> Banco de Dados - História e música na universidade

A Discoteca Pública Municipal de São Paulo (1935-1945).

Tipo de documento:
Dissertação de mestrado

Autor:
Carlos Eduardo Sampietri

Orientador:
Francisco Cabral Alambert Júnior

Local:
USP - FFLCH

Data:
2009

Publicação - Livros / Artigos

Palavras-chave:
1935 - 1945; Folcolore Musical; Discoteca Pública Municipal ; Mário de Andrade; São Paulo

Resumo:
Texto em formato digital: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-10122009-103746/

m 1935, a Prefeitura de São Paulo criou, com a participação de Mário de Andrade, o Departamento de Cultura. O próprio modernista acabou assumindo o cargo de primeiro chefe do órgão. Em sua estrutura foi criada a Discoteca Pública Municipal, que era dirigida por Oneyda Alvarenga. Órgão ativo de pesquisa inserido no projeto de música nacional de Mário de Andrade, entre 1935 e 1945, a Discoteca promoveu uma série de ações que visavam a elevação do gosto musical dos habitantes da cidade e pesquisas no campo do folclore musical, que serviam de base para os músicos interessados em aderir ao projeto de música nacional proposto pelo chefe do Departamento de Cultura. Entre essas ações destacam-se os Concertos Comentados de Discos, Serviço de Consultas Públicas de Discos e Partituras e as Gravações de Discos das Séries de Música Erudita Paulista, Folclore e Arquivo da Palavra.

Fontes:
Câmara Municipal de São Paulo
Anais: Atos/Leis Municipais
Ato 768 de 10/01/1935.
Ato 861 de 30/05/1935.
Ato 862 de 30/05/1935.
Ato nº1146 de 04/07/1936.
Lei nº3662/37 de 30/10/1937.
Lei nº333/45 de 27/12/1945.
Lei nº360/46 de 13/09/1946.

Arquivo do Estado de São Paulo
Jornais

Arquivo Washington Luis
Revistas do Arquivo Municipal

Instituto de Estudos Brasileiros
Arquivo Mário de Andrade
Correspondência Burocrática, Documentação do Departamento de Cultura.

Centro Cultural São Paulo / Acervo Histórico da Discoteca Oneyda Alvarenga Entrevistas
Amaral Vieira, 1994.
Benedito Pacheco, s/data.
José Bento Ferraz, 1994.
José da Veiga, 1994.
Nilcéia Baroncceli, s/data.
Oneyda Alvarenga, 1978 e 1980.
Oswaldo Lacerda, 1994.

Fundo DPM – Séries Documentais
Biografias e Currículos
Concertos Comentados
Correspondências Enviadas
Correspondências Recebidas
Doações
Hemeroteca
Manuscritos
Notas de Baixa de Discos
Notas Fiscais de Compras de Discos
Notas Fiscais de Compras de Outros
Recibos
Relatórios

Fundo SEF – Séries Documentais
Livro de Presença
Programas
Palestras
Apostilas

Fundo MPF – Séries Documentais
Correspondência Geral
Recortes de Jornal

Jornais
São Paulo
A Folha Universitária (Faculdade de Direito): 21/07/1943.
A Gazeta: 25/07/1940; 26/07/1940.
A Noite: 04/06/1938; 10/01/1944.
Correio de São Paulo: 04/02/37.
Correio Paulistano: 12/10/1940; 20/06/1940; 08/05/1943.
Diário da Noite: 10/1936; 28/08/1938; 02/08/1938; 09/08/1938; 18/08/1938; 25/07/1940;
14/10/1940.
Diário de São Paulo: 16/08/1938; 25/07/1940.
Folha da Manhã: 04/10/1940.
Folha da Noite: 18/12/1938; 20/11/1940.
Jornal do Comércio: 09/06/1937; 13/10/1937; 27/08/1941; 20/01/1944.
O Estado de São Paulo: 06/12/1936; 27/07/1938; 26/10/1938; 03/08/1946.
Resenha Musical: 10 e 11/1941.
Ultima Hora: 25/07/1940.

Rio de Janeiro
A Gazeta de Notícias: 04/03/1937.
Diário da Noite: 28/07/1938.

Lisboa
Diário da Manhã: 28/07/1943.
Jornal do Comércio: 26/11/1945
O Microfone: 12/06/1943; 19/06/1943; 26/06/1943.

Madri
Gaceta Hispaña: 03/09/1938.


Periódicos
Revista do Arquivo Municipal Volumes: XIX; XXXIII; XLI; LIV; LXXIII; LXXX; LXXXVII.
Revista do IEB Volume: 36.
Revista de Estudos Avançados USP Volume: 62.
Revista Vida Doméstica Edição de 09/1938


Catálogos
CENTRO CULTURAL SÃO PAULO (São Paulo, SP). Discoteca Oneyda Alvarenga:
Catálogo. São Paulo, s/data.
CENTRO CULTURAL SÃO PAULO (São Paulo, SP). Digitalização do Acervo:
Discoteca Oneyda Alvarenga: Catálogo. São Paulo, 2004.
CENTRO CULTURAL SÃO PAULO (São Paulo, SP). Catálogo Histórico Fonográfico:
Discoteca Oneyda Alvarenga: Catálogo. São Paulo, 1993.
CENTRO CULTURAL SÃO PAULO (São Paulo, SP). Acervo de Pesquisas Folclóricas
De Mário de Andrade: Discoteca Oneyda Alvarenga: Catálogo. São Paulo, 2000.
MUSEU DA CASA BRASILEIRA (São Paulo, SP). Renata e Fábio Prado: A casa e a
Cidade: Catálogo de Exposição. São Paulo, 2006.

Textos
ALVARENGA, Oneyda. A Linguagem Musical (Tese de Conclusão do Curso do
(Conservatório Dramático Musical). IEB. São Paulo, 1933.
BARONCCELI, Nilcéia. Pequeno Histórico da Discoteca: Relatório apresentado ao
IDART. São Paulo, 1979.
DISCOTECA PÚBLICA MUNICIPAL. Pronúncias Regionais do Brasil. São Paulo:
Departamento de Cultura de São Paulo, 1937.

Bibliografia específica:
ABDANUR, Elizabeth. Parques Infantis de Mário de Andrade. In Revista do Instituto de Estudos Brasileiros. Nº36. São Paulo: USP, 1994.
ALVARENGA, Oneyd a. Mário de Andrade: Um Pouco. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio; São Paulo: Conselho Estadual de Cultura de São Paulo, 1974.
ALVARENGA, Oneyda. Música Popular Brasileira. 2ºed. São Paulo: Duas Cidades, 1982.
ALVARENGA, Oneyda. Comentários a Alguns Cantos e Danças do Brasil. In: Revista do Arquivo Municipal. Volume. LXXX. São Paulo, 1941.
ALVARENGA, Oneyda (org). Melodias Registradas por Meios Não-Mecânicos. São Paulo: PMSP/ Departamento de Cultura, 1946.
ANDRADE, Mário; ALVARENGA, Oneyda. Cartas. São Paulo: Duas Cidades, 1983.
ANDRADE, Mário de. Aspectos da Literatura brasileira. 6º ed. Belo Horizonte: Itatiaia,
2002.
ANDRADE, Mário de. Ensaio sobre a música brasileira. In Obras Completas. São Paulo:
Martins Editora, 1962.
ANDRADE, Mário de. Melodias do Boi e Outras Peças. São Paulo: Duas Cidades;
Brasília, Instituto Nacional do Livro, 1987.

ANDRADE, Mário de. Pequena História da Música. 9ºed. São Paulo: Martins Editora,
1980.
ANDRADE, Mário de. Poesias Completas. In Obras Completas Vol. II. São ABDANUR, Elizabeth. Parques Infantis de Mário de Andrade. In Revista do Instituto de Estudos Brasileiros. Nº36. São Paulo: USP, 1994.
ALVARENGA, Oneyd a. Mário de Andrade: Um Pouco. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio; São Paulo: Conselho Estadual de Cultura de São Paulo, 1974.
ALVARENGA, Oneyda. Música Popular Brasileira. 2ºed. São Paulo: Duas Cidades, 1982.
ALVARENGA, Oneyda. Comentários a Alguns Cantos e Danças do Brasil. In: Revista do Arquivo Municipal. Volume. LXXX. São Paulo, 1941.
ALVARENGA, Oneyda (org). Melodias Registradas por Meios Não-Mecânicos. São Paulo: PMSP/ Departamento de Cultura, 1946.
ANDRADE, Mário; ALVARENGA, Oneyda. Cartas. São Paulo: Duas Cidades, 1983.
ANDRADE, Mário de. Aspectos da Literatura brasileira. 6º ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 2002.
ANDRADE, Mário de. Ensaio sobre a música brasileira. In Obras Completas. São Paulo: Martins Editora, 1962.
ANDRADE, Mário de. Melodias do Boi e Outras Peças. São Paulo: Duas Cidades; Brasília, Instituto Nacional do Livro, 1987.
ANDRADE, Mário de. Pequena História da Música. 9ºed. São Paulo: Martins Editora, 1980.
ANDRADE, Mário de. Poesias Completas. In Obras Completas Vol. II. São Paulo: Livraria Martins, 1966.
ANDRADE, Mário de. O Movimento Modernista. In Mário de Andrade Hoje. São Paulo: Ensaio, 1990.
ANDRADE, Mário de. Danças Dramáticas do Brasil. In Obras Completas de Mário de Andrade, 1º tomo. São Paulo: Martins, 1959.
ANDRADE, Mário de. O Banquete. 2ºed. São Paulo: Duas Cidades, 1989.
ANDRADE, Mário de. O Samba Rural Paulista. In Revista do Arquivo Municipal. Volume. XLI. São Paulo. PMSP, 1937.
ANDRADE, Mário de. A Música e a Canção Populares no Brasil. In Obras Completas. São Paulo: Martins Editora, 1962.
BARBATO JR, Roberto. Missionários de Uma Utopia Nacional-Popular: Os intelectuais E o Departamento de Cultura de São Paulo. São Paulo: Annablume; FAPESP, 2004.
CANDIDO, Antonio. Presença da Literatura Brasileira. 10ºed. São Paulo: DIFEL (Difusão Européia do Livro), 1984.
CARLINI, Álvaro. Cachimbo e Maracá: O Catimbó da Missão (1938). São Paulo: Centro Cultural São Paulo/Secretaria Municipal de Cultura, 1993.
CAJÃO, Luis. Breve História do Disco. Lisboa: Minerva, 1968.
COLI, Jorge. Mário de Andrade e Claude Debussy. In Revista do Instituto de Estudos Brasileiros. Nº36. São Paulo: USP, 1994.
COLI, Jorge. Mário de Andrade e a Música. In Mário de Andrade Hoje. São Paulo: Ensaio, 1990.
DASSIN, Joan. Política e Poesia em Mário de Andrade. São Paulo: Duas Cidades, 1978.
DUARTE, Paulo. Mário de Andrade por ele mesmo. 2ºed. São Paulo: Hucitec; PMSP, 1985.
FERNANDES, Florestan. Mário de Andrade e o Folclore Brasileiro. In Revista do Instituto de Estudos Brasileiros. Nº36. São Paulo: USP, 1994.
FRANCESCHI, Humberto. A Casa Edison e Seu Tempo. Rio de Janeiro: Sarapuí, 2002.
FRANCESCHI, Humberto. Registro Sonoro por Meios Mecânicos no Brasil. Rio de Janeiro: Estúdio HMF, 1984.
FREITAG, Léa Vinocur. O Nacionalismo Musical no Brasil: Das origens a 1945. 95f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1972.
LAFETÁ, João Luiz. 1930: A crítica e o modernismo. 2ºed. São Paulo: Duas Cidades/ Editora 34, 2000.
LOPEZ, Telê Porto Ancona. Mário de Andrade Táxi e Crônicas no Diário Nacional.
São Paulo: Duas Cidades/ Secretaria Estadual da Cultura, Ciência e Tecnologia, 1976.
LOPEZ, Telê Âncona. Mário de Andrade, Entrevistas e Depoimentos. São Paulo: T. A. Queiroz, 1983.
MORAES, José Geraldo Vinci de. Metrópole em Sinfonia: História, Cultura e Música Popular em São Paulo nos Anos 30. 226f. Tese (Doutorado em História) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo. São Paulo, 1997.
MELLO E SOUZA, Gilda de. O tupi e o Alaúde. 2ºed. São Paulo: Duas Cidades/Ed.34, 2003.
NAPOLITANO, Marcos. Mário de Andrade e a Cultura Moderna Brasileira. In: Portugal-Brasil. Uma visão interdisciplinar do século XX.
OLIVEIRA, Rita de Cássia Alves. Colonizadores do Futuro: Cultura, Estado e o Departamento de Cultura do Município de São Paulo (1935 – 1938). 239f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Departamento de Ciências Sociais, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 1995.
PEDROSA, Mário. Acadêmicos e Modernos: In Textos Escolhidos III/ Mário Pedrosa; Otília Arantes (org). São Paulo: Edusp, 2004.
PEREIRA, Maria Elisa. Mário de Andrade Ensaiando a Unidade do Brasil: Um estudo Sobre o canto nacional. 234f. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista. São Paulo, 2004.
PICCINO, Evaldo. Mudanças de Suportes Sonoros no Mercado Fonográfico Brasileiro: Capítulos digitais e analógicos de uma novela muito antiga. (Mestrado) – Departamento de Multimeios, Universidade de Campinas. Campinas, 2007.
PRADO, Fábio. A Administração Fábio Prado na prefeitura de São Paulo: através de Entrevista concedida ao Estado de São Paulo. São Paulo: Editora O Estado de São Paulo, 1936.
RAFFAINI, Patrícia Tavares. Esculpindo a Cultura na Forma Brasil: O Departamento de Cultura de São Paulo (1935-1938). 113f. Dissertação (Mestrado em História) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999.
SANDRONI, Carlos. Mário Contra Macunaíma. São Paulo: Vértice; Rio de Janeiro: Iuperj, 1988.
SEVCENKO, Nicolau. Orfeu Extático na Metrópole: São Paulo, sociedade e cultura nos Frementes anos 20. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
TONI, Flávia Camargo. A Missão de Pesquisas Folclóricas do Departamento de Cultura. São Paulo: Centro Cultural São Paulo/ Secretaria Municipal de Cultura, 1984.
TRAVASSOS, Elizabeth. Modernismo e Música Brasileira. São Paulo: Jorge Zahar, 2000.