> Banco de Dados - História e música na universidade

Mágoas do violão : mediações culturais na música de Octávio Dutra (Porto Alegre, 1900-1935)

Tipo de documento:
Tese de Doutorado

Autor:
Márcio de Souza

Orientador:
Charles Monteiro

Local:
PUC-RS

Data:
2010

Publicação - Livros / Artigos

Palavras-chave:
MÚSICA, PORTO ALEGRE, HISTÓRIA E CRÍTICA, MÚSICA POPULAR BRASILEIRA, DUTRA OCTÁVIO, CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO

Resumo:
Texto em formato digital: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2348

Esta tese aborda e problematiza a experiência artística e a obra musical do violonista e compositor gaúcho Octávio Dutra (1884-1937). Uma das idéias centrais desenvolvidas busca relacionar os contextos de criação das suas obras à sua experiência de mediação cultural dentro do campo da música na cidade Porto Alegre. Parte-se do pressuposto de que sua formação, atuação e obra caracterizaram-se pelo diálogo entre referências populares e eruditas e pela busca de aproximações entre tradição e modernidade no contexto de um campo artístico em transformação e em vias de autonomização. Para problematizar tais questões recorre-se primeiramente a uma revisão bibliográfica nas áreas da História e da Música, com vistas a compreender como se deu a emergência e a consolidação da música popular brasileira em âmbito nacional no período investigado. Nesse sentido, aborda-se o modernismo musical, os contextos de desenvolvimento dos gêneros musicais e a experiência pioneira de músicos mediadores durante a Primeira República. No âmbito regional, busca-se compreender a experiência artística e as composições de Octávio Dutra no contexto de formação do campo musical na cidade de Porto Alegre. Nas primeiras décadas do século vinte, este compositor experienciou o processo de institucionalização do ensino musical, de modernização urbana e o surgimento de novas tecnologias sonoras. Por fim, busca-se contextualizar e interpretar historicamente a produção musical de Octávio Dutra. Neste aspecto são analisadas as questões composicionais que envolvem a diversidade e a transformação dos gêneros musicais, bem como as representações do espaço social urbano expressadas de forma explícita ou implícita no seu repertório, composto, editado e/ou gravado numa cronologia que abarca os anos de 1900 à 1935.

Fontes:
ÁLBUM Perrone. Porto Alegre: Litografia Engel, s.d.[1906].
CONEGUNDES, João de Souza. Lyra de Apolo: álbum de lindas modinhas,
recitativos, lundus e canções. Rio de Janeiro: Livraria do Povo, 1898.
ANDRADE, Mario de. Ensaio sobre a música brasileira. (1928). São Paulo: Martins
Editora, 1962.
_________. Evolução social da música no Brasil (1939). In: Aspectos da música
brasileira. São Paulo: Martins, 1975.
_________. Compêndio sobre a música brasileira. 2ª ed. São Paulo: Martins Editora,
1962.
_________. Música e jornalismo. São Paulo: EDUSP, 1993.
ANGIOLETO. Para o Barrios e o Dutra. Jornal Correio do Povo, Porto Alegre, 15 de
outubro de 1915.
BANDEIRA, Manuel. Literatura de violão. In: Revista da Música Popular. Rio de
Janeiro, abril 1956, nº 04. P.8-9.
BARROS, Hemetério de. Memórias de um carnavalesco. Porto Alegre: Guapel,
1986.
BARROS, José D´Assunção. O projeto de pesquisa em História. Petrópolis: Vozes,
2005. p. 32.
BEZERRA, Holien Gonzalves. E.P. Thompson e a teoria na História. In: Revista
Projeto História. São Paulo, (12), out. de 1995. p.15,126.
BIERI, Frederico. O canto escolar. Porto Alegre: Krahe & Cia., 1906.
BORGES, Vavy Pacheco Borges. O historiador e seu personagem: algumas
reflexões em torno da biografia. In: Revista Horizontes, Bragança Paulista, v.
19, p.01-10, jan/dez. 2001.
BORGES, Pery. Violões que choram. Rádio-crônica. Jornal Folha da Tarde, Porto
Alegre, junho de 1937.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Lisboa: Difel, 1989.
_________. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 1996.
BRANCO, Carlos. A música em Porto Alegre. Porto Alegre: s.ed., 1998.
213
BRITO MENDES, Julieta de. Canções populares do Brasil. Rio de Janeiro: Ribeiro
dos Santos, 1911.
BURKE, Peter (Org.). A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: UNESP,
1992.
CAGGIANI, Ivo. Carlos Cavaco: a vida quixotesca do tribuno popular de Porto
Alegre. Porto Alegre: Martins Livreiro, 1986.
CARNAVAL! Jornal da Manhã. Porto Alegre, 18 de dezembro de 1932. p. 09.
CARVALHO, Hermínio Bello de. O canto do pagé: Villa-Lobos e a música popular
brasileira. Rio de Janeiro: Espaço e tempo, 1988.
CATÁLOGO GERAL DE DISCOS DUPLOS ODEON. Rio de Janeiro. [1925].
CATÁLOGO DA CASA A ELÉCTRICA. Discos Rio-grandense. Porto Alegre, julho de
1913.
CAZES, Henrique. Choro: do quintal ao municipal. São Paulo: Editora 34, 1998.
CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. Lisboa:
Difel, 1990.
CONSTANTINO, Núncia Santoro de. A conquista do tempo noturno: Porto Alegre
moderna: In: Estudos Ibero-Americanos. PURCS, v.XX, n.2, p. 65-84,
dezembro, 1994.
CONTIER, Arnaldo Daraya. Música e ideologia no Brasil. São Paulo: Novas Metas,
1978.
________. Sinfonia brasileira. In: Anais do Museu Paulista. São Paulo: EDUSP,
1985. Tomo xxxiv. P.21-33.
________. O nacional na música erudita brasileira: Mário de Andrade e a questão da
identidade cultural. In: ArtCultura – Revista do Instituto de História da
Universidade Federal de Uberlândia. Nº 09, 2004.
CORTES, Paixão. Aspectos da música e fonografia gaúchas. Porto Alegre: Edição
do autor, 1976.
DAMASCENO, Athos. Imagens sentimentais da cidade. Porto Alegre: Globo, 1940.
___________. Palco, salão e picadeiro em Porto Alegre do século XIX. Porto Alegre:
Globo, 1956.
DESAN, Susane. Massas, comunidade e ritual na obra de E.P. Thompson e Natalie
Dawis. In: A Nova História Cultural. Lynn Hunt, org. São Paulo, Martins Fontes,
1995. p. 62-96.
214
DICCIONARIO ELETRÔNICO CRAVO ALBIN DE MPB. Verbete Otávio Dutra.
Disponível em < www.cravoalbin.com.br >. Acessado em 27 de agosto de 2005.
DINIZ, Edinha. Chiquinha Gonzaga: uma história de vida. Rio de Janeiro: Rosa dos
Tempos, 1999.
DISCOS RIO-GRANDENSE. Jornal O Diário. Porto Alegre, 22 de julho de 1913.
DUVAL, Adriana Ruschel. Retratos sonoros: imagens radiofônicas de Nilo Ruschel
sobre o urbano gaúcho de 1937. Tese de doutorado/PUCRS. Porto Alegre,
2006.
ENCICLOPÉDIA DA MÚSICA BRASILEIRA: erudita, folclórica, popular. São Paulo:
Art Editora, 1977.
FALCON, Francisco. História cultural: uma nova visão sobre a sociedade e a cultura.
Rio de Janeiro: Campus, 2002.
FARIA, Arthur de. A música de Porto Alegre: as origens. Porto Alegre: SMC, 1995.
_____ RS: um século de música. Porto Alegre: CEEE, 2001.
FORTINI, Archymedes. Revivendo o passado. 2ª série. Porto Alegre: Sulina, 1953.
_______. Histórias da nossa história. Porto Alegre: Grafipel, 1966.
FRANCESCO, José de. Revista A tela. Porto Alegre, 31 de maio de 1929.
FRANCO, Sérgio da Costa. Porto Alegre e seu comércio. Porto Alegre: Associação
Comercial de Porto Alegre, 1983.
FREITAS E CASTRO, Ênio de. A música no Rio Grande do Sul no séc. XIX. In:
Enciclopédia Riograndense. Vol. 2. Porto Alegre: Editora La Salle, 1956. pp. 163-
182.
_______. A música no Rio Grande do Sul. In: Rio Grande do Sul: Terra e Povo.
Porto Alegre: Globo, 1964. pp.199-202.
FREITAS, Décio. Et Ali. RS: cultura e ideologia. Org. José H. Dacanal. E Sergius
Gonzaga. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1980.
GALERIA DE ARTE. Octávio Dutra. Jornal O Independente. Porto Alegre, fevereiro
de 1915.
GARGALHADAS: monumental coleção de modinhas, lundus, etc. 2ª ed. Pelotas:
Livraria Universal, 1889.
GOUVÊA, Paulo de. O grupo – outras figuras – outras paisagens. Porto Alegre:
Movimento, 1976.
215
HUNT, Lynn. A nova história cultural. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
INTERESSANTE Record! Jornal A noite, Rio de Janeiro, 4 de fevereiro de 1915.
KIEFER, Bruno. História da Música Brasileira: dos primórdios ao início do séc. XX.
Porto Alegre: Movimento, 1977.
______. Villa-Lobos e o modernismo na música brasileira. Porto Alegre, Movimento:
1981.
______. Música e dança popular: sua influência na música erudita. Porto Alegre:
Movimento, 1979.
KRAWXZYK, Flávio et ali. Carnavais de Porto Alegre. Porto Alegre: Secretaria
Municipal de Cultural, 1992.
LAZZARI, Alexandre. Certas coisas não são para que o povo as faça: carnaval em
Porto Alegre: 1870-1915. Dissertação de mestrado/PUCRS. Porto Alegre,
1998.
LEONETTI, Savério. Org. Álbum de modinhas. Porto Alegre: Casa A Eléctrica,
[1923].
LOVE, Joseph L. O regionalismo gaúcho e as origens da revolução de 1930. São
Paulo: Perspectiva, 1975.
LUCAS, Maria Elisabeth. “Classes dominantes e cultura musical no RS: do
amadorismo à profissionalização” In: RS: Cultura e Ideologia. Porto Alegre:
Mercado Aberto, 1980. pp. 151-167.
MACHADO, Cacá. O enigma do homem célebre: ambição e vocação de Ernesto
Nazareth. Rio de Janeiro: IMS, 2007.
MARTINS, Ari. Escritores do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Ed. da UFRGS/IEL,
1978.
MAZERON, Gaston Hasslocher. Reminiscências de Porto Alegre. Porto Alegre:
Selbach, s.d.
________. Reminiscências de Porto Alegre. Jornal Correio do Povo. Porto Alegre, 08
de fevereiro de 1948.
MONTEIRO, Charles. Porto Alegre: urbanização e modernidade: a construção social
do espaço urbano. Porto Alegre: Edipucrs, 1995.
_________. Porto Alegre e suas escritas: histórias e memórias da cidade. Porto
Alegre: Edipucrs, 2006.
216
MONTENEGRO, Antonio Torres. História oral e memória: a cultura popular
revisitada. São Paulo, Contexto, 1992.
MORAES, José Geraldo Vinci de. Metrópole em sinfonia: História, cultura e música
popular na São Paulo dos anos 30. São Paulo: Estação Liberdade, 2000.
_______. Sonoridades paulistanas – final do séc. XIX ao início do séc. XX. Rio de
Janeiro: Funarte, 1995.
MÜLLER, Liane Susan. Vivências negras em Porto Alegre na virada do século XX.
In: HISTÓRICA. Revista da Associação de Pós-Graduandos em História da
PUCRS, n. 3, 1998. Porto Alegre, APH/PUCRS.
NAPOLITANO, Marcos. A síncope das idéias: a questão da tradição na música
popular brasileira. São Paulo: Editora da Fundação Perseu Abramo, 2007.
___________. História & Música. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
___________ História e arte, história das artes ou simplesmente história? In:
História: fronteiras. XX Simpósio Nacional da ANPUH. Vol. II. Florianópolis:
julho de 1999. p. 901-909.
NAVES, Santuza Cambraia. O violão azul: modernismo e música popular. Rio de
Janeiro: FGV, 1998.
NOTAS DE ARTES. Porto Alegre sentimental através das valsas de Octávio Dutra.
Jornal Correio do Povo, Porto Alegre, 23 de julho de 1933. p. 13.
O CARNAVAL DE 1933. Jornal da Noite, Porto Alegre, 18 de fevereiro de 1933.
OCTÁVIO DUTRA. Jornal Diário da Noite. São Paulo, 08 de junho de 1963.
OLIVEIRA, Márcia Ramos de. Lupicínio Rodrigues: a cidade, a música, os amigos.
Dissertação de mestrado. Porto Alegre, UFRGS, 1998.
________. Uma leitura histórica da produção musical do compositor Lupicínio
Rodrigues. Tese de Doutorado. Porto Alegre, UFRGS, 2002.
PAES, Pedro. Terror dos facões. In: Memórias musicais. Encarte CD. Rio de Janeiro:
Sarapuí Produções/Petrobrás, s.d.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. História e História Cultural. Belo Horizonte: Autêntica,
2003.
__________. Org. História Cultural: experiências de pesquisa. Porto Alegre: Editora
da UFRGS, 2003.
__________. Muito além do espaço urbano: por uma história cultural do urbano. In:
Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol.8, n.16, 1995, p. 279-290.
217
__________. Espaço, sociedade e cultura: o cotidiano da cidade de Porto Alegre. In:
História Geral do Rio Grande do Sul. Tomo II, vol. 3. Passo Fundo: Méritos,
2007.
PIANTA, Dante. Adelina Dutra Paes, intérprete de Catullo. Jornal Diário de Notícias,
Porto Alegre, 18 de janeiro de 1976.
______. O maestro Otávio Dutra e a música popular de sua época. Jornal Diário de
Notícias, Porto Alegre, 24 de agosto de 1975.
______. Personalidades Rio-grandenses. Vol. I. Porto Alegre: Edição do autor, 1962.
PINTO, Alexandre Gonçalves. O choro: reminiscências de chorões antigos. [1936].
Reedição. Rio de Janeiro: Funarte, 1978.
POMBO, Rocha. Diretor. Revista O violão. Nº 1-9. Rio de Janeiro, 1928-29.
PORTO ALEGRE, Aquiles. Val de Lírios. Porto Alegre: Livraria do Globo, 1921.
______. Jardim de saudades. Porto Alegre: Wiedmann, 1921.
______ História popular de Porto Alegre. Org. Deusino Varela. Porto Alegre:
Tipografia do centro, 1940.
PRIKLANDNIKI, Fábio. Uma epopéia musical: A Eléctrica. In: Revista Aplauso nº 09.
Porto Alegre, 2006. p. 18-21.
REAL, Antonio Tavares Corte. Subsídios para a história da música no RS. Porto
Alegre: UFRGS/IEL, 1980.
RECITAL OCTÁVIO DUTRA. Jornal Estado do Rio Grande. Porto Alegre, 7 de abril
de 1931.
RELATÓRIO de inauguração do novo edifício. [Instituto de Artes da UFGRS]. Porto
Alegre: Globo, 1º de julho de 1943.
REZENDE, Carlos Penteado de. Tradições Musicais na Faculdade de Direito de São
Paulo. São Paulo: Saraiva, 1954.
RIO GRANDE DO SUL terra e povo. 2 ed. Porto Alegre: Globo, 1969.
RODRIGUES, Sonia Maria Brauks. Jararaca e Ratinho, a famosa dupla caipira. Rio
de Janeiro: Funarte, 1983.
__________. Institucionalizando o ofício de ensinar: um estudo histórico sobre a
educação musical em Porto Alegre (1877-1918). Dissertação de Mestrado em
Educação Musical. Porto Alegre: UFRGS, 2000.
RODRIGUES, Lupicínio. Foi assim: o cronista Lupicínio conta as histórias de suas
músicas. Porto Alegre: LP&M, 1995.
218
SANDRONI, Carlos. Feitiço decente: transformações do samba no Rio de Janeiro
(1917-1933). Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
SANMARTIN, Olinto. Um ciclo de cultura social. Porto Alegre: Sulina, 1969.
SANTOS, Alcino e outros. Discografia brasileira 78 rpm (1902-1964). Por Alcino
Santos, Grácio Barbalho, Jairo Severiano, M.ª de Azener (Nirez). Rio de Janeiro:
Funarte, 1982. 1º vol. P. 156-171.
SCHIMIDT, Benito Bisso. Grafia da vida: reflexões sobre a narrativa biográfica. In:
Revista História Unisinos. Vol. 08. nº 10. Jul/dez de 2004. p. 131-142.
SIQUEIRA, Batista. Modinhas do passado. Rio de Janeiro: Edição do autor, 1956.
SOARES FILHO. Compositores do Rio Grande do Sul: catálogo de obras de José de
Araújo Vianna e Murilo Furtado. Pelotas: Edição da Casa de Santa Cecília,
1983.
SOUZA, Márcio de. Quem foi o Terror dos facões? Entrevista com Hardy Vedana. In:
Revista Assovio. Porto Alegre: Corag, 2000.
______ Lembranças de Octávio Dutra. In: Revista Assovio nº 08, p. 06. Porto Alegre:
Corag, julho de 2001.
______. Espia só... o violão de Octávio Dutra. Texto do encarte do CD. Porto Alegre:
Fumproarte, 2003.
______, NOGUEIRA, Isabel. A música (1889-1930). In: História Geral do Rio Grande
do Sul. Tomo II, vol. 3. República Velha. Passo Fundo: Méritos, 2007. pp. 329-
352.
______. A despedida dos gaúchos: cartas de Octávio Dutra a uma gravadora de
discos (1930-1931). In: Escritas íntimas: tempos e lugares de memória.
Margareth Bakos org. Porto Alegre: Palier, 2008. p. 105.
STEYER, Fábio Augusto. Cinema, imprensa e sociedade: Porto Alegre: (1896-1930).
Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001.
TABORDA, Márcia., História Social do Violão no Rio de Janeiro - 1870/1930. Tese
de doutorado em História Social/UFRJ. Rio de Janeiro, 2005.
TATIT, Luiz. O século da canção. Cotia: Ateliê Editorial, 2004.
_____. A sonoridade brasileira. In: Descobertas do Brasil. Brasilia: Editora Unb,
2000.
TEATRO. Morreu Piratini, artista do povo e benfeitor de sua classe. Jornal Correio
do Povo, Porto Alegre, 30 de julho de 1953.
219
TINHORÃO, José Ramos. Música popular: teatro & cinema. Petrópolis: Vozes, 1972.
_________. Música popular: um tema em debate. São Paulo: Editora 34, 1997.
_________. Os sons que vem da rua. São Paulo: Edições Tinhorão, 1976.
_________. Pequena história da música popular. Rio de Janeiro: Circulo do livro,
s.d.
TROVADOR RIO-GRANDENSE: escolha de lindas poesias, modinhas, recitativos,
lundus, romances, árias, canções, melodias e cantos populares. 4ª edição.
Pelotas: Livraria Universal, 1914.
TRUDA, Francisco de Leonardo. Dir. O Guarany: jornal musical. Porto Alegre, abril a
julho de 1906.
UCHA, Danilo. Jessé Silva: época de ouro. Porto Alegre: Palomas, 1987.
UMA ENTREVISTA com Octávio Dutra, o festejado musicista patrício. Jornal Última
Hora, Porto Alegre, 25 de fevereiro de 1925.
VASCONCELOS, Ary. A nova música da República Velha. Rio de Janeiro: edição do
autor, 1984. p. 94-100.
VEDANA, Hardy. A Eléctrica e os discos Gaúcho. Porto Alegre: SCP, 2006.
______. Jazz em Porto Alegre. Rio de Janeiro, Funarte, 1985.
______. Octávio Dutra na história da música de Porto Alegre. Porto Alegre,
Fumproarte, 2000.
VIANNA, Hermano. O mistério do samba. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.
VIOLÕES QUE CHORAM. Jornal Folha da Tarde. Porto Alegre, junho de 1937.
WISNIK, José Miguel. O modernismo e a música. In: Sete ensaios sobre o
Modernismo. Rio de Janeiro: Funarte, 1983. p.29-34.
______. SQUEFF, Enio. Os choros e o samba-clássico do caboclo doido. In: O
nacional e o popular na cultura brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1982.
FONTES DE PESQUISA
1. Fontes escritas
1.1. Documentos do acervo da família de Octávio Dutra
220
1.1.1. Álbuns diversos
NOTÍCIAS DE OCTÁVIO DUTRA. Álbum compilado por Octávio Dutra. Críticas,
crônicas e notas de arte de diversos jornais. Porto Alegre, s.d. [manuscrito].
ÁLBUM (CARNAVAL DE 1928). Bloco Passa fome e anda gordo. Músicas de
Octávio Dutra. Álbum compilado pelo autor contendo letras e músicas. Porto
Alegre, s.d. [manuscrito].
ÁLBUM DE MODINHAS, lundus, cançonetas, fados, monólogos, etc, etc, - de
diversos autores - repertório de Octávio Dutra. (nº 01). Porto Alegre, s.d.
[manuscrito].
C. C. OS BATUTAS. Músicas de Octávio Dutra. Álbum compilado pelo autor
contendo letras e músicas. Porto Alegre, s.d. [manuscrito].
CADERNO Nº 01. Repertório de Diamantina Dutra. Porto Alegre, s.d. Álbum
compilado com repertório de diversos autores. Porto Alegre, s.d. [manuscrito].
CANÇÕES. Versos de diversos autores. Repertório de Octávio Dutra. Álbum
compilado pelo autor contendo trinta e oito músicas. Porto Alegre, s.d.
[manuscrito].
CHOROS, POLCAS E TANGOS. Caderno nº 02. Álbum compilado pelo autor
contendo trinta e oito músicas. Porto Alegre, 1922. [manuscrito].
GUARDA VELHA Nº 01. Repertório de Octávio Dutra. Álbum compilado pelo autor
contendo 32 músicas. Porto Alegre, s.d. [manuscrito].
VALSAS DE OCTÁVIO DUTRA. Álbum compilado pelo autor contendo trinta e uma
valsas. Porto Alegre, s.d. [manuscrito].
VALSAS DE OCTÁVIO DUTRA. Repertório do Terror dos facões. Álbum compilado
pelo autor contendo trinta e oito valsas. Porto Alegre, s.d. [manuscrito].
VERSOS (CANÇÕES) de Octávio Dutra. Modinhas, lundus, cançonetas, fados,
monólogos, etc, etc. De diversos autores. Nº 01. Repertório de Octávio Dutra.
Álbum compilado pelo autor contendo setenta e quatro músicas. Porto Alegre,
s.d. [manuscrito].
VERSOS (CANÇÕES) de Octávio Dutra. Monólogos, modinhas, fados, romanzas,
etc. Repertório de Octávio Dutra. Álbum compilado pelo autor contendo
quarenta e oito músicas. Porto Alegre, s.d. [manuscrito].
1.1.2. Partituras e letras musicais
Editadas
221
BEATRIZ. Valsa. São Paulo, s.d.
BEIJOS. Samba. Porto Alegre: s.d.
CATITA. Valsa. Porto Alegre, s.d.
CELINA. Valsa. Porto Alegre: Hirtz & Irmão, 1911.
ESPALHA PATRULHA. Polca. Do álbum Pétalas. Porto Alegre, 1911.
GRATIDÃO. Valsa. Porto Alegre: Litografia J. Petersen, s.d.
MÁGOAS DO VIOLÃO. Choro. São Paulo: Bandeirante Editora Musical, 1952.
MARICAS. Tango sertanejo. Porto Alegre: Litografia João Petersen, 1924.
NILVA. Valsa. Porto Alegre: Typographia do Centro Portoalegrense, 1933.
PAX. Valsa. Porto Alegre: Lit. João Petersen, s.d.
SEMPRE NÓS. Tango-marcha. São Paulo: Mangione, s.d.
TEIMOSO. Choro. São Paulo: Edição A Melodia. S.d.
VALSA REPUBLICANA. Valsa. Porto Alegre, s.d.
VENCEMOS. Hino. Versos de Henrique de Casaes e música de Octávio dutra. Porto
Alegre, 1930.
Manuscritas
MEU CIÚME. Samba-canção. Letra e música de Octávio Dutra. S.d.
MULHER FINGIDA. Samba-canção. Letra e música de Octávio Dutra. S.d.
BOTA FORA ESSE NEGÓCIO. Tango. Música de Octávio Dutra. 1921.
SONHO DE JOCOTÓ. Marcha carnavalesca. Letra de Mário Totta e música de
Octávio Dutra. 1925.
DESPEDIDA DOS GAÚCHOS. Marcha. 1930.
CONTINENTAL. Samba. Letra e música de Octávio Dutra.
PETIT CLUB. Maxixe. Porto Alegre, s.d.
SERENATA (CORAÇÃO DE OURO). Chote. Porto Alegre, s.d.
SUPLICANDO. Romanza. Porto Alegre, 1921.
VOGA, VOGA. Barcarola. Porto Alegre, s.d.
ESTUDO DO DEDO POLEGAR. Tango. Porto Alegre, s.d.
ESPIA SÓ. Tango brasilieiro. Porto Alegre, s.d.
CHORO COMPOSTO EM UM BONDE. Choro. Porto Alegre, s.d.
TERROR DOS FACÕES. Tango brasilieiro. Porto Alegre, s.d.
PROFANAÇÃO. Samba. Porto Alegre, s.d.
CORÁLIA. Valsa. Porto Alegre, s.d.
SAI DA FRENTE! Polca-choro. Porto Alegre, 1935.
1.1.3. Revistas Musicais
NICK WINTER EM PORTO ALEGRE. Revista de fatos e costumes. H. Vieira Braga
e Octávio Dutra. Porto Alegre. s.d.
JUPE CULOTTE. Revista de fatos e costumes. H. Vieira Braga e Octávio Dutra.
Porto Alegre, 1911. [manuscrito].
O CORONEL PEREIRA. Revista local. 15 números de música e poema originais de
Octávo Dutra. Porto Alegre, s.d. [manuscrito].
222
RANCHO ABANDONADO. Comédia musicada em 1 ato e 2 quadros. Comédia
regional gaúcha. Porto Alegre, 1936. [manuscrito].
1.1.4. Panfletos de propaganda
AO POVO! Música de Octávio Dutra “O maxixe” da revista “Ai o meu cacete”. Porto
Alegre, Livraria do Globo. S.d.
SENHORAS, SENHORITAS! Música de Octávio Dutra “Ceu aberto”. Porto Alegre,
Livraria do Globo. S.d.
GRANDIOSO FESTIVAL do C.C. Os Batutas. Quarta Feira, 28 de julho de 1926.
2. Fontes sonoras
2.1. Discos gravados em Compact Disc (CD)
SOUZA, Márcio de. Espia só... o violão de Octávio Dutra! Duo Retrato Brasileiro.
Porto Alegre: Fumproarte/Novodis, 2003.
FARIA, Arthur de. RS: Um século de música. Arthur de Faria org. CDs e encarte.
CEEE. 2001.
A FLAUTA MÁGICA de Dante Santoro. CD e encarte. Porto Alegre: Fumproarte,
1995.
VEDANA, Hardy. Org. A Eléctrica e os discos Gaúcho. Livro e CDs.
FUNARTE/PETROBRAS. 2006.
FARIA, Arthur de. Org. Espia só... Trilha sonora do documentário cinematorgráfico
sobre Octávio Dutra. Guarujá Produções, 2010.
2.2. Fonogramas originais de Octávio Dutra (remasterizados de 78rpm)
CELINA. Grupo Terror dos Facões. Odeon, 1913.
BARCAROLA (VOGA, VOGA). Arthur Castro. Budd. Discos Gaúcho. 1920.
SEMPRE NÓS! Dante Santoro e Trigêmeos vocalistas. 1940
CORAÇÃO DE OURO (SERENATA). Grupo Terror dos Facões. Odeon, 1913.
OLHA O POSTE! Grupo Terror dos Facões. Odeon, 1913.
O MAXIXE! Grupo Terror dos Facões. Odeon, 1913.
2.3 Músicas de Octávio Dutra gravadas em Compact Disc (CD)
VALSA Nº 01. Duo Retrato Brasileiro.
ESPIA SÓ. Duo Retrato Brasileiro.
TERROR DOS FACÕES. Duo Retrato Brasileiro.
CELINA. Duo Retrato Brasileiro.
ESTUDO PARA O DEDO POLEGAR. Duo Retrato Brasileiro.
223
MÁGOAS DO VIOLÃO. Duo Retrato Brasileiro.
MEU CIÚME. Samba-canção. Hique Gomes. Arr. Arthur de Faria.
CHORO COMPOSTO EM UM BONDE. Duo Retrato Brasileiro.
2.4 Fonogramas registrados em editor de música (MIDI)
CORÁLIA. Valsa. 1915. Editado por Márcio de Souza
PORCA Nº 02. Polca. 1900.
ESPALHA PATRULHA. Polca. 1910.
SUPLICANDO. Romanza. 1921.
PETIT CLUB (MAXIXE Nº 02). Maxixe.
CONTINENTAL. Samba
PROFANAÇÃO. Samba
MULHER FINGIDA. Samba-canção.
SONHO DE JOCOTÓ. Marcha-carnavalesca.
DESPEDIDA DOS GAÚCHOS. Marcha-carnavalesca.
PIERROT. Samba-canção.
CABOCLA FARROUPILHA. Canção gaúcha. 1935.
3. Fontes orais
Depoimentos e entrevistas
Depoimento de Sônia Paes Porto. Registrado por Márcio de Souza na residência da
depoente, em Porto Alegre, na rua Edgar Pires de Castro, 1100/35, bairro
Hípica, no dia 15 de junho de 2006.
Depoimento de Margaritha Labarte. Registrado por Márcio de Souza na residência
da depoente, em Porto Alegre, na rua José do Patrocínio, bairro Cidade Baixa,
no dia 03 de dezembro de 2006.
Entrevista com Joaquim Machado. Registrado por Márcio de Souza na residência do
depoente, em Porto Alegre, na rua Gomes de Freitas, bairro Jardim Itú, durante
o ano de 2006.
Entrevistas com Hardy Vedana. Registrado por Márcio de Souza na residência do
pesquisador, em Porto Alegre, na rua Francisco Braga, bairro Intercap, durante
o ano de 2005.
224
LOCAIS DE CONSULTA
Biblioteca José Otão PUCRS – Coleção Julio Petersen
Biblioteca do Instituto de Artes da UFRGS
Discoteca Pública Natho Henn da Casa de Cultura Mário Quintana
Fundação Biblioteca Nacional – Divisão de Música e Arquivo Sonoro. Rio de Janeiro
Biblioteca Central da UFRGS
Museu de Comunicação Hipólito José da Costa
Centro de Documentação Musical do Conservatório de Música de Pelotas
Acervo da Associação Museu da Imagem e do Som de Porto Alegre
Arquivos particulares: Acervo da família de Octávio Dutra, Hardy Vedana, Margaritha
Labarte.