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O “It verde e amarelo” de Carmen Miranda (1930-1946).

Tipo de documento:
Tese de Doutorado

Autor:
Tânia da Costa Garcia

Orientador:
Maria Lígia Coelho Prado

Local:
USP - FFLCH

Data:
2001

Publicação - Livros / Artigos

Palavras-chave:
Década de 1930 e 1940; Carmen Miranda; Música brasileira; Nacionalismo; Biografia

Resumo:
Aborda a trajetória artística de Carmen Miranda entre 1930 e 1946, situando inicialmente a cantora de sambas e marchinhas na discussão que se estabelecia na década de 1930 sobre música e identidade nacional. Neste período em que os meios de comunicação tiveram um importante papel na construção e difusão de uma unidade imaginada, analisamos as tensões em torno da canção popular carioca, transformada pelo rádio e pelo cinema na canção popular nacional, e da figura de Carmen Miranda, nomeada pela imprensa escrita da época como Cantora do it verde e amarelo. Ainda dentro da atmosfera nacionalista do período, procuramos desvendar de que maneira a baiana estilizada criada por Carmen no Brasil para o filme musical Banana da terra, ao emigrar para os EUA, tornou-se em Hollywood um símbolo da identidade nacional e latino-americana.

Fontes:
Revistas:
• O Cruzeiro, 1930-46
• Scena Muda, 1930-1940

Filmes
• Alô, Alô, Carnaval!
• Down Argetine Way (Serenata tropical)
• That night in Rio (Uma noite no Rio)
• Week-end in Havana (Aconteceu em Havana)
• Springtime in the rockies (Minha secretária brasileira)
• The gang’s all here (Entre a loura e a morena)
• Four jills in a jeep (Quatro moças e um jeep)

Compositores de letras de sambas e marchinhas
• Ari Barroso
• Assis Valente
• Joubert de Carvalho
• André Filho
• Dorival Caymmi

Bibliografia específica:
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