> Banco de Dados - História e música na universidade
Práticas Musicais em Ongs: possibilidade de inclusão social e o exercício da cidadania
Tipo de documento:
Artigo
Autor:
Magali Oliveira Kleber
Orientador:
-
Data:
2008
Publicação - Livros / Artigos
Descritivo:
Fênix. Revista de História e Estudos Culturais. Vol. 5. Ano V. n° 2. Abril/Maio/Junho.
Editora:
Revista Online
Palavras-chave:
Século XX (fim) e Século XXI; Identidade social; musical; ONG; São Paulo e Rio de Janeiro
Resumo:
Artigo em formato digital:
http://www.revistafenix.pro.br/PDF15/Artigo_08_ABRIL-MAIO-JUNHO_2008_Magali_Oliveira_Kleber.pdf
Este artigo aborda as práticas musicais em duas Organizações Não Governamentais (ONGs): a Associação Meninos do Morumbi, da cidade de São Paulo e o Projeto Villa-Lobinhos, da cidade do Rio de Janeiro, vinculado à ONG VivaRio. Ambas têm como eixo comum a educação musical como proposta socioeducativa. O estudo buscou compreender, especialmente, dois aspectos: 1) como as ONGs selecionadas se constituíram e se instituíram como espaços legitimados para o ensino e aprendizagem musical e 2) como se instaura o processo pedagógico-musical nesses espaços. O processo pedagógicomusical foi interpretado como possibilidade de produção de novas formas de conhecimento musical analisado a partir de quatro contextos interconectados: institucional, histórico, sociocultural e de ensino e aprendizagem musical. O contexto histórico se revela como a dimensão de reconstituição da própria identidade institucional e musical das ONGs em estudo, construída mediante os fragmentos de história de vida rememorados pelos informantes da pesquisa. Trata-se, portanto, de uma construção e reconstrução das identidades sociais e culturais de grupos sociais em que a diversidade cultural implica a formação/configuração dos mesmos. O texto busca contribuir para a reflexão e a prática sobre o papel da educação musical no âmbito dos movimentos e projetos sociais em ONGs, nos quais a cultura emerge como elemento significativo na busca de transformação e justiça social.