> Banco de Dados - História e música na universidade

NO TOM: ANÁLISE DE PARCERIAS DE ANTÔNIO CARLOS JOBIM COM VINÍCIUS DE MORAES, DOLORES DURAN E NEWTON MENDONÇA

Tipo de documento:
Tese de Doutorado

Autor:
TATIANA DE ALMEIDA NUNES DA COSTA

Orientador:
ANTONIO EDMILSON MARTINS RODRIGUES

Local:
PUC-Rio

Data:
2011

Publicação - Livros / Artigos

Palavras-chave:
Bossa Nova, Rio de Janeiro, Tom Jobim

Resumo:
Texto em formato digital: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19581@1

A dissertação se propõe a examinar o processo composicional do músico Antônio Carlos Jobim, em parceria com Vinícius de Moraes, Dolores Duran e Newton Mendonça, nos anos iniciais do movimento conhecido como Bossa Nova (1958 e 1959). Durante este período é possível observar certo movimento nas canções produzidas, mostrando tanto aproximações como distanciamentos com o repertório musical anterior (o samba-canção). Tendo como base as noções de tradição/modernidade, erudito/popular, procuramos refletir o papel do músico como uma espécie de cronista social.

Fontes:
AGUIAR, Ronaldo Conde. Almanaque da Rádio Nacional. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2007 ALBUQUERQUE, Mônica Chateaubriand Diniz Pires e. Edu Lobo: o terceiro vértice. Dissertação de Mestrado em Bens Culturais e Projetos Sociais. Rio de Janeiro: FGV/CPDOC, 2006 ARGAN, Giulio. L’Europedescapitales. Genebra: Albert Skira, 1964. BLOCH, Marc. Apologia da História: ou o ofício de historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001 BRITO, Brasil Rocha. Bossa Nova. In: CAMPOS, Augusto de. Balanço da Bossa. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1968 BRITTO, Jomar Muniz. Do Modernismo à Bossa Nova. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1966 CALCANHOTO, Adriana. A Fábrica da Canção. In.:MATOS, Cláudia Neiva de; TRAVASSOS, Elizabeth e MEDEIROS, Fernanda Teixeira de (Orgs.). Palavra cantada: ensaios sobre poesia, música e voz. Rio de Janeiro: 7 letras, 2008 CALDAS, Waldenir. Iniciação à Música Popular Brasileira. São Paulo: Ática, 1985 CÂMARA, Marcelo, GUIMARÃES, Rogério, MELLO, Jorge. Caminhos Cruzados: a vida e a música de Newton Mendonça. Rio de Janeiro: Mauad, 2001 CAMPOS, Augusto de. Balanço da Bossa. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1968 CASTRO, Ruy. Chega de Saudade. São Paulo: Companhia das Letras, 1990 CEZIMBRA, Márcia; CALLADO, Tessy; DE SOUZA, Tárik. Tons Sobre Tom. Rio de Janeiro: Editora Revan, 1995, p. 134 CHEDIAK, Almir. Noel Rosa Songbook. Rio de Janeiro: Editora Lumiar, s/d. ______________. Songbook Tom Jobim (vol. 2). Rio de Janeiro: Lumiar Editora, s/d 111 COLLINGWOOD, R.G. A idéia de história. Lisboa: Presença, 1986, p. 293 DIAS, Caio Gonçalves. Tom Jobim: trajetória, carreira e mediação sócioculturais. Rio de Janeiro: UFRJ/MN/PPGAS, 2010 DINIZ, André. Almanaque do Samba. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2006 DINIZ, Julio. Bossa Nova: um retrato em branco e preto. Rio de Janeiro: Ed. Puc-Rio/ Santander Universidades, 2008 FALCON, Francisco José Calazans, RODRIGUES, Antônio Edmilson Martins. Tempos Modernos: ensaios de História Cultural. Rio de janeiro: Civilização Brasileira, 2000 FARR, Robert. “Representações sociais: a teoria e sua história”. In: GUARESCHI, P. e JOVCHELOYITCH, S. (Orgs.). Textos em Representações Sociais. Petrópolis: Vozes, 1995 FREIRE, Ricardo. J. D. ; OLIVEIRA, Heitor M. . O Uso de Acordes de Empréstimo Modal [AEM] na Música de Tom Jobim. Trabalho apresentado no XV Congresso da ANPPOM, 2005, Rio de Janeiro. Anais do XV Congresso da ANPPOM, 2005 GAVA, José Estevan. A Linguagem Harmônica da Bossa Nova. São Paulo: Editora Unesp, 2008 GONÇALVES, Eduardo. Phonographos e gramophones: a Casa Edison e o mercado musical no Rio de Janeiro na passagem do século XIX para o XX. In: III Seminário Nacional de Pós-Graduandos em História das Instituições, 2010, Rio de Janeiro. Anais do III Seminário Nacional de PósGraduandos em História das Instituições. Rio de Janeiro : Uni-Rio, 2010 HOBSBAWM. Eric. A Era dos Extremos. São Paulo: Companhia das letras, 1995 _________________O Presente como História. In.:SobreHistória. São Paulo: Companhia das Letras, 1998 HUNT, Lynn. A Nova História Cultural. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 2001 HUPFER, Maria Luisa Rinaldi. As Rainhas do Rádio: símbolos da nascente industria cultural brasileira. São Paulo: Senac Editoras, 2009 JACQUES, Mario Jorge. Glossário do Jazz. São Paulo: Editora Biblioteca24horas, 2009 112 KORNIS, George. Fios da Trama: algumas relações entre economia, sociedade e artes plásticas no Brasil. In.: CAVALCANTI, Lauro.Caminhos do Contemporâneo. Rio de Janeiro: Eventual, s/d. LYRA, Pedro. Vinícius de Moraes: poesia. Rio de Janeiro: Editora Agir, 1983 MACHADO, Cacá. Tom Jobim.São Paulo: Publifolha, 2008 MAMMI, Lorenzo. João Gilberto e o Projeto Utópico da Bossa Nova. Novos Estudos (Cebrap), nº 34, nov. 1992 MARANHÃO, Ricardo. O Governo Juscelino Kubitschek. São Paulo: Editora Brasiliense, 1981 MATOS, Maria Izilda Santos de. Dolores Duran: experiências boêmias em Copacabana. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997 MEDAGLIA, Julio. Balanço da Bossa. In: CAMPOS, Augusto de. Balanço da Bossa. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1968 MONTEIRO, Marcos Antônio de Azevedo. Noel Rosa: a modernidade, a crônica e a indústria cultual. Dissertação de Mestrado em Semiologia. Rio de Janeiro: UFRJ, Faculdade de Letras, 2000 NAVES, Santuza Cambraia. O Violão Azul: modernismo e música popular. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 1998 _____________________“Modéstia à parte, meus senhores, eu sou da Vila!: a cidade fragmentada de Noel Rosa”. Estudos Históricos, v. 16, p. 251-268. Rio de Janeiro, 1995 OLIVEIRA, José da Veiga. Canções e modinhas nossas. Suplemento Literário. O Estado de S. Paulo, 28 fev. 1959 OLIVEIRA, Paulo Costa e Silva Franco de. Contra os excessos: contenção, excessos e amor na Bossa Nova. Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2008. RAMA, Angel.A cidade das letras. São Paulo : Brasiliense, 1985 RODRIGUES, Antônio Edmilson M. Em algum lugar do passado: cultura e história na cidade do Rio de Janeiro. In: AZEVEDO, André Nunes de. Rio de Janeiro: capital e capitalidade (org). Rio de Janeiro: Departamento Cultural/UERJ, 2002 SANDRONI, Carlos. Adeus à MPB. In: BereniceCavalcanti; Heloísa Starling; José Eisenberg. (Org.). Decantando a República: inventário histórico e político da canção popular moderna brasileira. v. 1 Outras 113 conversas sobre os jeitos dacanção. Rio de Janeiro: Nova Fronteira; São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2004 SANTOS, Fabio Saito; ZAN, José Roberto. As Funções da Harmonia e da Melodia na Bossa Nova e no Jazz. In: V Congresso da Seção LatinoAmericana da Associação Internacional para o Estudo da Música Popular, IASPM-AL, 2004, Rio de Janeiro. ANAIS. Rio de Janeiro :IASPM-La, 2004 SANTOS, Joaquim Ferreira dos. Feliz 1958: o ano que não devia terminar. Rio de Janeiro: Ed. Record, 1998. SEVCENKO, Nicolau. A Capita Irradiante: técnicas, ritmos e ritos do Rio. In.: NOVAIS, Fernando A., SEVCENKO, Nicolau (org.). História da Vida Privada no Brasil.São Paulo: Companhia das Letras: 1998 SKIDMORE, Thomas. Brasil: De Getúlio a Castelo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976. SODRÉ, Muniz. Samba: o dono do Corpo. Rio de Janeiro: Mauad, 1998 SOUZA, Tárik. Tem Mais Samba: das raízes à música eletrônica. São Paulo: Editora 34, 2003 TATIT, Luiz, LOPES, Ivã Carlos. Elos de Melodia & Letra: análise semiótica de seis canções São Paulo: Ateliê Editoria, 2008 TATIT, Luiz. Chega de embalar a saudade. O Estado de São Paulo, 16 de agosto de 2008. TATIT, Luiz. O Século da Canção. Cotia: Ateliê Editorial, 2004 TINHORÃO, José Ramos. Pequena História da Música Brasileira. São Paulo: Círculo do Livro, s/d. TONI, Flávia Camargo (org.) A Música Popular Brasileira na Vitrola de Mário de Andrade. São Paulo: Editora Senac, 2003 TOTA, Antônio Pedro. Cultura Política e Modernidade em Noel Rosa. In.: São Paulo em Perspectiva, v. 15, nº 3, São Paulo, 2001 VAINFAS, Ronaldo. História das Mentalidades e História Cultural. In: CARDOSO, Ciro Flamarion e VAINFAS, Ronaldo.Domínios da História: ensaios de teoria e metodologia.Rio de Janeiro: Ed. Campus, 1997 VEIGA, Bruno, VIANNA, Luiz. Geografia Carioca do Samba. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2004 WISNIK, José Miguel. Entre o Erudito e o Popular. In.: SCHWARTZ, Jorge (org.) Da Antropofagia a Brasília, 1920-1950. São Paulo: FAAP, 2002 114 DOCUMENTOS ELETRÔNICOS CÍCERO, Antônio. Disponível em:http://antoniocicero.blogspot.com.br /2008/08/notas-sobre-vincius-de-moraes.html-Acesso em 28 maio 2011 COSTA E SILVA, Paulo.Canção do Amor de Menos:sentimento e sensação na música de Tom Jobim. Disponível em: http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/NELIM/ ensaios _artigos /paulo_ cancaodoamordemenos.pdf -Acesso em 15 fev. 2011 ____________________Comparar o Incomparável: uma aproximação entre Tom Jobim, Debussy e Monet. Revista Alea. Rio de Janeiro, v. 12, n.01. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/alea/v12n1/v12n1a08.pdfAcesso 19 fev. 11 DICIONÁRIO DE MÚSICA CRAVO ALBIN.Disponível em: http://www.dicionariompb.com.br LYRA, Carlos. Entrevista com Carlos Lyra. Contracampo, n. 42, s/d. Disponível em: http://www.contracampo.com.br/42/entrevistacarlos lyra.htm MORAES, José Vince de. História e Música: canção popular econhecimento histórico. Revista Brasileira de História. São Paulo: 2000, vol. 20, nº 39. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sciarttext&pid=S0102-0188200000 0100009 PORTAL PUC RIO DIGITAL: http://puc-riodigital.com.puc-rio.br/cgi/ cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=8775&sid=55 -Acesso em:05 jun2011 NAVES, Santuza Cambraia. Da Bossa Nova à Tropicália: contenção e excesso na música popular. Revista Brasileira de Ciências Sociais. São Paulo, v. 15, n. 43, 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-69092000000200003&script= sci_arttext - Acesso 20 nov. 07 NIEHUES, Pollyana. Indeterminável Tom Jobim. Disponível em: http://www.repom.ufsc.br/repom5/polly/polly.htm Acesso em 03 de jan de 2010 POLLACK, Michael. Memória, Esquecimento e Silêncio.Disponível em:www.cpdoc.fgv.br/revista/arq/43.pdf. Acesso em 20 de abr. de 2008 REVISTA HISTÓRIA AGORA: http://www.historiagora.com/revistasanteriores /historia-agora-No7/39/124-entrevista-com-a-profa-santuzacambraia-naves- Acesso em 02 mar 2009 115 REVISTA DE HISTÓRIA DA BIBLIOTECA NACIONAL.A Certidão de Nascimento do Samba. Disponível em: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/por-dentro-da-biblioteca/acertidao-de-nascimento-do-samba acesso em 08 jan. 2011 REVISTA MEMÓRIA VIVA. http://www.memoriaviva.com.br/ocruzeiro/Acesso em: 15 out 2010 SCARABELOT, André Luís. Música brasileira e jazz – o outro lado da história. Disponível em:http://www.uc.cl/historia/iaspm/rio/Anais2004% 20%28PDF%29/AndreLuisScarabelot.pdf- Acesso em: 15 fev. 2011 WOLFF, Daniel. Tênues Diferenças. Disponível em http://www.danielwolff.com.br/arquivos/File/Jobim.htm- Acesso em 11 de jun de 2011 DISCOGRAFIA PRINCIPAL: CARDOSO, Elizeth. Canção do Amor Demais. Odeon, 1958 GILBERTO, João. Chega de Saudade. Odeon, 1959 _______________ O Amor, O Sorriso e A Flor. Odeon, 1960 JOBIM, Antônio Carlos. Antônio Carlos Jobim em Minas ao vivo piano e voz. Biscoito Fino, 1981 TELLES, Silvia. Silvia. Odeon, 1958 ____________ Amor de Gente Moça. Odeon, 1959 ____________Silvia Telles canta para gente moça. Odeon, 1959