.
Revista do Conservatório Real de Lisboa, n. 1, Lisboa, maio, 1902.
Revue Musicale S.I.M., III Année, n. 2, 15 Février 1912.
Separata de “O Instituto de Coimbra”, vol. 69, n. 9, Coimbra, 1924.
WECO: Revista mensal de vida e cultura musical, ano I, n. 3, Rio de Janeiro: Carlos Wehrs e
Irmãos, janeiro de 1929.
Livros:
ALENCAR, José de. O Guarani. Osasco, SP: Novo Século, 2002 [1857].
401
ALMEIDA, Manuel António de. Memórias de um Sargento de Milícias. Rio de Janeiro:
Typographia Brasiliense de Maximiano Gomes Ribeiro, 1854, Tomo I.
ANDRADE, Mario de. Compendio de Historia da Musica. São Paulo: Eugenio Cupolo, 1929.
ANDRADE, Mario de. Ensaio sobre Musica Brasileira. São Paulo: I Chiarato & Cia, 1928.
ANDRADE, Mario de. Música, Doce Música. São Paulo: Livraria Martins Editora, 1963
[1933].
ANDRADE, Mario de. Pequena história da música. São Paulo: Livraria Martins, 1958 [1942].
ARROYO, Antonio. Singularidades da minha terra (na arte e na música). Renascença
Portuguesa, 1917.
ARROYO, Antonio. O canto coral e a sua funcção social. Coimbra: França Amado, 1909.
ARROYO, António [et ali.]. Notas sobre Portugal. v. II. Lisboa: Imprensa Nacional, 1908.
ARROYO, Antonio. Perfis artísticos: B. Moreira de Sá. Porto: Imprensa Portuguesa, 1896.
AZEVEDO, Aluízio. O Cortiço. Rio de Janeiro: Ática, 2000 [1890].
BARBOSA, Orestes. Bambambam. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura,
Departamento Geral de Documentação e Informação Cultura, Divisão de Editoração, 1993
[1922].
BARBOSA, Orestes. Samba, sua história, seus poetas, seus músicos e seus cantores. Rio de
Janeiro: Livraria Educadora, 1933.
BARBOSA, Rui. “Violências contra estudantes”, Sessão em 7 de novembro de 1914, In:
______. Obras completas de Rui Barbosa: discursos parlamentares, Vol. XLI, 1914, tomo II.
Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Cultura; Fundação Casa de Rui Barbosa, 1973.
BARRETO, Lima. Triste fim de Polycarpo Quaresma. Rio de Janeiro: Typ. "Revista dos
Tribunaes", 1915.
BRAGA, Teófilo. O povo portuguez nos seus costumes, crenças e tradições. Lisboa: Livraria
Ferreira, 1885, 2v em 1.
BRAGA, Teophilo. Cancioneiro popular coligido da tradição. Coimbra: Imprensa da
Universidade, 1867.
BRAGA, Teophilo. Epopêas da Raça Mosárabe. Porto: Imprensa Portugueza, 1871.
BRAGA, Teophilo. História da Literatura Portugueza – Introducção: Porto: Imprensa
Portugueza, 1870.
BRAGA, Teophilo. Historia da poesia popular portuguesa. Coimbra: Imprensa da
Universidade, 1867.
BRAGA, Teophilo. Romanceiro geral colligido da tradição. Coimbra: Imprensa da
Universidade, 1867.
BRANCO, Luis de Freitas. A Música em Portugal. Lisboa: Escola Tipográfica da Imprensa
Nacional, 1929.
CALMON, Pedro. História da civilização brasileira. Brasília: Senado Federal, Conselho
Editorial, 2002 [1932].
CALMON, Pedro. História Social do Brasil. São Paulo: Nacional, 1941 [1935].
CALMON, Pedro. Malês: a insurreição das senzalas. Salvador: Assembleia Legislativa do
Estado da Bahia; Academia Brasileira de Letras da Bahia, 2002 [1933].
CALMON, Pedro. O rei filósofo: vida de D. Pedro II. São Paulo: Nacional, 1939 [1938].
CARVALHO, Pinto de. História do Fado. Lisboa: Livraria Moderna; Typographia, 1903.
CARVALHO, Pinto de. Lisboa d’Outros Tempos: figuras e scenas antigas. Lisboa: Livraria de
Antonio Maria Pereira – Editor, 1898, v. 1.
CARVALHO, J. C. Eduardo ou os Misterios do Limoeiro. Tomo I. Lisboa: Typ. Da revolução
de Setembro, 1849.
D’ALMEIDA, Fialho. Estâncias d’Arte e de Saudade. Lisboa: Livraria Classica Editora, 1921.
DANTAS, Julio. A Severa: peça em quatro actos. Lisboa: PORTUGAL-BRASIL, 1901.
402
DANTAS, Julio. A Severa: romance original. Lisboa: Francisco Pastor, 1901.
DIAS, Gonçalves. I-Juca-Pirama. Porto Alegre: Editora: L&PM,1997 [1851].
FERRO, Antonio. Dez anos de Política do Espírito (1933-1943). Lisboa: Edições SPN, 1943.
FERRO, Antonio. Gabriele d’Annunzio e eu. Lisboa: Portugália, 1922.
FERRO, Antonio. Leviana. Lisboa: Roger Delraux, 1979 [1921].
FERRO, Antonio. Salazar: o homem e sua obra. [Lisboa]: Emprêsa Nacional de Publicidade,
[1934].
FERRO, Antonio. Teoria da Indiferença. Lisboa: Roger Delraux, 1979 [1920].
FICHTE, Johann Gottlieb. Discursos à Nação Alemã. Lisboa: Círculo de leitores, 2009 [1807].
FORTES, José Maciel Ribeiro. A Batalha de Ourique. Porto: Instituto de Estudos Históricos,
Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 1927.
FORTES, José Maciel Ribeiro. O Fado: Ensaios sobre um problema Etnográfico-Folclórico.
Edição fac-símile. Lisboa: A Bela e o Monstro / Rapsódia Final, 2016 [1926].
FREYRE, Gilberto. Casa-Grande & Senzala: Formação da Família Brasileira sob o Regime de
Economia Patriarcal. Rio de Janeiro: José Olympio, 1954 [1933], v. 1 (Coleção Documentos
Brasileiros; 36).
FREYRE, Gilberto. Casa-Grande & Senzala: Formação da Família Brasileira sob o Regime de
Economia Patriarcal. Rio de Janeiro: José Olympio, 1946 [1933], v. 2 (Coleção Documentos
Brasileiros; 36).
FREYRE, Gilberto. Região e Tradição. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio, 1941.
FREYRE, Gilberto e outros. Estudos Afro-brasileiros: trabalhos apresentados ao 1º Congresso
Afro-Brasileiro reunido em Recife em 1934. Rio de Janeiro: Ariel, 1935.
FREYRE, Gilberto. Novos estudos Afro-brasileiros: trabalhos apresentados ao 1º Congresso
Afro-Brasileiro reunido em Recife em 1934. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1937.
GUIMARÃES, Francisco. Na roda do samba. Rio de Janeiro: Typ. São Benedicto, 1933.
HERDER, Johann Gottfried. Ideas para una filosofia de la humanidad. Buenos Aires: Editorial
Losada, 1959 [1791].
LACERDA, Aarão de. Chronicas de Arte. Porto: Typographia da “Renascença Portuguesa”,
1915, v. 1.
LEÇA, Armando. Da música portuguesa. Porto: Livraria Educação Nacional, 1942 [1922].
MACHADO, Alberto Victor. Ídolos do Fado: biografia, comentários, antologia. Lisboa:
Tipografia Gonçalves, 1937.
MARTINS, J. P. Oliveira. A vida de Nun’Alvares: historia do estabelecimento da dynastia de
Aviz. Lisboa: Livraria de António Maria Pereira - Editor, 1893.
MARTINS, J. P. Oliveira. Historia de Portugal. Lisboa: Livraria Bertrand, 1882, v. 2.
MARTINS, J. P. Oliveira. Historia de Portugal. Lisboa: Livraria Bertrand, 1882, v. 1.
MARTINS, J. P. Oliveira. O Brazil e as colonias portuguesas. Lisboa: Parceria Antonio Maria
Pereira, 1920.
MARTINS, J. P. Oliveira. Os filhos de D. João I. Lisboa: Imprensa Nacional, 1891.
MARTINS, J. P. Oliveira. Portugal contemporaneo. Lisboa: Livraria de Antonio Maria Pereira,
1895.
MARTINS, J. P. Oliveira. Portugal contemporaneo. Lisboa: Parceria Antonio Maria Pereira,
1906.
MARTINS, J. P. Oliveira. Quadro das Instituições Primitivas. Lisboa: Guimaraes & C.ª
Editores, 1953 [1929].
MOITA, Luiz. O Fado, canção de vencidos. Lisboa: Tipografia da Empresa do Anuário
Comercial, 1936.
NEVES, Cesar das. Cancioneiro de Musicas Populares. Porto: Typographia Occidental, 1893.
OLIVEIRA, Alberto de. Palavras loucas. Coimbra: F. França Amado, Editor, 1894.
403
PALMEIRIM, Luis Augusto. Os excentricos do meu tempo. Lisboa: Imprensa Nacional, 1891.
PALMEIRIM, Luis Augusto. Galeria de Figuras Portuguesas: a poesia popular nos campos.
Porto: E. Chardon, 1879.
PEIXOTO, Rocha. A Terra Portugueza (chronicas scientificas), Porto, Livraria Chardron de
Lello & Irmão, Editores, 1897.
PEIXOTO, Rocha. O Cruel e Triste Fado. Figueira: Imprensa Lusitana, 1896.
PELAGIO, Humberto. José Malhoa (pintor). Lisboa: Soc. Nac. de Tipografia, 1928
PIMENTEL, Alberto. A Triste canção do Sul (subsídios para a história do fado). Lisboa:
Livraria Central de Gomes de Carvalho, 1904.
PIMENTEL, Alberto. As alegres canções do norte. Lisboa: Livraria Viuva Tavares Cardoso,
1905.
PINTO, Manoel de Sousa. Malhôa, o pintor e a sua obra. Lisboa: [Imp. Libânio da Silva],
1928.
QUENTAL, Antero de. “Bom Senso e Bom Gosto. Carta ao Exmo. Sr. António Feliciano de
Castilho”. In: FERREIRA, Alberto; MARINHO, Maria José. A questão coimbrã (Bom senso e
Bom gosto). Coleção Textos Literários. Lisboa: Editoria Comunicações, 1988) [1865].
QUENTAL, Antero de. Odes Modernas. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1865.
REGO, José Lins do. “Notas sobre Gilberto Freyre”, In: FREYRE, Gilberto. Região e
Tradição. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio, 1941.
REGO, José Lins do. Gordos e Magros. Rio de Janeiro: Casa do Estudante do Brasil, 1942.
REGO, José Lins do. Poesia e vida. Rio de Janeiro: Universal, 1945.
RIO, João do. A alma encantadora das ruas. Rio de Janeiro: H. Garnier, 1908.
RIO, João do. Fados, Canções e Dansas de Portugal. Paris, Rio de Janeiro: H. Garnier LivreiroEditor, 1909.
RODRIGUES, Nina. Os africanos no Brasil. 2ª edição. São Paulo: Companhia Editora
Nacional, 1935.
ROMERO, Sílvio. “Academia Brasileira de Letras – Discurso pronunciado aos 18 de Dezembro
de 1906, por ocasião da recepção do Dr. Euclides da Cunha” In: Provocações e Debates
(Contribuições para o Estudo do Brasil Social). Porto: Livraria Chardron, 1910.
ROMERO, Silvio. História da Literatura Brasileira. Tomo Primeiro – contribuições e estudos
gerais para o exato conhecimento da literatura brasileira. Rio de Janeiro: José Olympio, 1953
[1888].
ROMERO, Sylvio. Contos populares do Brazil. Lisboa: Nova Livraria Internacional, 1885.
SAMPAIO, Albino Forjaz de. Palavras cínicas. Lisboa: Santos & Vieira, 1918.
SAMPAIO, Albino Forjaz de. Prosa Vil. Lisboa: Santos & Vieira, 1911.
SOUSA, Avelino de. O fado e os seus censores, artigos colligidos d’aVoz do Operario: critica
aos detractores da canção nacional; com uma carta do illustre poeta e dramaturgo Dr. Julio
Dantas. Lisboa: 1912.
TOMÁS, Pedro Fernandez. Velhas canções e romances portugueses. Coimbra: F. FrançaAmado, 1913.
VIEIRA, Ernesto. A Música em Portugal, In: ARROYO, António [et ali.]. Notas sobre
Portugal. v. II. Lisboa: Imprensa Nacional, 1908.
Músicas:
Bambu, bambu, samba-embolada de patrício Teixeira e Donga, com o Bando da Lua e Garoto,
da revista da Broadway Street of Paris, 26/12/1939 (Decca americana, 23.132-B).
Cais dourado, cateretê de Sinhô. Intérprete: Breno Ferreira, 1929 (Odeon, 33211).
404
Cassino Maxixe, maxixe de Sinhô e Bastos Tigre. Intérprete: Francisco Alves, jan, 1927
(Odeon, 123.272).
Chão de Estrelas, valsa-canção de Orestes Barbosa. Intérprete: Silvio Caldas, 1937 (Odeon,
11475-B).
Confessa, meu bem, samba de Sinhô. Intérprete: Eduardo das Neves, 1919 (Casa Edison/Odeon,
121.528).
É batucada, samba de Caninha e Visconde Bicoiba. Acompanhamento: Gente do Morro, 1933
(Columbia, 22194).
Elogio ao fado, fado de José dos Santos, repertório de Adelina Ramos, outubro de 1939.
Eu gosto da minha terra, samba de Randoval Montenegro. Intérprete: Carmen Miranda,
8/6/1930 (Victor, 50433).
Fala meu louro, samba de Sinhô. Acompanhamento: Banda do Bloco Fala meu louro, 1920
(Popular, 1001).
Feitio de Oração, samba de Noel Rosa (com Vadico). Gravação de Francisco Alves e Castro
Barbosa com Orquestra Copacabana, 1933. In: Noel pela primeira vez. São Paulo:
Funarte/Velas/Universal, 2000. v. 07, faixa 07.
Gosto que me enrosco, samba de Sinhô. Intérprete: Mario Reis, 1928 (Odeon, 10278).
Já te digo, samba carnavalesco de Pixinguinha e China. Intérprete: Baiano e coro, 1919 (Odeon
121.535).
Joujoux e balangandans, marchinha de Lamartine Babo, 26/7/1939 (Columbia).
Na Pavuna, samba de Almirante e Homero Dornelas. Acompanhamento: Bando de Tangarás,
1929 (Parlophon, 13089-a).
Não é desgraça ser pobre, fado de Norberto de Araújo, Santos Moreira. Guitarra, Raul Nery,
Viola: Santos Moreira. Columbia, 78rpm, CA22120-1A, DL142, 1952.
Novo fado da Severa, fado de Frederico [Guedes] de Freitas, Júlio Dantas. Guitarra: Raul Nery,
Viola: Santos Moreira. Columbia, 78rpm, CA22113-1A, DL138, 1952.
O mar, canção de Dorival Caymmi, 07/11/1940 (Columbia, 55247A/B).
O que é que a baiana tem?, samba de Dorival Caymmi, 27/2/1939 (Odeon, 11.710-A).
O samba é carioca, Osvaldo Silva. Gravação de Carmen Miranda. In: Os Grandes Sambas da
História, vol. 21, faixa 4. BMG/Polygram/Globo, 1998.
Olha ele, cuidado!, samba de Heitor dos Prazeres. Intérprete: Alfredo Albuquerque,
março/1929 (Parlophon, 12915B).
Ora vejam só, samba de Sinhô. Intérprete: Francisco Alves, 1927 (Odeon, 123.273).
Ora vejam só, samba de Sinhô. Intérprete: Francisco Alves, 1928 (Odeon, 10.128).
Pé de Anjo, marcha carnavalesca de Sinhô. Intérprete: Banda do Bloco Fala meu louro, 1920
(Popular, 1000).
Pelo telefone, samba. Intérprete: Banda Odeon, 1917 (Odeon, 121313 e 121314).
Pelo telefone, samba. Intérprete: Baiano, 1917 (Odeon, 121322).
Pra você gostar de mim [Taí]. Marcha de Joubert de Carvalho, 27/1/1930 (Victor, 50169,
33.263-B).
Quem são eles?, samba de Sinhô. Intérprete: Bahiano, 1918 (Odeon, 121445).
Rei dos meus sambas, samba de Heitor dos Prazeres. Intérprete: Inácio G. Loiola,
dezembro/1929 (Parlophon, 13071B).
Rosalina, samba de Orestes Barbosa e J. Thomaz. Intérprete: Jonjoca. 12/1931 (Victor,
33493b).
Segura o boi, samba de Sinhô. Intérprete: Francisco Alves, agosto/1929 (Odeon, 10458B).
Ser fadista. Repertório de Frutuoso França, 2 set, 1939.
405
South American way, samba-rumba de Jimmy McHugh e Al Dubin, com o Bando da Lua e
Garoto, da revista da Broadway Street of Paris e do filme Serenata tropical, 26/12/1939 (Decca
americana, 23.130-A).
Touradas em Madri, marchinha João de Barro e Alberto Ribeiro, com o Bando da Lua e Garoto,
da revista da Broadway Street of Paris, 26/12/1939 (Decca americana, 23.130-B).
Uma casa portuguesa, fado de Artur Vaz de Fonseca, Reinaldo Ferreira. Guitarra: Jaime
Santos, Viola: Santos Moreira. Columbia, 78rpm, CP 1080, 78R, DL144, 1953.
Verde e Amarelo, samba de Orestes Barbosa e Jota Thomaz. Intérprete: Aracy Cortes, 6/1932
(Columbia, 22127-B).
Artigos:
BANDEIRA, Manuel. “O enterro de Sinhô”, In: ______. Crônicas da Província do Brasil. Rio
de Janeiro: Civilização Brasileira, 1937.
MENDONÇA, Renato. O negro no folk-lore e na literatura do Brasil, In: FREYRE, Gilberto
e outros. Estudos Afro-brasileiros: trabalhos apresentados ao 1º Congresso Afro-Brasileiro
reunido em Recife em 1934. Rio de Janeiro: Ariel, 1935.
ROQUETTE-PINTO. “Prefácio”, In: FREYRE, Gilberto e outros. Estudos Afro-brasileiros:
trabalhos apresentados ao 1º Congresso Afro-Brasileiro reunido em Recife em 1934. Rio de
Janeiro: Ariel, 1935.
Legislação:
BRASIL. Decreto nº 18.527, de 10 de Dezembro de 1928. Disponível em:
http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1920-1929/decreto-18527-10-dezembro-1928-
503251-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em 10 jun. 2018.
BRASIL. Decreto nº 5.492, de 16 de Julho de 1928. Disponível em:
publicacaooriginal-1-pe.html>. Acesso em 12 jun. 2018.
PORTUGAL, 1933. Constituição Política da República Portuguesa, de 22 de fevereiro de 1933.
Diário do Govêrno, Lisboa, 22 fev. 1933. I Série, n. 43, p. 227-236. Suplemento. Disponível
em: http://dre.pt/. Acesso em: 26 jul. 2013.
PORTUGAL. 1927. Decreto nº 13.564, de 6 de maio de 1927. Diário do Govêrno, Lisboa, 6
mai. 1927. I Série, n. 92, p. 689. Disponível em: http://dre.pt/. Acesso em: 26 jul. 2013.
Outras:
Cartaz A Voz do Operário, Lisboa, 1930.
Cartaz Cervejaria Jansen, Lisboa, 1930.
Cartaz Coliseu de Coimbra, Coimbra, 1931.
GUIMARÃES, Francisco. O Capadócio, Arquivo Nacional, 2ª Delegacia Auxiliar da Polícia
do Rio de Janeiro, 6E.CPR.PTE.267, 1921.
GUIMARÃES, Francisco. Yayá olha o samba, Arquivo Nacional, 2ª Delegacia Auxiliar da
Polícia do Rio de Janeiro, 6E.CPR.PTE.433, 1923.
Licença profissional de Sebastião Caetano Pires. Inspecção dos espetáculos, Lisboa, 10 de abril
de 1939.